O Mercado Livre é o site ideal para resolver todas as necessidades de compra e venda, encontrando de tudo o que se busca através de uma maneira fácil, rápida e segura, desde produtos luxuosos, passando por eletrônicos, livros usados, canetas, figurinhas, itens de colecionadores, até carros, barcos, imóveis e aviões. É uma empresa de tecnologia que tem como principal objetivo democratizar o comércio eletrônico oferecendo a melhor plataforma e os serviços necessários para que pessoas e empresas possam comprar, pagar, vender, enviar, anunciar e gerir seus negócios na internet.
A história
O plano de negócios para o lançamento do primeiro site de comércio eletrônico da América Latina foi iniciado no mês de março de 1999 nos Estados Unidos, enquanto o argentino Marcos Galperin (foto abaixo) terminava seu mestrado na tradicional Universidade de Stanford. Logo em seguida ele começou a formar uma equipe de profissionais para colocá-lo em execução, entre os quais estavam os também argentinos Hérnan Kazah e Josué Sales, além do brasileiro Stelleo Tolda. O objetivo era oferecer uma plataforma de negociação (marketplace) online totalmente automatizada e organizada por temas para que pessoas e empresas pudessem comprar e vender de forma fácil, rápida e segura. O site, batizado de Mercado Libre (conhecido como Mercado Livre no Brasil), foi lançado oficialmente no dia 2 de agosto, primeiro na Argentina, e depois de um aporte financeiro de investidores, que incluíram o banco J.P. Morgan e o fundo Hicks, Muse, Tate & Furst, no valor de US$ 7.6 milhões, foi colocado no ar também no Brasil em outubro e nos dois meses seguintes no México e no Uruguai. Em maio de 2000, o negócio recebeu o apoio de outros fundos de investimentos no valor de US$ 46.5 milhões, que permitiram a ampliação e o reforço das atividades do site com o lançamento de versões locais na Colômbia, Venezuela, Chile e Equador.
Ainda em junho deste ano a empresa criou o MercadoSócios com o objetivo de gerar tráfego para o Mercado Livre a partir de diferentes sites da web, oferecendo aos afiliados a oportunidade de geração de renda e possibilitando financeiramente a criação e a manutenção de inúmeros sites. Porém, a mudança mais significativa ocorreu no mês de setembro de 2001. Na ocasião, o Mercado Livre fechou uma parceria estratégica de cinco anos com o eBay, então maior empresa de leilão virtual do mundo, que se tornou o principal acionista do empreendimento, iniciando um trabalho em conjunto para oferecer um melhor serviço a comunidade de usuários da América Latina, mediante o acesso a certos conhecimentos técnicos e experiência, que aceleraram alguns aspectos de desenvolvimento do Mercado Livre. Como parte desta parceria estratégica, a empresa adquiriu a então subsidiária brasileira do eBay, o iBazar. No final de 2002, o Mercado Livre fez novas aquisições estratégicas, como por exemplo, quando comprou a Lokau.com, uma plataforma brasileira de negócios concorrente, incorporando assim todos os usuários cadastrados deste site e expandindo sua base de clientes.
Em janeiro de 2003, a empresa lançou o Mercado Pago, um sistema de pagamento online desenvolvido com a tecnologia mais avançada em segurança disponível, inicialmente para seus usuários, que oferecia a opção de realizar a transação por transferência bancária, cartão de crédito ou boleto bancário. Hoje em dia, o Mercado Pago também permite a qualquer usuário o pagamento de contas com códigos de barras; pagamento de produtos ou serviços a partir do código QR Code; recarga de celular e diversas outras soluções de pagamento. Pouco depois, em 2004, o Peru ganhou sua versão local do Mercado Livre. Outra grande aquisição que permitiu a empresa crescer mais rapidamente ocorreu no mês de novembro de 2005 quando o Mercado Livre comprou as operações do site DeRemate.com (Arremate.com, no Brasil) em países como Colômbia, Equador, México, Peru, Porto Rico, Uruguai e Venezuela, consolidando sua posição de liderança na região. A partir desta data, a concorrência do setor de leilões online na região caiu consideravelmente. Com isso, em 2006, o Mercado Livre lançou sites locais em países da América central, como por exemplo, Costa Rica, República Dominicana e Panamá.
No mês de agosto de 2007, a empresa finalmente realizou a sua oferta pública inicial de ações na Nasdaq, levantando capital para futuros investimentos, como ocorreu no dia 22 de fevereiro do ano seguinte, quando o Mercado Livre adquiriu 100% do CMG Classified Media Group, empresa que operava como uma plataforma de classificados online dedicada principalmente à venda de automóveis por meio do site www.tucarro.com na Venezuela, Colômbia e Porto Rico; e de imóveis por meio do site www.tuinmueble.com, na Venezuela, Colômbia, Panamá, Estados Unidos, Costa Rica e Ilhas Canárias. Em 2010 lançou seu site local em Portugal, mas encerrou a operação alguns anos depois para se dedicar ao crescimento em países latino-americanos.
A fórmula do sucesso do Mercado Livre é o seu e-marketplace, um local em que pessoas ou pequenos e médios negócios anunciam seus produtos. A cada venda, o site ganha uma comissão. A vantagem é que, ao contrário dos varejistas virtuais, o Mercado Livre não precisa comprar produtos e muitos menos armazená-los em um centro de distribuição. O segredo está também em sua estrutura. A empresa ganha em todas as pontas do varejo online. O Mercado Pago, por exemplo, oferece um meio de pagamento seguro aos lojistas hospedados na plataforma. A empresa também presta uma série de serviços, que vai desde um sistema de gestão gratuito até a possibilidade de usar seu centro de distribuição.
O Mercado Livre oferece um ecossistema de serviços para o comércio online cujo objetivo é potencializar a capacidade de comprar e vender, aumentar a diversidade de produtos disponibilizados e impulsionar o desenvolvimento de uma comunidade empreendedora: Marketplace (unidade de negócios que abriga os marketplaces de produtos - onde toda a jornada de compra acontece dentro da plataforma -, e de veículos, imóveis e serviços - área de Classificados, onde não há cobrança de comissão pelas vendas, que acontecem fora da plataforma); Mercado Pago (oferece soluções de pagamentos que garantem segurança às transações realizadas no Mercado Livre e também em diversos sites, além de estar presente também no mundo físico, com as máquinas de cartão Mercado Point); Mercado Envios (lançada em 2013, é a tecnologia de gestão de logística que oferece solução de cálculo de frete nos anúncios do marketplace e permite a impressão de etiquetas pré-pagas para facilitar o envio dos produtos com operadoras parceiras de logística. Além disso, oferece o serviço de Coletas, que disponibiliza embalagens próprias aos vendedores, retira os produtos em seus endereços, consolida a carga e entrega aos compradores com uma das transportadoras que prestam serviço para a empresa); Mercado Livre Publicidade (responsável pela comercialização de publicidade - como links patrocinados, banners - dentro da plataforma do marketplace) e Mercado Shops (ferramenta com a qual qualquer pessoa ou empresa pode criar uma loja online com domínio próprio, layout personalizado e sistema de pagamentos em minutos).
Campanhas que fizeram história
O Mercado Livre nos últimos anos sempre primou por lançar campanhas publicitárias criativas e marcantes, mostrando de uma forma bem-humorada o conceito e posicionamento dos seus serviços. Entre elas podemos destacar a campanha lançada em 2006, intitulada “Beso”, onde era mostrado como é fácil realizar compras e vendas online pela plataforma do Mercado Livre, além de destacar a grande variedade de produtos ofertados ou oferecidos no site. “Alguém procura o que você tem. Alguém tem o que você procura”, expressava o conceito do comercial em que um garoto decide colocar a venda um “Beijo” no Mercado Livre e uma bela garota ao ver o anúncio no site se interessa em comprá-lo. Para assistir ao comercial clique no ícone abaixo.
Em 2009 o Mercado Livre lançou mais uma campanha publicitária inteligente para a América Latina, que incluía o comercial “Grego”, um filme onde o conceito criativo estava centrado no slogan “O que você procura, encontra no MercadoLivre.com”, como forma de descrever que qualquer pessoa podia encontrar no site todo tipo de produto novo, de aparelhos tecnológicos até produtos para a casa. Para assisti-lo clique no ícone abaixo.
A evolução visual
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos, adquirindo uma imagem mais limpa e moderna. O logotipo original da marca durou pouco tempo. Isto porque, no ano de 2000 a marca apresentou sua nova identidade visual que possuía as cores amarela e azul e o símbolo de um aperto de mãos (gesto popular para concretizar uma compra e venda). Em maio de 2013, o logotipo da marca foi novamente renovado, mas sem perder sua identidade anterior. O logotipo manteve as cores e suas linhas básicas, mas ganhou uma nova tipografia de letra. Além disso, ocorreu a eliminação definitiva da extensão “.com”, que servia no passado para explicar que a empresa era online, informação esta que agora os consumidores já sabem.
Os logotipos de outras soluções e serviços da empresa também foram atualizados seguindo a atual identidade visual da marca.
Os slogans
O melhor tá chegando. (2019)
Nunca deixe de buscar. (2015)
Pensou. Checou. Comprou. (2013)
Onde você compra e vende de tudo. (2008)
Donde compras y vendes de todo. (espanhol)
A comunidade dos negócios.
Dados corporativos
● Origem: Argentina
● Fundação: 2 de agosto de 1999
● Fundador: Marcos Galperin, Stelleo Tolda, Josué Sales e Hérnan Kazah
● Sede mundial: Buenos Aires, Argentina
● Proprietário da marca: Mercado Libre Inc.
● Capital aberto: Sim (2007)
● CEO: Marcos Galperin
● Faturamento: US$ 1.43 bilhões (2018)
● Lucro: - US$ 36.5 milhões (2018)
● Valor de mercado: US$ 27.3 bilhões (novembro/2018)
● Usuários registrados: 264 milhões
● Presença global: 18 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 9.000
● Segmento: Tecnologia
● Principais produtos: Comércio eletrônico e sistema de pagamento eletrônico
● Concorrentes diretos: Amazon, eBay, Netshoes, Alibaba, Submarino, Magazine Luiza, OLX, Buscapé, Enjoei, PagSeguro e PayPal
● Slogan: O melhor tá chegando.
● Website: www.mercadolivre.com.br
A marca no mundo
Atualmente o Mercado Livre, maior site de comércio eletrônico da América Latina e 7º mais acessado do mundo neste segmento, está presente em 18 países da América Latina, incluindo Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Chile, Equador, México, Peru, Uruguai, Venezuela, República Dominicana, Panamá, além de possuir mais de 267 milhões de usuários registrados (no Brasil são mais de 10 milhões). Ao todo são 6.4 milhões de vendedores e 50.2 milhões de compradores. Através de mais de 60 milhões de itens publicados em mais de duas mil categorias e subcategorias, o Mercado Pago realizou 678 milhões de pagamentos (dados de 2018), processando US$ 25 bilhões. Por segundo o Mercado Livre realiza em média 6.000 buscas e concretiza 12 compras. Somente em 2018 foram aproximadamente 355 milhões de itens comercializados no valor de US$ 13.3 bilhões.
Você sabia?
● Conhecido anteriormente pelo formato de vendas a leilão, o Mercado Livre tem atualmente 97% de seus usuários vendendo a preço fixo (o famoso “compre já”). Além disso, 90% dos itens vendidos são novos. Os itens publicados mais populares são das categorias relacionadas à informática e eletrônica.
● O Mercado Livre é a fonte de renda para mais de 200 mil pessoas na América Latina. Ou seja, gera trabalho e renda.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Exame, Época Negócios, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 19/11/2019
Um comentário:
Na verdade quero saber quem importa o sabonete Fulton do fabricante argentino MELROSE. Agradeõ se puderem me dar essa informação. Marly
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