19.9.06

RUSSELL ATHLETIC

Por mais de um século a marca RUSSELL ATHLETIC vem equipando atletas e equipes americanas com o que há de melhor em termos de tecnologia esportiva em roupas e equipamentos, ajudando a atingir uma performance cada vez melhor. Seus acessórios e uniformes podem ser vistos equipando atletas colegiais (high school), universitários, profissionais e amadores que desejam serem competitivos em seus esportes.
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A história
A história começou em 1902 na área rural da cidade de Alexander City, estado americano do Alabama, quando Benjamin Russell, um jovem de 26 anos, equipado com apenas 12 máquinas de costura e 8 máquinas de tricô, realizou seu grande sonho, ao inaugurar sua fábrica de roupas chamada The Russell Manufacturing Company. Os primeiros produtos confeccionados pela nova empresa foram roupas de baixo femininas, espécie de camiseta para ser utilizada por baixo das roupas. Em 1912, com a instalação da eletricidade, a produção diária de 150 peças foi aumentada consideravelmente. Em meados da década de 20, a empresa começou a produzir camisetas (T-shirts) para atividades esportivas, abrindo um grande horizonte para a marca, além de adicionar a sua linha de produtos outras peças íntimas como camisolas.
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Um dos passos mais importantes para a empresa foi dado em 1930, quando a empresa introduziu no mercado as conhecidas camisetas de fibra para prática esportiva. Pouco depois, em 1932, com a compra da empresa esportiva Southern Manufacturing Company, a RUSSELL teve acesso ao mercado de confecção de materiais e uniformes esportivos profissionais. Era o surgimento da divisão esportiva da empresa e o surgimento da marca RUSSELL ATHLETIC, que passou a equipar muitas equipes profissionais e universitárias com seus uniformes. Em 1938 começou a produzir calças e jaquetas para a prática do Baseball, Basquete e Futebol Americano. Com a popularidade desses esportes e suas ligas profissionais, a RUSSELL ATHLETIC cresceu em um ritmo acelerado.
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Com a morte do fundador da empresa em 1945, seu irmão, Thomas D. Russell, assumiu o comando dos negócios. No ano de 1962 o nome da empresa é trocado para The Russell Mills Inc. Uma dos grandes sucessos da marca foi introduzido no mercado em 1967, com o lançamento das camisas, que continham pequenos furinhos, para a prática do futebol americano. Essas camisas revolucionaram o mercado esportivo, pois diminuíam consideravelmente o suor, permitindo que a pele respirasse melhor, e mantinham a temperatura do corpo em níveis aceitáveis. Quase imediatamente, em 1969, a RUSSELL instalou um departamento de pesquisa e desenvolvimento, com o objetivo de aprimorar os tecidos utilizados na manufatura de uniformes esportivos visando aumentar a performance do jogador.
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Em 1973 a empresa adotou oficialmente o nome de Russell Corporation. A linha de camisetas com marca JERZEES foi introduzida em 1983, além de uma linha de roupas esportivas estilizadas. No início da década de 90, em 1991, a empresa introduziu no mercado o revolucionário tecido chamado NutBlend, que não retinha o suor durante a prática de atividades esportivas. No ano seguinte, a marca se tornou fornecedora oficial de uniformes da MLB (Major League Baseball), principal liga profissional de Baseball, produzindo calças e camisas. Times legendários como Atlanta Braves, New York Mets, Boston Red Sox e San Francisco Giants começaram a serem equipados pela marca RUSSELL ATHLETIC. Em 1995 as vendas romperam a barreira do US$ 1 bilhão anual. Com o grande aumento da demanda, a empresa, que estava entre as cinco maiores produtoras de equipamentos e roupas esportivas dos Estados Unidos, construiu em 1999 duas novas fábricas no México.
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Com a chegada do novo milênio, a empresa deu início a uma série de importantes aquisições, como em 2000, quando comprou a Haas Outdoors, uma fabricante de equipamentos e vestuário para a prática de esportes ao ar livre. Isso abriu um enorme horizonte para a empresa criar, poucos anos depois, a marca RUSSELL OUTDOORS, especializada em equipamento e vestuário para caça e esportes ao ar livre. Em 2003 a empresa adquiriu mais duas importantes e tradicionais marcas esportivas americanas: BIKE e SPALDING. Os excelentes resultados da empresa chamaram a atenção da firma de investimento Berkshire Hathaway, capitaneada pelo investidor e visionários Warren Buffett, que comprou a RUSSELL ATHLETIC e outras marcas esportivas no mês de agosto de 2006.
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A evolução visual
Recentemente, há alguns anos atrás, a marca RUSSELL ATHLETIC modernizou seu tradicional logotipo que contém uma letra “R” estilizada.
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Os slogans
Proven on the Fields of Play. (atual)
For the Long Run. (antigo)
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Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação:
1902
● Fundador:
Benjamin Russell
● Sede mundial: Alexander City, Alabama
● Proprietário da marca:
Russell Brands, LLC
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● CEO:
John Holland
● Faturamento: US$ 1.9 bilhões (estimado)
● Lucro:
Não divulgado
● Presença global: 80 países
● Presença no Brasil:
Não
● Funcionários: 1.200
● Segmento:
Material esportivo
● Principais produtos:
Roupas, calçados, equipamentos e acessórios esportivos
● Slogan: Proven on the Fields of Play.
● Website:
www.russellathletic.com
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A marca no mundo
Atualmente, a marca RUSSELL ATHLETIC, que pertence a RUSSELL BRANDS, uma subsidiária da firma de investimento Berkshire Hathaway, comercializa seus acessórios, roupas e uniformes esportivos em mais de 80 países ao redor do mundo, com forte presença na América do Norte (Estados Unidos, Canadá e México). A marca equipa muitas atletas e equipes de ligas profissionais e universitárias americanas, faturando quase US$ 2 bilhões anualmente.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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Última atualização em 4/1/2010

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