22.8.12

BRINQUEDOS BANDEIRANTE


Há mais de 70 anos a BRINQUEDOS BANDEIRANTE vem transformando em realidade o sonho de milhares de crianças e contribuindo para uma infância saudável e inesquecível. A emoção dos primeiros passos, a liberdade das primeiras pedaladas, a concentração, o equilíbrio, a imaginação para criar e brincar. Quando um brinquedo BANDEIRANTE passa a fazer parte da vida de uma criança, ela ganha muito mais do que bons momentos de diversão. Ganha um crescimento sadio, liberdade, movimento e criatividade. 

A história 
A história tem suas origens em 1940, quando o comendador italiano Nunzio Briguglio fundou em São Paulo, no tradicional bairro da Mooca, a Indústrias Bandeirante, uma pequena metalúrgica que produzia parques infantis (playgrounds) e outras estruturas metálicas como carrinhos de bebê e patins, além de artefatos de borracha como bolas. No dia 24 de junho de 1952, os americanos Charles William McKinney e Howard Lester Bewick lideraram a compra da empresa (mantendo Nunzio como sócio), marcando assim a fundação oficial da BRINQUEDOS BANDEIRANTE. O nome foi uma homenagem à história de um movimento de homens que mudou o rumo da história do país: Bandeirantes eram aventureiros que se embreavam nas matas atrás de índios e ouro. Após três meses, a empresa passou a ocupar um prédio de 4.800 m² na Rua Cuiabá, também no bairro da Mooca.
   

Ainda na década de 1950, apesar de itens específicos para parques infantis - longas peças metálicas, de diversas formas e tipos de jogos e, em geral, destinadas a escolas, creches, clubes e parques públicos - serem o produto principal da BRINQUEDOS BANDEIRANTE, a empresa gradativamente concentrou sua produção em brinquedos que proporcionassem velocidade e movimento, como por exemplo, patins, triciclos e carros a pedal.  Um dos sucesso da época foi o lançamento em 1955 do TRICICLO 2 IRMÃOS, que tinha como principal novidade um lugar para levar uma pessoa na garupa. Com a especialização em brinquedos sobre rodas, a seção de parques infantis foi relativamente desativada, ficando reduzida apenas a produção de balanços e gangorras. Além disso, as bolas de borracha, que foram enorme sucesso de vendas em toda a década, não só pela sua qualidade, mas também pela popularização do futebol, foi descontinuada.
   

No início de 1960, a empresa apresentou altos índices de crescimento, muito porque soube aproveitar o salto da taxa de natalidade observada nesse período e os novos hábitos de uma população urbana crescente. Nesse sentido, a nova estratégia implementada na época foi acompanhada por um cuidadoso trabalho de criação e divulgação da marca, focado no conceito de popularização do brinquedo. O slogan “Tão fortes que passam de irmão para irmão”, que passou a ser utilizado em todo material promocional, transmitia os valores inerentes aos brinquedos da empresa, adequados ao novo perfil da população urbana e do público consumidor de diferentes níveis sociais, que via na resistência e durabilidade dos BRINQUEDOS BANDEIRANTE uma forma de economia. A década também foi marcada pela inovação, como por exemplo, em 1966 quando a empresa lançou uma novidade inédita no Brasil: RON RON, equipamento (a pilha) que fazia barulho de motor e começou a ser acoplado em toda sua linha de brinquedos.
   

Nos anos de 1970, a empresa iniciou suas exportações de forma maciça, competindo em igualdade de condições com indústrias tradicionais de brinquedos, como a japonesa, a americana, a espanhola e a italiana. A década marcou o início do uso do plástico como componente principal dos brinquedos, e a BRINQUEDOS BANDEIRANTE foi uma das pioneiras nessa tecnologia no Brasil. E com a consolidação dos brinquedos predominantemente de plástico, a empresa lançou grandes sucessos como o triciclo América, Jet Ban, Gatão, Banderetta e Tico-Tico Europa (imagem abaixo) - este último produzido totalmente em plástico e um de seus maiores sucesso, com mais de quatro milhões de unidades vendidas até os dias de hoje. Vale como curiosidade que, em 1978, a empresa se fundiu com a Neusa Brinquedos, criando a BANESA, uma divisão especializada em brinquedos de menor porte, como conjuntos de cozinha, barracas de feira e carrinhos em miniatura.
   

Nos anos de 1980 - a chamada “década perdida” -, mesmo com a economia brasileira estagnada, a empresa diversificou sua linha de produtos com a produção de brinquedos menores, em miniatura - como carrinhos de fricção e cozinhas infantis -, e manteve bom desempenho de crescimento. Em 1985 a empresa inovou ao lançar a Baby Moto, primeira moto elétrica (movida à pilha) fabricada em solo brasileiro, que vinha com três posições de marcha: frente, ré e ponto morto. Foi nesta década que a empresa iniciou os primeiros programas de licenciamento (o carro e a bicicleta Super Máquina, em 1988) e o desenvolvimento de novos conceitos de produtos, como por exemplo, a primeira versão de um triciclo de passeio.
    

A partir da década de 1990, com a abertura do mercado brasileiro para produtos estrangeiros, a invasão de brinquedos orientais fez todo o setor entrar em colapso. A BRINQUEDOS BANDEIRANTE foi uma das poucas exceções e conseguiu superar essa dificuldade investindo no desenvolvimento interno de produtos, com especial atenção ao design, às formas de produção e a intensificação de novos projetos com mais tecnologia, como por exemplo, o primeiro carro elétrico movido a bateria recarregável fabricado no país (em 1990) e a primeira moto elétrica movida por bateria recarregável, lançada no mercado em 1997. Ao contrário da maioria de seus concorrentes, a BRINQUEDOS BANDEIRANTE manteve sua fábrica no Brasil e não se associou a nenhuma empresa multinacional.
  

Já neste século, a BRINQUEDOS BANDEIRANTE se consolidou como a maior inovadora em brinquedos sobre rodas e, para confirmar tal fato, basta reparar nos parques e nas ruas das cidades para ver como as crianças se divertem com patinetes, bicicletas e até modernos veículos elétricos da marca. A empresa também intensificou a estratégia de licenciar veículos famosos do cinema ou de grandes montadoras e produzir réplicas modernas e atraentes, como por exemplo, em 2011 com o RELÂMPAGO McQUEEN, disponível nas versões pedal e elétrico; ou em 2012 com o UNO PASSEIO (desenvolvido para a criança pedalar, contava também com a função auxiliar passeio, com haste para o adulto empurrar) e o UNO ELÉTRICO (permitia que pais e filhos brincassem juntos, pois o veículo podia ser pilotado pela própria criança ou conduzido por meio de controle remoto). Entre as mais recentes novidades da marca está o Skatenet®, uma mistura de skate e patinete que desenvolve o equilíbrio, o senso de direção e a coordenação motora das crianças.
  

Atualmente a BANDEIRANTE oferece brinquedos cada vez mais atrativos, confortáveis e seguros. Além de divertidos, oferecem o benefício de estimular a coordenação motora e a lateralidade, contribuindo para as crianças se movimentarem. Seu compromisso é proporcionar alegria e descobertas às crianças, sempre com qualidade, segurança e inovação. Inspirando assim gerações a crescerem com confiança e explorando o mundo através do brincar. Por isso, há mais de sete décadas, a BRINQUEDOS BANDEIRANTE transforma brincadeiras em grandes conquistas.
  

A linha do tempo 
1952 
 Lançamento do REMA REMA, um triciclo construído com tubos de ferro roliços e chapas de ferro, que possuía assento de madeira, rodas de chapa e pneus de borracha. 
 Lançamento do AUTO RÁDIO PATRULHA, com assento e encosto estofados, farol e buzina elétricos, pneu 1/2 balão maciço, além de cores modernas e atraentes. 
 Lançamento do TICO-TICO POPULAR, de ferro chato, com assento e encosto de madeira e pneus de borracha de 1". 
1953 
 Lançamento do VELOCÍPEDE BALILA, fabricado em 4 tamanhos diferentes, para crianças de 2 a 7 anos, que continha selim de metal regulável e pneus de borracha inteiriça de 1". 
1957 
 Lançamento do AUTO BARATA AMERICAR LUXO, construído inteiramente em chapa de ferro, sem soldas ou emendas. Possuía rodas de chapa de ferro com pneus de borracha inteiriça 1/2 balão, assento estofado, sendo oferecido na cor vermelha. 
1959 
 Lançamento do REGENTE (carrinho para passeio confortável, seguro, prático e robusto, com amplo porta-pacotes) e do PRINCESA (carrinho de passeio lavável, silencioso e inquebrável, cuja capota era reversível). 
1960 
Lançamento do CONQUISTADOR, um magnífico veículo clássico com apelo de vendas voltado para os famosos e arrojados modelos de conversíveis dos anos de 1960. 
1961 
Lançamento do BOMBEIRO JÚNIOR, carrinho fabricado com chassi em ferro, e detalhes como escada, giroflex e parachoque na parte dianteira. 
 Lançamento do CARRINHO IMPERADOR como precursor do conceito Smart Multifunção, no mesmo ano da estreia da marca no 1º Salão da Criança. 
Lançamento da CHARRETE BANDEIRANTE, com direito à um cavalo artisticamente decorado em silk screen e com propulsão traseira. 
1962 
 Lançamento do CANDANGO BANDEIRANTE, um trator ao alcance de todas as crianças. 
1963 
 Lançamento do BAN-CICLE, um moderno e atraente velocípede extremamente forte e resistente, que suportava vários quilos de carga no baú traseiro. 
1964 
 Lançamento do JEEP BANDEIRANTE, especialmente construído para suportar os maus tratos de qualquer brincadeira. 
 Lançamento do BAN KART, que possuía assento com ampla regulagem, para crianças de 3 a 14 anos, tração mais rápida, corrente semi-embutida e protetores especiais contra batidas em todas as rodas. 
1967 
 Lançamento do MUSTANG, o mais luxuoso carro para gente pequena e uma réplica do famoso esportivo da Ford (conheça essa história aqui). 
● Lançamento da FERRARI, pela primeira vez um legítimo carro de corrida ao alcance das crianças em uma réplica do icônico bólido de Fórmula 1 italiano. 
 Lançamento da BICICLETINHA MODERNINHA, primeira bicicleta dobrável da marca. 
1969 
Lançamento do VELOCÍPEDE APOLO, que possuía um novo e arrojado tipo de guidão, pneus fixa branca, selim com protetor para conforto e segurança, revestido em plástico. O novo produto era um homenagem a chega do homem à lua. 
 Lançamento da ESCAVADEIRA BANDEIRANTE, criando assim um convívio com a emocionante imagem de uma moderna máquina de escavação. 
1970 
 Lançamento do BUGGY, único modelo da marca em fibra de vidro. 
 Lançamento do JIPE POLÍCIA RODOVIÁRIA, um veículo sensacional para o pequeno policial. Com a mesma pintura dos famosos carros da Polícia Rodoviária, possuía sirene de alarme, farol, buzina e até pisca-pisca. 
 Lançamento da BICICLETA ESPORTIVA, que possuía aro 14" com pneus macios. 
1973 
 Lançamento do BIG-BAN, um veículo com estrutura de aço, que proporcionava maior resistência e durabilidade, além de assento regulável em 4 distâncias. 
1974 
 Lançamento do BAN BOLÃO, que possuía garfo-guidão em tubos cromados, com farol decorativo, além de rodas no formato de bolas. A grande inovação era que o veículo reproduzia o som de um motor quando em movimento. 
● Lançamento do CAVALO DE AÇO, uma verdadeira inovação em matéria de brinquedo. O velocípede com plástico nos lugares certos, assento-encosto anatômico, antichoque, regulável e super confortável, proporcionava o máximo de segurança e estabilidade à criança. 
1975 
 Lançamento do BUGGY, veículo moldado em plástico ABS ultrarresistente. 
 Lançamento da JOANINHA, um veículo nas cores e formato do simpático inseto. 
 Lançamento da BICICLETA GRAN TURISMO, que possuía um novo desenho de quadro, em tubos de aço esmaltados a fogo e linhas extremamente modernas. A concepção do garfo era inovadora: conjugado com o guidão cromado em estilo atual. Tinha ainda selim anatômico e regulável. 
1976 
 Lançamento do JET BAN, um triciclo em tamanho grande com detalhes como estepe na traseira e rodas tala larga tipo lameiro. 
Lançamento do JATÃO, um triciclo (réplica em escala do famoso Boeing 707) que contava com volante ao estilo dos manches de aviões, detalhes decorativos e turbinas vermelhas. 
1979 
 Lançamento do TICO-TICO EUROPA, um dos veículos de maior sucesso na história da empresa. Produzido até hoje, este ícone da marca mudou por fora, mas manteve o que sempre importou: a liberdade de brincar com segurança, afeto e autonomia. 
1982 
Lançamento do BANGURGEL, uma réplica perfeita dos famosos modelos da Gurgel, cuja estrutura de aço contava com carroceria em poliestireno de alto impacto e rodas largas, tipo off-road. 
1984 
Lançamento da BANCROSS, primeira linha de bicicletas infantis da BANDEIRANTE com pneus coloridos ao estilo cross. 
1996 
Lançamento do KART SENINHA, um sucesso desenvolvido especialmente para o personagem. 
1998 
Lançamento do BUGGY TONGA, que apresentava propulsão por sistema cardan, sendo o primeiro carro a pedal do mercado produzido em rotomoldagem. 
Lançamento do TRICICLO CHOPPER, cujo diferencial era a haste para o adulto empurrar. 
1999 
Lançamento da primeira geração do CARRO DE PASSEIO SMART, trazendo o conceito de multifunções para acompanhar as fases do desenvolvimento da criança. Um carro com três funções: passeio, andador e primeiros passos.
   

A evolução visual 
Ao longo das décadas a identidade visual da marca passou por remodelações radicais. A marca, que teve como primeiro logotipo um pequeno bandeirante com patins, mudou sua identidade visual pela primeira vez em 1957, que passou a ter roda e asa em alusão a sua vocação para os brinquedos de movimento e velocidade. Em 1967 - com sua linha de produtos mantendo o foco nos brinquedos sobre rodas - surgiu o célebre logotipo do triciclo com as rodas representadas por três rostinhos, que passaria a identificar os brinquedos da marca. Após passar por uma remodelação em 1987, no início dos anos 2000 o logotipo foi completamente remodelado e apresentou um triciclo estilizado sem os tradicionais rostinhos nas rodas. Mais recentemente, esse logotipo foi apenas modernizado e ganhou uma nova tipografia de letra (com novo tom de azul).
  

O logotipo da marca também pode ser aplicado de outras formas, como mostra a imagem abaixo.
  

Os slogans 
Brincar faz história. (2025) 
O começo de uma grande história. (2022)
Tão fortes que passam de irmão para irmão. (1960)
  

Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 24 de junho de 1952 
● Fundador: Nunzio Briguglio, Charles W. McKinney e Howard L. Bewick 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Brinquedos Bandeirante S.A. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Pedro Henrique Pucci 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 30 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 900 
● Segmento: Brinquedos 
● Principais produtos: Triciclos, patinetes, bicicletas, carros a pedal e veículos elétricos 
● Concorrentes diretos: Magic Toys, Nathor, Biemme, Xalingo, Caloi, Calesita, Maral, Athor, Colli Bikes, Zippy Toys e DM Toys 
● Ícones: O Tico-Tico Europa 
● Slogan: Brincar faz história. 

A marca no mundo 
Presente em mais de 10 mil pontos de vendas espalhados pelo Brasil, a BRINQUEDOS BANDEIRANTE oferece uma completa linha de produtos, composta por mais de 120 itens, entre os quais triciclos, patinetes, bicicletas, carros a pedal e veículos elétricos. Além disso, a empresa exporta seus produtos para mais de 30 países da América Latina, África, além dos Estados Unidos. 

Você sabia? 
● Aproximadamente 70% do faturamento da BRINQUEDOS BANDEIRANTE é obtido entre o Dia das Crianças e o Natal. 
Um dos fundadores da empresa, Charles William McKinney, também foi responsável por trazer ao mercado brasileiro a tradicional loja de departamentos Sears Roebuck and Company (conheça essa outra história aqui) em 1949. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios e Exame), jornais (Valor Econômico, Estadão e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 12/9/2025 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding

Nenhum comentário: