Em cada uma das lojas da rede Etna, uma casa bonita, funcional, confortável e que cabe no bolso pode ser montada rapidamente economizando tempo e dinheiro. Ambientes assinados por profissionais também propiciam soluções de combinação e aproveitamento de espaço, permitindo inspiração com ideias de quem mais entende do assunto. Afinal, a rede varejista continua fiel a sua missão de oferecer design ao alcance de todos, disponibilizando ao consumidor tudo para a casa em um só lugar seja qual for o estilo. E não é nenhum exagero afirmar: Tudo o que se imagina para a casa, a Etna tem.
A história
Tudo começou quando os fundadores do Grupo Vivara, liderados por Nelson Kaufman, que até então atuavam no mercado de luxo com a famosa rede de joalherias de mesmo nome, resolveram diversificar seus investimentos ingressando em um segmento completamente diferente: o varejo de móveis e decoração. Inspirados em grandes varejistas americanas, conhecidas como “Home Fashions”, a ideia era oferecer pela primeira vez aos consumidores em um único estabelecimento tudo para decorar a casa, do cinzeiro à geladeira. Nelson viajou por sete países para conhecer lojas semelhantes. Sua principal referência foi a popular e famosa rede sueca Ikea. Em pouco mais de um ano e R$ 30 milhões investidos, o que era um projeto se tornou realidade. Exatamente no dia 11 de agosto de 2004 foi inaugurada a primeira loja da Etna, localizada estrategicamente em uma região de forte poder aquisitivo (próximo a grandes centros empresariais, shoppings e hotéis), no bairro do Brooklin na zona sul de São Paulo.
O modelo de negócio era inovador. Para começar, a loja era imensa, 12.000 m², ou o equivalente a dois campos de futebol, elegante, moderna e chamativa, com seu gigantesco logotipo amarelo na fachada. Todo projeto arquitetônico da loja, comandado por Maurício Queiroz, era ciência pura. Ao pisar na loja, o consumidor era “convidado” a percorrer um trajeto labiríntico estabelecido pela disposição de prateleiras, salas, quartos, escritórios e cozinhas. Para que o visitante não percebesse a imensidão da loja e não se sentisse cansado de antemão, o arquiteto projetou o ambiente de tal forma que ninguém enxergasse mais que 20 metros à sua frente. No setor de jardinagem havia até céu artificial com nuvens fotografadas e impressas em placas iluminadas. Além disso, um café com ambiente moderno sugeria uma relaxante parada antes de mais uma etapa da maratona de compras. Dividida em 150 ambientes, a loja possibilitava ao consumidor decorar sua casa por completo com mais de 130 mil itens à disposição, entre móveis, presentes, eletrodomésticos e acessórios de cama, mesa e banho. Ou seja, era praticamente impossível sair da Etna sem comprar nada. O primeiro slogan adotado para a marca foi “Etna: o bem estar mora aqui”. Além disso, inicialmente foram produzidos 350 mil catálogos de 64 páginas. O sucesso foi praticamente imediato: a loja vivia abarrotada.
Em 2005 a rede inaugurou sua primeira loja fora da capital paulista, em Campinas no interior do estado. A grande novidade era sua localização dentro de um shopping center. Em 2007, São Paulo ganhou uma segunda unidade na marginal Tiete, e pouco depois foi a vez da primeira loja ser aberta no Rio de Janeiro. Pouco depois, em 2009, a Etna inaugurou sua primeira unidade fora do eixo Rio-São Paulo, localizada dentro de um shopping center na cidade de Salvador. A empresa também lançou o evento Decora Etna, uma mostra que expõe tendências de decoração assinadas por profissionais de renome, com dicas e soluções de combinação para renovar a casa com design, charme e muita economia, deixando-a funcional e confortável.
Nos anos seguintes a rede iniciou uma forte expansão ao inaugurar lojas em cidades de outros estados do país, como Natal, Caxias do Sul, Brasília, Recife, Campo Grande, entre outras. Além disso, a empresa passou a investir na comercialização de marcas próprias para ganhar fôlego diante da concorrência da Tok&Stok. Outra novidade foi a inclusão em sua linha de produtos de eletrodomésticos como liquidificador, máquinas de café, panelas elétricas, batedeiras, ferros de passar, entre outros itens. A Etna também estreou unidades com o novo conceito da rede: um formato funcional, customizado para shopping centers. Pouco depois, a Etna inovou mais uma vez e lançou seu novo site de comércio eletrônico, onde era possível comprar mais de 7 mil produtos com apenas dez cliques. Além disso, o site trazia novidades como cadastro de produtos com fotos de alta resolução, manuais de montagem disponíveis para download e serviço de televendas. E a partir de 2015, intensificou a venda de produtos de marcas internacionais de renome dentro de suas lojas. Outro fator importante para o sucesso da rede é o Liquida Etna, ação anual realizada pela rede onde o consumidor consegue comprar inúmeros itens por até 70% de desconto.
Sempre à frente das últimas tendências, em 2017 a Etna criou o conceito “Pronto para Levar”, que permite ao consumidor escolher o móvel e levar para casa na hora, sem depender de prazo de entrega e montagem. Esse modelo de negócios inovador proporciona mais facilidade e rapidez na hora das compras, atendendo à necessidade imediatista e aos novos hábitos de consumo. Atualmente, o portfólio do “Pronto para levar” conta com mais de dois mil móveis, incluindo peças grandes como estantes, cômodas, mesas e racks. Além dessa praticidade, a Etna oferece ainda aos consumidores a opção de entrega e montagem dos produtos em casa ou a possibilidade de contratar parceiros especializados para realizar o trabalho. Além disso, buscando inovar e estar cada vez mais próxima de seu público, a Etna criou o projeto Casa Etna, um modelo de parceria store in store que oferece utensílios domésticos, itens de decoração, móveis a pronta-entrega, entre outros produtos, dentro de lojas de empresas parceiras. Nesse conceito, os parceiros passam a complementar seu mix de produtos com itens da Etna, oferecendo soluções mais completas de produtos para a casa. Com isso, a Etna se aproxima do consumidor e ainda lhe oferece mais praticidade e uma melhor experiência em seus momentos de compra.
Renovar linhas, apostar em diferenciais e oferecer produtos modernos, com soluções práticas para a rotina do consumidor, tudo em um mesmo espaço, tem sido uma constante no histórico de atuação da Etna. E por isso a Etna segue fiel a sua missão: oferecer de tudo para a casa e escritório. São móveis, decoração, cama, mesa e banho, tapetes e cortinas, iluminação, utilidades domésticas e presentes diversos para todos os estilos. Tudo em um único lugar. Para a rede, a decoração da casa pode seguir o momento de vida de cada um, seja um jovem solteiro, recém-casados, um casal aguardando a chegada de um filho ou uma grande família.
A evolução visual
A identidade visual da marca, que inicialmente adotava a cor amarela, foi alterada para vermelha e branca.
Os slogans
Etna, onde mora sua imaginação. (2016)
Dez anos na sua casa e na sua história. (2014)
Design ao seu alcance. (2010)
Etna: o bem estar mora aqui. (2004)
Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 11 de agosto de 2004
● Fundador: Nelson Kaufman
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Etna Comércio de Móveis e Artigos Para Decoração S/A
● Capital aberto: Não
● CEO: Nelson Kaufman
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 13
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários: 3.500
● Segmento: Varejo (decoração)
● Principais produtos: Móveis, objetos de decoração e utensílios de cozinha
Atualmente a Etna, a mais completa varejista brasileira no segmento de decoração e móveis, que oferece mais de 20 mil produtos em seu portfólio e marcas internacionais exclusivas, conta com 13 lojas localizadas em cidades como São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Salvador, Natal, Belo Horizonte, Brasília, Recife, Campo Grande e Fortaleza. A rede também oferece seus produtos através de um moderno site de comércio eletrônico. A empresa possui um enorme centro de distribuição localizado em Barueri (São Paulo) com 20.000 m² e capacidade de armazenagem superior a 700 mil itens. São mais de 150 quilômetros de prateleiras e 30 docas de expedição e recebimento, por onde circulam mais de 40 mil peças por dia.
Você sabia?
● Além do espaço destinado à exposição de produtos, a Etna também oferece em algumas de suas lojas uma grande área de lazer com quiosque para café, restaurante, infantário, auditório para cursos, floricultura e livraria.
● A nome da marca foi inspirado no famoso vulcão localizado na ilha da Sicília, o mais alto da Europa. O vulcão italiano é um dos mais ativos do mundo.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Isto é Dinheiro, Época Negócios e Exame), jornais (Valor Econômico, Folha, Estadão e Meio mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Imagine uma marca do bem, que sem visar um centavo sequer de lucro, durante mais de seis décadas trabalha pelo bem-estar de pessoas com deficiências físicas, oferecendo além de um tratamento de qualidade, carinho e amor. Essa é a AACD, a Associação de Assistência à Criança Deficiente, cuja missão é tratar, reabilitar e reintegrar portadores de deficiência física, especialmente de crianças, adolescentes e jovens, contribuindo assim para a integração social.
A história
Tudo nasceu do sonho de um médico paulista que desejava criar no Brasil um centro de reabilitação com a mesma qualidade dos centros que conhecia no exterior, para tratar crianças e adolescentes portadores de deficiências físicas, reabilitando-os para o convívio social e para as ocupações profissionais. Foi pensando nisso que o médico ortopedista Dr. Renato da Costa Bonfim, após fazer estágio em ortopedia infantil nos Estados Unidos, reuniu um grupo de idealistas e, no dia 3 de agosto de 1950, fundou a AACD, inicialmente conhecida como Associação de Assistência à Criança Defeituosa. Os primeiros passos do projeto foram dados em um casarão alugado da Alameda Barão de Piracicaba em São Paulo. Lá, foi instalado um centro de reabilitação e educação, em outubro de 1952, com capacidade para 23 pacientes internos e 40 semi-internos. Inicialmente o centro foi idealizado para tratar crianças com Paralisia Infantil, doença que vitimava grande parcela da população naquela época. Com o crescimento da entidade, a necessidade de arrecadar fundos tornava-se, assim, essencial. Partindo desse ponto, coube à então chamada “equipe social”, formada depois da fundação da associação, viabilizar as ferramentas que tornasse possível a sustentação da AACD. Junto com a equipe de médicos da entidade, voluntários, pessoas da comunidade e até mesmo membros do exército, formaram um verdadeiro desfile de tropas pedindo doações para a população nas ruas do centro da cidade de São Paulo.
Em 1962 a própria AACD passou a produzir diversos tipos de próteses, órteses e acessórios. Mas graças à colaboração dos primeiros doadores, a AACD pôde fundar seu primeiro centro de reabilitação em um terreno doado pela prefeitura, na Rua Ascendino Reis, bairro do Ibirapuera, no mês de junho de 1963. Ainda nesta década foram inauguradas novas unidades pela cidade. Os anos de 1970 foram importantes, entre outras coisas, pelo reconhecimento internacional ao trabalho realizado pela AACD. Com a chegada dos anos de 1980, tiveram início etapas importantes de algumas áreas assistenciais que passaram a ser oferecidas aos pacientes. Entre as quais, destaca-se o trabalho psicológico junto aos pais, assim como a implantação do departamento de Cartões de Natal, que passaram a ser produzidos e comercializados como forma de ampliar a arrecadação da AACD.
A década seguinte começou com a inauguração, em 1993, do Hospital Abreu Sodré (atual AACD Hospital) dentro do complexo da AACD Ibirapuera para atender as crianças e adultos que necessitavam de cirurgias. Em 1996, tiveram início as atividades do centro diagnóstico com a finalidade de atender a demanda de pessoas portadoras de deficiências especiais e também àquelas que não têm deficiências, mas que por alguma fatalidade momentânea necessitam realizar algum exame mais específico. O trabalho de conseguir recursos ganhou enorme impulso no final desta década, quando a entidade, com a ajuda de parceiros, passou a produzir o TELETON, que tinha como principal objetivo arrecadar fundos para a AACD. Desde então, já foram construídos 11 novos centros de reabilitação com o dinheiro proveniente deste projeto.
Em 2000, ao completar 50 anos, a AACD mudou seu nome para Associação de Assistência à Criança Deficiente, ao invés de Defeituosa, graças a um plebiscito feito entre seus pacientes, que consideraram o nome original inadequado, e não parou de crescer, construindo três fábricas de aparelhos ortopédicos e novas unidades fora de São Paulo, em cidades como Porto Alegre (2000), Nova Iguaçu (2004), Joinville (2006), São José do Rio Preto (2008), Poços de Calda (2011) e Campina Grande (2014). Além disso, em 2012, a AACD assumiu e incorporou a administração do Lar Escola São Francisco, centro de reabilitação médico que atende pessoas com deficiência física e mobilidade reduzida desde 1943.
Atualmente, a AACD conta com alguns importantes canais de arrecadação e captação de recursos: os tradicionais cartões de natal; associados e empresas que contribuem regularmente; atendimentos hospitalares de pacientes que têm condições de pagar; os famosos cofrinhos vermelhos encontrados em milhares de pontos de venda como hipermercados ou grandes redes de varejo; a produção de próteses sob medida, fornecidas a várias entidades no Brasil e no exterior; e o licenciamento de marcas (Teleton e AACD). O importante trabalho feito pela AACD nos dias de hoje pode ser medido em números: a instituição realiza todos os anos mais de 1.5 milhões de atendimentos, fabrica 76 mil produtos ortopédicos, realizada mais de 7.900 cirurgias, aproximadamente 3.500 terapias e 41.000 exames de diagnósticos. Nesses mais de 60 anos, a AACD atendeu mais de 17 milhões de crianças, jovens e adultos. Por isso tudo, cada vez mais, a AACD acredita em uma sociedade que convive com as diferenças porque reconhece em cada indivíduo sua capacidade de evoluir e contribuir para um mundo mais humano.
O Teleton
Criado nos Estados Unidos em 1966 pelo ator e comediante Jerry Lewis, que tinha um filho deficiente físico, o TELETON é realizado anualmente em mais de 20 países da Europa, América do Norte e América do Sul. Com o objetivo de ampliar seu atendimento, que até 1998 era centralizado na unidade de São Paulo, a AACD iniciou, juntamente com o SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), a produção do TELETON no dia 16 de maio, uma maratona televisiva que buscava conscientizar a população a respeito das possibilidades de um deficiente físico, gerando grande mobilização social. Além de prestar contas das atividades realizadas pela AACD, é uma das principais ferramentas de captação de recursos da instituição.
Em sua primeira edição, o projeto arrecadou R$ 14.855.000, que foi utilizado para a construção de uma nova unidade da AACD em Recife (PE) em 1999 e na reforma da unidade da Mooca, em São Paulo. A 17ª edição do evento foi realizada no final de 2014, onde mais uma vez a AACD contou com a parceria do SBT, responsável pela geração e transmissão do evento para todo o país, durante mais de 24 horas, ao vivo, para arrecadar mais de R$ 30 milhões, superando a meta estabelecida. A edição recebeu mais de 180 artistas, 145 personalidades da internet e 37 atrações musicais no palco. O dinheiro arrecadado neste ano foi utilizado para a manutenção dos 15 centros de reabilitação espalhados pelo Brasil, além de um hospital.
Em 2012 o Teleton apresentou uma nova identidade visual, que seria adotada pela AACD no ano seguinte.
A evolução visual
O logotipo da AACD passou por algumas modificações ao longo dos anos. Em 2000, com a mudança de nome para Associação de Assistência à Criança Deficiente, foi adotada uma nova identidade visual, que manteve a criança com muletas, mas em uma nova interpretação. Nos anos seguintes a identidade visual foi sendo aprimorada. As grandes mudanças ocorreram na modernização do tradicional bonequinho, que representa uma criança apoiada na primeira letra A como se fosse uma muleta, e no aumento da grossura da fonte da letra.
Em 2013, ocorreu a renovação da logomarca institucional após constatar que a marca não refletia mais a realidade da instituição junto à sociedade. Afinal, nesse novo cenário, o objetivo inicial da reabilitação ampliou-se para a integração social e a busca pela autonomia das pessoas com deficiência física. O estudo chegou à proposta de unir a marca AACD, que apresenta tradicionalmente o significado de palavras-chave, como solidez, competência, ética, excelência, superação, autonomia, dedicação e alegria, com a nova marca do Teleton (apresentada em 2012), que possuía uma excelente visibilidade. Assim o novo logotipo adotou conceitos como alegria, vibração e o calor. Também foram utilizadas formas orgânicas, que transmitissem a ideia do movimento, da multiplicidade, profundidade e amplitude.
Os slogans Vida é movimento. (2013) Você faz parte dessa história. As diferenças acabam aqui. (2005)
Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 3 de agosto de 1950
● Fundador: Dr. Renato da Costa Bonfim
● Sede mundial: Cidade de São Paulo, São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Associação de Assistência à Criança Deficiente
● Capital aberto: Não (instituição sem fins lucrativos)
● Presidente emérito: Carlos Alberto Magalhães Lancellotti
● Presidente: Regina Helena S. Velloso
● CEO: João Octaviano Machado Neto
● Arrecadação: R$ 346 milhões (2013)
● Centros de reabilitação: 15
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Colaboradores: 4.300 (funcionários e voluntários)
● Segmento: Terceiro setor
● Principais produtos: Terapia, atendimento, cirurgias e aulas para portadores de deficiência
Hoje em dia a AACD, uma entidade privada sem fins lucrativos, realiza mais de 1.5 milhões de atendimentos (incluindo cirurgias, consultas, aulas, terapias) por ano em 15 unidades distribuídas por seis estados do país: AACD Ibirapuera (SP), AACD Mooca (SP), AACD Osasco (SP), AACD São José do Rio Preto (SP), AACD Campo Grande (SP), AACD Mogi das Cruzes (SP), AACD Santana (SP), AACD Recife (PE), AACD Uberlândia (MG), AACD Porto Alegre (RS), AACD Nova Iguaçu (RJ), AACD Joinville (SC), AACD Poços de Calda (MG) e AACD Campina Grande (PB). Além disso, a AACD possui 4 escolas que oferecem formação acadêmica básica (do jardim 1 à 4ª série do ensino fundamental) aos pacientes com condições cognitivas preservadas; seis oficinas de aparelhos ortopédicos, um centro de diagnósticos e um hospital (com 115 leitos, incluindo os setores de internação e a UTI, e que possui um dos mais completos centros tecnológicos do país para cirurgias ortopédicas). A instituição também conta com uma loja ortopédica que oferece ao consumidor produtos médico-hospitalares de uso comum, como imobilizadores, cadeiras de rodas, cadeiras de banho, andadores e muletas, bengalas e estabilizadores, joelheiras, cadeiras para autos e produtos pós-cirúrgicos. Esse trabalho de importante alcance social respalda-se na sensibilidade, consciência e participação de muitos brasileiros, que contribuem efetivamente para o funcionamento e desenvolvimento da instituição. Para cumprir essa missão, a AACD conta com doações espontâneas, realiza campanhas e projetos, vende produtos e firma parcerias.
Você sabia?
● As clínicas em atividade na AACD são: Paralisia Cerebral, Lesão Medular, Lesão Encefálica Adquirida (Infantil e Adulto), Mielomeningocele (conhecida como Espinha Bífida), Malformações Congênitas, Amputados, Doenças Neuromusculares e entre outras. Cada uma dessas clínicas possui um grupo de profissionais habilitados em fornecer um tratamento consistente e uniforme ao paciente.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa, revistas (Veja, Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Para muitas pessoas, especialmente no Brasil, moedas valem balas, pirulitos e chicletes, recebidos como troco. Para outras, as moedas ficam quase esquecidas no fundo da gaveta, em potinhos ou até mesmo na carteira. E muitos ainda, não vêem a hora de se livrar delas. Mas para a COINSTAR, elas valem dinheiro e satisfação para seus usuários. - A história Tudo começou no final dos anos 80 quando o estudante Jens Molbak estava em seu dormitório na Universidade de Stanford olhando para uma jarra cheia de moedas e pensando em uma maneira fácil e rápida de como transformá-las em “dinheiro”. Inicialmente o jovem não conseguiu idealizar uma maneira de trocá-las por dinheiro (notas) de forma conveniente e rápida. Mas, em 1989, ao entrevistar clientes de supermercados para seu projeto de graduação na faculdade, ele confirmou sua suposição: uma enorme quantidade de pessoas tinha moedas esquecidas em casa (dentro de gavetas, potes e até em cofrinhos), que julgavam não terem muito valor. E o mais importante: a tarefa de contá-las e trocá-las pelo valor correspondente em notas era muito trabalhoso e requeria tempo. - - Dois anos mais tarde, em 1991, ele fundou com a ajuda de dois companheiros de faculdade, entre eles Daniel Gerrity, a COINSTAR. O produto da nova empresa: oferecer uma maneira fácil e conveniente das pessoas trocarem suas moedas por notas de dinheiro. E como isto seria feito? Através de uma máquina automática que contasse de forma rápida e segura as moedas, cabendo ao consumidor a “árdua tarefa” de apenas inserir as moedas. A empresa cobraria uma percentagem pela contagem e troca das moedas. No ano seguinte as máquinas já estavam prontas para serem colocadas em testes. As primeiras máquinas automáticas de contagem e troca de moedas foram instaladas dentro de quatro lojas da rede de supermercado Piggly Wiggly na cidade californiana de San Francisco. Após contar as moedas as máquinas emitiam um voucher que teria que ser trocado no caixa dos supermercados por dinheiro. E de cada quatro cupons, três eram gastos com compras no supermercado. Os clientes amaram o serviço e a conveniência que ele proporcionava. Rapidamente centenas de outras máquinas foram instaladas em várias cidades americanas, e fizeram tanto sucesso que a COINSTAR foi apontada com uma das empresas de maior crescimento do país em 1993. - - Dois anos mais tarde, já eram 263 máquinas automáticas instaladas pelo país. Em 1996 existiam mais de 900 máquinas da COINSTAR instaladas em 18 estados americanos. Era um verdadeiro sucesso. E mais, essas maquininhas verdes se transformaram em ícones de conveniência para os consumidores americanos. Em 1997, a empresa ampliou sua presença com a instalação de máquinas em instituições financeiras e nas lojas da rede varejista Target. Pouco depois, em 1998, criou uma divisão internacional, e nos anos seguintes os serviços da COINSTAR chegariam ao Canadá (1999), Reino Unido (2001) e Irlanda. Além disso, novos serviços foram introduzidos em suas máquinas além da contagem e troca das moedas (batizado de Coins to Cash®): trocá-las por vale presente e eCertificate de varejistas credenciados como Amazon, Starbucks, Borders, Lowe’s, Banana Republic, GAP, Old Navy, iTunes, J.C. Penney e CVS Pharmacy; doação para instituições beneficentes credenciadas (Coins That Count®) como American Red Cross, Leukemia and Lymphoma Society, WWF e Unicef; depósito do valor em conta corrente; e transferência de dinheiro. - - Recentemente a empresa vendeu sua divisão de transferência de dinheiro para a Sigue por US$ 41.5 milhões para focar suas energias nos negócios de máquinas de contagem de moedas e aluguel de filmes. Além disso, a empresa está estreitando laços com a Apple para desenvolver um mecanismo para filmes online. Há pouco tempo atrás, a COINSTAR fez uma estimativa: 80% dos lares americanos guardam moedas em gavetas, potes e outros recipientes que equivalem a US$ 10.5 bilhões. Baseado nisso, o sucesso dos serviços da empresa tem um futuro ainda mais promissor. - - A evolução visual Recentemente a empresa remodelou completamente a identidade visual de seu principal serviço. O novo logotipo da COINSTAR ganhou um visual mais moderno e dinâmico, eliminando a estrela, que no logo antigo tinha enorme destaque. A nova identidade visual dá mais ênfase para as moedas, que são as principais “estrelas” do serviço prestado pela empresa. - - Os slogans Coins in. More out. Coins to the power of more. - - Dados corporativos ● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1991 ● Fundador: Jens Molbak e Dan Gerrity
● Sede mundial: Bellevue, Washington ● Proprietário da marca: Coinstar, Inc. ● Capital aberto: Sim (1997)
● Chairman: Deborah L. Bevier ● CEO: Paul Davis ● Presidente: Gregg A. Kaplan
● Faturamento: US$ 1.43 bilhões (2010)
● Lucro: US$ 65.9 milhões (2010) ● Valor de mercado: US$ 1.4 bilhões (fevereiro/2011) ● Máquinas automáticas: 19.500 ● Presença global: 6 países ● Presença no Brasil: Não ● Funcionários: 2.500 ● Segmento: Financeiro ● Principais produtos: Máquinas automáticas de troca de moedas ● Outros negócios: Quisques de DVD (Redbox) ● Slogan: Coins in. More out.
● Website: www.coinstar.com - A marca no mundo Atualmente a COINSTAR disponibiliza seus serviços em seis países como Estados Unidos, Porto Rico, Canadá, Reino Unido, Irlanda e México, através de mais de 19.500 máquinas automáticas localizadas em supermercados, drogarias, grandes redes varejistas, lojas de conveniência, restaurantes e centros de compras. As máquinas da COINSTAR processam mais de 50 bilhões de moedas todos os anos, em um valor estimado de US$ 3 bilhões. Hoje em dia, a empresa cobra 9.8% do valor total para prestar seus serviços. - Você sabia? ● Em mais de duas décadas a COINSTAR processou aproximadamente 400 bilhões de moedas. A maior transação já efetuada pela empresa foi a troca de US$ 13.000 em moedas realizada por um homem do estado do Alabama. ● A empresa é proprietária da REDBOX, quiosques de venda e aluguel de DVD, que atualmente possui mais de 22.500 máquinas automáticas espalhadas pelos Estados Unidos. - - As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). - Última atualização em 20/2/2011
Louças sempre limpas, roupas macias com cheirinho agradável, banheiros desinfetados, móveis lustrosos e protegidos, cozinhas desengorduradas, chão sempre brilhando e mãos livres de bactérias. Assim é a marca Ypê. Um jeito brasileiro de cuidar da sua casa, de você e de toda sua família, sempre oferecendo opções cada vez mais modernas e eficientes para higiene e limpeza através de produtos práticos, eficientes e sustentáveis.
A história
Tudo começou exatamente no dia 6 de novembro de 1950 quando Waldyr Beira com a ajuda de seu irmão, João, fundou a Química Amparo, que iniciou modestamente suas atividades em Amparo, uma pequena cidade do interior do estado de São Paulo. Nessa comunidade, localizada no caminho do “Circuito das Águas” paulista, a nova empresa começou a produzir o tradicional Sabão em Barra Ypê. O nome da nova marca foi inspirado no Ipê, árvore-símbolo do Brasil por estar presente em todas as regiões, expressando assim o desejo de ser uma empresa capaz de trazer beleza e frescor para o dia-a-dia, trabalhando com a simplicidade e a diversidade, características do jeito brasileiro de ser. A empresa foi pioneira no planejamento de produtos com foco na sustentabilidade. Seu primeiro produto, o sabão em barra, era biodegradável e de origem natural. Não demorou muito para o sabão conquistar a confiança dos consumidores da pequena cidade e região.
Em 1964, inovou mais uma vez ao lançar o Sabão Extrusado Semitranslúcido Glicerinado. Durante três décadas o sabão em barra Ypê conquistaria milhões de consumidoras em todos os cantos do país. Já na década de 1980, outro marco colocou a empresa entre as indústrias mais inovadoras do segmento com o lançamento do lava-louças líquido Ypê Neutro. A década de 1990 foi marcada pela consolidação de sua linha de produtos com o lançamento de novas versões e fragrâncias, do primeiro lava-louça totalmente transparente do mercado nacional, além de lava-roupas e amaciantes, ingressando assim em novas categorias de mercado.
Para incrementar a fabricação da linha de detergentes em pó, a empresa incorporou em maio de 2001 a antiga fábrica da Tecnicron, situada na cidade de Salto, também no interior de São Paulo. Após um processo de reestruturação e adequação às exigências de qualidade, o parque industrial foi reinaugurado com o relançamento das marcas Tixan Ypê e YES. No ano seguinte foi a vez da cidade de Simões Filho na Bahia ter uma unidade produtiva da empresa, ampliando assim sua presença na região nordeste do país para atender mais rapidamente aqueles consumidores. A partir deste momento, a máquina de lançamentos e o laboratório de pesquisas e desenvolvimento aceleraram ainda mais o ritmo com a introdução de inúmeros produtos sob a marca Ypê, ingressando em novas categorias de mercado. Em 2005, a marca se preocupou também com a “roupagem” de seus produtos relançando a linha de amaciantes em nova e moderna embalagem. A empresa considerou essa estratégia de renovação de imagem fundamental para a conquista da liderança neste segmento.
Nos anos seguintes a empresa passou a adotar práticas das grandes companhias, como por exemplo, a unificação dos diferentes rótulos de seus produtos sob o guarda-chuva da marca Ypê. Além disso, impulsionada pela busca permanente da qualidade e atenta à evolução tecnológica, imprimiu valor à marca Ypê, que conquistou o reconhecimento de milhões de consumidores brasileiros, oferecendo produtos desenvolvidos dentro de rigorosos padrões de qualidade, eficiência e sustentabilidade. E as novidades não pararam: a marca ingressou no segmento de cuidados pessoais. Em 2011, a empresa adquiriu duas das mais tradicionais marcas no segmento de limpeza: Perfex (famosa por seus panos multiuso de limpeza) e Assolan (conheça essa outra história aqui), popularmente conhecida por suas palhas de aço. A transação teve valor estimado em R$ 130 milhões.
Quando a pandemia de COVID-19 chegou ao Brasil em 2020, a Ypê resolveu investir na produção de álcool gel - produto essencial naquele período tão sombrio e incerto - inicialmente para doação e conseguiu disponibilizar as primeiras unidades em apenas 72 horas já com a aprovação da Anvisa. Em poucos meses, já havia doado milhões de litros de álcool gel, que pouco depois passaria a fazer parte de sua linha de produtos. E mesmo naquele ano difícil, a Ypê, comemorou, em junho, o alcance de 98% de embalagens recicláveis disponibilizadas no mercado brasileiro. Além disso, na pandemia a empresa notou mudanças de comportamento no consumidor, o que levou ao lançamento de novas linhas de produtos, como por exemplo, Ypê Antibac, que elimina germes e bactérias; e a ampliação da oferta de itens voltados aos cuidados pessoais, como sabonetes.
Em 2023, a Ypê comemorou 73 anos como uma empresa com sólidos valores, que segue constantemente desenvolvendo produtos com alto desempenho a preços acessíveis, democratizando a qualidade e sempre comprometida com o meio-ambiente Com constantes lançamentos, como a linha vegana, a linha de produtos bactericidas ou os amaciantes concentrados com tecnologia powercaps, que oferece até 90 dias de perfumação, a Ypê busca surpreender seus consumidores com produtos diversos nas categorias de cuidado pessoal, com a roupa e a casa.
Em mais de sete décadas de atuação, a Ypê tem se destacado pela formulação de produtos que não agridem o meio-ambiente, como o lava-roupas em pó que, por ser livre de fosfato, ajuda a preservar a vida aquática; pela inovação constante e pelas iniciativas sócio-ambientais, como o projeto Florestas Ypê e o tratamento de afluentes, captação de chuva para uso industrial e reuso de água nos processos internos, como jardinagem e limpeza, em todas as plantas industriais. Por tanto, colocar o consumidor no centro das decisões, investir em inovação, ter a sustentabilidade como um dogma, são fatores que impulsionaram a Ypê ao sucesso.
A linha do tempo
1993
● Lançamento do Ypê Clear, primeiro lava-louças líquido totalmente transparente do mercado brasileiro.
● Lançamento de novas versões do lava-louças líquido com fragrâncias de maçã, limão e coco.
1994
● Lançamento do primeiro lava-roupas líquido.
1998
● Lançamento do sabão Ypê Multi Ativo nas versões floral suave e limão.
● Lançamento do amaciante Fleur D’ Ypê com proteína natural de seda.
● Lançamento do lava-roupa em pó YES com tecnologia europeia.
1999
● Lançamento do desinfetante Pinho Ypê em quatro versões: tradição, lavanda, limão e active.
2002
● Lançamento da linha de lava-roupas em pó Tixan Ypê.
2003
● Lançamento do limpador multiuso Ypê Fácil em duas versões (Fresh e Citrus).
2004
● Lançamento do sabonete Fleur de Ypê em quatro versões exclusivas: leite hidratante com amêndoas, leite hidratante com aveia, hidratante de Ceramidas e Aloe Vera hidratante.
● Relançamento e extensão da linha de detergente em pó Tixan Ypê, em mais duas versões (Fresh e Maciez).
2005
● Lançamento da linha de sabonetes Fleur de Ypê Premium nas fragrâncias Classic e Glamour.
● Lançamento do novo amaciante de roupas Ypê nas versões aconchego, carinho e ternura.
● Lançamento do detergente em pó Tixan Ypê Ação Máxima, com fórmula multi-ativa e sabão de coco, indicado para todos os tipos de roupa, que preservava as fibras dos tecidos.
● Extensão da linha de lava-louça líquido com o lançamento de duas novas versões: citrus e guaraná.
● Lançamento do lava-roupas líquido Tixan Ypê em duas versões: Roupas Finas e Delicadas (protegia as fibras dos tecidos) e Roupas Escuras e Pretas (valorizava e realçava as cores dos tecidos).
2006
● Extensão da linha de lava-louças líquido nas versões Aloe Vera e Fruty.
● Lançamento da esponja de lã de aço Brilho Ypê.
● Lançamento da linha de desinfetantes leitosos Bak Ypê.
● Lançamento da linha de lustra-móveis Lustral Ypê, nas versões Bouquet de Jasmim, Flores de Lavanda e Cera de Abelhas. Os produtos possuíam o exclusivo Brilho Reflex, que deixava uma fina película nos móveis, proporcionando um brilho intenso e protegendo contra a umidade e a poeira.
● Lançamento de mais duas novas versões do tradicional sabão em barra Ypê: Flores e Frutas (perfume floral e frutado para uma limpeza perfumada com estilo) e Aloe Vera (limpeza com toque especial para qualquer tipo de sujeira).
2008
● Lançamento do lava-roupas Ypê Premium, um produto ecológico com fórmula livre de fosfato que ajudava a preservar a vida aquática. Embora essa substância química ajude no processo de limpeza, quando chega aos rios, após ter sido utilizada, estimula a proliferação das algas. Elas consomem muito oxigênio e, com isso, todo o ecossistema fica comprometido.
2009
● Lançamento do amaciante Ypê Amor.
● Lançamento do amaciante Ypê Intenso, com exclusiva tecnologia cápsulas mágicas, que se depositavam nas fibras dos tecidos durante a lavagem e só se rompiam, liberando o perfume, durante o uso das roupas.
● Lançamento da nova linha de sabonetes Flor de Ypê Suave com glicerina.
● Lançamento da nova linha de sabonetes Flor de Ypê Luxo com colágeno.
2010
● Lançamento da água sanitária e alvejante Ypê.
● Lançamento da linha de sabonetes antibacterianos Ypê Action, que oferecia um equilíbrio perfeito entre a ação protetora antibacteriana e a glicerina hidratante. Sua fórmula diferenciada, além de proteger, cuidava e hidratava a pele deixando-a mais saudável e macia.
● Lançamento do Ypê Cloro Ativo Limpa Limo, um limpador para banheiro a base de cloro que desinfetava, tirava o limo, eliminava bactérias e deixava um perfume refrescante.
● Lançamento do limpador multiuso com álcool, ideal para limpeza de vidros e superfícies de inox, pois dava brilho sem embaçar.
● Lançamento do lava-louças com ação bactericida Ypê Antibac, desenvolvido para auxiliar na limpeza e higienização de utensílios do dia-a-dia que merecem um cuidado extra e que precisam de especial atenção na eliminação de germes, como por exemplo, talheres, copos, mamadeiras, etc.
2012
● Lançamento de uma nova versão do sabão em barra Ypê com Coco e Toque de Aveia.
● Lançamento na linha de limpadores multiuso na versão antibacteriana.
● Lançamento da primeira água sanitária do mercado com prazo de validade estendido de 1 ano.
2013
● Renovação da linha de lustra-móveis, que apresentava nova fórmula para proporcionar ainda mais, brilho e proteção.
2016
● Lançamento do Tixan Ypê Tira Manchas, que chegou as gôndolas disponível em quatro versões para auxiliar na remoção de manchas de roupas brancas e coloridas.
● Lançamento do Lava-louças Ypê Ultra Gel Concentrado, que possuía fórmula com uma concentração ainda maior de ativos que, com uma pequena dosagem do produto, removia as gorduras mais difíceis.
2019
● Lançamento dos Saponáceos em Pó Assolan, únicos do mercado brasileiro com bicarbonato e detergente, grandes aliados da limpeza doméstica, que vieram para facilitar a remoção das sujeiras mais difíceis.
2020
● Lançamento do Lava-louças em Pó para Máquina Ypê, ingressando assim em um novo segmento de mercado.
● Lançamento do Amaciante Concentrado Ypê Essencial (translúcido, livre de corantes, hipoalergênico e 99% biodegradável) e do Sabão Ypê Natural (100% vegetal, sem corantes e perfume).
2021
● Lançamento do Lava-roupas Ypê Power Act, produto de alta performance que garante eficiência e perfumação em uma única lavagem.
2022
● Lançamento da nova linha Ypê Antibac, a mais completa de produtos bactericidas do mercado com soluções para toda a casa e roupas, que eliminam 99,9% dos germes e bactérias e, alguns deles, a COVID-19. Fazem parte do portfólio nove itens, entre lava-roupas (versões pó e líquido), amaciante, lava-louças (tradicional e concentrado), multiuso, desinfetante multissuperfície, lenço desinfetante e esponja.
● Lançamento da linha Ypê Green, composta por produtos veganos e embalagens recicláveis, incluindo lava-louças (tradicional ou gel concentrado), lava roupas em pó, sabão em barra e amaciante concentrado. Os produtos foram feitos com fontes renováveis, biodegradáveis ou de origem biológica, tendo sido desenvolvidos pensando na redução do uso de sintéticos e petroquímicos.
● Lançamento de novos produtos das marcas Flor de Ypê e Action Ypê, incluindo Sabonetes Vegetais (com óleos de origem vegetal e sem adição de ingredientes de origem animal), Sabonetes Líquidos (para corpo e mãos, com fragrâncias com óleos essenciais, glicerina e fórmula com emolientes que ajudam no cuidado e proteção da pele) e novos itens que oferecem proteção e cuidado ao consumidor.
● Relançamento do Álcool Gel Antisséptico para mãos, nas versões Neutro, Care e Fresh, que além de proteger e hidratar, possuí rápida absorção.
2023
● Lançamento do lava-roupas em pó Tixan com a tecnologia de bioenzimas, que garante a remoção de manchas, e com pó ultrafino, que não deixa resíduos nas roupas e na máquina.
A Ypê e a Sustentabilidade
Desde a fundação, a Ypê tem o forte desejo de contribuir para a construção de um mundo melhor, materializado em diversas iniciativas, como redução do consumo e reuso da água, aquisição da certificação I-REC (Internacional REC Standard) para compensar 100% das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEEs) provenientes de todo o consumo de energia elétrica das fábricas e centros de distribuição, uso de 50% de resina PET reciclada em substituição ao PET virgem nas embalagens. E todas essas iniciativas resultaram em prêmios, como por exemplo, em 2022, quando a Ypê ficou em terceiro lugar no ranking das marcas mais reconhecidas pelo ESG (governança ambiental, social e corporativa) no Brasil, em um estudo realizado pelo Walk The Talk. Mais recentemente, a Ypê foi reconhecida mais uma vez como a marca mais lembrada na categoria Preservação do Meio Ambiente, no Folha Top of Mind 2023. Essa foi a 16ª vez que a marca leva o prêmio Preservação do Meio Ambiente.
Além disso, sempre atenta, a Ypê identificou anos atrás que os consumidores estavam exigentes na hora de efetuar suas compras, verificando se as empresas apoiavam projetos sócio-ambientais e também se os produtos não agrediam tanto a natureza. Em virtude disso, a empresa iniciou projetos de responsabilidade sócio-ambiental e de marketing social. Um exemplo disso ocorreu no ano de 2007, quando em retribuição pela confiança de seus consumidores, a Ypê assumiu o compromisso de plantar milhares de mudas de árvores através do projeto Floresta Ypê, que em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica já promoveu o plantio de mais de 1.2 milhões de mudas nativas da Mata Atlântica em 20 municípios de São Paulo. A Ypê também monitora a qualidade da água de 250 rios em 17 estados em que há cobertura de Mata Atlântica com o projeto Observando os Rios. E mais. A empresa apoia o Mãos Pro Futuro, programa gerido pela ABIHPEC, que fomenta a circularidade de embalagens, envolvendo mais de 188 cooperativas de reciclagem localizadas em 26 estados brasileiros, impactando cerca de 6 mil cooperados.
A Ypê também conta com uma área de Pesquisa & Desenvolvimento de novos produtos, embalagens e sustentabilidade, que atendam às necessidades da sociedade e não agridam o planeta. Foi assim que nasceu a linha Ypê Green, criada depois de muita pesquisa para atender a crescente busca por produtos de limpeza que provocam menor impacto ao meio-ambiente. Além disso, a Ypê trabalha duro para reduzir cada vez mais o uso de plásticos nas embalagens. E graças à área de Inovação e Sustentabilidade, foi possível diminuir consideravelmente a quantidade de insumos usados em seus produtos. Além da busca constante pela redução do uso de plástico, a empresa aumenta cada vez mais o uso de matérias-primas já recicladas nas embalagens. Afinal há mais de 20 anos, a Ypê utiliza resina PET reciclada na fabricação de suas embalagens embalagens. Já as caixas de papelão que transportam seus produtos também são fabricadas, em média, com 30% de material reciclado de outras embalagens.
A comunicação
De alguns anos pra cá, a comunicação da Ypê tem apostado fortemente para divulgar e popularizar seus produtos através de celebridades de forte apelo popular para ganhar visibilidade nacional, como por exemplo, as atrizes Luiza Tomé (2001) e Suzana Vieira (2005), a cantora Daniela Mercury (2007), o casal Nicette Bruno e Paulo Goulart (2008), as atrizes Lília Cabral (2012) e Regina Casé (2014), o apresentador Luciano Huck (2015), a jornalista Patrícia Poeta (2015), a atriz Fernanda Souza (2015), Grazi Massafera (2021), Rodrigo Hilbert (2021) e o apresentador Tiago Leifert (2022).
Em outubro de 2023 a Ypê lançou sua maior campanha publicitária para a linha de produtos Casa, incluindo Água Sanitária, seis versões do Multiuso, Desinfetante Multissuperfície Antibac, Desinfetantes Ypê Pinho e Desinfetantes Ypê Bak. Para sustentar a campanha contra as sujeiras mais assustadoras, a Ypê convocou como protagonista a Mãozinha, um dos personagens mais icônicos do cinema e do filme “A Família Addams”. O filme comercial, desenvolvido pela agência DPZ, envolveu aproximadamente 200 pessoas em uma megaprodução, com set de filmagem em São Paulo em diferentes ambientes, três atores para interpretar o personagem, câmera especial utilizada em grandes produções cinematográficas e diversas próteses da Mãozinha maquiadas nos dias de gravação.
No filme (assista abaixo) o personagem dos filmes de terror cômico está cansado de viver em um ambiente com sujeiras horripilantes e difíceis de serem removidas. E a ajuda chega por meio de uma caixa de produtos Ypê que revolucionam o ambiente e, com praticidade, permitem deixar os cômodos limpos, cheirosos e impecáveis.
A evolução visual
O tradicional logotipo oval vermelho da marca Ypê surgiu somente em 1981 e passou por três reformulações até 2005. Em 2007, a Ypê reformulou radicalmente sua identidade visual, que passou a ter um visual mais moderno e compatível com seu segmento de atuação. A nova identidade visual foi cuidadosamente criada levando-se em conta conceitos extremamente atuais, como a preocupação com o meio-ambiente e o desenvolvimento sustentável. A ideia inspiradora da representação do logotipo era a água, fonte de vida, grande veículo e parceiro dos produtos da marca. O azul, além de representar a água, é a cor da limpeza, do infinito e da pureza do mundo natural. Esse logotipo, cujo formato representa uma gota d’água, passou uma modernização em 2010 e depois assumiu um visual mais chapado.
Dependendo do ambiente, o logotipo da Ypê também pode ser aplicado como mostra a imagem abaixo.
Os slogans
Qualidade que se vê, certeza é Ypê. (2023)
A Vida pede Ypê. (2020)
Você sente e vê quando a casa tem Ypê. (2019)
Ypê. Vale Mais Cuidar. (2015)
Cuidando bem da nossa casa. (2008)
Produtos de qualidade. (2003)
Nossa melhor propaganda é a qualidade. (1964)
Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 6 de novembro de 1950
● Fundador: Waldyr Beira
● Sede mundial: Amparo, São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Química Amparo Ltda.
● Capital aberto: Não
● Chairman: Jorge Eduardo Beira
● Presidente: Waldir Beira Júnior
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 20 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 7.100
● Segmento: Higiene e Limpeza
● Principais produtos: Detergentes, águas sanitárias, amaciantes, desinfetantes, sabão em barra e sabonetes
Atualmente a Ypê é líder em importantes categorias no segmento de limpeza no mercado brasileiro, como por exemplo, lava-louças líquido (detergente) e sabão em barra. Presente em 95% dos lares brasileiros (de acordo com o ranking Brand Footprint Brasil 2022 da Kantar), a Ypê oferece um completo portfólio composto por mais de 450 produtos em 23 categorias no segmento de limpeza, cuidados com a roupa e higiene pessoal. A Ypê ainda exporta seus produtos para mais de 20 países da América Latina, Ásia e África. A empresa, que emprega mais de 7 mil colaboradores, possui seis unidades fabris localizadas em Amparo (SP), Salto (SP), Simões Filho (BA), Anápolis (GO), Goiânia (GO) e Itapissuma (PE). A empresa mantém o Centro de Pesquisas Ypê, que preza por aprimorar a qualidade, facilitando o dia-a-dia das pessoas com a utilização de produtos inovadores, de forma a minimizar os impactos ao meio-ambiente.
Você sabia?
● O detergente líquido Ypê foi o primeiro na categoria a usar embalagem transparente.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame, Embalagem Marca e Época Negócios), jornais (Valor Econômico, Estadão, Folha e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).