DRAMBUIE é uma das poucas marcas no mundo, que possui mais de 270 anos de história, oferecendo um produto com qualidade, através da composição de ingredientes especiais. Sua textura aveludada já ultrapassa gerações. Um licor indispensável para quem tem bom gosto quer seja consumido puro (à temperatura ambiente), com gelo, soda ou como ingrediente em algum drinque. Cada garrafa deste licor, além das lendas e histórias que o cercam, carrega uma bebida capaz de satisfazer o mais exigente dos paladares.
A história
Sua história está diretamente ligada a da Escócia. Em 1745, o príncipe inglês Charles Edward Stewart, conhecido como Bonnie Prince Charlie, liderou uma revolta, chamada Jacobite, para tentar recuperar o trono britânico. Após a Batalha de Culloden em julho de 1746, derrotado o príncipe e alguns seguidores fugiram e se refugiaram na ilha de Skye, no noroeste das Highlands Escocesas. O príncipe então presenteou um de seus fiéis seguidores, o capitão John MacKinnon, como prêmio por sua bravura e inabalável lealdade, com a fórmula secreta de seu elixir pessoal, elaborado à base de uísque escocês e uma mistura de mel de urze, ervas aromáticas e especiarias, entre as quais o açafrão. Segundo historiadores esta versão dos acontecimentos pode ser contestada, e alguns deles acreditam que ela seja uma história inventada para impulsionar as vendas da bebida. Ou seja, um bom trabalho de marketing. A lenda ainda diz que a receita foi dada no final do século 19 pelo Clã MacKinnon para John Ross. Segundo consta ele aprimorou a receita do licor, que começou a ser fabricado de forma muito caseira somente em 1873 na hospedaria Broadford com o nome de DRAMBUIE. A palavra “Drambuie” deriva das frases gaélicas “An dram buidheach”, que significa “bebida que satisfaz”, ou “dram buidhe” (“a bebida amarela”). Ross, em seguida, distribuiu a bebida para mais longe, eventualmente, para a França e depois para os Estados Unidos. Seu filho, James Ross Jr., obteve os direitos sobre a receita do licor e registrou a marca DRAMBUIE no Escritório de Patentes em Londres no dia 24 de abril de 1893.
Ross Jr. morreu jovem e sua viúva, Eleanor, se mudou para Edimburgo. Lá para pagar a educação de seus filhos, foi obrigada a vender a receita, por coincidência para um membro da família MacKinnon, Malcolm, que a trabalhava em um atacadista de uísque, chamado W. MacBeth & Son. Em 1909 Malcom começou a vender o DRAMBUIE. Em seu primeiro ano o licor vendeu apenas 12 caixas. Porém, DRAMBUIE seria produzido comercialmente pela primeira vez na Union Street, em Edimburgo, no ano de 1910. E rapidamente o licor se tornou muito apreciado e popular, passando a ser aceito na Câmara dos Lordes em 1916, e no ano seguinte, no Palácio de Buckingham, o que lhe conferiu uma imagem nobre e sofisticada. O advento da Primeira Guerra Mundial interrompeu o comércio e a popularidade de DRAMBUIE, porém o licor ganhou adeptos entre os oficiais do exército e sua presença se tornou constante nas cantinas dos regimentos estacionados em várias partes do mundo. Nos anos seguintes o DRAMBUIE se tornou muito apreciado ao ser consumido depois do jantar por milhões de famílias britânicas. E começou a ser exportado para outros países. Devido a grande popularidade a empresa decidiu abrir uma nova fábrica nas cercanias da cidade em 1959 para atender a demanda cada vez mais frequente. Dez anos mais tarde uma nova fábrica, considerada na época a mais moderna para a fabricação de licores foi inaugurada na região de Kirkliston.
Mas o licor só ganharia destaque, popularidade e fama mundial como o principal ingrediente do coquetel Rusty Nail (1/2 dose de DRAMBUIE, 2 doses de uísque e gelo). Segundo David Wondrich, historiador especializado em coquetelaria, a primeira aparição do drinque teria acontecido em 1937, pelas mãos de F. Benniman, sob a alcunha de B.I.F. O coquetel teria sido criado para comemorar a British Industry Fair (uma feira de produtos industriais britânicos). De lá em diante, assumiu diversas outras identidades, como Little Club No.1 ou Mig-21. Contudo, em 1967, Gina MacKinnon, então presidente da DRAMBUIE o consagrou oficialmente ao declarar que seu nome deveria ser, daquele dia em diante, Rusty Nail. O drinque tornou-se praticamente uma epidemia na década de 1970, graças ao Rat Pack, o grupo de artistas americanos - cantores e atores - que contava com nomes de peso, como Humphrey Bogart, Frank Sinatra, Dean Martin, Sammy Davis Jr., Joey Bishop, David Niven e Peter Lawford. Artistas talentosíssimos, que, em comum, possuíam a incrível habilidade de consumir doses generosas de álcool. Naquela década, o Rat Pack passou a consumir o coquetel. E como aqueles famosos artistas transpiravam a elegância etílica de outrora, o drinque rapidamente caiu nas graças de milhões de consumidores. Assim como o licor DRAMBUIE.
Com esse enorme sucesso, na década de 1980 a marca veiculou seus primeiros comerciais televisivos, dando início à mudança de posicionamento do produto, que passou a ser divulgado visando atingir um público mais jovem e, portanto, sendo anunciado como um produto muito mais versátil, entrando na composição de vários coquetéis, ao invés de ser um licor apenas para ser apreciado somente depois das refeições. Na década seguinte teve início o envolvimento da marca DRAMBUIE com os esportes, começando com o patrocínio de competições de golfe, esqui e corridas de lancha. Foi neste período, em 1999, que a marca ampliou seu portfólio de produtos com o lançamento do sofisticado DRAMBUIE BLACK RIBBON (conhecido mais tarde como DRAMBUIE 15), que utilizava uísques envelhecidos por 15 anos e podia ser encontrado nas lojas Duty Free de aeroportos internacionais; e pouco depois, em 2000, do DRAMBUIE CREAM, um licor mais cremoso que o original, lançado com o slogan “Smooth To A Point”, mas que seria descontinuado pouco depois, em 2004.
Em 2006 a marca aumentou seus esforços para atingir um público mais jovem, e consequentemente muito mais eclético, introduzindo uma campanha global de marketing chamada DRAMBUIE PURSUIT, que consistia em uma corrida de aventura através das terras escocesas e das ilhas Skye, onde grupos tinham que cumprir várias missões baseadas na lenda de criação do licor, como corridas de mountain bike, rafting e corridas de caiaque em pleno lago Ness. A marca também intensificou suas ações em bares, pubs e restaurantes descolados nas maiores metrópoles do mundo.
Em 2009, a marca introduziu no mercado o “The Royal Legacy of 1745”, embalado em uma sofisticada garrafa com tampa de rolha, sendo um licor com graduação alcoólica mais forte que o original, 46% de álcool por volume. Cada garrafa era apresentada em uma luxuosa caixa individualmente autenticada com a data de fabricação, numeração de produção e assinatura do Master Blender da DRAMBUIE. Essa versão do famoso licor foi desenvolvida especialmente para o Travel Retail (aeroportos) e foi lançada no mercado ao preço de €159. O produto, que utilizava somente os melhores e mais raros maltes em sua composição, estreou com o “pé direito” ganhando um importante prêmio da Drinks International Retail Travel Award em outubro. A marca ainda oferece a versão JACOBITE COLLECTION, o mais raro de todos, com uísques envelhecidos por 45 anos e apresentado em um sofisticado decanter de cristal inspirado em um design do século 18. Em meados de 2014, a tradicional William Grant & Sons, proprietária dos uísques The Balvenie, Glenfiddich e Grant’s, adquiriu a DRAMBUIE por estimadas £100 milhões.
A evolução visual
O logotipo da marca DRAMBUIE passou por algumas modificações ao longo de sua história. Depois de passar por uma modernização radical no início dos anos de 2000, em 2009 o logotipo passou a apresentar o novo ícone (“DD”) atrás do nome da marca. Porém, em 2016, a marca apresentou uma nova identidade visual, uma versão moderna e atualizada do logotipo utilizado a partir da década de 1960.
A tradicional garrafa de DRAMBUIE também evoluiu ao longo dos anos. A primeira grande atualização de design aconteceu em 1960. Após passar por uma modernização em 2000, para comemorar o 100º aniversário da marca, quando aconteceu o primeiro engarrafamento do licor em Edimburgo, a empresa apresentou em 2009 um novo design. A nova garrafa era transparente, pela primeira vez na história. Também era mais alta e mais fina. Tinha o novo ícone “DD” atrás da marca DRAMBUIE, e isso aparecia também no gargalo, agora retornando a cor preta. A espada no gargalo era uma lembrança de sua origem durante a revolta Jacobite de 1745, e os quatro diamantes representavam os valores intimamente associados com o Bonnie Prince Charlie: Risco, Rebelião, Paixão e Mistério.
O atual visual da garrafa, apresentado em 2016, evoca o passado histórico da marca, que remonta a mais de 270 anos, desde a ilha de Skye, na Escócia, até os clubes de jazz de Nova York. O design foi baseado em antigas garrafas do licor para refletir seu início como o “elixir pessoal” de Bonnie Prince Charlie. A garrafa voltou a ser moldada em vidro marrom escuro e fechada com uma rolha de cortiça com a tampa vermelha para evocar o design dos anos de 1960, quando DRAMBUIE atingiu a maioridade nos clubes de jazz de Nova York.
Os slogans
A taste of the Extraordinary. (2012)
The Spirit Lives On. (2007)
Tottaly Unique. (2003)
Put tomorrow on ice. (2002)
Another level. (2001)
Your time has come. (década de 1990)
Dados corporativos
● Origem: Escócia
● Lançamento: 1909
● Criador: Malcolm MacKinnon
● Sede mundial: Glasgow, Escócia
● Proprietário da marca: The Drambuie Liqueur Company Limited
● Capital aberto: Não (subsidiária da William Grant & Sons Ltd.)
● CEO: Simon Hunt
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: + 150 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 400
● Segmento: Bebidas Alcoólicas
● Principais produtos: Licores de uísque
● Concorrentes diretos: Southern Comfort, Glayva, Irish Mist, Lochan Ora e Cointreau
● Ícones: A lenda em torno da criação do licor
● Slogan: A taste of the Extraordinary.
● Website: www.drambuie.com
A marca no mundo
DRAMBUIE, o terceiro licor mais vendido do mundo, é uma marca premium produzida 100% à base de uísques, feito de um único “blend” com maltes envelhecidos de 15 até 30 anos. Composto por ingredientes refinados cuidadosamente misturados à qualidade de uísques de primeira linha, sempre representou e representará um produto clássico e consistente, vendido em mais de 150 países ao redor do mundo. A marca vende mais de 475.000 caixas (9 litros) do licor anualmente. Os maiores mercados são Estados Unidos e Reino Unido.
Você sabia?
● O licor DRAMBUIE pode ser apreciado “on the rocks” (com pedras de gelo) ou em coquetéis, como o Drambuie Highlander (o tradicional licor, bastante gelo, um limão espremido e água com gás).
● A receita secreta do licor está armazenada em um local seguro perto da cidade de Glasgow. Apenas três pessoas conhecem essa receita original, uma das quais mistura pessoalmente cada lote de essência de DRAMBUIE.
● DRAMBUIE tem 71.000 barris de uísques amadurecidos, sendo o mais antigo de 1971.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), outros sites (O Cão Engarrafado) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 6/12/2019
2 comentários:
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Aventura Jeep
Muito bom essa bebida.
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