A HERING inaugurou o conceito “o básico que é fashion”, vestindo e traduzindo o comportamento de pelo menos três gerações de brasileiros. Durante muitos anos, no Brasil e em boa parte do mundo, o nome HERING foi sinônimo imediato de camiseta básica. E não foi por acaso que surgiu essa identificação. Ao longo de sua história, fabricou e vendeu no mercado aproximadamente 5.8 bilhões de camisetas. Para se ter uma ideia da grandeza desse número, considerando a atual população brasileira, isso daria mais de 30 camisetas para cada habitante do país. Transformar uma marca em sinônimo de um produto é certamente um feito reservado a poucos. Mas a HERING também se tornou sinônimo de conforto e estilo, traduzindo-se em moda causal, descolada e acessível. A marca é capaz de se reinventar mantendo sempre a sua identidade e tradição sem perder a sintonia com as tendências, cores e formas do mundo da moda.
A história
A história da empresa une-se de forma inseparável à saga dos Hering, uma família de imigrantes alemães que, como tantas outras que vieram para a América escreveu um importante capítulo no desenvolvimento do Vale do Itajaí e do estado de Santa Catarina. Com a grande crise vivida no continente europeu, após um violento período de guerras, Hermann Hering ouvira falar de uma nova colônia, fundada em 1850 pelo Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau no estado de Santa Catarina, onde a agricultura e a pequena indústria começavam a prosperar. Ainda sem infraestrutura, Blumenau despontava como um povoado que se dedicava ao trabalho e valorização da educação, cultura e arte. Entusiasmado com a oportunidade, Hermann aportou na colônia em 1878. Recém chegado da Alemanha, os primeiros momentos não foram nada fáceis para ele. Porém, após algum tempo, ele percebeu uma grande chance de explorar um mercado promissor: não havia ainda nenhuma tecelagem na região e roupas e tecidos estavam entre os produtos importados mais caros.
Em 1879, Hermann comprou um tear circular e um caixote de fios, em seguida escreveu à esposa, Minna, pedindo que ela encaminhasse ao Brasil seus filhos mais velhos, Paul e Elise, juntamente com seu irmão Bruno. Sua mulher e os outros filhos viriam pouco depois. Assim, em 1880 teve início à produção de roupas em uma pequena tecelagem chamada “Trikotwaren Fabrik Gerbrüder Hering” (em tradução livre poderia ser “Malharia dos Irmãos Hering”), que fabricava basicamente camisetas de algodão, além de ceroulas e meias. Mesmo com recursos técnicos rudimentares, a tecelagem contava com um fator decisivo para sua sobrevivência e crescimento: a família Hering vinha de uma longa tradição de tecelões, nascida, séculos antes, na cidade de Hartha no interior da Alemanha.
Hering é a palavra alemã que designa o arenque (tipo de peixe semelhante à sardinha), daí o logotipo da empresa ter sido composto por dois peixinhos, cada um deles simbolizando um dos irmãos Hering (Hermann e Bruno).
A produção de camisetas de malha de algodão aumentou com a aquisição de novas máquinas, contratação de funcionários, ampliação das instalações e a vinda definitiva de toda a família para o Brasil. Enquanto Hermann coordenava a parte produtiva, seu irmão Bruno vendia os produtos em toda a colônia, indo até Itajaí, distantes 50 quilômetros. Em 1882 a qualidade das camisetas costuradas por Johanna e Nanny - filhas de Hermann - garantiu à HERING uma medalha de prata em uma exposição do Rio Grande do Sul. Em 1893, o negócio assumiu juridicamente o porte de empresa registrada com a denominação de Comercial Gebrüeder Hering. A empresa crescia e, às vésperas da primeira guerra mundial, em 1915, foi adquirida uma fiação completa com 2.600 fusos. Além disso, nesta época a empresa já contava com 90 teares e 100 máquinas de costura. Isto proporcionou à HERING independência do mercado externo de fios de algodão e uma passagem segura pelos tempos de recessão ocorridos durante a guerra, onde as matérias-primas eram racionadas e escassas.
Quando Hermann morreu em 1915 a empresa já era a maior malharia brasileira. Devido a escassez de mão-de-obra instaurada em 1929, já com a denominação de Companhia Hering, se iniciou a descentralização da costura, com a aquisição de uma fábrica em Indaial, localizada também em Santa Catarina. A medida ia ao encontro com as aspirações e necessidades de atingir novos municípios e estabelecer o desenvolvimento das regiões através da geração de milhares de novos empregos. A segunda geração da família assumiu os negócios e dinamizou ainda mais a empresa: complementaram suas atividades empresariais ampliando e construindo novas unidades fabris dentro e fora do município de Blumenau. A Cia. Hering foi a primeira exportadora de vestuário do Brasil. O início das exportações se deu em 1964, estabelecendo parcerias de longo prazo com países com os quais negociava. Ainda nesta década, adotando uma filosofia empresarial avançada, voltada para a valorização do trabalho e atualização permanente do seu parque industrial, a empresa passou por sucessivas etapas no seu processo de crescimento, tornando-se a maior malharia da América Latina.
Já nos anos de 1970, chegou aos catálogos da marca a tradicional camiseta básica HERING ORIGINAL. A relação da marca com o esporte podia ser percebida em um catálogo da HERING desta década, que mostrava golas olímpicas e camisetas para jogar futebol. Os comerciais televisivos revelavam cenas de crianças em uma aula de educação física, lembrando como a marca já foi sinônimo de uniformes escolares. Na década de 1980 a empresa comemorou seu centenário firmando-se como uma das marcas mais consagradas do país e presença constante nos guarda-roupas de milhões de brasileiros. O público consumidor evoluiu, se atualizou, ficando cada vez mais exigente e buscando produtos e serviços com alto valor agregado. No início dos anos de 1990, o destaque ficou por conta da Hering World T-Shirt, quando a camiseta branca, 100% algodão, era conhecida como o “carro-chefe” da empresa. Ao longo de 1991, o modelo ganhou outras opções de cores e, consequentemente, a preferência dos consumidores.
Com o objetivo de criar pontos de referência e destaque para marca e apresentar, de forma inovadora, a ampla variedade de produtos HERING em regiões nobres e formadoras de opinião, em 1993, foi implantada na cidade do Rio de Janeiro, no Shopping Via Parque, a primeira loja HERING FAMILY STORE (atualmente chamada apenas de HERING STORE). Este conceito evoluiu para tornar-se uma grande rede de franquias nacional no segmento de vestuário e moda. Ao longo de sua história, a empresa fabricou e colocou no mercado bilhões de camisetas. Esse volume grandioso se consagrou em 1997, quando a HERING alcançou o número de 5 bilhões de camisetas fabricadas e distribuídas ao mercado. A partir de 2002, a empresa deu início a um novo projeto, com lojas mais compactas de até 100 m², contemplando o mesmo mix de produtos e comunicação visual. A empresa também ampliou seu portfólio de produtos, além de peças básicas (incluindo uma vasta linha de jeans), passou a oferecer acessórios (bolsas, bonés, mochilas e cintos) e itens mais elaborados que exigia maior desenvolvimento, desde a modelagem, acabamento, maior exigência de qualidade e lotes menores. Outra mudança foi a adoção do modelo fast fashion, ou seja, a troca rápida de coleções.
Em julho de 2008, a marca inaugurou sua loja online, vendendo produtos da HERING e HERING KIDS pela internet. Além disso, inaugurou sua loja de número 200, localizada na cidade de Curitiba no Paraná. 2010 foi um ano muito especial para a HERING: tudo porque a empresa, que é a maior franquia de vestuário do Brasil, comemorou 130 anos de uma história cercada de grandes conquistas, crescimento e a certeza da construção de uma marca que é reconhecida por mais de 90% dos brasileiros em todas as classes sociais. Pouco depois, no ano de 2012, incrementando ainda mais sua posição no varejo, a HERING sua loja de número 500 na cidade de São Carlos, interior de São Paulo. Em 2014, além de lançar no mercado a HERING FOR YOU, que marcou seu ingresso no segmento de moda íntima, praia e fitness, apresentou um novo projeto arquitetônico de suas lojas. O novo conceito utilizava materiais contemporâneos e apresentava exposição diferenciada dos produtos, divididos por categorias. A fachada mais clara deixava o ambiente leve e limpo, valorizando ainda mais os produtos e a comunicação. A iluminação também garantia mais eficiência energética ao ponto de venda: aproximadamente 70% das lâmpadas eram de LED. A partir desta evolução arquitetônica, os clientes passaram a contar com um lounge decorado com elementos que remetem à história da marca dos dois peixinhos. Os manequins eram na cor cinza para valorizar os produtos expostos e contribuíam para o layout mais moderno da loja. A marca também apresentou uma nova identidade visual, um novo conceito e posicionamento.
Em 2019, a empresa inaugurou sua primeira loja de grande superfície (600 m²) no Park Shopping São Caetano em São Paulo, com a estratégia de diversificar os formatos de loja, facilitar as escolhas dos consumidores e propiciar melhores experiências para o público. A chamada Mega Store é um modelo “One Stop Shop”, que reúne as linhas HERING, KIDS, INTIMATES e as recém-lançadas POP e PETS, e foi projetada para simplificar a jornada de consumo. A loja serve como “Hub” de distribuição dos pedidos da internet da região, além de contar com todas as modalidades Omnichannel e experiência digital, como “lockers” inteligentes para retirada dos pedidos via “QR code”, “mobile checkout” em 100% da equipe de venda e plataforma de personalização de camisetas.
Peça de roupa que combina com o calor, o despojamento e, por que não, a situação econômica do brasileiro, as camisetas são ícones de uma marca centenária como a HERING, que sempre se orgulhou do sucesso de seus modelos básicos. Manter-se bem sucedida em um mercado competitivo, conquistar e encantar cada vez mais clientes e consumidores é um desafio constante para HERING. Por isso, investe em suas marcas, inovando e surpreendendo, sempre. Apresentando um estilo casual, alegre, descontraído e democrático, sendo amplamente aceita por todas as faixas etárias e classes sociais. A HERING tem se reinventado constantemente ao longo de sua história de 140 anos e é capaz de desenvolver coleções em sintonia com as tendências da moda atual, mantendo sua identidade e tradição.
A linha do tempo
1965
● Início do licenciamento de uma linha de roupas com personagens Disney.
1979
● Lançamento da marca PUC, com roupas alegres, descontraídas e coloridas voltadas para um público infantil. A marca foi a primeira a transportar o universo fashion para a moda infantil com valor agregado.
1992
● Lançamento da marca HERING KIDS, criada para proporcionar conforto, beleza e liberdade para as crianças e adolescentes (de 4 a 16 anos). São roupas e acessórios cheios de vida, criados com muitas cores. Cada coleção traz desenhos e detalhes que transmitem alegria e modernidade. A marca conta também com a linha baby. A marca inaugurou sua primeira loja própria em 2010.
1994
● Implantação do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor).
● Início de um ciclo de mudanças que introduziu um novo posicionamento estratégico: as lojas franqueadas.
1998
● Lançamento da DZARM, marca jeanswear para o público jovem, principalmente feminino.
● Inauguração da primeira loja no novo conceito HERING STORE.
2004
● Início de um projeto de expansão que englobou a criação do cartão de crédito Hering Store.
2006
● Inauguração da primeira HERING STORE dentro do novo modelo arquitetônico, flagship store (loja âncora), no Shopping Higienópolis em São Paulo.
2010
● Lançamento de uma nova coleção Fitness composta por peças confortáveis e modernas fabricadas em diversas matérias-primas, com cós anatômico, que modelam sem apertar.
2014
● Lançamento da HERING FOR YOU, que oferece produtos confortáveis, que vestem bem e valorizam o corpo da mulher. As opções são divididas em cinco linhas: sleepwear (pijamas e camisolas), activewear (roupas esportivas e de ginástica), underwear (moda íntima), beachwear (moda praia) e loungewear (casual confortável). A nova marca foi lançada com o conceito “Transforme o tempo em momentos”.
2019
● Lançamento da HERING POP, uma linha composta por camisetas com temas que incluem comportamento, séries, games, filmes, música e literatura.
● Lançamento da HERING PETS, uma coleção composta por peças exclusivas para cachorros e seus donos, que oferece opções com estampas coordenadas. Além das camisetas, que são chamadas de BasiCÃO, a coleção conta ainda com moletons e bandanas. A cada peça da coleção vendida, a HERING doará R$ 1 para o Instituto Luisa Mell, que resgata e acolhe animais em situação de risco.
● Lançamento de uma coleção especial em parceria com o Guaraná Antarctica. Com o slogan “O básico que é original do Brasil”, as peças traziam folhagens, frutos de guaraná e logotipos vintages da marca de refrigerantes.
● Lançamento do conceito HERING BASIC SHOP, disponível nos formatos de franquia e loja própria. A proposta possui loja com dimensão menor que destaca os itens básicos da marca, dentro do seu sortimento, levando-os para mais perto dos consumidores. Considerando praticidade, agilidade e conveniência, esse novo conceito traz em seu portfólio os best sellers da marca - composto pelos produtos mais admirados pelos consumidores.
Acertando o alvo
Em 1995 a HERING se tornou a primeira parceira no Brasil do IBCC - Instituto Brasileiro de Controle do Câncer - através da campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda”. Com isso a HERING lançou camisetas com o famoso Alvo Azul (criado em 1994 pelo estilista Ralph Lauren para o lançamento mundial da campanha nos Estados Unidos), revertendo parte do valor arrecadado para o hospital. Naquela ocasião, foram mais de 400 mil camisetas vendidas e uma arrecadação superior a R$ 2 milhões. Os recursos arrecadados desde então ultrapassaram R$80 milhões de reais, e contribuíram para a ampliação do hospital, para a melhoria do atendimento aos pacientes através da aquisição de equipamentos, melhorias da capacitação médica, e para o aumento de pesquisas. Desde sua concepção a iniciativa é sucesso no mercado da moda e contribui para a conscientização social em prol da saúde da mulher, sendo responsável, ao longo desse período, pela comercialização nas lojas HERING de mais de 900 modelos exclusivos de camisetas da coleção licenciada. Um sucesso que já vestiu mais de oito milhões de pessoas e também contribuiu para o tratamento gratuito de mais de 900 mil mulheres.
A campanha tem em seu histórico a aposta em estilistas, modelos e celebridades para dar voz à causa. Já participaram grandes e influentes nomes do mundo da moda como Marcelo Sommer, Alexandre Herchcovitch, Fause Haten, Walter Rodrigues, Valdemar Iódice, Ricardo Almeida, Oskar Metsavaht, Isabela Capeto, entre outros. Já para divulgar ato tão nobre a marca contou com celebridades como Thiago Lacerda, Márcio Garcia, Grazi Massafera, Daniele Suzuki, Rodrigo Santoro, Dudu Nobre, Caio Castro, Sabrina Sato, Preta Gil e Fernanda Motta. Além da campanha, a HERING também co-patrocina a Corrida e a Caminhada Contra o Câncer de Mama desde a sua primeira edição, em 1999. Para o tradicional evento esportivo, a marca dos dois peixinhos é responsável pela produção e fornecimento de todas as camisetas aos participantes - corredores, caminhantes, staff, convidados e imprensa, auxiliando em duas importantes práticas, a esportiva e a social.
O museu
No dia 26 de novembro de 2010 ocorreu a inauguração do Museu Hering, que resgatava os 130 anos de trajetória da empresa, cuja história está intimamente ligada ao desenvolvimento industrial do país. O espaço foi criado em um imóvel tombado como patrimônio histórico do estado de Santa Catarina. A casa, construída em Enxaimel, tradicional técnica arquitetônica de influência alemã, tem 435 m² e está localizada na entrada da sede da empresa em Blumenau. O museu rapidamente se tornou parte do circuito turístico da cidade catarinense. Além de um centro de memória representado por equipamentos, peças de roupas, tecidos e aviamentos, estampas, embalagens, documentos, fotografias, o museu conta ainda com um espaço cultural que pode ser utilizado para diversas atividades com o objetivo de democratizar a educação e o lazer a todas as camadas sociais da população.
A evolução visual
A identidade visual da marca passou por pequenas modificações ao longo dos anos, mas sempre manteve como símbolo os tradicionais peixinhos. Em 2007 foi adotada uma nova tipografia da letra. Já em outubro de 2014 a marca apresentou uma nova identidade visual que adotou uma tipografia de letra levemente arredondada e moderna. Os tradicionais peixinhos foram redesenhados, a partir de proporções harmônicas. Outra mudança foi a retirada da elipse que envolvia os peixes, demonstrando expansão e liberdade, em um azul mais atual. A identidade visual pode ser aplicada na vertical e horizontal ou até mesmo dentro de um fundo azul.
Os slogans
Hering e você. Você e Hering. Juntinhos. (2019)
É Básico. É Único. (2015)
Roupas não vivem sem você. (2014)
Desde sempre. (2008)
Eu uso Hering desde sempre. (2007)
O básico que é fashion. (2005)
Aqui também tem Hering.
O Básico do Brasil. (1998)
Transforme o tempo em momentos! (Hering For You)
Conforto com estilo para a criançada. (Hering Kids)
Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 1880
● Fundador: Hermann e Bruno Hering
● Sede mundial: Blumenau, Santa Catarina, Brasil
● Proprietário da marca: Cia. Hering
● Capital aberto: Sim (2007)
● Presidente do conselho: Ivo Hering
● CEO: Fábio Hering
● Faturamento: R$ 1.81 bilhões (2019)
● Lucro: R$ 214.7 milhões (2019)
● Valor de mercado: R$ 2.42 bilhões (maio/2020)
● Lojas: 741
● Presença global: 30 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 5.300
● Segmento: Varejo (moda)
● Principais produtos: Camisetas, moletons, vestidos, calças, bermudas, lingeries e pijamas
● Concorrentes diretos: Malwee, Renner, Riachuelo, Marisa, C&A, Luigi Bertolli, Siberian, Lupo e Dafiti
● Ícones: As camisetas básicas e os peixinhos
● Slogan: Hering e você. Você e Hering. Juntinhos.
● Website: www.hering.com.br
A marca no mundo
A sede e principais fábricas da Cia. Hering, uma das maiores empresas de varejo e design de vestuário do mercado brasileiro, estão localizadas na cidade de Blumenau, estado de Santa Catarina, constituindo o maior grupo privado empregador da região. Atualmente a empresa conta com mais de 721 lojas - a grande maioria franquias - e 10.000 pontos de venda em lojas multimarcas em todo o Brasil. No exterior a empresa conta com 20 lojas franqueadas em países como Uruguai (9 unidades), Paraguai e Bolívia. Já no Brasil, as lojas, presentes em todos os estados, estão localizadas em sua grande maioria (80%) em shopping centers, ficando as demais em corredores comerciais ou ruas. Atualmente são seis coleções anuais e mais de mil itens, como jeans, moletons, blusas, bermudas, camisas, camisetas, peças íntimas e acessórios, com as etiquetas HERING (mais de 610 lojas), HERING KIDS (89 lojas), HERING FOR YOU (1 loja), PUC (22 lojas) e DZARM (1 loja). Com faturamento de R$ 1.81 bilhões em 2019, a HERING produz mais de 80 milhões de peças de roupas anualmente. A marca HERING representa 75% do faturamento da empresa. A empresa possui unidades produtivas em Santa Catarina, Goiás e Rio Grande do Norte.
Você sabia?
● A assistência social sempre foi uma meta da HERING: refeitório (1941), introdução de seguro de vida coletivo (1943), criação de cooperativa de consumo (1944), inauguração de creche e ambulatório médico (1945) e cooperativa de crédito (1951).
● Em 2020 a HERING criou uma campanha publicitária para alertar sobre o significado por trás do nome “tomara que caia” e levantar o debate sobre outras palavras que têm duplo significado no mundo da moda. Para dar início à mudança, a marca sugere o uso do termo “blusa sem alça” e convida consumidores e outras marcas a também abolir o nome “tomara que caia”.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Exame, Época Negócios e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico, Folha, Estadão e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Interbrand e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 3/5/2020
2 comentários:
Falta abrir uma franquia em Santiago do Chile! O que vcs acham?
Tenho uma foto de uma campanha antiga da hering que dizia o que uma moça, um rapaz tão sérios, uma menina e um menino faziam nus numa revista tão séria. Ah estão fazendo publicidade das novas calcinhas e cuecas da Hering.
era outro posicionamento naquela época em que a empresa vendia produtos básicos de algodão, mas já queria ter um lance meio erótico, sem exageros.
Alguém da hering sabe me dizer mais detalhes e tem mais imagens dessa época?
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