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A história
A história começou exatamente no dia 1 de abril de 1959, quando 28 jovens amigos comandados por Kazuo Inamori, e decididos a ganhar dinheiro, fundaram uma pequena fábrica de componentes feitos de cerâmica, peças a serem usadas em parte de componentes eletrônicos, no subúrbio da cidade de Kyoto no Japão. Os jovens resolveram batizar o novo negócio de KYOCERA, acrônimo formado pelo nome completo da empresa: KYOTO CERAMIC. O primeiro produto da nova empresa foi um isolador de cerâmica em forma de U (conhecido como Kelcima) para utilização nos primeiros tubos de imagem de televisão. No ano seguinte, a empresa inaugurou um escritório na capital japonesa, deixando muito claro os planos de expansão por todo o país. E a empresa realmente começou fazendo sucesso e conseguindo bastante retorno comercial, incluindo exportações para alguns países do mundo. Isto culminou com a inauguração de um escritório de representação no estado da Califórnia nos Estados Unidos em 1968. No início da próxima década, a KYOCERA continuou sua expansão internacional com a instalação de uma subsidiária européia na Alemanha e o início da produção de cerâmica nos Estados Unidos.
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Nos anos seguintes, combinando a cerâmica avançada com metais e plásticos, e a integração deles com outras tecnologias, a KYOCERA se tornou um dos principais fornecedores de sistemas para a geração de energia solar, equipamentos de telecomunicações, componentes eletrônicos e para semicondutores, impressoras laser, copiadoras e produtos de cerâmica fina como facas de cozinha (que começaram a serem produzidas na década de 70). A partir da década de 80, a empresa começou a transformar o dinheiro que entrava em seu caixa devido a comercialização da cerâmica em capital para investir no então crescente segmento de produtos eletrônicos, introduzindo no mercado americano um notebook com tela LCD e modem telefônico. Essa estratégia foi tão acertada que em pouco tempo, a KYOCERA comprou uma de suas concorrentes, a tradicional fabricante de máquinas fotográficas Yashica, no ano de 1983.
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Nesta década a KYOCERA começou a produzir diversos aparelhos eletrônicos como tocadores de CD. Os anos 90 foram marcados pelo maciço investimento na aérea de painéis solares, segmento em que a empresa se tornou uma importante produtora. No ano de 2000, a empresa adquiriu a produtora de fotocopiadoras Mita, criando assim a subsidiária KYOCERA MITA, que iniciou uma reestruturação global acelerando a convergência dos sistemas de tratamento de documentos em rede. Desde 2004, a KYOCERA apóia a luta contra o câncer de mama, doando uma parcela dos lucros com a venda de facas de cerâmica com cabo cor-de-rosa nos Estados Unidos para a organização Susan G. Komen for the Cure, envolvida nessa luta.
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A partir de 1º de abril de 2008, com a integração entre os setores de telefonia móvel da KYOCERA e da tradicional marca Sanyo, os aparelhos celulares passaram a ser fabricados e vendidos somente com a marca KYOCERA, que passou a oferecer uma linha mais ampla de aparelhos e sistemas de comunicação, com uma estratégia mundial de desenvolvimento para as diversas infra-estruturas de comunicação. Recentemente a empresa lançou no mercado as impressoras ECOSYS e as multifuncionais TASKalfa, que representam um avanço no processamento de imagem de documentos e um aumento de produtividade nos escritórios, sempre respeitando o meio ambiente.
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Atualmente, uma das divisões mais importantes da empresa é a KYOCERA MITA, que oferece uma completa linha de produtos para soluções em documentos digitais, incluindo impressoras laser (impressoras compactas, impressoras para grupos de trabalho, impressoras para corporativo), impressoras laser coloridas e sistemas multifuncionais em cores, sistemas para cópias digitais, sistemas multifuncionais com recursos de cópias, impressões, digitalizações e faxes, e soluções em software (ferramentas de rede, soluções para gerenciamento de produção e armazenamento de documentos).
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Dados corporativos
● Origem: Japão
● Fundação: 1 de abril de 1959
● Fundador: Kazuo Inamori
● Sede mundial: Kioto, Japão
● Proprietário da marca: Kyocera Corporation
● Capital aberto: Sim (1971)
● Chairman: Makoto Kawamura
● Presidente: Tetsuo Kuba
● Faturamento: US$ 10.7 bilhões (2009)
● Lucro: US$ 400 milhões (2009)
● Valor de mercado: US$ 17.8 bilhões (maio/2010)
● Presença global: 110 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 59.500
● Segmento: Eletrônicos
● Principais produtos: Impressoras, telefones celulares, condutores e painéis solares
● Slogan: The New Value Frontier.
● Website: www.kyocera.com
A marca no Brasil
A empresa está presente no Brasil desde 1975 através da Yashica. Em 1983, já como KYOCERA YASHICA, a empresa inaugurou instalações industriais na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo, iniciando a transferência de tecnologia de produção de peças óticas e de micro-precisão inexistentes no país, tendo sido pioneira na fabricação de câmeras fotográficas de precisão. No ano de 2000, a KYOCERA iniciou a comercialização de ferramentas de corte Ceratip. Em 2007, como parte da sua estratégia global, alterou a razão social para “Kyocera do Brasil Componentes Industriais Ltda”, descontinuando a comercialização de câmaras fotográficas, focando-se nos negócios de ferramentas de corte e serviços de injeção plástica.
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A marca no mundo
Atualmente a KYOCERA, que emprega aproximadamente 60.000 pessoas em mais de 20 países e fatura US$ 9.8 bilhões, atua em diversas aéreas como cerâmica de alta tecnologia, componentes eletrônicos, células solares, celulares, equipamentos para impressão e até facas para cozinha.
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Você sabia?
● O logotipo da KYOCERA é formado por um pequeno símbolo em vermelho, o qual representa a letra K envolvendo a letra C, iniciais do nome da empresa.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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Última atualização em 29/5/2010
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