5.9.06

AEROFLOT RUSSIAN AIRLINES

Em menos de duas décadas a companhia aérea russa AEROFLOT conseguiu mudar a péssima imagem que tinha no mercado. Aviões modernos, serviços de qualidade e grande atenção com a segurança e manutenção fizeram com que os passageiros voltassem a confiar em uma companhia aérea que chegou a ser a maior do mundo, mas também campeã em acidentes.
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A história
As origens da AEROFLOT datam do dia 9 de fevereiro de 1923, quando foi fundada pelo Governo Russo a Dobrolet, uma pequena empresa aérea na então União Soviética que operava vôos para Odessa e destinos na Rússia Oriental. Em 1929 essa empresa se fundiu com a Ukvozduchput (de origem ucraniana) e mudou seu nome para Dobroflot, adotando finalmente no dia 25 de fevereiro de 1932 o nome atual de AEROFLOT. A nova empresa incorporou à sua frota o ANT-14, um dos poucos aviões com cinco motores de que se tem notícia. Tinha capacidade para transportar 36 passageiros e era chamado de Air Pravda, pois era usado em vôos de propaganda para o jornal soviético. Nos anos iniciais, principalmente durante a década de 30, foi dada maior ênfase ao desenvolvimento da malha doméstica. Após a expansão de seus serviços para o norte, ocorreu um grande aumento de suas rotas na década de 40. Houve uma melhora na qualidade de serviços, que antes priorizava apenas os oficiais do governo, agora com o incremento das linhas feeder, aumentando o tráfego aéreo em todas as regiões do território soviético. Em 1937, a AEROFLOT passou a voar para Berlim.
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Em 1940, a AEROFLOT transportou 350.000 passageiros, tornando-se a terceira maior companhia do mundo. Durante a Segunda Guerra Mundial a AEROFLOT foi a grande responsável pelo sucesso da defesa da capital Moscou, tendo obtido marcas incríveis; realizou 32.730 vôos (845 por trás das linhas inimigas), transportou 49.822 soldados e 1.636 toneladas de armamentos, suprimentos e medicamentos. Em 1945, com o fim do conflito, a AEROFLOT reiniciou suas atividades para fora do território soviético, abrindo novas rotas para a Europa Oriental e Central. A primeira ligava Moscou a Teerã. Nesta época a empresa fazia transporte de passageiros e cargas, assim como serviços agrícolas e industriais. Também contribuiu para inúmeras missões científicas no Ártico e na Antártida. Apesar das dificuldades do período pós-guerra, em 1950, a AEROFLOT havia transportado 3.800.000 passageiros.
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No dia 15 de setembro de 1956 a AEROFLOT se tornou a segunda empresa aérea no mundo a lançar serviços regulares com aviões a jato, inicialmente na rota Moscou-Irkutsk, utilizando uma aeronave Tupolev Tu-104, reduzindo para 7 horas a viagem que antes durava 17h50 minutos. Ainda nesta década, a companhia aérea cresceu vertiginosamente sua rede internacional, inicialmente para destinos localizados nos países satélites do Leste Europeu e em seguida para países na Ásia e África, também dentro da esfera de influência soviética. Servir estes países tinha muitas vezes uma conotação mais política do que comercial, quando a AEROFLOT se tornava mais um mecanismo de influência de Moscou. Já no início dos anos 60 a AEROFLOT era um gigante: sua frota estava próxima das 1.900 aeronaves.
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Em 1963 foi realizado o primeiro vôo transatlântico da empresa. Por muitos anos, a AEROFLOT foi a maior companhia aérea do mundo: além de atuar no segmento doméstico e internacional, executava também serviços de pulverização agrícola, operações de pesquisa, serviços aeromédicos, apoio aéreo para atividades pesqueiras e de navegação marítima. Já no final da guerra fria, a AEROFLOT, então maior companhia do mundo chegou a operar uma frota de aproximadamente 11.000 aeronaves (entre aviões e helicópteros, pois toda matrícula CCCP na União Soviética era de propriedade da AEROFLOT, independente se era uma aeronave civil ou militar) e contar com mais 600.000 funcionários. Com o controle total e autoritário do Estado, todas as aeronaves da Federação Russa pertenciam à AEROFLOT, incluindo aviões agrícolas, uma gigantesca frota de helicópteros que atuavam como feeder e também no transporte de cargas e até aviões que eram verdadeiros ônibus escolares, pois serviam ao transporte escolar de crianças nas áreas mais inóspitas.
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Após a dissolução da União Soviética, no início dos anos 90, a estrutura centralizada da AEROFLOT foi desmembrada em mais de 400 empresas independentes, absorvendo as aeronaves alocadas às antigas regiões. Assim, apenas a divisão situada na matriz da empresa em Moscou, manteve a identidade AEROFLOT, mas com uma frota bem mais modesta de 103 aeronaves. Nessa altura a empresa começou a utilizar, pela primeira vez em sua história, aviões de fabricantes estrangeiros. O primeiro deles foi adicionado em sua frota no ano de 1991 (um Airbus A310-300 com capacidade para 193 passageiros), seguido em 1993 por dois aviões Boeing 767.
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Com a abertura da economia russa, começaram também a ser entregues os primeiros aviões Boeing 737-400, 767-300 e 777-200. Essa abertura foi benéfica para a AEROFLOT, que desde então buscar consolidar e melhorar cada vez mais a sua posição no concorrido mercado da aviação comercial. As mudanças não pararam por aí: em 1995 a AEROFLOT se tornou uma empresa pública. Foi neste ano que a AEROFLOT iniciou vôos regulares para o Brasil voando duas vezes por semana com entre Moscou e o Rio de Janeiro, com escalas em Larnaca e Ilha do Sal. Mas essa aventura duraria poucos anos, quando o serviço foi definitivamente suspenso em 2000. Em 2006 a AEROFLOT se tornou o décimo membro da aliança global SkyTeam. Nos anos seguintes a companhia aérea russa continuou modernizando sua frota, aumentando suas rotas, melhorando seus serviços e sua imagem em relação a segurança. Afinal, até 1991, a antiga AEROFLOT havia sofrido 127 acidentes com 6.875 mortos.
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A evolução visual
Depois da queda do regime comunista soviético, no início dos anos 90, a AEROFLOT remodelou completamente sua identidade visual. O símbolo da nova AEROFLOT continuou a ser uma foice e o martelo com asas, mas a companhia aérea acabou por abandonar a maior parte de seu passado soviético com um novo logotipo nas cores da bandeira russa.
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A pintura de seus aviões também acompanhou o processo de mudança, se tornando mais moderna e atraente para o mercado internacional.
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Dados corporativos
● Origem:
Rússia
● Fundação: 25 de fevereiro de 1932
● Fundador: Governo russo
● Sede mundial: Moscou, Rússia
● Proprietário da marca:
Aeroflot - Russian International Airlines
● Capital aberto: Sim
● Chairman: Viktor Ivanov
● CEO & Presidente: Vitaly G. Saveliev
● Faturamento: US$ 3.67 bilhões (2009)
● Lucro: US$ 38 milhões (2009)
● Valor de mercado: US$ 2.1 bilhões (junho/2010)
● Hubs principais:
Aeroporto Internacional Sheremetyevo
● Programa de milhagem:
Aeroflot Bonus
● Passageiros transportados:
11.6 milhões/ano
● Frota: 113 aviões
● Destinos: 98
● Presença global: 52 países
● Presença no Brasil: Não
● Funcionários:
15.000
● Segmento: Aviação
● Principais produtos:
Aviação comercial e cargueira
● Slogan: Sincerely Yours.
● Website:
www.aeroflot.com
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A marca no mundo
Atualmente a AEROFLOT, companhia aérea responsável por 42% do tráfego internacional da Rússia, emprega mais de 15.000 pessoas, realiza aproximadamente 250 vôos diários e possui uma frota de 113 aeronaves que servem 98 destinos em 52 países ao redor do mundo. Juntamente com suas subsidiárias, a AEROFLOT transporta anualmente mais de 11.5 milhões de passageiros.
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Você sabia?
Em 1975, graças ao Tupolev Tu-144, a AEROFLOT passou a dispor de um avião supersônico, que atingia 2.500 km/hora, mais do que o Concorde, seu concorrente europeu.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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Última atualização em 7/6/2010

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