A Kendall é sinônimo de meia terapêutica, tendo o aval irrestrito da classe médica e a confiança de milhões de consumidores, que utilizam seus produtos para amenizar e até prevenir problemas de circulação, proporcionando assim conforto e bem-estar para as pernas. Está comprovado que o uso de Kendall melhora clinicamente os indesejáveis sintomas de dores, inchaços e cansaço nas pernas, além de prevenir problemas futuros, se usadas periodicamente.
A história
Para contar a história da marca Kendall é preciso voltar ao ano de 1903 nos Estados Unidos. Foi neste ano que um jovem visionário de 25 anos, chamado Henry Plimpton Kendall, decidiu expandir os negócios de sua recém-comprada tecelagem, localizada na pequena cidade de Walpole, estado americano de Massachusetts, passando a produzir diversos produtos para saúde e higiene, como lenços esterilizados e curativos cirúrgicos de algodão. Com estratégias inovadoras e aplicação de técnicas científicas de administração, nos anos seguintes ele expandiu o negócio, construindo grandes marcas para The Kendall Company, como por exemplo, Curad (bandagens), Curity (fraldas), Polyken (adesivos industriais) e Kendall.
A primeira subsidiária fora dos Estados Unidos foi inaugurada em Toronto, no Canadá, no ano de 1926. Foi nesta época que a empresa passou oferecer também suas famosas meias elásticas de compressão. Após um crescimento acelerado, beneficiado em grande parte pela demanda de produtos médicos gerados pelas duas Guerras Mundiais que assolaram o mundo, a empresa inaugurou a Kendall do Brasil em 1960, sob o comando de Andrew Laska. Nesta época a empresa americana era um gigante do setor, com 18 fábricas espalhadas por vários países. A empresa desembarcou no Brasil com um produto até então escasso no mercado: as meias elásticas de compressão, indicadas para o tratamento de problemas vasculares nas pernas. O trabalho de introdução da compressão elástica no mercado brasileiro foi intenso e a tradição e independência da marca Kendall foi estabelecida e mantida mesmo após a aquisição, em 1972, da empresa pela tradicional Colgate-Palmolive, que nos próximos 16 anos administraria o portfólio de marcas da antiga The Kendall Company no mundo todo.
O crescimento da marca Kendall nesse período foi altamente expressivo. A marca passou a ser líder absoluta no mercado de meias de compressão, aproximando-se da classe médica através de uma forte estratégia de confiança em oferecer produtos eficientes e da mais alta qualidade, e também do consumidor brasileiro, que passou a ver a marca como sinônimo de meia medicinal elástica. Em 1988 a Kendall International foi criada e separou-se da Colgate-Palmolive, sendo vendida nos Estados Unidos em 1994 para Tyco International, que hoje comercializa cateteres, curativos, agulhas, seringas e suprimentos de enfermagem, entre outros produtos. Já no mercado brasileiro, em 2011, a educadora física Solange Frazão, personalidade nacionalmente conhecida como símbolo de saúde, boa forma e beleza, passou a estampar as campanhas de Kendall, como representante oficial da marca.
A Kendall, pioneira na aplicação de bacteriostático em seus produtos, recentemente foi buscar novas tecnologias para proporcionar um conforto ainda maior. Com isso, lançou a Tecnologia UltraPro, que além de adaptar-se a temperatura aumentando e diminuindo a sensação de frescor dependendo do ambiente e atividades, é um agente bacteriostático que age evitando o crescimento de microrganismos como bactérias e fungos causadores de odores desagradáveis nos artigos têxteis, proporcionando uma proteção duradoura e higiênica, conferindo a sensação de bem-estar e comodidade.
Além disso, a marca lançou a meia Kendall Sport, indicada para toda prática esportiva, com muito estilo e conforto para corridas ou caminhadas diárias. É uma ótima opção para todos os esportistas que buscam recuperação muscular e melhoria de desempenho, além de proteção contra atritos, diminuição do cansaço, estabilização dos músculos e articulações, promove o aumento do fluxo sanguíneo e reduz o acúmulo de ácido lático e dispõe da tecnologia UltraPro.
Durante mais de 60 anos no mercado brasileiro, Kendall focou seu trabalho em prover produtos de qualidade, eficiência (comprovada) e com um preço justo aos seus clientes: médicos, consumidores e lojistas. A Kendall utiliza tecnologia de ponta e um rigoroso controle de qualidade na fabricação de suas meias. Os fios utilizados em sua fabricação são cuidadosamente selecionados e seus níveis de compressão são precisos, para certificar-se de que as meias estejam sempre dentro do mais alto padrão de qualidade.
Indicadas para o tratamento de diferentes estágios de doenças venosas, as meias Kendall apresentam quatro níveis de compressão: Suave Compressão (13-17 mmHg), Média Compressão (18-21 mmHg), Alta Compressão (20-30 mmHg) e Extra Alta Compressão (30-40 mmHg). Além disso, a Kendall oferece as meias e meias-calça em cinco tamanhos e várias cores. As meias da marca também são bastante indicadas para longas viagens de avião para evitar trombose venosa e embolia, que podem ser provocadas pelo acúmulo de líquidos nos membros inferiores, causando inchaço nas pernas e nos pés.
Prevenção que acompanha seus passos.
A meia medicinal mais prescrita do Brasil.
Pernas bonitas e saudáveis sempre. (1989)
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 1960 (Brasil)
● Criador: The Kendall Company
● Sede mundial: Winston-Salem, Carolina do Norte, Estados Unidos
● Proprietário da marca: Hanesbrands Inc.
● Capital aberto: Não
● CEO: Steve Bratspies
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Segmento: Produtos médicos
● Principais produtos: Meias de compressão
● Concorrentes diretos: Venosan, Sigvaris, Jobst, Acte Sports, Medi, Attiva e Ergo Premium
● Slogan: Prevenção que acompanha seus passos.
● Website: www.kendall.com.br
A marca no Brasil
Hoje em dia os produtos da marca (meias ¾, meias ⅞, meias-calça e meias-calça para gestante) são distribuídos em todo território brasileiro, desde canais farmacêuticos (casas cirúrgicas), lojas departamentais até farmácias e drogarias. A marca Kendall pertence à Hanesbrands, multinacional têxtil que detém algumas das principais marcas de vestuário do mercado americano, como Hanes® (conheça essa história aqui), Champion (saiba mais aqui), Playtex e Wonderbra (saiba mais aqui), além das marcas Tensor e Zorba (saiba mais aqui) no Brasil.
Você sabia?
● As meias da Kendall foram substituídas pela marca Covidien no mercado americano, onde pertence à empresa de mesmo nome.
● As meias de compressão graduada facilitam o retorno sanguíneo ao coração, pois exercem uma maior compressão no tornozelo, decrescendo gradativamente à medida que sobe para a coxa. Para a utilização correta das meias, deve ser feita uma avaliação do tamanho e compressão para cada pessoa.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 18/9/2025
O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding
Um comentário:
In love!
Postar um comentário