12.4.11

PAUL & SHARK


É o legítimo clássico masculino italiano, onde, roupas, calçados, bolsas e malas de viagem inspirados no iatismo têm a elegância esportiva e durabilidade como ponto forte. Tudo ornamentado pelo marcante símbolo de um pequeno tubarão, que traduz o estilo PAUL & SHARK idealizado sob um gênero elegante-esportivo. A marca italiana está presente no guarda-roupa de pessoas com muito estilo e bom gosto, sendo presença constante nos resorts mais luxuosos do mundo. 

A história 
Tudo começou em janeiro de 1921 na pequena cidade de Varese, localizada no norte da Itália e a apenas 50 quilômetros de Milão, quando Giuseppe Daco fundou a Dama, uma pequena empresa dedicada à produção de artigos sofisticados em malha de lã e algodão, como blusas, suéteres, luvas, meias e toalhas de banho. Nas décadas seguintes, a empresa teria seus produtos reconhecidos mundialmente pelo alto padrão de qualidade e total atenção na produção. Sua linha esportiva, batizado de DACO, era exportada para países tão diversos como Iraque, Marrocos, Palestina, Venezuela, Egito e Estados Unidos. O negócio evoluía muito bem até o início da Segunda Guerra Mundial.


Após o conflito mundial, sob o comando do filho do fundador, a empresa enfrentou enormes dificuldades. Foi então, que na década de 1950, Jean Ludovic Dini, um químico e comerciante de produtos têxteis, comprou a empresa e oficialmente no dia 4 de março de 1957 reabriu-a e restabeleceu a marca. Quase duas décadas mais trade, seus dois filhos, Paolo e Claudio, já trabalhavam na empresa. Paolo, que amava o mar e esportes náuticos, era responsável pela criação de novos produtos, desenvolvendo modelos e novas combinações de cores para as roupas. Também ocupava o cargo de presidente. A marca PAUL & SHARK YACHTING surgiu pelas suas mãos em 1975, e teve o nome inspirado em Paolo (Paul em inglês) e no mítico filme de Steve Spielberg, Tubarão (em inglês shark), sugerido pelo próprio Paolo, que teve a ideia enquanto praticava iatismo, um de seus hobbies preferidos. Porém outra história conta a origem do nome: Paolo em uma viagem ao estado americano do Maine deparou-se com uma modesta oficina de veleiros, onde um aparador de vela do século XVIII chamou sua atenção. Sua inscrição dizia: Paul & Shark.


A marca surgiu para atender as exigências do mercado de moda masculina que evoluía para o conceito de “total look”. PAUL & SHARK estreou no mercado como uma marca esportiva masculina inspirada nos esportes náuticos, o que explica a simbólica cor azul-escura, que representava o oceano, adotada por ela. Era uma coleção inspirada no mundo da vela e baseada na sua elegância, performance e espírito de aventura. Outra grande ideia, responsável pelo sucesso inicial da marca italiana, foi a criação em 1978, de uma embalagem para presente extremamente original: suéter, meias, cintos, bermudas ou camisetas eram embalados em uma lata tubular metálica azul-escura, antes somente utilizada por uísques e champanhes.


Nesta época foi lançado um enorme sucesso da marca: o C0P918, um suéter ao estilo náutico que se tornaria um ícone do estilo PAUL & SHARK. Imediatamente reconhecível por sua embalagem, uma lata de metal utilizada em barcos como recipiente multifuncional, esta peça alcançou sucesso imediato e sinalizou o início de uma nova coleção de malhas repelentes à água. A marca não poderia ser separada do oceano. Por isso, suas jaquetas eram produzidas com material impermeável. O sucesso foi imediato, e suas roupas, que abusavam da combinação de cores, especialmente azul-escuro, vermelho, amarelo e branco, eram constantemente vistas em resorts luxuosos como San Remo, Portofino, Cannes e Positano.


Não demorou muito para a marca aumentar sua linha de produtos com a introdução de produtos mais casuais como ternos, blazers esportivos, gravatas, calçados e calças jeans, até tênis, bonés e guarda-chuva. E a empresa se expandiu muito através de uma linha de sportswear de luxo abrangente, apreciada pelos fãs de moda italiana e materiais técnicos de alto desempenho, muitos dos quais patenteados pela PAUL & SHARK. Nos anos seguintes a marca deu início à inauguração de lojas em grandes cidades pelo mundo afora, como Nova York, Paris, Moscou, Atenas, Londres, Las Vegas, Viena, Berlin e São Paulo. Nos últimos anos a PAUL & SHARK ampliou sua área de atuação com o lançamento de coleções femininas e voltadas também para crianças e adolescentes de 4 a 14 anos.


A qualidade e a inovação 
Qualquer produto da marca PAUL & SHARK é produzido exclusivamente na Itália, e a empresa controla todo o processo de fabricação. Como a alta qualidade, o conforto e a inovação sempre foram apontados como fatores primordiais para o sucesso da marca, a PAUL & SHARK mantém um moderno Centro de Desenvolvimento e Pesquisa, onde especialistas desenvolvem materiais e fibras de alta tecnologia aplicadas em roupas que são testadas por iatistas profissionais durante as regatas. O resultado de tanto investimento é o desenvolvimento de tecidos e fibras resistentes para enfrentarem as mais severas condições climáticas, quer seja sob sol, chuva ou gelo. Entre as inovações desenvolvidas e criadas pela marca estão: Sunshield (tecido resistente aos raios ultravioletas), Typhoon 20000 (capaz de resistir a 20.000 milímetros de água), Watersheld (à prova de água e óleo), Controltemp (gerencia as mudanças repentinas de temperatura por meio da tecnologia “Dynamic Thermo-regulation”), E.M.W. Shield (tecnologia inovadora que isola os bolsos na roupa, utilizando um forro de fibra de aço para criar um escudo protetor que protege contra as ondas eletromagnéticas emitidas por dispositivos móveis), Y-Shape (tecido com total impermeabilidade mesmo sob as condições mais extremas) e Spider (inovador tecido que combina resistência à tração com uma leveza incomparável, oferecendo o máximo conforto e desempenho imbatível).


A evolução visual 
O logotipo da marca pode ser aplicado de duas maneiras diferentes: com o tradicional símbolo do tubarão e a palavra “yachting” (mais utilizado em suas roupas e produtos) ou somente o nome PAUL & SHARK na horizontal.


Dados corporativos 
● Origem: Itália 
● Lançamento: 1975 
● Criador: Paolo Dini 
● Sede mundial: Varese, Itália 
● Proprietário da marca: Dama S.p.A. 
● Capital aberto: Não 
● Chairman: Paolo Dini 
● CEO & Presidente: Andrea Dini 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 280 
● Presença global: 73 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 500 
● Segmento: Moda casual 
● Principais produtos: Roupas, calçados e acessórios 
● Concorrentes diretos: Lacoste, Ralph Lauren, Gant, Chaps, La Martina, Original Penguin e Vilebrequin 
● Ícones: A embalagem tubular metálica e o tubarão 
● Website: www.paulshark.it 

A marca no mundo 
Atualmente a badalada marca italiana PAUL & SHARK está presente ao redor do mundo, comercializando seus produtos, que hoje englobam moda masculina, feminina e adolescente, através de 280 lojas próprias em 73 países, renomadas lojas de departamento e corners dentro de lojas especializadas. Ao todo são mais de 2.000 pontos de vendas no mundo. 

Você sabia? 
A PAUL & SHARK é assídua patrocinadora de competições de iatismo pelo mundo afora. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 12/12/2016

Um comentário:

Anônimo disse...

Prezado Kadu, a marca não está mais presente no Brasil desde 2012.