Pense rápido: em qual rede de alimentação rápida você pede um lanhe, acompanhado de uma porção de batatas-frita e refrigerante, tudo embalado em caixinhas e copos vermelhos com logotipo vermelho? Se preferir, pode ainda pegar sua refeição sem sair do carro. Se você pensou no McDonald’s, procure por um M amarelo em algum lugar. Mas, se em vez disso você encontrar a caricatura de um gênio gorducho e de chapéu vermelho, além de pratos árabes no cardápio, não se espante: é o HABIB’S. No melhor estilo americano e como um desejo realizado por um gênio saindo da lâmpada mágica, o HABIB’S se transformou em um verdadeiro sucesso entre os brasileiros.
A história
Tudo começou em 1973 quando 16 dias depois de inaugurar uma padaria no bairro comercial do Brás, zona leste da cidade de São Paulo, o pai de Antônio Alberto Saraiva (foto abaixo) foi tragicamente assassinado durante um assalto. O jovem Alberto, um português filho de libaneses, assumiu o negócio para sustentar a mãe e os dois irmãos, ao mesmo tempo em que continuava a cursar a faculdade de medicina na Santa Casa de São Paulo. Ele assumiu o lugar do padeiro e decidiu vender o pãozinho 30% abaixo do valor máximo estipulado pela tabela da extinta Sunab, principal órgão de controle de preços da época. Com essa estratégia, ganhou escala atendendo principalmente os chamados “padeiros de rua”, que revendiam o produto em domicílio. Depois de formado, tomou gosto pelo comércio e foi dono de bar, pizzaria e churrascaria. A história começou a mudar em 1988, quando Paulo Abud, um amigo e também cozinheiro, deu a dica: faltava uma rede de alimentação rápida baseada na cozinha árabe/libanesa.
Saraiva havia aprendido com a mãe a preparar pratos típicos e resolveu ingressar neste mercado, acreditando que esfihas, quibes e charutinhos podiam ocupar um espaço maior no gosto dos brasileiros. Para criar a primeira loja de seu novo empreendimento, empregou US$ 80 mil de suas economias. Foi então que a primeira loja* foi inaugurada no bairro de Alto Pinheiro, em São Paulo, na garagem de sua casa, localizada na Rua Cerro Corá. O novo negócio foi batizado de HABIB’S. O nome foi sugestão de Nelson Libbos, um amigo de Saraiva. De ascendência árabe, ele tinha o hábito de chamar todos de “habib”, termo carinhoso que, traduzido para português, significa “querido” ou “amado”.
*Vale frisar que essa loja passou por uma modernização em 2015 e apresentou uma nova proposta, já que agregou à sua operação todo o conteúdo histórico da rede, como objetos antigos, vídeos e fotos. Outra novidade dessa loja foi o lançamento da Bib’store, que conta com uma linha de produtos relacionados aos ícones da marca como camisetas, canecas e chaveiros. A unidade também trazia uma área kids, com fliperama pinball, mesa de atividades e videogame.
Inicialmente com apenas dez mesas, a clientela foi se formando devido aos preços competitivos, ambiente limpo e agradável, e ao tipo de “comida exótica” considerada para a época. De modo a garantir a variedade do cardápio e não apostar somente em produtos específicos, ele aproveitou sua experiência profissional e incluiu outros produtos mais comuns ao consumidor brasileiro: pizza, pastel e um bom chope gelado. Além disso, ajustou as receitas árabes ao gosto nacional. Assim, o pão sírio ganhou uma versão mais macia e dourada, charutos e abobrinhas recheadas receberam um molho de tomate especial, a esfiha, vendida na época por 19 centavos de cruzados, uma massa mais leve, a carne bovina foi utilizada em substituição a carne de carneiro e temperos, como por exemplo, alho, hortelã e gergelim foram utilizados com certa moderação.
O resultado: nos primeiros 40 dias tinha enorme fila em frente ao restaurante. A partir do sucesso do empreendimento, alguns sócios se uniram com a meta de abrir novas lojas pela cidade de São Paulo. Desse momento em diante o negócio nunca mais parou de crescer. Os obstáculos foram sendo superados e as metas alcançadas. De uma única loja de especialidades árabes, formou-se em pouco tempo uma rede com forte infraestrutura focada em vender produtos de qualidade, com bom serviço e preços “praticamente imbatíveis”. Em 1991, mesmo ano em que foi inaugurada a primeira loja com funcionamento 24 horas da rede (localizada na tradicional Rua Augusta), uma moderna cozinha central foi montada e recebeu infraestrutura de ponta, passando a atender todas as lojas da rede. A partir daí, toda a produção e distribuição da rede passou a ser centralizada, garantindo assim um maior controle de qualidade.
Em 1992, a rede então com 16 unidades, apostou no sistema de franquia e inaugurou a primeira loja franqueada em Santo André, na grande São Paulo. No ano seguinte, a empresa criou uma nova central de produção de pães e discos de pizza e uma sorveteria, ambas dotadas de tecnologia moderna, para suprir a necessidade da rede. No mesmo ano a empresa inaugurou sua nova sede administrativa para dinamizar a operacionalização das lojas e um auditório, dando abertura a uma série de cursos buscando a qualidade total. A rede deu início ao processo de expansão rumo ao interior paulista no ano de 1995, começando a jornada pela cidade de Ribeirão Preto.
Nesta época a rede percebeu que a parte mais importante da refeição era saborear juntinho da família. E pensando nisso, em 1996 criou o Kit Infantil Habib’s, que combinava deliciosos lanches e uma surpresa especial para a criançada se aventurar e se divertir com o gênio e sua turma de amigos. Ainda este ano inaugurou a primeira unidade autoatendimento no centro de São Paulo e incluiu refrigerantes em seu cardápio através de uma grande parceria com a Coca-Cola (conheça a história desse ícone aqui), pois até então somente comercializava sucos naturais. Em 1997, a rede inaugurava suas primeiras unidades no Rio de Janeiro e Fortaleza e intensificava sua participação no interior paulista. Além disso, introduziu em suas lojas o cardápio em braile para os deficientes visuais e lançou a batata-frita como mais novo item de seu cardápio.
A rede comemorou 10 anos de atuação no mercado em 1998 e ultrapassou a marca de 100 lojas no país com a inauguração de unidades na região central do Brasil (especificamente Brasília e Goiânia). O ano também foi marcado pela introdução do DOUBLE HABIB’S, um sanduíche com dois hambúrgueres grelhados, aumentando assim a popularidade da rede e passando a concorrer com McDonald’s (saiba tudo deste ícone americano aqui) e Bob’s (sua história nós contamos aqui). Em 1999, teve início à campanha publicitária “Nosso preço começa com zero”, destacando três produtos que custavam menos de R$ 1,00 (pastel de queijo e de carne, quibe e esfiha de carne e queijo), reforçando o comprometimento do HABIB’S com o consumidor através de uma política de preços baixos. O primeiro mês de campanha conseguiu elevar a venda do pastel em 220% e da esfiha e do quibe em 30%.
Ainda em 1999, no mês de abril, a rede mudou suas instalações administrativas para novo endereço. A nova central HABIB’S estava localizada em um prédio de 1.700 m², onde possuía uma cozinha experimental para testes de novos produtos e um auditório. Em 2000 a rede inaugurou suas primeiras unidades no nordeste. Saraiva tentou levar seu negócio e sua marca para fora do país, especialmente para os Estados Unidos, mas quando estava quase tudo pronto, acabou tendo que desistir da ideia devido aos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001. Outro empecilho foi o nome e o logotipo do gênio árabe, já que naquela época, a aversão aos árabes cresceu bastante entre os americanos. Mas não baixou a cabeça. Logo depois inaugurou sua primeira loja no exterior, localizada na Cidade do México, onde chegou a ter 8 lojas, depois de vender a operação devido aos números decepcionantes.
O ano de 2003 entrou para a história da rede HABIB’S. No ano de comemoração dos 15 anos da marca a empresa adotou uma série de iniciativas que só contribuíram para seu desenvolvimento no mercado. Entre elas, apostou em um brinde exclusivo para seu Kit Habib’s - o Snoopy de pelúcia. O sucesso foi tão grande que o brinde esgotou em poucos dias e uma nova remessa foi providenciada às pressas para atender a procura pelo produto. Além disso, ampliou as opções de seu cardápio com o lançamento no mês de abril do Pastel de Belém, que superou as mais otimistas previsões e atingiu a marca de 20 milhões de unidades comercializadas no ano. A sobremesa se tornou um dos produtos mais consumidos da rede, mesmo tendo um gênio árabe anunciando essa delícia tipicamente portuguesa. Em 2006 a rede aumentou seu número de clientes em 3.6%. Outro resultado positivo veio do sistema de delivery, que cresceu em 100 mil novos pedidos, ou seja, 3% em relação ao ano anterior. Outro destaque foi a abertura do HABIB’S nos shoppings Ibirapuera e Center Norte, dois dos mais antigos e conhecidos reduto de compras do consumidor paulistano.
Nos anos seguintes, o HABIB'S inaugurou inúmeras unidades em várias regiões do país e cada vez mais se firmou como umas das principais redes de alimentação rápida do mercado brasileiro. Em 2012, a pedido dos clientes a rede adicionou ao seu cardápio pratos de almoço, especialmente voltados para o paladar brasileiro, como por exemplo, o estrogonofe e o filé de frango parmegiana. Além disso, o HBIB’S trouxe diretamente da Bélgica a melhor batata-frita do mundo, a Batata Croquê. Muito mais crocante, sequinha e que permanece quentinha por mais tempo, o novo produto foi lançado nas lojas da rede em todo o país, nas versões 40 gramas e 100 gramas e em embalagem diferenciada e exclusiva em forma de cone. Outra novidade do ano foi o lançamento de uma linha de salgados e doces congelados (bolinho de bacalhau, empada de palmito, quibes e pastelzinho de Belém) para comercialização no varejo.
No final de 2013, a rede inaugurou um novo conceito de loja. A primeira unidade a recebê-lo foi uma loja que funcionava á 15 anos no bairro de Cidade Patriarca, na zona leste de São Paulo. A mudança incluiu novo layout, mobiliário, comunicação visual, espaço infantil, salão de festas, novas embalagens dos produtos e uniformes para os funcionários. O projeto também apresentou um novo setor de conveniência, que permitia aos clientes comprar pastéis de nata (conhecidos como pastel de Belém) e bolinhos de bacalhau congelados, produtos da marca própria HABIB’S GOURMET.
Nos últimos anos, a concorrência se tornou ainda mais voraz, especialmente com uma guerra de preços insana. Antes, com o mesmo valor de um Big Mac, era possível comprar 16 esfihas. De repente passou a comprar 8. A rede chegou a fechar 20 lojas e assistiu à queda de visitas nos restaurantes. Além disso, os preços das famosas esfihas também já não eram mais atrativos como sempre foram. Em vez dos centavos que fizeram a fama da rede, elas custavam por R$ 1.98 a unidade. Com esse cenário, em 2019, o fundador da rede, Alberto Saraiva, reassumiu o principal cargo executivo da empresa. Uma de suas primeiras providências foi baixar o preço da esfiha, carro-chefe da rede e principal atrativo para chamar o público para suas lojas. Depois, relançou o aplicativo, com mais funcionalidades, e passou a dar mais desconto para quem fazia o pedido por lá. A recuperação ocorria bem, mas em 2020 veio a pandemia de COVID-19. E o HABIB’S teve que se readaptar a nova situação, investindo ainda mais em seu eficiente sistema de delivery e lançando novos produtos, como a nova linha de congelados (esfihas, quibes e pastéis), disponíveis para compra no aplicativo iFood e nos canais de venda próprios da rede (salão, viagem, drive-thru, site ou aplicativo).
Muitos especialistas dizem que o HABIB’S não faria tanto sucesso se não fossem suas esfihas. Elas representam para a rede o que o Big Mac representa para o McDonald’s. Claro que esse posto de estrela no cardápio do HABIB’S foi construído com uma dose de preços baixos, promoções e marketing, muito marketing. Por isso, a partir de 2000, para personalizar seu produto principal, ela passou a ser carinhosamente denominada como BIB’SFIHA, que vende mais de 680 milhões de unidades por ano. E as ações de marketing continuaram como em 2002, quando a rede instituiu o dia 16 de outubro como Bib’s Dia Genial, onde toda renda obtida com a venda das esfihas nas lojas da rede era destinada para o auxílio a entidades sociais.
Outro fator de sucesso foi criar versões e sabores (alguns por tempo determinado) da Bib’sfiha, como por exemplo, carne (1989), frango; espinafre; folhada com recheio de ricota com tomate seco (2004); folhada com recheio de cheddar com peperone, mussarela com tomate seco, ambas em 2005; calabresa (2013); feijoada (2016); calabresa com mussarela (2018); quatro queijos e pepperoni com cobertura de cream cheese Philadelphia (2018); italianinha (2018), queijo mussarela e o delicioso molho concassê que é feito com tomates maduros, cebola, alho, azeite e manjericão; picanha e cordeiro (2019).
O HABIB’S também transformou a esfiha em uma deliciosa opção de sobremesa, criando receitas exclusivas, algumas em parceria com grandes marcas. Surgiram então as versões: folhada com recheio de chocolate (2012); chocolate com crunch (2018); folhada de curau - creme de milho e canela em pó por cima - e folhada de chocolate com paçoca - creme de chocolate com uma paçoca rolha por cima -, ambas lançadas em 2020; chocolate com confeitos M&M’s; chocolate branco com pedaços de chocolate Hershey’s; e chocolate com pedaços de Chokito®.
A marca sempre usou a principal estrela de seu cardápio como protagonista em sua linha de comunicação e marketing para atrair milhões de clientes. Por exemplo, em 2005, para retribuir o carinho e milhões de Bib’sfihas vendidas por ano, lançou a esfiha no formato de coração, como parte da primeira grande campanha institucional da rede intitulada “amigos”. Já em 2014, a rede lançou a promoção Bib’sfihas de Carne em Dobro todas as quartas-feiras. E o sucesso foi absoluto - tanto que a campanha passou a valer todos os dias, em alguns com a esfiha de carne, em outros com a de queijo. A promoção foi responsável pela maior venda de Bib’sfihas da história. Mais recentemente, em 2020, como ação para o Black Friday, a marca lançou um tentador rodízio de Bib’sfihas por R$ 19.90. A promoção teve tamanha aceitação que, em 2021, a rede anunciou que o rodízio de esfihas passou a fazer parte do cardápio permanente.
O cardápio variado do HABIB’S somado a uma política de preço baixo e vantagens ao consumidor faz com que a rede venda mais de milhões de esfihas por ano, elevando-a a categoria de mais vendido entre os produtos de alimentação rápida. É certo que não só as esfihas e pratos árabes (que incluem quibe frito, tabule, homus, babaganuche, coalhada seca e beirutes) traduzem a aceitação do cardápio da rede. Ao longo dos anos o HABIB’S ampliou e introduziu novidades em seu cardápio para adequá-lo ao gosto e paladar dos brasileiros. Como por exemplo, as BIB’S TORTAS (2004), deliciosas tortinhas nas versões maçã, banana e Romeu e Julieta; os MINIKIBES (2007), oferecidos em três diferentes recheios como homus, coalhada seca e cremily (um queijo cremoso desenvolvido pela rede); o bolinho de bacalhau (2011), que estreou com o preço de apenas R$ 0,95 e que anualmente são vendidos mais de 12 milhões de unidades; o BIB’S DOG (2011), um cachorro quente pequeno e assado, que proporcionou mais uma opção para o Kit Infantil; e o minichurro de doce de leite (2013).
A marca soube agregar itens da culinária árabe, italiana, portuguesa, americana e brasileira, com pratos que fazem parte da mesa nacional, como o estrogonofe. Sem contar a possibilidade de saborear um chope com os amigos e até o churros com um toque argentino. E o sucesso do HABIB’S foi justamente misturar culinárias de vários países e regiões, cujo cardápio oferece um saboroso mix com mais de 50 opções, como por exemplo, bolinhos de bacalhau, pastéis, batatas-frita, hambúrgueres, pizzas (diferentes sabores), pratos prontos (incluindo estrogonofe, parmegiana e filé de frango grelhado/milanesa), saladas, além de deliciosas sobremesas como churros, pastéis de Belém, pudins, esfihas doces e sorvetes. Uma curiosidade: todos os meses são consumidos mais de 55 milhões de esfihas, 35 milhões de quibes, 10 milhões de pratos típicos, 10 milhões de beirutes, 5 milhões de pastéis de Belém e 5 milhões de pizzas. Esse consumo voraz exige a manipulação de 3.000 toneladas de carne, 2.500 toneladas de tomate, 2.500 toneladas de cebola, 4.000 toneladas de farinha de trigo e 1.500 toneladas de batatas congeladas.
No decorrer dos anos o HABIB’S introduziu serviços diferenciados que oferecem aos seus milhões de consumidores um atendimento rápido, surpreendente e com troca de informações essenciais para a construção de uma marca forte.
Delivery Habib’s: exclusivo serviço de entrega à domicílio introduzido em 2002, que nos primeiros cinco meses atendeu meio milhão de clientes. Em 2010, passou a ser denominado “Delivery 28 Minutos”, agregando um grande diferencial: entregas em até 28 minutos. O tempo levava em conta desde a preparação até a chegada do pedido, respeitando a distância limite e as leis de trânsito. Se o desafio não fosse cumprido, o valor ficava por conta do HABIB’S. Todo esse esforço era para garantir que cada pedido chegasse sempre quentinho na casa de milhões de consumidores. Atualmente seu sistema de Delivery é considerado um dos mais avançados da América Latina, com mais de 3 milhões de pedidos/ano. Em algumas regiões, a rede oferece o Delivery by Night, com o atendimento das 00:00m até às 02h00m.
Alô Tia Eda: criado em 2001, o Serviço de Relacionamento com o Cliente é um canal voltado para tirar dúvidas, ouvir opiniões e oferecer toda atenção que os consumidores merecem. O nome foi inspirado na irmã de Alberto Saraiva, fundador da rede.
Bib’sFesta: permite promover encontros e celebrações (como por exemplo aniversários, casamentos, chás de bebê, chás de panela, festas de empresas) em algumas lojas da rede, com direito a um salão de festa privativo, alimentação, bebidas, serviço de garçom e recepção, convites e até entretenimento infantil, como playground e animadores.
Mais recentemente, no início de 2021, a marca lançou o Habibers, um Programa de Fidelidade que prevê o acúmulo de pontos de clientes cadastrados em seu aplicativo para a troca por produtos do cardápio, como esfihas e beirutes - cada um exigindo pontuação específica. Além disso, a marca passou a ter os clientes no centro de suas estratégias, conferindo a eles o título de embaixadores da marca, os Habibers.
A primeira UNIVERSIDADE HABIB’S abriu as portas em 2009 com o intuito de promover o constante desenvolvimento das competências dos profissionais que atuam nas lojas da rede. A universidade abrangia áreas como gestão e formação de líderes, técnica e prática, além de desenvolvimento humano. A ideia da universidade corporativa foi tão bem aceita que em apenas dez meses de operação foram ministradas 18.500 horas de treinamento a 4.000 turmas de todo o Brasil. Voltada à educação corporativa, desenvolveu um completo plano de formação e aperfeiçoamento técnico para seus colaboradores, respaldado por um corpo docente das mais diversas áreas de atuação. Hoje, conta com cerca de 150 instrutores em todo Brasil, garantindo assim que seus clientes tenham sempre um atendimento surpreendente.
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos. Em 1990, o chapéu árabe deu lugar a uma divertida caricatura de um gênio e o apóstrofo foi substituído por uma lua na fase quarto minguante. Mais de uma década depois, em 2001, esse logotipo foi modernizado e simplificado.
Em 2013, ao completar 25 anos a rede ganhou, não somente um novo posicionamento (“Muito Mais do que você Imagina”), como uma nova identidade visual. O novo logotipo foi simplificado, perdeu a cor amarela e se tornou todo vermelho, apresentando uma nova tipografia de letra. Já o gênio sofreu uma total remodelação e passou a ser aplicado no logotipo alternativo da marca. No início de 2021, o HABIB’S reformulou sua identidade visual mais uma vez: nova tipografia de letra (mais arredondada) e o apóstrofo ganhou um formato que lembra muito um quibe. A ideia é passar um ar mais descontraído para a marca, de modo a torná-la mais amigável ao público.
Com a nova identidade visual, o logotipo alternativo (aplicado principalmente nas redes sociais, produtos e dentro das lojas) com a imagem do gênio, que ganhou um novo visual, pode ser aplicado como mostra a imagem abaixo.
Confira na imagem abaixo como a tradicional mascote da marca passou por remodelações acentuadas. Em 2021, o gênio ganhou um visual mais moderno e despojado, além de adquirir um jeitinho mais carismático que sua versão anterior.
Habib’s é muito mais. (2013)
Você feliz. (2008)
Muito mais por você. (2007)
A Maior Rede Mundial de Fast-food Árabe. (2004)
● Origem: Brasil
● Fundação: 1988
● Fundador: Antônio Alberto Saraiva
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Gennius Brasil Holding de Participações e Empreendimentos S.A.
● Capital aberto: Não
● CEO: Antônio Alberto Saraiva
● Faturamento: R$ 1.8 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 320
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários: 22.000 (incluindo franqueados)
● Segmento: Alimentação rápida
● Principais produtos: Esfihas, quibes, pizzas, batatas-frita e hambúrgueres
● Ícones: O gênio árabe
● Slogan: Habib’s é muito mais.
● Website: www.habibs.com.br
A marca no Brasil
O HABIB’S, maior rede de alimentação rápida genuinamente brasileira e a maior rede de comida árabe do mundo, conta com mais de 320 lojas (em mais de 100 cidades) distribuídas entre 18 estados brasileiros e no Distrito Federal, com faturamento superior a R$ 1.8 bilhões anuais. Mais de 180 milhões de consumidores passam pelas lojas da rede todos os anos. 75% de suas lojas estão localizadas em ruas e 45% do faturamento do grupo é gerado pelos sistemas de entrega a domicílio, drive-thru e pedidos para viagem (que ganharam ainda mais importância nesta pandemia de COVID-19). A rede possui 14 centrais de produção, instaladas em regiões estratégicas do país, que respondem pelo preparo dos itens consumidos nas unidades e, ainda, pelo fornecimento dos principais insumos, como queijos, pães, sorvetes e doces e que abastecem lojas instaladas em um raio de até 300 km.
Você sabia?
● O crescimento do HABIB’S ao longo dos anos impulsionou a abertura de novas empresas do grupo, formado por: Arabian Bread (padaria industrial para produção de pães, sobremesas, discos de pizza, folhados, doces sírios e massas para pastéis e fogazzas), Ice Lips (produz mais de dois milhões de litros de sorvetes por mês) e Promilat (fabricação de produtos lácteos).
● A empresa também é proprietária do RAGAZZO (rede de alimentação rápida baseada na cozinha italiana criada em 1991 e com mais de 280 lojas espalhadas pelo Brasil).
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame, Veja e Época Negócios), jornais (Valor Econômico, Folha, Estadão e Meio mensagem), sites de negócios (Infomoney), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 30/3/2021
5 comentários:
Ola!sou estudante de Turismo da UFPE(Universidade Federal de Pernambuco)e gostaria se possivel de receber maiores informações a respeito desta empresa;pois estou fazendo uma atividade academica da disciplina de Empreendedorismo e escolhi como tema a empresa HABIB'S;por ser considerada uma empresa bastante empreendedora no ramo em que atua.Toda sorte de informações a respeito será muito bem-vinda.Peço que encaminhe,se possivel a resposta ao meu email:aurea1santos@hotmail.com;Agradeço desde já a atenção a mim dispensada esperando breve retorno.
Aurea dos Santos.
ola, estou estudante de administraçao e presciso bolar um codigo de ética. como resolvemos bolar um codigo de um restaurante, gostaria da vossa ajuda nos enviando seu codigo de etica para ter a noçao de como é um, no caso de uma rede tao conceituada como a vossa. aguardo uma resposta. meu email é joelmaluci_oliveira@hotmail.com
desde já agradeço.
oi meu nome e daniela eu moro em massachusets nos estados unidos e gostaria de saber qdo voces irao abrir uma franquia aki pq e a melhor esfiha q tem e um beirute q nunca mais comi....me deixem saber por favor gostaria muito de comer de novo meu email e kvagner1@msn.com obrigado
Comida árabe nos estados unidos acho que nunca vai ter.
Depois do lance do terrorismo, do 11 de setembro, acho que nunca daria certo um restaurante árabe nos eua.
Boa noite, deixo aqui a minha saudação ao criador da marca e a toda equipe do Habib's que história !
Sou estudante de administração, e estou fazendo um trabalho sobre a marca gostaria de informações mais concretas sobre a expansão da marca, se possível é claro. Me mandem um email (nayararodriguesoares@gmail.com) desde já agradeço ❤
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