Talvez você nuca tenha ouvido falar na montadora ŠKODA. Mas para o grupo Volkswagen, ela é uma importante peça estratégica para se manter na liderança na região da antiga Europa Oriental, produzindo automóveis para pessoas que se preocupam com a qualidade e fazem questão de conservar a mobilidade no dia-a-dia sem precisar fazer concessões.
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A história
A história da empresa teve origem no ano de 1894 quando um vendedor de livros checo chamado Václav Klement adquiriu uma bicicleta alemã. Decidido a pedir informações sobre a sua manutenção escreveu uma carta em sua língua pátria ao fabricante que lhe deu uma resposta simples: “se quiser uma resposta às suas perguntas, escreva-nos numa língua que se entenda”. Cerca de um ano depois, Václav Klement e um amigo, o mecânico Václav Laurin, fundaram a Laurin & Klement que iniciou a produção de bicicletas para depois se dedicar às motocicletas, em 1899, e posteriormente a triciclos. A primeira bicicleta produzida foi chamada de Slavia. O primeiro veículo de quatro rodas surgiu somente em 1901, embora o primeiro automóvel só tenha surgido em 1905. Além de ser o primeiro automóvel, o Voiturette A, foi um êxito comercial que se tornou em um símbolo das primeiras máquinas checas. Graças ao seu know-how e experiência, a empresa rapidamente alcançou uma posição estável nos mercados globais em desenvolvimento da época. A fase inicial da produção de automóvel revelou ser uma história de sucesso, desde o princípio. O progresso revelou um novo modelo - o Faeton.
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Em 1914, com o início da Primeira Guerra Mundial, a empresa passou a dedicar-se ao fabrico de armamento. Em 1925, com o objetivo de fortalecer e assegurar a sua posição e modernizar a fábrica, a L & K se fundiu com a Škoda Pilsen. Era o fim da marca L & K, dando lugar à marca ŠKODA. Nesta altura, a empresa produzia caminhões, ônibus, motores de avião e máquinas agrícolas, além dos automóveis. Com a fusão a montadora se beneficiou de um enorme progresso, produzindo belos veículos com inúmeros detalhes de requinte e batendo recordes nas competições internacionais das quais participava. Anos de pesquisa e progresso constantes levaram à produção de automóveis únicos, que iam de encontro aos elevados padrões estéticos e técnicos dos exigentes clientes da época.
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A Grande Depressão, ocorrida nos finais da década de 20 e início da de 30, brecou a progressão da marca, mas mesmo assim ainda foi lançado mais um modelo bem sucedido, o Popular. Ainda na década de 30 a ŠKODA se notabilizou na produção de limousines. Uma nova fase de crescimento nas vendas foi novamente interrompida durante os difíceis anos da 2ª Guerra Mundial, quando a ŠKODA se tornou parte do sistema econômico do Terceiro Reich, tendo seu programa de produção reduzido para permitir a produção de material de guerra.
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Este período foi seguido pelo socialismo, onde a fábrica manteve-se no lado leste, o que limitou a sua evolução. Renomeada como AZNP Skoda, empresa nacional, obteve o monopólio para veículos de passeio na antiga na Checoslováquia. Nas décadas de 50 e 60, novos modelos como o Tudor, Spartak e Octavia foram lançados no mercado com grande sucesso. Contudo, com a chegada de novas tecnologias ao Ocidente, durante a década de 60, a indústria do país começou a ficar para trás. A partir de 1970, o sistema econômico começou a estagnar. A empresa decidiu afirmar a sua posição de liderança apenas nos mercados do leste europeu. Um acontecimento marcante ocorreu em 1987 com o lançamento de um novo veículo, o Favorit, primeiro modelo da marca com tração dianteira.
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Pouco depois, no mês de abril de 1991, a ŠKODA regressou ao passado e ingressou novamente no mercado global, sob domínio do Grupo VW. Nesta época, a empresa tinha produzido cerca de 170.000 unidades/ano, da única gama existente, a Favorit. Devido a esta cooperação e a uma nova mentalidade de negócios, a ŠKODA implantou medidas decisivas para viabilizar a sua modernização. O primeiro fruto dessa cooperação foi um dos mais bem sucedidos modelos da história da marca: o ŠKODA Felicia, que atingiu o número recorde de 1.420.441 unidades vendidas no final da sua produção, em meados de 2001. Porém, o primeiro modelo da marca a partilhar tecnologia e módulos comuns com outros carros do Grupo Volkswagen, foi o ŠKODA Octavia, um modelo capaz de fazer frente à competidores globais. Para a sua produção, foram construídas, em 1996, novas linhas de montagem em Mladá Boleslav, que, ainda hoje é considerada uma das fábricas mais modernas da Europa. Com isso, no decorrer dos anos seguintes, se os automóveis da marca ganharam popularidade entre os consumidores, com demonstraram as vendas, por outro lado, seu avanço tecnológico ganhou o reconhecimento dos especialistas no setor.
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A medida que o desenvolvimento técnico avançava e eram lançados novos modelos mais atrativos ao mercado, a imagem da ŠKODA começou a melhorar. No Reino Unido a mudança chegou com a campanha “It is a Škoda, honest” (“É um Škoda, honestamente”). No dia 1 de novembro de 2005 sai da fábrica de Mladá Boleslav o ŠKODA de número 5 milhões desde que a montadora passou a fazer parte do grupo WOLKSWAGEN no início dos anos 90. Em comemoração a esse feito a montadora doou o automóvel ao Centro de Saúde na cidade de Mladá Boleslav, que dava assistência na região a aproximadamente 700 idosos incluindo pessoas desfavorecidas.
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A linha do tempo
1994
● Lançamento do ŠKODA FELICIA, automóvel de porte médio que tinha versões hatch e perua.
1996
● Lançamento do ŠKODA OCTAVIA, um modelo compacto.
1999
● Lançamento do ŠKODA FABIA, um hatchback compacto.
2001
● Lançamento do ŠKODA SUPERB, um luxuoso sedã produzido sob a plataforma do VW Passat. O modelo também é comercializado na versão perua.
2006
● Lançamento do ŠKODA ROOMSTER, modelo multiuso também conhecido como MPV (“Multi Purpose Vehicle”). O pequeno monovolume, com interior extremamente flexível e generoso para o segmento, permite múltiplas combinações em termos de disposição dos bancos traseiros e de expansão do compartimento de carga.
2009
● Lançamento do ŠKODA YETI, um mini veículo utilitário esportivo.
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A evolução visual
Ao longo dos tempos o logotipo da ŠKODA passou por várias modificações. De 1926 a 1933, o logotipo era oval com o nome da marca em evidência. A seguir, o tradicional logotipo com a seta voadora (“winged arrow”) na cor azul, utilizado pela primeira vez em 1926, foi lançado e usado até 1990. O atual logotipo da marca, com a seta voadora verde e o círculo preto, foi utilizado pela primeira vez em 1991.
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Os slogans
Simply Clever. (atual)
It’s a Skoda. Honest. (2000)
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Dados corporativos
● Origem: República Checa
● Fundação: 1895
● Fundador: Václav Laurin e Václav Klement
● Sede mundial: Mladá Boleslav, República Checa
● Proprietário da marca: Volkswagen AG
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman: Reinhard Jung
● Faturamento: €7.1 bilhões (2009)
● Lucro: €203 milhões (2009)
● Vendas globais: 668.806 automóveis (2009)
● Fábricas: 6
● Presença global: 85 países
● Presença no Brasil: Não
● Funcionários: 28.000
● Segmento: Automobilístico
● Principais produtos: Automóveis
● Ícones: A seta voadora de seu logotipo
● Slogan: Simply Clever.
● Website: www.skoda-auto.com
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A história
A história da empresa teve origem no ano de 1894 quando um vendedor de livros checo chamado Václav Klement adquiriu uma bicicleta alemã. Decidido a pedir informações sobre a sua manutenção escreveu uma carta em sua língua pátria ao fabricante que lhe deu uma resposta simples: “se quiser uma resposta às suas perguntas, escreva-nos numa língua que se entenda”. Cerca de um ano depois, Václav Klement e um amigo, o mecânico Václav Laurin, fundaram a Laurin & Klement que iniciou a produção de bicicletas para depois se dedicar às motocicletas, em 1899, e posteriormente a triciclos. A primeira bicicleta produzida foi chamada de Slavia. O primeiro veículo de quatro rodas surgiu somente em 1901, embora o primeiro automóvel só tenha surgido em 1905. Além de ser o primeiro automóvel, o Voiturette A, foi um êxito comercial que se tornou em um símbolo das primeiras máquinas checas. Graças ao seu know-how e experiência, a empresa rapidamente alcançou uma posição estável nos mercados globais em desenvolvimento da época. A fase inicial da produção de automóvel revelou ser uma história de sucesso, desde o princípio. O progresso revelou um novo modelo - o Faeton.
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Em 1914, com o início da Primeira Guerra Mundial, a empresa passou a dedicar-se ao fabrico de armamento. Em 1925, com o objetivo de fortalecer e assegurar a sua posição e modernizar a fábrica, a L & K se fundiu com a Škoda Pilsen. Era o fim da marca L & K, dando lugar à marca ŠKODA. Nesta altura, a empresa produzia caminhões, ônibus, motores de avião e máquinas agrícolas, além dos automóveis. Com a fusão a montadora se beneficiou de um enorme progresso, produzindo belos veículos com inúmeros detalhes de requinte e batendo recordes nas competições internacionais das quais participava. Anos de pesquisa e progresso constantes levaram à produção de automóveis únicos, que iam de encontro aos elevados padrões estéticos e técnicos dos exigentes clientes da época.
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A Grande Depressão, ocorrida nos finais da década de 20 e início da de 30, brecou a progressão da marca, mas mesmo assim ainda foi lançado mais um modelo bem sucedido, o Popular. Ainda na década de 30 a ŠKODA se notabilizou na produção de limousines. Uma nova fase de crescimento nas vendas foi novamente interrompida durante os difíceis anos da 2ª Guerra Mundial, quando a ŠKODA se tornou parte do sistema econômico do Terceiro Reich, tendo seu programa de produção reduzido para permitir a produção de material de guerra.
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Este período foi seguido pelo socialismo, onde a fábrica manteve-se no lado leste, o que limitou a sua evolução. Renomeada como AZNP Skoda, empresa nacional, obteve o monopólio para veículos de passeio na antiga na Checoslováquia. Nas décadas de 50 e 60, novos modelos como o Tudor, Spartak e Octavia foram lançados no mercado com grande sucesso. Contudo, com a chegada de novas tecnologias ao Ocidente, durante a década de 60, a indústria do país começou a ficar para trás. A partir de 1970, o sistema econômico começou a estagnar. A empresa decidiu afirmar a sua posição de liderança apenas nos mercados do leste europeu. Um acontecimento marcante ocorreu em 1987 com o lançamento de um novo veículo, o Favorit, primeiro modelo da marca com tração dianteira.
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Pouco depois, no mês de abril de 1991, a ŠKODA regressou ao passado e ingressou novamente no mercado global, sob domínio do Grupo VW. Nesta época, a empresa tinha produzido cerca de 170.000 unidades/ano, da única gama existente, a Favorit. Devido a esta cooperação e a uma nova mentalidade de negócios, a ŠKODA implantou medidas decisivas para viabilizar a sua modernização. O primeiro fruto dessa cooperação foi um dos mais bem sucedidos modelos da história da marca: o ŠKODA Felicia, que atingiu o número recorde de 1.420.441 unidades vendidas no final da sua produção, em meados de 2001. Porém, o primeiro modelo da marca a partilhar tecnologia e módulos comuns com outros carros do Grupo Volkswagen, foi o ŠKODA Octavia, um modelo capaz de fazer frente à competidores globais. Para a sua produção, foram construídas, em 1996, novas linhas de montagem em Mladá Boleslav, que, ainda hoje é considerada uma das fábricas mais modernas da Europa. Com isso, no decorrer dos anos seguintes, se os automóveis da marca ganharam popularidade entre os consumidores, com demonstraram as vendas, por outro lado, seu avanço tecnológico ganhou o reconhecimento dos especialistas no setor.
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A medida que o desenvolvimento técnico avançava e eram lançados novos modelos mais atrativos ao mercado, a imagem da ŠKODA começou a melhorar. No Reino Unido a mudança chegou com a campanha “It is a Škoda, honest” (“É um Škoda, honestamente”). No dia 1 de novembro de 2005 sai da fábrica de Mladá Boleslav o ŠKODA de número 5 milhões desde que a montadora passou a fazer parte do grupo WOLKSWAGEN no início dos anos 90. Em comemoração a esse feito a montadora doou o automóvel ao Centro de Saúde na cidade de Mladá Boleslav, que dava assistência na região a aproximadamente 700 idosos incluindo pessoas desfavorecidas.
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A linha do tempo
1994
● Lançamento do ŠKODA FELICIA, automóvel de porte médio que tinha versões hatch e perua.
1996
● Lançamento do ŠKODA OCTAVIA, um modelo compacto.
1999
● Lançamento do ŠKODA FABIA, um hatchback compacto.
2001
● Lançamento do ŠKODA SUPERB, um luxuoso sedã produzido sob a plataforma do VW Passat. O modelo também é comercializado na versão perua.
2006
● Lançamento do ŠKODA ROOMSTER, modelo multiuso também conhecido como MPV (“Multi Purpose Vehicle”). O pequeno monovolume, com interior extremamente flexível e generoso para o segmento, permite múltiplas combinações em termos de disposição dos bancos traseiros e de expansão do compartimento de carga.
2009
● Lançamento do ŠKODA YETI, um mini veículo utilitário esportivo.
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A evolução visual
Ao longo dos tempos o logotipo da ŠKODA passou por várias modificações. De 1926 a 1933, o logotipo era oval com o nome da marca em evidência. A seguir, o tradicional logotipo com a seta voadora (“winged arrow”) na cor azul, utilizado pela primeira vez em 1926, foi lançado e usado até 1990. O atual logotipo da marca, com a seta voadora verde e o círculo preto, foi utilizado pela primeira vez em 1991.
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Os slogans
Simply Clever. (atual)
It’s a Skoda. Honest. (2000)
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Dados corporativos
● Origem: República Checa
● Fundação: 1895
● Fundador: Václav Laurin e Václav Klement
● Sede mundial: Mladá Boleslav, República Checa
● Proprietário da marca: Volkswagen AG
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman: Reinhard Jung
● Faturamento: €7.1 bilhões (2009)
● Lucro: €203 milhões (2009)
● Vendas globais: 668.806 automóveis (2009)
● Fábricas: 6
● Presença global: 85 países
● Presença no Brasil: Não
● Funcionários: 28.000
● Segmento: Automobilístico
● Principais produtos: Automóveis
● Ícones: A seta voadora de seu logotipo
● Slogan: Simply Clever.
● Website: www.skoda-auto.com
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A marca no mundo
Atualmente a ŠKODA comercializa sua enxuta linha de modelos em mais de 85 países ao redor do mundo, com forte presença e predominância nos antigos mercados da Europa Oriental como República Checa, Lituânia, Bulgária, Bósnia-Herzegovina, Ucrânia, Sérvia e Montenegro. Possuindo 6 fábricas espalhadas pelo mundo, a marca comercializa anualmente mais de 600 mil automóveis.
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Você sabia?
● A pronúncia oficial correta da marca é Ishkóda Auto.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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Última atualização em 6/3/2010
A marca no mundo
Atualmente a ŠKODA comercializa sua enxuta linha de modelos em mais de 85 países ao redor do mundo, com forte presença e predominância nos antigos mercados da Europa Oriental como República Checa, Lituânia, Bulgária, Bósnia-Herzegovina, Ucrânia, Sérvia e Montenegro. Possuindo 6 fábricas espalhadas pelo mundo, a marca comercializa anualmente mais de 600 mil automóveis.
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Você sabia?
● A pronúncia oficial correta da marca é Ishkóda Auto.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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Última atualização em 6/3/2010
4 comentários:
automóveis fantásticos.
am
Moro no Brasil e tenho 02 Skodas 1949. Realmente estes carros são fantásticos. Peno que no Brasil não tenha deste carro novo. Um dia chegaremos ao primeiro mundo...
Os Skodas foram comercializados no Brasil de 1947 a 1957, importados exclusivamente pela firma Auto Central Ltda (Rio de Janeiro), de propriedade dos irmãos Ruy, Rafael e Raul Santos Rocha e do Sr. Hans Stoefen. Os modelos importados eram Os Skodas 1100, 1201 e o Octavia 440. Rafael Santos Rocha construiu em 1951 um carro de corrida com chassis tubular e mecanica Skoda com modificações feitas por ele. Essas modificações foram introduzidas pela fábrica no seu modelo de série Octavia anos mais tarde. Com esse veículo ele foi campeão estadual na categoria até 1600cc, andando na frente dos MGs.
Concordo com todos os comentários os carros skoda são incríveis e eu tenho um
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