Há mais de 70 anos a BRINQUEDOS BANDEIRANTE vem transformando em realidade o sonho de milhares de crianças e contribuindo para uma infância saudável e inesquecível. A emoção dos primeiros passos, a liberdade das primeiras pedaladas, a concentração, o equilíbrio, a imaginação para criar e brincar. Quando um brinquedo BANDEIRANTE passa a fazer parte da vida de uma criança, ela ganha muito mais do que bons momentos de diversão. Ganha um crescimento sadio, liberdade, movimento e criatividade.
A história
A história tem suas origens em 1940, quando o comendador italiano Nunzio Briguglio fundou em São Paulo, no tradicional bairro da Mooca, a Indústrias Bandeirante, uma pequena metalúrgica que produzia parques infantis (playgrounds) e outras estruturas metálicas como carrinhos de bebê e patins, além de artefatos de borracha como bolas. No dia 24 de junho de 1952, os americanos Charles William McKinney e Howard Lester Bewick lideraram a compra da empresa (mantendo Nunzio como sócio), marcando assim a fundação oficial da BRINQUEDOS BANDEIRANTE. O nome foi uma homenagem à história de um movimento de homens que mudou o rumo da história do país: Bandeirantes eram aventureiros que se embreavam nas matas atrás de índios e ouro. Após três meses, a empresa passou a ocupar um prédio de 4.800 m² na Rua Cuiabá, também no bairro da Mooca.
Ainda na década de 1950, apesar de itens específicos para parques infantis - longas peças metálicas, de diversas formas e tipos de jogos e, em geral, destinadas a escolas, creches, clubes e parques públicos - serem o produto principal da BRINQUEDOS BANDEIRANTE, a empresa gradativamente concentrou sua produção em brinquedos que proporcionassem velocidade e movimento, como por exemplo, patins, triciclos e carros a pedal. Um dos sucesso da época foi o lançamento em 1955 do TRICICLO 2 IRMÃOS, que tinha como principal novidade um lugar para levar uma pessoa na garupa. Com a especialização em brinquedos sobre rodas, a seção de parques infantis foi relativamente desativada, ficando reduzida apenas a produção de balanços e gangorras. Além disso, as bolas de borracha, que foram enorme sucesso de vendas em toda a década, não só pela sua qualidade, mas também pela popularização do futebol, foi descontinuada.
No início de 1960, a empresa apresentou altos índices de crescimento, muito porque soube aproveitar o salto da taxa de natalidade observada nesse período e os novos hábitos de uma população urbana crescente. Nesse sentido, a nova estratégia implementada na época foi acompanhada por um cuidadoso trabalho de criação e divulgação da marca, focado no conceito de popularização do brinquedo. O slogan “Tão fortes que passam de irmão para irmão”, que passou a ser utilizado em todo material promocional, transmitia os valores inerentes aos brinquedos da empresa, adequados ao novo perfil da população urbana e do público consumidor de diferentes níveis sociais, que via na resistência e durabilidade dos BRINQUEDOS BANDEIRANTE uma forma de economia. A década também foi marcada pela inovação, como por exemplo, em 1966 quando a empresa lançou uma novidade inédita no Brasil: RON RON, equipamento (a pilha) que fazia barulho de motor e começou a ser acoplado em toda sua linha de brinquedos.
Nos anos de 1970, a empresa iniciou suas exportações de forma maciça, competindo em igualdade de condições com indústrias tradicionais de brinquedos, como a japonesa, a americana, a espanhola e a italiana. A década marcou o início do uso do plástico como componente principal dos brinquedos, e a BRINQUEDOS BANDEIRANTE foi uma das pioneiras nessa tecnologia no Brasil. E com a consolidação dos brinquedos predominantemente de plástico, a empresa lançou grandes sucessos como o triciclo América, Jet Ban, Gatão, Banderetta e Tico-Tico Europa (imagem abaixo) - este último produzido totalmente em plástico e um de seus maiores sucesso, com mais de quatro milhões de unidades vendidas até os dias de hoje. Vale como curiosidade que, em 1978, a empresa se fundiu com a Neusa Brinquedos, criando a BANESA, uma divisão especializada em brinquedos de menor porte, como conjuntos de cozinha, barracas de feira e carrinhos em miniatura.
Nos anos de 1980 - a chamada “década perdida” -, mesmo com a economia brasileira estagnada, a empresa diversificou sua linha de produtos com a produção de brinquedos menores, em miniatura - como carrinhos de fricção e cozinhas infantis -, e manteve bom desempenho de crescimento. Em 1985 a empresa inovou ao lançar a Baby Moto, primeira moto elétrica (movida à pilha) fabricada em solo brasileiro, que vinha com três posições de marcha: frente, ré e ponto morto. Foi nesta década que a empresa iniciou os primeiros programas de licenciamento (o carro e a bicicleta Super Máquina, em 1988) e o desenvolvimento de novos conceitos de produtos, como por exemplo, a primeira versão de um triciclo de passeio.
A partir da década de 1990, com a abertura do mercado brasileiro para produtos estrangeiros, a invasão de brinquedos orientais fez todo o setor entrar em colapso. A BRINQUEDOS BANDEIRANTE foi uma das poucas exceções e conseguiu superar essa dificuldade investindo no desenvolvimento interno de produtos, com especial atenção ao design, às formas de produção e a intensificação de novos projetos com mais tecnologia, como por exemplo, o primeiro carro elétrico movido a bateria recarregável fabricado no país (em 1990) e a primeira moto elétrica movida por bateria recarregável, lançada no mercado em 1997. Ao contrário da maioria de seus concorrentes, a BRINQUEDOS BANDEIRANTE manteve sua fábrica no Brasil e não se associou a nenhuma empresa multinacional.
Já neste século, a BRINQUEDOS BANDEIRANTE se consolidou como a maior inovadora em brinquedos sobre rodas e, para confirmar tal fato, basta reparar nos parques e nas ruas das cidades para ver como as crianças se divertem com patinetes, bicicletas e até modernos veículos elétricos da marca. A empresa também intensificou a estratégia de licenciar veículos famosos do cinema ou de grandes montadoras e produzir réplicas modernas e atraentes, como por exemplo, em 2011 com o RELÂMPAGO McQUEEN, disponível nas versões pedal e elétrico; ou em 2012 com o UNO PASSEIO (desenvolvido para a criança pedalar, contava também com a função auxiliar passeio, com haste para o adulto empurrar) e o UNO ELÉTRICO (permitia que pais e filhos brincassem juntos, pois o veículo podia ser pilotado pela própria criança ou conduzido por meio de controle remoto). Entre as mais recentes novidades da marca está o Skatenet®, uma mistura de skate e patinete que desenvolve o equilíbrio, o senso de direção e a coordenação motora das crianças.
Atualmente a BANDEIRANTE oferece brinquedos cada vez mais atrativos, confortáveis e seguros. Além de divertidos, oferecem o benefício de estimular a coordenação motora e a lateralidade, contribuindo para as crianças se movimentarem. Seu compromisso é proporcionar alegria e descobertas às crianças, sempre com qualidade, segurança e inovação. Inspirando assim gerações a crescerem com confiança e explorando o mundo através do brincar. Por isso, há mais de sete décadas, a BRINQUEDOS BANDEIRANTE transforma brincadeiras em grandes conquistas.
1952
● Lançamento do REMA REMA, um triciclo construído com tubos de ferro roliços e chapas de ferro, que possuía assento de madeira, rodas de chapa e pneus de borracha.
● Lançamento do AUTO RÁDIO PATRULHA, com assento e encosto estofados, farol e buzina elétricos, pneu 1/2 balão maciço, além de cores modernas e atraentes.
● Lançamento do TICO-TICO POPULAR, de ferro chato, com assento e encosto de madeira e pneus de borracha de 1".
1953
● Lançamento do VELOCÍPEDE BALILA, fabricado em 4 tamanhos diferentes, para crianças de 2 a 7 anos, que continha selim de metal regulável e pneus de borracha inteiriça de 1".
1957
● Lançamento do AUTO BARATA AMERICAR LUXO, construído inteiramente em chapa de ferro, sem soldas ou emendas. Possuía rodas de chapa de ferro com pneus de borracha inteiriça 1/2 balão, assento estofado, sendo oferecido na cor vermelha.
1959
● Lançamento do REGENTE (carrinho para passeio confortável, seguro, prático e robusto, com amplo porta-pacotes) e do PRINCESA (carrinho de passeio lavável, silencioso e inquebrável, cuja capota era reversível).
1960
● Lançamento do CONQUISTADOR, um magnífico veículo clássico com apelo de vendas voltado para os famosos e arrojados modelos de conversíveis dos anos de 1960.
1961
● Lançamento do BOMBEIRO JÚNIOR, carrinho fabricado com chassi em ferro, e detalhes como escada, giroflex e parachoque na parte dianteira.
● Lançamento do CARRINHO IMPERADOR como precursor do conceito Smart Multifunção, no mesmo ano da estreia da marca no 1º Salão da Criança.
● Lançamento da CHARRETE BANDEIRANTE, com direito à um cavalo artisticamente decorado em silk screen e com propulsão traseira.
1962
● Lançamento do CANDANGO BANDEIRANTE, um trator ao alcance de todas as crianças.
1963
● Lançamento do BAN-CICLE, um moderno e atraente velocípede extremamente forte e resistente, que suportava vários quilos de carga no baú traseiro.
1964
● Lançamento do JEEP BANDEIRANTE, especialmente construído para suportar os maus tratos de qualquer brincadeira.
● Lançamento do BAN KART, que possuía assento com ampla regulagem, para crianças de 3 a 14 anos, tração mais rápida, corrente semi-embutida e protetores especiais contra batidas em todas as rodas.
1967
● Lançamento do MUSTANG, o mais luxuoso carro para gente pequena e uma réplica do famoso esportivo da Ford (conheça essa história aqui).
● Lançamento da FERRARI, pela primeira vez um legítimo carro de corrida ao alcance das crianças em uma réplica do icônico bólido de Fórmula 1 italiano.
● Lançamento da BICICLETINHA MODERNINHA, primeira bicicleta dobrável da marca.
1969
● Lançamento do VELOCÍPEDE APOLO, que possuía um novo e arrojado tipo de guidão, pneus fixa branca, selim com protetor para conforto e segurança, revestido em plástico. O novo produto era um homenagem a chega do homem à lua.
● Lançamento da ESCAVADEIRA BANDEIRANTE, criando assim um convívio com a emocionante imagem de uma moderna máquina de escavação.
1970
● Lançamento do BUGGY, único modelo da marca em fibra de vidro.
● Lançamento do JIPE POLÍCIA RODOVIÁRIA, um veículo sensacional para o pequeno policial. Com a mesma pintura dos famosos carros da Polícia Rodoviária, possuía sirene de alarme, farol, buzina e até pisca-pisca.
● Lançamento da BICICLETA ESPORTIVA, que possuía aro 14" com pneus macios.
1973
● Lançamento do BIG-BAN, um veículo com estrutura de aço, que proporcionava maior resistência e durabilidade, além de assento regulável em 4 distâncias.
1974
● Lançamento do BAN BOLÃO, que possuía garfo-guidão em tubos cromados, com farol decorativo, além de rodas no formato de bolas. A grande inovação era que o veículo reproduzia o som de um motor quando em movimento.
● Lançamento do CAVALO DE AÇO, uma verdadeira inovação em matéria de brinquedo. O velocípede com plástico nos lugares certos, assento-encosto anatômico, antichoque, regulável e super confortável, proporcionava o máximo de segurança e estabilidade à criança.
1975
● Lançamento do BUGGY, veículo moldado em plástico ABS ultrarresistente.
● Lançamento da JOANINHA, um veículo nas cores e formato do simpático inseto.
● Lançamento da BICICLETA GRAN TURISMO, que possuía um novo desenho de quadro, em tubos de aço esmaltados a fogo e linhas extremamente modernas. A concepção do garfo era inovadora: conjugado com o guidão cromado em estilo atual. Tinha ainda selim anatômico e regulável.
1976
● Lançamento do JET BAN, um triciclo em tamanho grande com detalhes como estepe na traseira e rodas tala larga tipo lameiro.
● Lançamento do JATÃO, um triciclo (réplica em escala do famoso Boeing 707) que contava com volante ao estilo dos manches de aviões, detalhes decorativos e turbinas vermelhas.
1979
● Lançamento do TICO-TICO EUROPA, um dos veículos de maior sucesso na história da empresa. Produzido até hoje, este ícone da marca mudou por fora, mas manteve o que sempre importou: a liberdade de brincar com segurança, afeto e autonomia.
1982
● Lançamento do BANGURGEL, uma réplica perfeita dos famosos modelos da Gurgel, cuja estrutura de aço contava com carroceria em poliestireno de alto impacto e rodas largas, tipo off-road.
1984
● Lançamento da BANCROSS, primeira linha de bicicletas infantis da BANDEIRANTE com pneus coloridos ao estilo cross.
1996
● Lançamento do KART SENINHA, um sucesso desenvolvido especialmente para o personagem.
1998
● Lançamento do BUGGY TONGA, que apresentava propulsão por sistema cardan, sendo o primeiro carro a pedal do mercado produzido em rotomoldagem.
● Lançamento do TRICICLO CHOPPER, cujo diferencial era a haste para o adulto empurrar.
1999
● Lançamento da primeira geração do CARRO DE PASSEIO SMART, trazendo o conceito de multifunções para acompanhar as fases do desenvolvimento da criança. Um carro com três funções: passeio, andador e primeiros passos.
Ao longo das décadas a identidade visual da marca passou por remodelações radicais. A marca, que teve como primeiro logotipo um pequeno bandeirante com patins, mudou sua identidade visual pela primeira vez em 1957, que passou a ter roda e asa em alusão a sua vocação para os brinquedos de movimento e velocidade. Em 1967 - com sua linha de produtos mantendo o foco nos brinquedos sobre rodas - surgiu o célebre logotipo do triciclo com as rodas representadas por três rostinhos, que passaria a identificar os brinquedos da marca. Após passar por uma remodelação em 1987, no início dos anos 2000 o logotipo foi completamente remodelado e apresentou um triciclo estilizado sem os tradicionais rostinhos nas rodas. Mais recentemente, esse logotipo foi apenas modernizado e ganhou uma nova tipografia de letra (com novo tom de azul).
Brincar faz história. (2025)
O começo de uma grande história. (2022)
Tão fortes que passam de irmão para irmão. (1960)
● Origem: Brasil
● Fundação: 24 de junho de 1952
● Fundador: Nunzio Briguglio, Charles W. McKinney e Howard L. Bewick
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Brinquedos Bandeirante S.A.
● Capital aberto: Não
● Presidente: Pedro Henrique Pucci
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 30 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 900
● Segmento: Brinquedos
● Principais produtos: Triciclos, patinetes, bicicletas, carros a pedal e veículos elétricos
● Concorrentes diretos: Magic Toys, Nathor, Biemme, Xalingo, Caloi, Calesita, Maral, Athor, Colli Bikes, Zippy Toys e DM Toys
● Ícones: O Tico-Tico Europa
● Slogan: Brincar faz história.
● Website: www.brinquedosbandeirante.com.br
A marca no mundo
Presente em mais de 10 mil pontos de vendas espalhados pelo Brasil, a BRINQUEDOS BANDEIRANTE oferece uma completa linha de produtos, composta por mais de 120 itens, entre os quais triciclos, patinetes, bicicletas, carros a pedal e veículos elétricos. Além disso, a empresa exporta seus produtos para mais de 30 países da América Latina, África, além dos Estados Unidos.
Você sabia?
● Aproximadamente 70% do faturamento da BRINQUEDOS BANDEIRANTE é obtido entre o Dia das Crianças e o Natal.
● Um dos fundadores da empresa, Charles William McKinney, também foi responsável por trazer ao mercado brasileiro a tradicional loja de departamentos Sears Roebuck and Company (conheça essa outra história aqui) em 1949.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios e Exame), jornais (Valor Econômico, Estadão e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 12/9/2025
O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding
Nenhum comentário:
Postar um comentário