20.6.19

ABREU


Não existe nenhuma agência de turismo, no mundo, com tanta história e experiência em proporcionar férias e momentos inesquecíveis como a portuguesa Abreu. Considerada a agência de turismo mais antiga do mundo, a empresa cuida com eficiência de todo o planejamento das viagens, para que milhões de clientes tenham uma experiência única, relaxante e segura, sempre em busca de novas formas de pesquisar, viajar e compartilhar suas vivências. 

A história 
A história da Agência Abreu começou no longínquo ano de 1840 quando Bernardo Luís Vieira de Abreu percebeu uma oportunidade de negócios com o movimento de emigrantes que saía do norte de Portugal e da região da Galícia para o Brasil. Diante desta enorme oportunidade e um instinto visionário para negócios, Bernardo fixou-se na cidade do Porto e abriu a primeira agência de viagens do mundo com atendimento ao público. Inicialmente a agência era especialista em prestar serviços, como por exemplo, a confecção de passaportes, vistos de emigração e a venda de passagens de trem para Lisboa e de navio para a América do Sul, especial com destino ao Brasil. Ao longo dos anos seguintes, os destinos foram ampliados para a África, América do Norte e Europa. E com isso a Abreu ganhou centenas de milhares de clientes.


Havendo referências ao agenciamento de transporte de carga para o Brasil e para o continente africano já em 1895, foi somente no ano de 1957 que essa atividade passou a integrar o setor de Carga, que hoje em dia assume um papel relevante nos negócios da Abreu, tão importante quanto às viagens de lazer e empresariais. Ainda nos anos de 1950, o portfólio de produtos e serviços valorizou-se com os chamados Circuitos Europeus e as Viagens em Grupo - ainda hoje dois ícones na programação da marca. Isto porque, frequentemente turistas brasileiros solicitavam, por intermédio de agências de viagens brasileiras, que a Abreu organizasse viagens pela Europa, na maior parte das vezes operadas em ônibus, com guia e motorista. E foi assim que se iniciaram as primeiras viagens em grupo, as excursões em ônibus, circuitos esses que até hoje a Abreu opera com enorme sucesso. Foi neste momento que houve a nomeação do primeiro representante no Brasil.


Na década de 1960 tem início um novo ciclo na Abreu, determinado especialmente pelo enorme crescimento da aviação comercial no mundo, que encurtou as distâncias entre os continentes. Ainda nesta década a Abreu iniciou a comercialização de pacotes de cruzeiros marítimos, incrementado nos anos seguintes através de fretamentos integrais de navios para viagens na costa brasileira, Açores, Madeira, Europa Continental, Norte da África e Oriente Médio. A empresa contribuía, assim, para o fortalecimento do segmento de cruzeiros marítimos, que abriu novas perspectivas ao turismo mundial, um setor de negócios onde a Agência Abreu afirmou sua especialidade e experiência única, tornando-se líder de mercado nos dias atuais. Em 1969, a agência abriu seus primeiros escritórios próprios nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.


Os anos seguintes assistiram à expansão da rede de lojas da Abreu no território português, e também prosseguiu sua expansão internacional com a abertura de escritórios em Nova York, Madri, Londres, México, Caracas e Buenos Aires. Além disso, foi lançado o operador turístico próprio, para criação e distribuição de produto e gestão (pioneira) de operações de voos charter em Portugal (de Lisboa a Funchal), Espanha e Brasil. Tudo isto refletiu, em grande parte, o crescimento notável da indústria do turismo e a democratização das viagens, agora ao alcance de milhares de pessoas através da oferta competitiva da Agência Abreu. Com isso, trouxeram à evidência o crescimento sustentado dos negócios da presença da Abreu em Portugal e no mundo. Na década de 1980 foi criado o Operador Turístico - Club 1840 - que se tornou uma referência no panorama turístico internacional; e ainda outros setores especializados tais como o Departamento de Empresas, Congressos, Grupos e Incentivos e Turismo Religioso.


Em 2003, os portugueses foram convidados a “descobrir” o Mundo Abreu, que incorpora uma forte componente de aproximação de fornecedores com os clientes finais, hoje em dia considerada a maior feira de viagens do continente europeu, exclusivamente dirigida ao público, com a presença de organizações institucionais e de fornecedores de serviços turísticos nacionais e internacionais dos cinco continentes. O novo milênio tem início com investimentos maciços da empresa em mercados como Portugal, Brasil e Angola, além do estreitamento das relações com outros mercados do continente americano. Foram inaugurados então, novos escritórios nos Estados Unidos e na Inglaterra. Os investimentos estenderam-se também às tecnologias, à comunicação interna e externa, às novas mídias e à interpretação de um modelo de sociedade cada vez mais pautado pelas regras e tendências da economia digital. E em 2014 foi lançada a Expo Abreu, primeira feira de viagens de inverno organizada em Portugal. Nos últimos anos a Agência Abreu começou a investir ainda mais na era digital, adaptando-se ao mercado crescente do turismo na internet. Com isso surgiu o site Abreu Express, para clientes que não estão interessados em adquirir pacotes de turísticos e necessitam apenas de uma passagem aérea ou alojamento em hotéis. O site foi criado com “o intuito de melhorar a experiência online na reserva de voo, hotel ou na combinação de ambos”.


A evolução visual 
A identidade visual da marca Abreu passou por algumas alterações ao longo dos anos, adquirindo uma grafia mais moderna e atraente.


Os slogans 
Curta sua viagem. 
A sua marca de confiança. 
Uma marca de Portugal em viagem universal.


Dados corporativos 
● Origem: Portugal 
● Fundação: 1840
● Fundador: Bernardo Luís Vieira de Abreu 
● Sede mundial: Porto, Portugal 
● Proprietário da marca: Viagens Abreu S.A. 
● Capital aberto: Não 
● Chairman: Alberto de Macedo Vieira de Abreu 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Agências: 150 
● Presença global: 6 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 2.000 
● Segmento: Turismo 
● Principais produtos: Pacotes turísticos, passagens aéreas e cruzeiros marítimos 
● Concorrentes diretos: Thomas Cook, Virgin Holidays, TUI Travel, FlyTour, CVC, Expedia, Decolar e Travelocity 
● Slogan: Curta sua viagem. 
● Website: www.abreutur.com.br 

A marca no mundo 
Considerada a agência de turismo mais antiga do planeta (uma polêmica: a “rival”, Cox & Kings, surgiu em 1758, trabalhando com o exército britânico, acompanhando as aventuras dos seus regimentos na construção do império), a Abreu opera fortemente em países como Portugal, Brasil Espanha, Angola, Inglaterra e Estados Unidos. O principal destaque da Abreu são os pacotes turísticos sempre muito bem diferenciados e exclusivos para seus clientes. A Abreu tem-se especializado na prestação de serviços turísticos, ajudando clientes a planejar suas viagens, tanto em transporte e alojamento, como até mesmo no segmento de atividades lúdicas e culturais. A agência portuguesa oferece as melhores tarifas e principais pacotes e roteiros turísticos, desde cruzeiros marítimos, roteiros na Europa, Estados Unidos, parques temáticos, além de estadias em praia e ilhas, que estão entre os destinos mais procurados. 

Você sabia? 
Apesar de ter sido fundada em 1840, a Agência Abreu ainda hoje pertence à mesma família e descendentes diretos do fundador, da quinta geração. 

As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), jornais (Folha e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 


 Última atualização em 20/6/2019

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom dia!
Por favor, gostaria de falar com o blog sobre as marcas que atendo. Acho muito bacana a iniciativa e gostaria de entrar em contato. Qual e-mail, por favor? O meu é fernanda@estrelacomunicacao.com.br (pode apagar este comentário depois, mas não achei contato no blog). Obrigada!