7.1.11

BAKED POTATO


Imagine uma deliciosa e fumegante batata inglesa assada. Recheada com ingredientes à sua escolha. Desde requeijão, bacon e ricota, até iguarias mais sofisticadas como camarão, queijo camembert, gorgonzola ou provolone. Também tem a opção de brócolis com queijo Cottage. Ficou com água na boca? Então corra para uma das lojas da rede BAKED POTATO e se delicie. 


A história 
Tudo começou no início da década de 1980. A princípio, a ideia das quatro sócias fundadoras, as amigas Magali Teixeira, Maria Cristina Barreto, Beatriz Miranda de Carvalho e Elizangela Cappello, parecia estranha para os padrões brasileiros: um restaurante de alimentação rápida que servisse como refeição deliciosas batatas recheadas, derivadas de uma tradicional receita inglesa. A ideia foi apoiada também pelos respectivos maridos das quatro futuras sócias. A primeira loja, batizada de BAKED POTATO, foi inaugurada no shopping Morumbi, na cidade de São Paulo, em 1984, e rapidamente se tornou uma febre e a marca uma das grandes promessas do segmento de fastfood no país. Os consumidores faziam filas para experimentar as tradicionais batatas assadas que vinham acompanhadas com diversos recheios como manteiga, requeijão, bacon, frango, estrogonofe e até camarão, conforme a escolha do cliente. Além de um alimento diferenciado para a época, as batatas vinham com um “charme a mais”: uma pequena bandeira fincada com o logotipo da marca.



A receptividade foi positiva, uma vez que a nova loja fornecia produtos de qualidade e de paladar deliciosamente novo para os consumidores brasileiros. Além disso, a BAKED POTATO fugiu da linha tradicional das redes de alimentação rápida, que normalmente vendiam hambúrgueres. A novidade agradou em cheio aos consumidores. Nos anos seguintes, sempre mantendo um alto padrão de qualidade, a rede se expandiu inaugurando várias novas lojas, inclusive fora do estado de São Paulo. Além disso, ampliou o cardápio com novas opções de recheio e o tradicional pão de batata, um dos grandes sucesso da rede, que atualmente oferece recheios como queijo, requeijão, pizza, cheddar e doce de leite.



E as novidades não pararam. Em 2009, para ampliar as opções do cardápio foi lançado o Baked Nhoque, uma receita diferente, obviamente com massa à base de batata especial e recheio de queijo. Para completar a novidade, acompanhavam os molhos que podiam ser bolonhesa, ao sugo, quatro queijos ou calabresa. Foi também neste ano que a rede inaugurou a primeira loja com a bandeira boutique, desenvolvida especialmente para o luxuoso Shopping Cidade Jardim, em São Paulo. O modelo foi idealizado para atender um público mais sofisticado com opções de batatas especiais e carta de vinhos. Nesta unidade existiam batatas como a Piemonte (recheada “al tartufo bianco” com gema de ovo levemente gratinada), Romana (queijo pecorino romano e mostarda de Cremona) e Alaska (cream cheese e ovas de salmão).



Além das batatas assadas e dos tradicionais pães de batata, a BAKED POTATO resolveu apostar em refeições no ano de 2012. A inovação permitiu à rede conquistar um crescimento de 24% com um baixo investimento em produção. Os novos cardápios foram feitos a partir de variações dos recheios das batatas — por exemplo, o estrogonofe, camarão e o picadinho. Já em 2013 a rede lançou outra grande novidade: de pão de batata integral.


Em 2014, ano em que completou 30 anos de mercado, a BAKED POTATO terminou seu plano de renovação da marca. O projeto, que teve início em 2013, contou com a mudança da linguagem visual das lojas, campanha e linha direcionada exclusivamente para o público infantil, aumento do mix de produtos e um novo slogan “A batata para todos os momentos”. As lojas ganharam novo layout, mais moderno, com materiais de comunicação atuais e com painéis de vídeo, que mostram as novidades no cardápio e também promoções. Quando foram inauguradas, tinham a cor amarela nos balcões, os fornos com as batatas e réchauds ficavam mais aparentes e os painéis com as comunicações eram estáticos. Outra novidade foi o cardápio infantil com opções como Nhoque Kids (com molho à bolonhesa, calabresa, quatro queijos e ao sugo), Acompanhamento Kids (batata assada recheada com requeijão, acompanhada arroz e uma opção entre estrogonofe de filet mignon, estrogonofe de peito de frango e picadinho de carne) e Mini Pães de Batata. Para interagir com as crianças foram criados seis personagens: Batatico (um cachorrinho, mascote da turma), Batatina (artista, que adora pintar), Batatamy (ligada em tecnologia e a fotógrafa oficial da turma), Batatuca (gosta de música), Batatulio (adora inventar coisas) e Batatudo (fã de esportes e aventuras).


Também foram adicionadas refeições completas para aumentar a gama de sugestões no cardápio para o horário do almoço e jantar, como por exemplo, a Baked Acompanhamento, que conta com estrogonofe, camarão e picadinho, acompanhados de arroz e batata inglesa ou palha. A Baked Salad também foi integrada nesta categoria, pois inclui no mesmo prato a batata recheada com um tipo de salada (caesar com fatias de peito de frango grelhado, ou primavera, com peite de peru ou roast beef). Já para o café da manhã e lanche da tarde, a rede incluiu o pão de batata integral (introduzido em 2013 apenas em algumas lojas), que se juntou ao pão de batata tradicional e aos tostes.


Sorriso do bem 
Desde 2000 a rede promove a BAKED SORRISO, ação que arrecada recursos à FADA (Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Autista), que desenvolve as habilidades físicas e emocionais dos autistas. A campanha tem entre os seus objetivos: despertar a atenção de toda a sociedade e sensibilizá-la para a causa do desenvolvimento do autista. Captar recursos e concentrar esforços para a realização de projetos prioritários na instituição. Nesta ação a BAKED POTATO doa um dia do faturamento do mês de outubro à instituição. Por exemplo, em 2010, a parceria com o chef francês Laurent Suaudeau trouxe uma receita especial para a ação: batata assada com base cremosa velouté, carne seca desfiada e pequenos cubos de queijo coalho. Já em 2012, quem criou a batata especial foi o chef Alex Atala: batata recheada com bacalhau desfiado, pasta de azeitona, batata palha, tomate confit e azeite de oliva. Durante mais de uma década de parceria, a empresa já destinou mais de R$ 3.5 milhões para a instituição. A média arrecadada anualmente gira em torno de R$ 350 mil.


Os slogans 
A batata para todos os momentos. (2013) 
A batata de bom gosto.



Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 1984 
● Fundador: Magali Teixeira, Maria Cristina Barreto, Beatriz Miranda e Elizangela Cappello 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Bcem Comercio de Produtos Alimentícios Ltda. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Cairo Maschi 
● Diretor geral: Álvaro Carramaschi 
● Faturamento: R$ 95 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 62 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Funcionários: 1.000 
● Segmento: Alimentação rápida 
● Principais produtos: Batatas assadas e pães de batata 
● Concorrentes diretos: Roasted Potato e Mix Potato 
● Ícones: A pequena bandeira fincada na batata 
● Slogan: A batata para todos os momentos. 
● Website: www.bakedpotato.com.br

A marca no Brasil 
Atualmente a rede conta com 62 lojas, a grande maioria localizada em shopping centers de São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Jundiaí, Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba e Brasília. A rede vende mais de 250 mil batatas por mês. Já por ano, a BAKED POTATO vende aproximadamente 2.5 milhões de quilos de batata por ano, o que equivale a aproximadamente 3 milhões de batatas. 

Você sabia? 
Tendo como carro-chefe as batatas inglesas recheadas e o tradicional pão de batata, a rede cria produtos especiais de acordo com as estações do ano, como por exemplo, a batata de fondue no inverno. 
Os produtos mais vendidos da rede são as batatas com recheio de requeijão, bacon, camarão, frango e estrogonofe. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Veja, Exame e Época Negócios), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).



Última atualização em 24/6/2016

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