A TOPPER, há cinco décadas, tem participado ativamente do dia-a-dia do futebol brasileiro e do esporte em geral, tendo sempre a preocupação e o compromisso em produzir itens que despertem garra, emoção e que ofereçam um melhor desempenho ao esportista, quer seja ele amador ou profissional.
A história
Para contar a história da marca TOPPER, é preciso falar da Alpargatas, empresa de calçados fundada em 1885 na Argentina por Juan Echegaray e o escocês Robert Fraser. No dia 3 de abril de 1907, a empresa abriu a sua filial no Brasil, que ficou conhecida como São Paulo Alpargatas. No início da década de 1970 a empresa resolveu desenvolver uma marca com o objetivo de competir no segmento de calçados e equipamentos esportivos e, em 1975, lançou no mercado argentino a TOPPER. Ainda nesse mesmo ano, quase que simultaneamente, a São Paulo Alpargatas, estimulada por um momento de glórias sucessivas no esporte brasileiro, especialmente no futebol, automobilismo e atletismo, lançou a marca TOPPER no país. O sucesso inicial da marca - que atuava basicamente no segmento de calçados esportivos - se deveu ao fato do período coincidir com o momento inicial da preocupação com a saúde corporal e boa forma por parte da população brasileira. Rapidamente a TOPPER ampliou sua linha de produtos, passando a produzir bolas voltadas para a prática de futebol, basquete e vôlei em 1976.
Em 1979 a empresa passou a produzir também chuteiras, produto que ajudou a marca a se consolidar no mercado brasileiro devido a popularidade do futebol entre a população. Nos anos de 1980 a TOPPER começou a investir pesado no futebol e em outros esportes, culminando com o patrocínio das transmissões das Olimpíadas de Moscou, em 1980; tornando-se a marca oficial da seleção brasileira de futebol, entre 1980 e 1991, presente em três Copas do Mundo (Espanha em 1982, México em 1986 e Itália em 1990); e também patrocinando craques da época, como por exemplo, Sócrates, Zico, Falcão e Júnior; além de fornecer material esportivo para diversos clubes de futebol como Corinthians, Botafogo, São Paulo, Internacional, Cruzeiro, Sport, Vitória e Goiás. Vale ressaltar que, em 1983, as duas empresas (a argentina e a filial brasileira) foram separadas e a TOPPER passou a ter duas proprietárias. Com autonomia, a TOPPER no Brasil passou então a investir ainda mais em marketing e comunicação, o que representou um período de prosperidade para a marca (como relatado acima).
Com os investimentos em comunicação feitos na década anterior, a TOPPER alcançou reconhecimento, credibilidade e confiança do público brasileiro. E com isso, na década de 1990 iniciou sua presença no Futsal com a ampliação de sua linha de produtos para esta modalidade, inclusive apoiando atletas de destaque da categoria como o atacante Schumacher. Nos anos seguintes, ganhou ainda visibilidade como uma marca que transpirava futebol e sempre buscou trazer para o mercado as mais avançadas tecnologias em materiais esportivos para praticar o esporte. Porém, devido a enorme concorrência no setor, a TOPPER aos poucos foi se transformando em uma marca de pouca expressão, ofuscada pelas grandes marcas esportivas globais e mesmo pelas rivais brasileiras mais agressivas, como por exemplo, a Penalty (conheça essa outra história aqui). Era preciso reagir. E foi o que a marca começou a fazer a partir de 2005.
Durante toda sua história a TOPPER sempre esteve fortemente relacionada à trajetória de glórias do futebol brasileiro, sendo reconhecida pelo público como uma marca que entende do esporte mais popular do país. E era preciso resgatar essa relação através do lançamento de novos produtos com alta tecnologia, como os tênis e chuteiras Dynatech Visible, que contavam com o mais avançado sistema de anti-impacto em calçados para prática de futebol; a bola KV Carbon, a primeira com um substrato de microfibras de kevlar e carbono perfeitamente entrelaçados, uma mistura que resultou na redonda mais resistente, estável e precisa do planeta; e o tecido Maxi Dry, que possuía a mais alta tecnologia em microfibra, proporcionando melhor controle da umidade produzida pelo suor, mantendo assim o corpo mais seco e a temperatura estável. Produtos como estes, aos poucos, foram recolocando a marca definitivamente entre as melhores do mercado nacional.
Além disso, de olho tanto no consumidor que praticava esportes como no que buscava uma linha mais despojada e casual, a TOPPER também reforçou sua estratégia de lançar produtos que associassem moda com tecnologia, designs arrojados e diferenciais tecnológicos voltados para melhora do desempenho dos atletas nos campos e nas quadras. Em 2008, acontece um ponto chave na história da TOPPER, quando a filial brasileira da Alpargatas adquiriu a argentina e se tornou proprietária da empresa de calçados também no seu país de origem.
Com isso, a partir de 2009, a TOPPER iniciou uma nova fase em sua história, com a mudança de identidade visual a adoção de um novo posicionamento de mercado (deixou de ser uma marca segmentada para os praticantes de futebol para se tornar poliesportiva e unissex, aumentando a oferta de produtos relacionados à diversos esportes) e o patrocínio de novos atletas como o ex-goleiro Marcos e do tenista Fernando Meligeni. Além disso, a marca investiu no lançamento de produtos mais tecnológicos, como por exemplo, a chuteira One Professional, feita de couro de canguru; e o tênis Royal, utilizado na época pelo tenista Thomaz Belucci; além do ingresso em dois novos países, Peru e Colômbia.
Durante essa nova gestão, a TOPPER se popularizou nos times argentinos, fornecendo uniformes para equipes tradicionais como Vélez Sarsfield, Racing, Newell’s Old Boys, entre outros. Já no Brasil, a marca se manteve um pouco mais tímida, tendo destaque no Grêmio e no Atlético-MG. A TOPPER também passou a investir em outros esportes, como por exemplo, em 2010, quando foi a primeira grande marca a investir no rugby no Brasil, sendo patrocinadora da Confederação Brasileira de Rugby.
A marca também investiu em patrocínios de grande visibilidade como o torneio de tênis Brasil Open (ATP 250) e inaugurou sua primeira loja física em São Paulo, onde vendia também roupas para ginástica e tênis femininos. Esse novo posicionamento da marca culminou com o lançamento de novos produtos, entre os quais a TOPPER INSTINCT, linha de chuteira, introduzida em 2011, que oferecia três modelos: Velocity (indicada para jogadores rápidos e dribladores), Clássico (indicada para os atletas com maior categoria e visão de jogo) e Fuerza (concebida especialmente para os jogadores que tinham como características força, precisão e faro de gol).
Em 2015, a marca TOPPER no Brasil foi adquirida pela holding BR Sports, então nova empresa do Grupo Sforza, liderado pelo empresário Carlos Wizard Martins. A mudança de gestão fez com que a marca retomasse com força no mercado brasileiro e a TOPPER começou a reaparecer em times importantes, como Botafogo, Ceará, Náutico, Remo, Atlético-MG, Guarani, Goiás, Vitória e Ponte Preta. Mas, recentemente, a marca voltou a perder força no futebol brasileiro e hoje não fornece uniformes para nenhum clube de grande relevância. Vale ressaltar que na Argentina a TOPPER continuou pertencendo à Alpargatas, e andou bem afastada do futebol, não tendo contrato com nenhum time profissional. Em 2019, a Alpargatas anunciou que o empresário Carlos Wizard exerceu antecipadamente o direito de compra dos 78.2% restantes da companhia detentora da marca TOPPER na Argentina e na América do Sul por R$ 220 milhões. Com isso, a TOPPER voltou a ter um único proprietário em todos os países onde atua.
Aos poucos a TOPPER tem retomado os investimentos, focado mais no Futsal e lançado novos e avançados produtos, como por exemplo, uma nova linha de chuteiras para o público infantil - batizada de Camaleão - com tecnologia que muda de cor quando exposta ao sol a partir da aplicação de um pigmento policrômico exclusivo. Além disso, a TOPPER renovou seus acordos para ser a bola oficial de sete campeonatos estaduais brasileiros (Baiano, Cearense, Mato-Grossense, Mineiro, Paranaense, Gaúcho e Catarinense), que utilizam a bola Samba Pro 2025.
A compra da Alpargatas Argentina pela São Paulo Alpargatas em 2008 possibilitou que as operações da marca TOPPER nos dois países fossem unificadas. Até então, apesar de manterem o mesmo nome, uma origem em comum, já que foi lançada pelas duas empresas em 1975 em seus respectivos países, seguiram caminhos diferentes quando as companhias se separaram no início da década de 1980. Enquanto no Brasil a TOPPER trabalhou exclusivamente com roupas e acessórios apenas para modalidades de futebol masculino, na Argentina a marca trabalhou com um portfólio mais variado e amplo, que atendia esportes como basquete, vôlei, rúgbi e tênis, incluindo produtos para o sexo feminino. Até mesmo a identidade visual era diferente em ambos os países. Em 2015 as operações voltaram a ser tornar independente e, mais recentemente, em 2019, a TOPPER passou a ter novamente um só proprietário, mas dessa vez brasileiro.
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. Em 2009, com a unificação da marca em todos os países sulamericanos, o logotipo foi completamente redesenhado. A antiga identidade visual, calcada em um logotipo com um T estilizado, em preto e vermelho, desenhado na década de 1970, deu lugar à um logotipo mais moderno, que pretendia fazer uma associação de garra e irreverência latina. Em 2019, esse logotipo passou a ser utilizado sem o símbolo, somente com o nome TOPPER. Nesse mesmo ano, a marca alterou também seu logotipo no mercado argentino, adotando, curiosamente, a identidade visual usado pela filial brasileira até 2009.
Sua marca no futebol arte. (2025)
A Resenha + Topper do Brasil. (2024)
Bola na rede é Topper. (2018)
Coração Manda. (2009)
Futebol é coisa séria. (2003)
A marca oficial do brasileiro. (1998)
Topper. Ação e Emoção. (1993)
A marca que o Brasil convocou. (1985)
Topper. O símbolo dos esportes. (1983)
Topper. O novo símbolo nos esportes. (1982)
● Origem: Argentina/Brasil
● Lançamento: 1975
● Criador: Alpargatas
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: BRSports
● Capital aberto: Não
● CEO: Sylvio Teixeira
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 6 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Material esportivo
● Principais produtos: Vestuário esportivo, tênis, bolas e chuteiras
● Slogan: Sua marca no futebol arte.
● Website: www.topper.com.br
A marca no mundo
Atualmente a TOPPER comercializa em todo território brasileiro uma diversificada linha de produtos para a prática do futebol (uniformes, chuteiras e bolas), futsal, basquete, além de calçados e roupas esportivas e casuais. A TOPPER ainda está presente em alguns países sulamericanos como Argentina, Uruguai, Chile, Bolívia e Paraguai.
Você sabia?
● Em 2003, Pelé foi protagonista de uma enorme campanha publicitária da TOPPER.
● A TOPPER foi a primeira marca esportiva a exibir seu logotipo na camisa da Seleção Brasileira em Copas do Mundo, em 1982 na Espanha.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), jornais (Valor Econômico, Estadão e Meio Mensagem), sites de marketing esportivo, sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 3/10/2025
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9 comentários:
Algum dos amigos sabe me informar aonde comprar as camisas para árbitro da Topper?
Se sim, me informem por e-mail: fernandes.edf@hotmail.com
Grato.
Tenho algumas dúvidas sobre a história da Topper contada aqui. Primeiro, sobre o país de lançamento da marca. No site da Alpargatas S.A. (acionista brasileira) e no site da Alpargatas Argentina, dizem que a marca foi lançada primeiro na Argentina. Elas são as donas da marca.
No wikipédia da Argentina diz que a marca é argentina, foi lançada lá em 1975 e adquirida em porcentagem pela São Paulo Alpargatas (subsidiária na época) independente da casa matriz da Argentina. Foi o único site que explicou a presença da Topper nos dois países.
Um site aqui no Brasil que eu fiz recentemente conta essa história inteira, gostaria que você lesse e dissesse quais informações estão erradas e quais a sua fontes para dizer que a Topper é brasileira e sua origem foi no Brasil.
Respeito muito o autor desse site e sempre me mantenho acessando-o para saber das marcas, mas em relação a Topper pelo que pesquisei não dá para dizer que é brasileira e nem que foi lançada aqui. Vou deixar o link do site, lei-o e faça uma crítica bem positiva. Aguardo resposta, espero que me atenda e obrigado.
http://curiosidades-do-mundo-esportivo.webnode.com/news/topper-empresa-brasileira-ou-argentina-/
http://www.alpargatas.com.br/#/marcas-alpargatas
1- clique na marca Topper e leia sua história
Muito Boa A Marca, Gosto Muito Desses Modelos De Chuteiras !
http://www.compraexpert.com/abracadabra/
Na minha opinião, a marca deveria continuar com o primeiro logotipo. Dá de
10x0 nos outros, que se não tiverem o nome escrito, não representam a marca. Além de muito feios. Gostaria de saber, se alguém lembra do nome de um modelo de tênis de basquete, acho que é do final dos 70/ início dos 80. Tinha uma bolinha de basquete estampada em borracha no cano, no lado externo do pé. O bico era meio elevado (um amigo dizia que, era tênis de dançar break). Lembro que tinha nas cores azul, laranja, vermelho e branco. Tive um azul. Não acho nada a respeito,
nem imagens. Se alguém tiver alguma informação, agradeço.
Quando moleque eu não tinha condições de ter uma chuteira ou um bom calçado para jogar futebol.lembro de jogar futebol de campo e salão mais meus ténis não aguentavam.Uma vez juntei um dinheiro e comprei um chuteira e ela saiu a sola no primeiro chute que dei no campo, fiquei triste e continuei com o sina e aconteceu tbm com a penalty que durou um pouco mais...decepção. Até que uma vez já trabalhando comprei um Topper preto para jogar salão, teria ele até hoje com certeza se esse ténis depois de muitos anos não tivesse sumido.Resumindo: tenho uma paixão e sou fã dessa marca até hoje. Só tenho uma camisa da Topper hoje mas se Deus quiser ainda terei outros matérias esportivos e torcendo para ser o distribuidor de matérias oficial do meu time do coração. São Paulo FC.Valeu!
Bom dia. Era adolescente e admirava as luvas de goleiro da Topper, anos 80/90. Palma vermelha e a logo com o "T" no dorso...linda. hoje procuro só encontro com a logo global... Se alguém tiver uma foto poderia postar... Abraços
Tinha palma azul também ok
Alguém sabe onde é como encontrar o modelo das luvas de goleiro topper da época q as palmas erá Branca. Azul e vermelha me lembro q essas luvas foi na época q os goleiros da seleção brasileira foi Taffarel ze Carlos e acacio
Qual quer coisa meu endereço é. Ro0627050104@gmail.com
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