Uma cerveja única, de sabor inconfundível, produzida com cuidado e devoção, e que se tornou referência do estilo Belgian Strong Golden Ale. Assim é a DUVEL, não é apenas uma cerveja, mas uma experiência que atravessa gerações, mantendo-se fiel às suas raízes enquanto adota inovação.
A história
A história começou exatamente no dia 12 de setembro de 1871 quando Jan-Léonard Moortgat, descendente de uma família de cervejeiros, juntamente com a mulher, Maria Hendrika De Block, construiu a cervejaria Moortgat no centro de Breendonck, uma pequena aldeia flamenca ao norte da cidade de Bruxelas. Era uma cervejaria familiar com a produção vendida somente no mercado local. Com perseverança, Jan-Léonard conseguiu conquistar uma clientela fiel para suas cervejas de alta fermentação, conhecidas como “Ale”. Quase na virada do século, seus filhos, Albert e Victor, assumiram os negócios. Albert virou o mestre-cervejeiro e Victor distribuía os produtos, utilizando para isso uma modesta charrete. Como muitas empresas, as cervejarias belgas sofreram nesse período. Os alemães confiscaram os tanques de cobre e os cavalos das cervejarias. Como não conseguiam comprar malte, era quase impossível produzir cerveja.
A história da cervejaria começou a mudar no ano de 1918, quando Albert viajou para a Escócia com o objetivo de obter uma amostra da cepa de levedura da cerveja McEwan’s, que seria empregada na produção de uma nova cerveja semelhante às inglesas, que eram muito populares nesta época entre os belgas. A nova cerveja foi lançada no mercado e recebeu inicialmente o nome de Victory Ale (em português “a Ale da vitória”) para celebrar o final da Primeira Guerra Mundial. A cerveja era diferente de tudo que era servido na Bélgica e sua produção inicial era bastante limitada.
Segundo a cervejaria, foi Van De Wouwer, um sapateiro local e amigo de Albert, que ficou surpreso com os aromas poderosos da cerveja e a descreveu como um verdadeiro diabo (“nen echten Duvel”, que em português significa algo como “que diabo de cerveja”), isto porque sua graduação alcoólica era extremamente alta, aproximadamente 8.5%. Deste fato, surgiu em 1923 o nome para a cerveja que passaria a ser conhecida como DUVEL (pronuncia-se “DOO-vul”), que significa “diabo” em neerlandês falado na Bélgica, particularmente na região de Flandres. Seja isso verdade ou não, a família Moortgat rebatizou a cerveja com um novo nome, dotando o produto de uma marca perigosa, atrevida e sedutora, que ajudaria a construir sua icônica reputação. Com isso, outras cervejarias belgas começaram a lançar suas versões para a mesma cerveja e algumas até mesmo as batizavam com nomes que também se aproximavam do significado da original, como por exemplo, Lucifer, Satan ou Belzebuth.
Durante muito tempo a DUVEL não foi a principal cerveja da empresa. A Moortgat tinha uma Pilsen conhecida como Bel Pils, que era o carro-chefe da cervejaria. Mas isso mudou após a Segunda Guerra Mundial, quando a terceira geração da família assumiu o controle da empresa. Os filhos de Victor - Leon e Emile - e de Albert - Bert e Marcel - foram os responsáveis pelo crescimento da DUVEL no segmento. Sob nova gestão, a cervejaria resolveu investir pesado na DUVEL, que foi exportada pela primeira vez em 1958 para a Holanda.
Na década de 1960 a cerveja original ganhou uma versão mais leve (graduação alcoólica de 7%), batizada de DUVEL GREEN e criada especialmente para um dos maiores festivais ao ar livre da Europa, apesar de muitos afirmarem que foi desenvolvida para agradar ao paladar americano. Fermentada apenas uma vez, o que a tornava um pouco mais leve, essa cerveja se tornou muito popular nos pubs belgas próximos à cervejaria. Essa versão foi renomeada como DUVEL SINGLE FERMENTATION (para melhor explicar que passa por apenas uma fermentação) e acabou descontinuada em 2020. No ano de 1966, a cervejaria fechou um contrato com a tradicional Carlsberg (conheça essa outra história aqui) para produzir e engarrafar a cerveja Tuborg. Esse contrato foi o primeiro passo para a cervejaria crescer e investir no sucesso internacional da DUVEL, que antes era mais conhecida apenas regionalmente.
A DUVEL original não tinha a mesma cor que apresenta hoje. Tinha uma cor âmbar, que lembrava as cervejas inglesas. Apenas em 1969, após uma mudança na formulação, foi que a cor ganhou os aspectos que mantém até hoje, com a utilização de maltes claros, que entraram para a receita da DUVEL devido ao sucesso de cervejas claras na época. Esta mistura resultou em uma cerveja com aparência clara e brilhante de uma Lager ou Pilsener, com a robustez e a complexidade de uma Ale, fazendo com que a DUVEL se tornasse referência para o estilo Belgian Strong Golden Ale. A partir da década de 1980 a cerveja foi introduzida no mercado americano e, nos anos seguintes, conquistou vários importantes mercados internacionais. No final da década de 1990, a quarta geração da família assumiu o comando e optou por um rumo decididamente internacional. Com isso, outra forte onda de internacionalização teve início a partir de 2000, com a exportação da DUVEL para países como França e Reino Unido.
No ano de 2006, a marca lançou uma edição limitada chamada DUVEL DISTILLED, baseada na cerveja original, mas destilada e envelhecida em barris de carvalho. Em 2007, os mestres cervejeiros da DUVEL resolveram fazer um experimento onde se adicionou uma terceira variedade de lúpulo (que todo ano é mudado, fazendo dela uma cerveja de safra) à sua versão original. O resultado foi uma cerveja mais densa, alcoólica (9,5%), com maior amargor e aroma especial. Batizada de DUVEL TRIPLE HOP, toda a produção foi vendida em apenas 3 dias. Em 2012, a marca resolveu ampliar a série Tiple Hop com o lançamento da DUVEL TRIPLE HOP CITRA, uma cerveja estilo Belgian IPA intensamente com notas refrescantes e cítricas, graças à adição de um terceiro lúpulo, Citra, proveniente do Vale Yakima, em Washington, Estados Unidos. Essa série ganharia mais uma versão em 2019 com a DUVEL TRIPLE HOP CASHMERE, cerveja que utiliza a variedade única de lúpulo Cashmere.
Em 2017, a marca resolveu apostar ainda mais no lançamento de cervejas de edições limitadas, como por exemplo, a DUVEL BARRED AGED, inicialmente envelhecida em barris de bourbon. Desde então, essa série limitada lançou vários lotes sazonais envelhecidos em diferentes barris de destilados, como rum e uísque irlandês. Em 2021, para celebrar o 150º aniversário da cervejaria Duvel Moortgat, a marca lançou a DUVEL 6,66, cerveja cujo nome é uma referência ao número diabólico 666. Para incorporar a ironia na receita, essa cerveja possui teor alcoólico de 6,66% e utiliza também seis diferentes lúpulos na preparação. E para atingir um corpo mais macio e cremoso a DUVEL 6,66 utiliza a adição de raspas de laranja e malte de trigo, algo que é inédito nas cervejas da marca. Com uma surpreendente refrescância e também na versão chope, essa cerveja se tornou um sucesso em muitos mercados internacionais. A mais recente inovação da marca, apresentada em 2025, é a DUVEL IMPERIAL BLOND, uma cerveja encorpada e robusta, com 10% de graduação alcoólica.
A DUVEL é uma cerveja peculiar: feita com maltes claros franceses, levedura derivada das cervejas tipo ales escocesas, e lúpulos Saaz-Saaz (tcheco) e Styrian Golding (esloveno) vindos do leste europeu. Somente a água utilizada em sua fabricação é belga. Tudo isso resulta em uma cerveja forte, dourada e encorpada, de amargor marcante, toques frutados e com lindíssima espuma densa e persistente. E graças ao alto teor de CO2, a cerveja tem um delicioso toque redondo no paladar. Assim é a DUVEL. Vale ressaltar que o processo exclusivo de fabricação da DUVEL, que leva cerca de 90 dias. A cerveja ainda é produzida com profundo respeito à receita original e aos períodos de maturação.
Uma das melhores coisas em se de degustar uma DUVEL é o ritual para servi-la. A tradicional tulipa (lembra uma taça de degustação de vinho) da cerveja, criada no final da década de 1960 e primeira a acomodar 330 ml (medida exata da bojuda garrafa da DUVEL), já é um espetáculo por si só. A temperatura deve estar aproximadamente 5°C para garantir a melhor percepção dos aromas e sabores da cerveja. Ao manipular a garrafa, deve-se tomar o cuidado para não misturar a levedura que está decantada no fundo. Este mesmo cuidado deve ser tomado ao servi-la na tulipa, deixando a levedura na garrafa com um pouco da cerveja (cerca de 1 cm), que a deixará mais turva e amarga. Este ritual serve para deixar a cerveja límpida e transparente. A formação de espuma impressiona pela densidade.
Em 2007, a marca deixou o ritual ainda mais divertido ao lançar a DUVEL COLLECTION, uma incrível coleção de tulipas customizadas por artistas de segmentos variados. Vale ressaltar que a propaganda mais famosa da marca é uma grande fotografia de sua icônica tulipa cheia até a borda com a espetacular cerveja dourada. Para a marca, a tulipa é uma ferramenta de marketing e um forte elo de ligação com o consumidor. Afinal, muitos deles somente bebem DUVEL se for nessa tulipa.
A identidade visual da marca passou por apenas uma remodelação em toda sua história. Isto aconteceu em 2021, quando o logotipo apresentou o nome sem o leve contorno preto e o brazão foi substituído pela icônica tulipa da marca.
A marca também utiliza em sua comunicação o icônico D em estilo gótico vermelho, um elemento-chave para o reconhecimento da marca.
Com a adoção de uma nova identidade visual em 2021, a tradicional garrafa bojuda também teve seu rótulo modernizado, como mostra a imagem abaixo.
Brewed to be Back. (2020)
Brewed to be lived. (2018)
Slow brewed to perfection. (2016)
90 days of pure craftsmanship. (2016)
Different for a reason. (2013)
Blonde beer Styles for intense moments. (2010)
Repent tomorrow. (2005)
● Origem: Bélgica
● Lançamento: 1923
● Criador: Albert e Victor Moortgat
● Sede mundial: Puurs-Sint-Amands, Bélgica
● Proprietário da marca: Duvel Moortgat Brewery S.A.
● Capital aberto: Não
● CEO: Michel Moortgat
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 60 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Cervejarias
● Principais produtos: Cervejas
● Concorrentes diretos: Chimay, St. Bernardus, Tripel Karmeliet, Westmalle, Rodenbach, Delirium, Moinette, Stella Artois e Leffe
● Ícones: A garrafa bojuda
● Slogan: Brewed to be lived.
● Website: www.duvel.com
A marca no mundo
Atualmente a DUVEL é exportada para mais de 60 países, sendo a marca mais importante do grupo cervejeiro Duvel Moortgat. A produção anual da DUVEL é superior a 290.000 hectolitros e tem como principais mercados Estados Unidos, Bélgica, Holanda, França e Reino Unido.
Você sabia?
● Devido à alta utilização do CO2 em sua formulação, a DUVEL original não é comercializada em barris e não é pasteurizada.
● A DUVEL foi e sempre será a cerveja do “Gentsche Fieste”, o maior festival folclórico da Europa.
● No muro da Cervejaria Moortgat na Bélgica está pintada a frase “Ssst… hier rijpt den Duvel” (algo como “Silêncio, o diabo está amadurecendo aqui”).
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 15/10/2025
O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding














5 comentários:
sou, como muitos, um grande apreciador da bebida. não conhecia a marca desde produto,mas pela propaganda e a história do mesmo, vou procurar essa cerveja pra ver se realmente é tudo isso mesmo, espero que sim.
Meu irmão,acabei de degustar esta cerveja e só posso dizer que é parecido como beijar de língua a primeira namorada! Fácil de beber, alcoólica pra dedeu, espuma abundante, cheiro de flores e frutas amargor equilibrado, leve e persistente, inclusive embaixo da língua, resumindo, vou beber muito esta moça chamada DIABO HEHEHEHE....
TOMEI ESSA CERVEJA HOJE E CONFESSO QUE QUASE CHOREI DE PRAZER,FOI A MELHOR QUE JA DEGUSTEI, PENA SER TAO CARA.
Adimiro ou sabor e tenho-na divulgado a todos que adimitam um nom paladar... Parabéns Albert e Victor.
Acabei de preciar esse néctar dos deuses, realmente, sem mais comentários! Experimentem!
Postar um comentário