Para milhões de canadenses a rede TIM HORTONS significa um lugar aconchegante para saborear um café quentinho e deliciosos petiscos sempre frescos e saborosos. Um dos maiores orgulhos empresariais do país, a rede é presença constante no dia a dia dos canadenses, e agora também dos americanos, oferecendo uma espécie de “secret spot” para relaxar e se divertir comendo verdadeiras delícias, como os famosos donuts (aquelas rosquinhas preferidas dos policiais americanos e do Homer Simpson). Por isso, é praticamente impossível andar em qualquer cidade canadense e não encontrar alguém com um copo de café fumegante da TIM HORTONS na mão.
A história
Tudo começou no início dos anos de 1960 quando Miles Gilbert “Tim” Horton, um jogador canadense de hóquei profissional, que atuava desde 1949 na tradicional equipe do Toronto Maple Leafs, percebeu que sua carreira não duraria muito mais tempo. Procurando investir dinheiro em um negócio que lhe proporcionasse tranquilidade quando a aposentadoria chegasse, ele resolveu usar a força de seu nome, já que era um grande ídolo no Canadá, juntamente com a ajuda de seu sócio Jim Charade, para inaugurar no dia 17 de maio de 1964, depois de uma tentativa frustrada de abrir uma lanchonete, a primeira cafeteria TIM HORTON DONUTS na cidade de Hamilton, província de Ontário. Essa primeira loja oferecia aos canadenses apenas cafés quentinhos e deliciosos donuts sempre fresquinhos, que rapidamente se tornaram popular na região. Um ano mais tarde, em 1965, ele decidiu colocar um anúncio no jornal local procurando por mais um sócio para poder ampliar seu negócio. Ronald Joyce, que era policial na época, ao ler o anúncio, decidiu arrumar um empréstimo de US$ 10.000 e se tornar sócio de Tim, o que aconteceu dois anos mais tarde.
Naquele tempo um copo de café e um donut custavam 25 centavos de dólar, enquanto uma dúzia de donuts era vendida por apenas 89 centavos. Aos poucos, mais lojas foram sendo abertas e o negócio se transformou em um verdadeiro sucesso. Entretanto, no dia 21 de fevereiro de 1974, enquanto viajava de volta para a cidade de Buffalo após assistir um jogo em Toronto, Tim sofreu um grave acidente automobilístico e veio a falecer, após ter perdido o controle de seu carro esporte a mais de 160 km/h. Pouco tempo após sua morte, Joyce ofereceu a viúva Lori Horton US$ 1 milhão pelas ações da empresa, que já contava com 40 lojas naquela época. Ela aceitou e ele se tornou o único dono da empresa. Anos mais tarde, a Sra. Horton, percebendo o erro que havia cometido, levou o caso a justiça, porém perdeu o processo em 1993 e teve um recurso negado em 1995.
Um novo item do cardápio que provocou inclusive piadas de humor negro por todo o país foi a introdução em 1976 dos famosos TIMBITS (pequenas bolinhas de massa de donuts do tamanho de uma mordida, daí o nome) que se transformaram em ícone da marca e até hoje faz muito sucesso, oferecendo 35 sabores diferentes e vendidas em embalagens de 10, 20 e 40 unidades. Sob o comando do ambicioso Joyce, em 1977, a empresa já alcançava US$ 20 milhões em vendas. No ano seguinte, em dezembro, foi inaugurada a centésima loja da rede. Com a empresa em expansão, Joyce desenvolveu uma forma muito interessante de escolher pontos para abertura de novas unidades: pilotava um avião bi-motor pelo país em busca do “lugar perfeito” que após ser localizado, eram realizados estudos para avaliar as possibilidades de mais um novo ponto de venda. O agressivo plano de expansão da rede resultou em duas grandes mudanças neste segmento no Canadá: lojas independentes de donuts foram praticamente eliminadas e a média per capita de lojas especializadas em donuts se tornou a maior do mundo.
Na década de 1980 novos produtos foram sendo adicionados ao cardápio da rede, entre eles muffins, tortas, biscoitos, croissants e sopas. Após inaugurar a loja de número 200 em 1984, no ano seguinte foi aberto o primeiro drive-thru em uma unidade na cidade de Hamilton, além da primeira loja nos Estados Unidos, localizada em Amherst, estado de Nova York. Inicialmente a expansão pelo território americano se concentrou em cidades do norte, próximas as fronteiras canadenses. Em 1991, a rede comemorou a abertura de sua loja de número 500. Ainda nesta década a rede diversificou ainda mais seu cardápio com o lançamento de cappuccinos com sabores, cafés gelados, cheesecakes e apetitosos sanduíches. Além disso, em 1995, a empresa se fundiu com a Wendy’s (conheça essa outra história aqui), uma das maiores redes de alimentação rápida dos Estados Unidos, em uma operação avaliada em US$ 580 milhões. Nesse mesmo ano, inaugurou a milésima loja da rede, localizada na cidade de Ancaster, Ontário.
Durante duas décadas a rede experimentou um forte processo de expansão até se tornar, em 2002, a maior operadora do setor de alimentos no Canadá, ultrapassando em vendas o poderoso McDonald’s (conheça essa história aqui). Esse sucesso foi ratificado em 2005, quando a rede TIM HORTONS abocanhou 22.6% de todos os rendimentos da indústria de alimentação rápida no mercado canadense. Em 2006, com a abertura de capital da TIM HORTONS na Bolsa de Valores a empresa americana Wendy’s abriu mão de sua propriedade na rede canadense. Além disso, a rede atingiu um marco histórico em sua história: inauguração no dia 14 de dezembro na cidade de Orchard Park, Nova York, da loja de número 3.000. E dois anos depois, a rede inaugurou sua loja de número 500 em solo americano, localizada na cidade de Detroit. Em 2011, inovou ao lançar o aplicativo TimmyMe, que permitia aos clientes pagarem a conta através do smartphone.
A partir de 2011, a rede iniciou a inauguração de unidades franqueadas na região do Golfo Pérsico, em países como Emirados Árabes Unidos e Omã, seguido por Catar, Kwait e Arábia Saudita. No mês de agosto de 2014 a americana Burger King (conheça essa história aqui), controlada pelo fundo de investimento 3G Capital, dos brasileiros Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira, comprou a TIM HORTONS por US$ 11.4 bilhões. Com isso foi criada a terceira maior empresa de fast food do mundo (batizada de Restaurant Brands International), proprietária das redes Burger King e Popeyes (saiba mais sobre esta marca aqui), e hoje com vendas anuais estimadas em aproximadamente US$ 33 bilhões e 27 mil restaurantes em mais de 100 países. Ambas as marcas continuaram tendo administração independente. Essa operação ajudou a TIM HORTONS a se expandir pelo mundo, além é claro, de seus cafés serem vendidos dentro das lojas da rede Burger King.
No início de 2017, seguindo a crescente demanda por café em regiões de grandes concentrações populacionais, a rede inaugurou a primeira filial do sudeste asiático, localizada nas Filipinas. Além disso, apesar de estar presente no Reino Unido desde 2006, com seus produtos disponíveis em algumas lojas de conveniência da rede Spar e em supermercados da Tesco (conheça essa história aqui), a TIM HORTONS inaugurou sua primeira loja física na cidade de Glasgow, seguida por unidades em Cardiff. Ainda nesse ano, inaugurou suas primeiras unidades em Madri na Espanha, cujo cardápio incluía bebidas típicas do Mediterrâneo, além convencionais da rede; e no México.
E ainda em 2017, a rede passou a oferecer hambúrgueres no cardápio do almoço no mercado canadense. E na tentativa de atrair novos clientes com uma opção mais saudável, a rede oferecia um hambúrguer recheado com a opção sem carne (vegetal). Mas, com vendas fracas, em 2019 os hambúrgueres de vegetal foram retirados dos cardápios das lojas canadenses. Além disso, a TIM HORTONS passou a investir em seus cafés para vendas no varejo (supermercados e mercearias). No dia 26 de fevereiro de 2019 a TIM HORTONS inaugurou sua primeira loja no distrito de Huangpu, em Xangai, ingressando assim no segundo maior mercado consumidor do mundo. Dando continuidade a sua expansão internacional, em 2020, a rede abriu suas primeiras lojas na Tailândia.
Em cada comunidade canadense que a TIM HORTONS chama de lar, existem heróis anônimos fazendo a diferença. E durante a pandemia de COVID-19 em 2020, para mostrar o apreço da marca de costa a costa do país, a Timmy’s (como os canadenses chamam carinhosamente a rede) agradeceu a esses indivíduos e grupos com a distribuição de cafés, biscoitos e donuts. Ao todo, foram mais de 1.7 milhões de xícaras de café doadas.
1981
● Introdução dos muffins, cookies e bolos em seu cardápio.
1982
● Introdução de deliciosas tortas em seu cardápio.
1983
● Introdução de croissants em seu cardápio.
1985
● Introdução de sopas e Chilli em seu cardápio.
1993
● Introdução de sanduíches em seu cardápio.
1996
● Introdução das baggels (pãezinhos de origem judaica em formato de rosca) no cardápio da rede.
1997
● Lançamento dos cappuccinos com sabores.
1998
● Relançamento da linha de sanduíches, agora batizada de TIM’S OWN, que oferecia seis variedades diferentes.
● Lançamento do cappuccino gelado.
1999
● Introdução do Café Mocha em seu cardápio.
2005
● Lançamento do iogurte com frutas vermelhas e do rolinho de canela (conhecido como Cinnamon Roll).
2006
● Lançamento dos sanduíches quentes no cardápio de café da manhã e dos wraps de frango com salada.
2009
● Lançamento de uma linha de cafés gelados.
2012
● Lançamento das cápsulas de café da rede para serem utilizadas nas máquinas automáticas Tassimo.
2013
● Iniciou o lançamento de itens do cardápio sem glúten.
2014
● Lançamento do STEAK & CHEESE PANINI, típico sanduíche italiano com farto recheio de queijo e da melhor carne canadense.
● Lançamento do TIM HORTONS DARK ROAST, um café premium feito 100% com grãos arábica, provenientes das regiões cafeeiras mais renomadas do mundo.
O Canadá por ser um país de clima frio, em algumas regiões a temperaturas são praticamente insuportáveis, o consumo de café (especialmente quente) é enorme. Por isso, a TIM HORTONS oferece uma grande variedade de tamanho de copos para os consumidores: Extra Small (236 ml), Small (225 ml), Medium (414 ml), Large (591 ml) e Extra Large (710 ml), este último introduzido em 2012.
Tudo começou em 1996 quando a rede lançou a campanha Tim Hortons Smile Cookie™ para angariar fundos para o Hospital Infantil de Hamilton, em Ontário, através da venda de deliciosos cookies. Desde então, clientes e restaurantes da rede mostram seus sorrisos e espírito de comunidade para levantar dinheiro para centenas de instituições de caridades, hospitais e programas em toda América do Norte. Durante uma semana, no mês de setembro ou outubro, os clientes da rede têm a oportunidade de comprar um delicioso cookie com gotas de chocolate (coberto com glacê rosa e azul que formam um sorriso) por apenas US$ 1, cujo dinheiro é integralmente doado a essas instituições. Em 2021, somente no Canadá foram arrecadados US$ 12 milhões e doados para mais de 600 instituições de caridade, hospitais e programas comunitários locais.
A identidade visual da marca passou por acentuadas mudanças ao longo dos anos. Inicialmente conhecida como TIM HORTON DONUTS, o primeiro logotipo da marca (com a imagem dos famosos donuts) era praticamente uma reprodução dos tradicionais sinais luminosos utilizados na frente das lojas. Após o nome ser abreviado para TIM HORTONS (agora com S no final) e ganhar a expressão “Always Fresh” na década de 1990, a marca adotou um novo logotipo que possuía um fundo amarelo no formato oval. Apesar de utilizar como logotipo o nome da marca em vermelho desde o início, no ano de 2017, o fundo oval foi retirado definitivamente e o vermelho escurecido ligeiramente.
Always Fresh, Always Delicious. (2018)
It’s Time for Tims. (2011)
Every Cup Tells A Story. (2008)
Always Fresh. Always Tim Hortons. (década de 2000)
Always fresh, always.
You’ve Always Got Time for Tim Hortons.
Tim Hortons. The coffee you can count on. (1997)
Your Friend Along The Way. (década de 1960)
● Origem: Canadá
● Fundação: 17 de maio de 1964
● Fundador: Tim Horton e Jim Charade
● Sede mundial: Toronto, Ontário, Canadá
● Proprietário da marca: Tim Hortons Inc.
● Capital aberto: Não (subsidiária da Restaurant Brands International Inc.)
● CEO: José Cil
● Presidente: Axel Schwan
● Faturamento: US$ 5.48 bilhões (2020)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 5.000
● Presença global: 14 países
● Presença no Brasil: Não
● Funcionários: 2.600 (sem contar os franqueados)
● Segmento: Cafeterias
● Principais produtos: Cafés e derivados, sanduíches, donuts e sopas
● Concorrentes diretos: Starbucks, Dunkin’ Donuts, Caribou Coffee, Krispy Kreme, McCafé, Panera Bread e Peet’s Coffee
● Ícones: Os famosos Timbits
● Slogan: It’s Time for Tims.
● Website: www.timhortons.com
A marca no mundo
Hoje em dia a rede TIM HORTONS possui mais de 5.000 lojas em 14 países, das quais 4.000 localizadas no Canadá (somente na cidade de Toronto são mais de 250), além de unidades nos Estados Unidos (mais de 610 unidades em 12 estados), Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, Tailândia, Espanha, Catar, Omã, Kuwait, México, China e Reino Unido. A rede opera fortemente no sistema de franquias, que representam 99.5% das unidades. Contando as lojas franqueadas a empresa emprega mais de 100 mil pessoas. Cada loja da rede assa diariamente mais de 100 quilos de massa para donuts, que estão disponíveis em mais de 60 sabores diferentes. A rede vende todos os anos mais de 2 bilhões de copos de café. Somente no Canadá, oito em cada dez xícaras/copos de café vendidos saem das lojas da TIM HORTONS, que detém 62% do mercado de café da manhã no país. Em 2020 a rede faturou mais de US$ 5.4 bilhões.
Você sabia?
● O double-double é um termo exclusivamente canadense que está fortemente associado ao TIM HORTONS. Já faz parte do vocabulário dos canadenses. Quando você ordena um double-double, você pede um café com duas porções de creme e duas de açúcar.
● Durante anos, os uniformes nos tons de bege, marrom, preto e vermelho, usados pelos funcionários da TIM HORTONS foram criados em 2001 pelo estilista Stephan Caras, que já trabalhou para Guy Laroche e Hermès (conheça essa história aqui).
● A marca patrocina vários times profissionais de hóquei no gelo da NHL, apoia fortemente o esporte no Canadá e ainda mantém a Tim Horton Children’s Foundation, que proporciona oportunidades as crianças carentes no Canadá.
● Até hoje, uma placa pendurada na parede da primeira loja contém a seguinte frase: “Built on hard work and dreams, the Tim Hortons chain takes pride in its history” (em português “Construída com trabalho árduo e sonhos, a rede Tim Hortons se orgulha de sua história”).
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 21/10/2021
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4 comentários:
como se faz para abrir um tim hortons em portugal?? é possivel?? tenho a certeza que seria um verdadeiro sucesso..
será mais fácil se contactar a empresa Tim Hortons do Canada para fazer como funciona o sistema franchising
Yapppp seria sim.era uma excelente ideia...la nao tem ...mas tb agora o pais n tem dinheiro pah andar no tim hortons
Mas Portugal tem muito melhor do que Tim Hortons em cada esquina... Cafés onde tem muito mais variedade de bolos, esses mais certamente frescos do que no Tim Hortons... Em termos de variedades de café também não falta muito, embora nós em Portugal não tenhamos aqueles cafés tipo sobremesa, cheios de chocolate e natas. Certamente que se podiam adicionar donuts à pastelaria portuguesa, para aqueles que quisessem, e as variedades norte-americanas de café... Mas substituír inteiramente o bom café e pastelaria Portuguesa pelas maneiras norte-americanas seria um erro crasso.
De uma Portuguesa que vive no Canadá há 5 anos e vai todos os anos a Portugal de férias.
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