21.7.10

COTY


Na COTY tudo cheira muito bem. Afinal, a empresa francesa, orientada por um espírito empreendedor, paixão, inovação e criatividade, sempre desenvolveu um portfólio incomparável de perfumes para marcas consagradas, cujas fragrâncias se tornaram marcantes. 


A história 
Tudo começou em 1904 quando François Coty, nascido na ilha de Córsega e considerado o fundador da indústria moderna de perfumes, após trabalhar na Maison Chiris, uma das maiores produtoras de essências florais da época, estabeleceu um pequeno laboratório na cidade de Paris e criou seu primeiro perfume, batizado de La Rose Jacqueminot, cujo frasco foi desenvolvido por Baccarat e utilizava um delicado e equilibrado odor de florais, na época, rejeitado por outros fabricantes por não ser considerado sofisticado. Já no ano seguinte ele criou mais dois perfumes inovadores: L’Origan e Amber Antique, que foram os primeiros a combinarem ingredientes naturais e sintéticos. Rapidamente ele percebeu que a embalagem era muito importante e vital para vender perfumes. Foi então que ele firmou uma sociedade com René Lalique, proprietário da prestigiosa cristaleria e joalheria francesa, para produzir exuberantes frascos para suas cheirosas criações. O primeiro perfume fruto desta parceria foi o L’Effleurt, com seu belo frasco em Art Nouveau. A partir deste momento a COTY seria responsável por uma revolução, utilizando os frascos como objetos chamativos para determinar as vendas de seus perfumes.



O enorme sucesso de seus produtos permitiu que a Maison COTY inaugurasse, ainda em 1908, sua primeira loja em Paris e estabelecesse sua primeira fábrica, localizada nos arredores da cidade, no ano seguinte. Pouco depois, em 1910, a empresa estabeleceu subsidiárias nas cidades de Londres e Moscou, iniciando assim sua internacionalização. Em 1913, a empresa já estava presente em Nova York com uma luxuosa loja instalada em plena Quinta Avenida, cujos vidros da vitrine foram criados pela Lalique. A partir deste momento, Coty soube como ninguém explorar o potencial de mercado ao produzir perfumes em maior escala e menor custo para servir à classe média.



O sucesso fez com que a empresa inaugurasse outras subsidiárias em novos mercados para comercializar seus perfumes, como por exemplo, Buenos Aires, Johannesburg, Madri e Rio de Janeiro. Ao se tornar uma empresa de capital aberto em 1925, a COTY levantou dinheiro suficiente para adquirir o total controle de cinco de suas subsidiárias no continente europeu. Nesta década a COTY criou e lançou no mercado 15 novos perfumes. Após a morte de François Coty em 1934, a empresa foi assumida por Benjamin E. Levy, que deu continuidade ao legado do mestre dos perfumes. Neste período, devido a Grande Depressão Americana que assolava milhões de famílias, a empresa, como todas as demais que atuavam no mercado de produtos de luxo, enfrentou grandes dificuldades. As vendas despencaram e a empresa se viu obrigada a reduzir seus preços para sobreviver.



Após a Segunda Guerra Mundial a COTY sofreu uma revolução: a linha de produtos foi ampliada, incluindo produtos masculinos; as embalagens remodeladas; os preços adequados ao mercado; produtos foram expostos em displays em grandes e sofisticadas drogarias e perfumarias; e laboratórios de pesquisas foram estabelecidos em várias partes do mundo. A COTY se tornou subsidiária da americana Pfizer no ano de 1963, em uma transação avaliada em US$ 26 milhões na época. Pouco depois, em 1965, a empresa lançou no mercado Imprevu, seu novo perfume em 25 anos.



Em 1968 a empresa lançou COTY ORIGINALS, uma linha de maquiagens a preços populares. Com esses novos produtos, as vendas da empresa aumentaram no mundo inteiro. Além disso, a COTY introduziu em sua linha mais marcas de luxo, como por exemplo, a Dina Merrill. A década de 1970 foi marcada por muitos lançamentos como as fragrâncias Styx, Sweet Earth e Wild Musk, além da linha de tratamento de beleza Equatone. Em 1981, o sucesso do lançamento do perfume masculino Stetson, fez com que a empresa expandisse essa linha com a introdução da versão feminina no ano de 1986. Com mais de US$ 100 milhões de faturamento na categoria de perfumes femininos, a COTY, em 1988, era a segunda empresa nesse segmento no mundo, atrás apenas da americana Revlon.



Em 1992 a COTY foi comprada pela empresa alemã Joh. A. Benckiser GmbH. Pouco depois, em 1996, a Lancaster, tradicional marca de cosméticos fundada no ano de 1946 em Mônaco, passou a fazer parte do portfólio da empresa, agregando produtos de luxo e qualidade a sua linha, como por exemplo, os perfumes Davidoff, Jil Sander e Vivienne Westwood, além da linha de cosméticos Isabella Rossellini. Em maio de 2005 a COTY comprou a divisão de perfumes da Unilever e se tornou a maior empresa do mundo neste segmento. Com essa aquisição perfumes de marcas famosas como Calvin Klein, Cerruti, Vera Wang, Chloé e Lagerfeld, passaram a fazer parte do portfólio da COTY.


A partir de 2010 a COTY resolveu expandir significativamente sua presença no setor de cosméticos de coloração e produtos de cuidados para a pele e o corpo com aquisições de importantes marcas como Dr. Scheller Cosmetics (produtora alemã de tintura e maquiagem), Philosophy (cremes hidratantes contra o envelhecimento, esfoliantes de pele instantâneos, perfumes e batons), OPI (esmaltes) e TJoy (marca chinesa de cuidados para a pele). Depois de uma tentativa fracassada em adquirir a americana Avon, pela qual ofereceu mais de US$ 10 bilhões, a COTY resolveu abrir seu capital na Bolsa de Valores em junho de 2013.



Atualmente a COTY mantém uma capacitada equipe composta por mais de 100 profissionais que são responsáveis por pesquisar, desenvolver e criar produtos inovadores na área de cosméticos e perfumes. O resultado deste investimento em pesquisa e desenvolvimento são mais de 700 patentes ao redor do mundo e muitos novos e inovadores produtos lançados por ano.



A linha do tempo 
1912

Lançamento do perfume L’Or, que possuía uma essência floral combinada com tabaco louro. 
1914

Lançamento do primeiro cosmético da marca: pó para o rosto, comercializado em caixinhas redondas que vinham com uma esponja para aplicação. 
Lançamento de um pó para o corpo que vinha com a essência de seus perfumes.

1917

Lançamento do CHYPRE, um perfume que se tornaria, durante anos, um enorme sucesso da marca. 
1922

● Lançamento do PARIS, perfume que faria enorme sucesso nos mercados britânico e americano. 
1955

● Lançamento da linha de batons longos COTY 24, que durante anos se tornou um imenso sucesso. 
1969

● Lançamento da BACCHUS, uma completa linha de cosméticos masculinos que incluía loção pós-barba e colônias. 
1985

Lançamento do HELIOTAN, um exclusivo complexo que estimulava o bronzeamento e a proteção natural da pele. 
1986

● Lançamento da colônia DAVIDOFF COOL WATER
1993
Lançamento do perfume VANILLA FIELDS
1994

● Aquisição da empresa Quintessence, proprietária de perfumes populares e famosos como JOVAN e ASPEN
1996

● Aquisição da marca de cosméticos e maquiagens RIMMEL LONDON
1998

● Lançamento de uma nova linha de cosmético chamada MANIFESTO
1999

● Lançamento do perfume masculino ADIDAS MOVE
2002

● Assina contrato de licenciamento com a celebridade Jennifer Lopez e lança o perfume GLOW by JLO
2003

Aquisição das marcas (perfumes) KENETH COLE e MARC JACOBS
2005

● Aquisição das marcas (perfumes) CALVIN KLEIN, CERRUTI, CHLOÉ e VERA WANG
Lançamento do perfume masculino INSTINCT by DAVID BECKHAM
Lançamento do perfume LOVELY by SARAH JESSICA PARKER
2006

● Lançamento do perfume masculino INTIMATELY BECKHAM
2009

● Lançamento da linha de perfume SARAH JESSICA PARKER, composta por três fragrâncias (Dawn, Endless e Twilight). 
2010

● Lançamento do perfume feminino BEYONCÉ HEAT
2012

● Lançamento do perfume FAME em colaboração com a cantora Lady Gaga.


As marcas 
Atualmente a COTY possui mais de 40 licenças para produzir perfumes, além de ser proprietária de grandes marcas de cosméticos. Recentemente a empresa passou por uma enorme reestruturação, sendo criadas três divisões internas em segmentos distintos: 
FRAGRANCES 
Detém licenças para produzir perfumes com marcas de renome como Balenciaga, Bottega Veneta, Calvin Klein, Cerruti, Chloé, Chopard, Davidoff, Guess, Joop!, Jil Sander, Jōvan, Marc Jacobs, Miu Miu, Nautica, Playboy, Vera Wang, Stetson, Roberto Cavalli, Pierre Cardin e Vespa. Além disso, é responsável por criar e produzir perfumes com nomes de celebridades como Beyoncé, Henrique Iglesias, Halle Berry, David Beckham, Jennifer Lopez, Lady Gaga, Celine Dion e Katy Perry. 
COLOR COSMETICS 
Engloba batons, esmaltes e maquiagens para os olhos e face com as marcas OPI (líder mundial no segmento de esmaltes), Astor, Manhattan, Rimmel London, Miss Sporty, NYC Color e Sally Hansen. 
SKIN & BODY CARE 
Dividida em cuidados com a pele e cuidados com o corpo, engloba géis de banho, desodorantes e produtos para o tratamento da pele com as marcas Adidas, Lancaster, Philosophy e Playboy.


2015 foi um ano histórico para a COTY. Isto porque a empresa fez três importantes e gigantescas aquisições que a tornaram uma das maiores do mundo em seu segmento. Primeiro adquiriu a tradicional marca de cosméticos francesa Bourjois (criada em 1863) da Chanel por US$ 239 milhões. Depois comprou a unidade de beleza da Procter & Gamble por US$ 12.5 milhões, que incluiu 43 marcas de produtos profissionais para salões e de tinturas, cosméticos e fragrâncias para varejo. Entre elas Wella, Koleston, Clairol, Wellaton, Max Factor e Covergirl, e perfumes como Hugo Boss, Dolce & Gabbana, Gucci, Lacoste, Bruno Banani, Christina Aguilera, Escada, Gabriela Sabatini, James Bond 007, Mexx, Stella McCartney e Alexander McQueen. E por fim, adquiriu por R$ 3.8 bilhões a divisão de cosméticos da brasileira Hypermarcas, adicionando ao seu portfólio marcas consagradas como Risqué (esmaltes), Monange (produtos femininos de cuidados pessoais), Bozzano (produtos masculinos de cuidados pessoais), Biocolor (tinturas de cabelo) e Cenoura & Bronze (protetores solares e bronzeadores).


Dados corporativos 
● Origem: França 
● Fundação: 1904 
● Fundador: François Coty 
● Sede mundial: New York City, Nova York, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Coty, Inc. 
● Capital aberto: Sim (2013) 
● Chairman & CEO: Bart Becht 
● Faturamento: US$ 4.39 bilhões (2014-2015) 
● Lucro: US$ 359.5 milhões (2014-2015) 
● Valor de mercado: US$ 9.32 bilhões (março/2016) 
● Presença global: 130 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 12.000 
● Segmento: Produtos de beleza 
● Principais produtos: Perfumes, maquiagens, esmaltes e produtos para a pele 
● Slogan: A world of beauty. 
● Website: www.coty.com

A marca no mundo 
Atualmente a COTY, uma das maiores empresas produtoras de perfumes do mundo, comercializa seus produtos, que englobam desde fragrâncias, maquiagens, cosméticos até produtos para o cuidado da pele, em mais 130 países através de lojas especializadas, drogarias, perfumarias, lojas de departamento, grandes varejistas e aeroportos (lojas Duty Free). Os perfumes e fragrâncias respondem por aproximadamente 50% e a Europa por 51% dos US$ 4.39 bilhões de faturamento que a empresa atingiu em 2015. A COTY possui mais de oito fábricas no mundo, localizadas na Inglaterra (Ashford), Espanha (Granollers), França (Chartres), Principado de Mônaco, China (Jiangsu) e Estados Unidos (Sanford, Los Angeles e Phoenix). A empresa deve a maior parte de suas receitas aos perfumes de marcas como Calvin Klein, Davidoff, Adidas, Playboy e Joop!, assim como às fragrâncias que vende com o nome de celebridades, como Lady Gaga e Jennifer Lopez. 


Você sabia? 
A COTY é guiada pela cultura corporativa “Faster. Further. Freer.” (em tradução livre “Mais rápido. Além. Mais livre”). 
François Coty na verdade nasceu com o nome de Joseph Marie François Spoturno em 1874 na cidade de Ajjacio na Córsega. Batizou sua perfumaria de COTY em homenagem a sua mãe, uma vez que esse fora seu nome de solteira. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 31/3/2016

4 comentários:

Lótus disse...

Boa noite !!!
Queria agradecer por tantas boas fragrâncias que vós Coty nos surpreende e aproveitar por perguntar onde encontrar o antitranspirante cremoso Musk, pois só o uso e gostaria de ser assim pra sempre. Sou fiel consumidor.
Desde já aguardo tal informação preciosa.
GIOVANI - RJ .

Priscila Maluhy disse...

Olá boa tarde!!
Esse blog é muito bom!!!
Imagino o tempo,dedicação e carinho gastos para a construção desse blog. Parabéns!!!
Adorei!!!

Elizabete Garcia disse...

Todos em minha família estamos desesperados por não encontrarmos mais no mercado o nosso desodorante favorito o simples e efeciente: DESODORANTE SEM PERFUME COTY. Onde podemos encontra-lo? Por favor!!!

Anônimo disse...

Faz muito tempo que procuro o perfume que eu usava. Vertige,onde posso encontrar?