12.4.11

PAUL & SHARK

É o legítimo clássico masculino italiano, onde, roupas, calçados, bolsas e malas de viagem inspirados no iatismo têm a elegância esportiva e durabilidade como ponto forte. Tudo ornamentado pelo marcante símbolo de um pequeno tubarão, que traduz o estilo PAUL & SHARK YACHTING idealizado sob um gênero elegante-esportivo. A marca italiana está presente no guarda-roupa de pessoas com muito estilo e bom gosto, sendo presença constante nos resorts mais luxuosos do mundo.

A história
Tudo começou em janeiro de 1921 na pequena cidade de Varese, localizada no norte da Itália e a apenas 50 quilômetros de Milão, quando Giuseppe Daco fundou a Dama, uma pequena empresa dedicada à produção de artigos sofisticados em malha de lã e algodão, como blusas, suéteres, luvas, meias e toalhas de banho. Nas décadas seguintes, a empresa teria seus produtos reconhecidos mundialmente pelo alto padrão de qualidade e total atenção na produção. Sua linha esportiva, batizado de DACO, era exportada para o Iraque, Marrocos, Palestina, Venezuela, Egito e Estados Unidos. O negócio evoluía muito bem até o início da Segunda Guerra Mundial.


Após o conflito, sob o comando do filho do fundador, a empresa enfrentou enormes dificuldades. Foi então, que na década de 50, Jean Ludovic Dini, um químico e comerciante de produtos têxteis, comprou a empresa em 1957 e restabeleceu a marca. Quase duas décadas mais trade, seus dois filhos, Paolo e Claudio, já trabalhavam na empresa. Paolo, que amava o mar e esportes náuticos, era responsável pela criação de novos produtos, desenvolvendo modelos e novas combinações de cores para as roupas. Também ocupava o cargo de presidente. A marca PAUL & SHARK YACHTING surgiu pelas suas mãos em 1977, e teve o nome inspirado em Paolo (Paul em inglês) e no mítico filme de Steve Spielberg, Tubarão (em inglês shark), sugerido pelo próprio Paolo, que teve a idéia enquanto praticava iatismo. A marca surgiu para atender as exigências do mercado de moda masculina que evoluía para o conceito de “total look”.


PAUL & SHARK estreou no mercado como uma marca esportiva masculina inspirada nos esportes náuticos, o que explica a simbólica cor azul-escura, que representava o oceano, adotada por ela. Outra grande idéia, responsável pelo sucesso inicial da marca italiana, foi a criação de uma embalagem para presente extremamente original: suéter, meias, cintos ou camisetas eram embalados em uma lata tubular metálica azul-escura, antes somente utilizada por uísques e champanhes. A marca não poderia ser separada do oceano. Por isso, suas jaquetas eram produzidas com material impermeável. O sucesso foi imediato, e suas roupas, que abusavam da combinação de cores, especialmente azul-escuro, vermelho, amarelo e branco, eram constantemente vistas em resorts luxuosos como San Remo, Portofino, Cannes e Positano.


Não demorou muito para a marca aumentar sua linha de produtos com a introdução de produtos mais casuais como ternos, blazers esportivos, gravatas, calçados e calças jeans, até tênis, bonés e guarda-chuva. Nos anos seguintes iniciou a inauguração de lojas em grandes cidades pelo mundo afora, como Nova York, Paris, Moscou, Atenas, Londres, Las Vegas, Viena, Berlin e São Paulo. Nos últimos anos a PAUL & SHARK ampliou sua área de atuação com o lançamento de coleções femininas e voltadas também para crianças e adolescentes de 4 a 14 anos.


A qualidade e a inovação
Qualquer produto da marca PAUL & SHARK é produzido exclusivamente na Itália, e a empresa controla todo o processo de fabricação. Como a alta qualidade, o conforto e a inovação sempre foram apontados como fatores primordiais para o sucesso da marca, a PAUL & SHARK mantém um moderno Centro de Desenvolvimento e Pesquisa, onde especialistas desenvolvem materiais e fibras de alta tecnologia aplicadas em roupas que são testadas por iatistas profissionais durante as regatas. O resultado de tanto investimento é o desenvolvimento de tecidos e fibras resistentes para enfrentarem as mais severas condições climáticas, que seja sob sol, chuva ou gelo. Entre as inovações desenvolvidas e criadas pela marca estão: Sunshield (tecido resistente aos raios ultra-violetas), Typhoon 20000 (capaz de resistir a 20.000 milímetros de água), Watersheld (à prova de água e óleo) e Controltemp (gerencia as mudanças repentinas de temperatura por meio da tecnologia “Dynamic Thermo-regulation”).


Dados corporativos
● Origem: Itália
● Lançamento: 1977
● Criador: Paolo Dini
● Sede mundial: Masnago (Varese), Itália
● Proprietário da marca: Maglificio Dama S.p.A.
● Capital aberto: Não
● Chairman: Paolo Dini
● CEO: Andrea Dini
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: + 200
● Presença global: 65 países
● Presença no Brasil: Sim (2 lojas)
● Funcionários: 700
● Segmento: Moda
● Principais produtos: Roupas, calçados e acessórios
● Ícones: A embalagem tubular metálica e o tubarão

A marca no mundo
Atualmente a marca PAUL & SHARK está presente em 150 países ao redor do mundo, comercializando seus produtos, que hoje englobam moda masculina, feminina e adolescente, através de 200 lojas próprias em 65 países, renomadas lojas de departamento e corners dentro de lojas especializadas. Ao todo são mais de 2.000 pontos de vendas no mundo.

Você sabia?
A PAUL & SHARK é assídua patrocinadora de competições de iatismo pelo mundo afora.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 12/4/2011

Nenhum comentário: