Uma garrafa de design triangular, reconhecida em qualquer parte do mundo, guarda dentro um líquido de cor amarela feito com 25 diferentes maltes e uísques de grão, que repousa em quase todas as prateleiras de bares e restaurantes pelo mundo afora. Consumido nos cinco continentes, o uísque Grant’s convida as pessoas a tomar um bom uísque por um “ângulo diferente”, como diz seu popular slogan.
A história
A história começou em 1886 quando William Grant, que havia trabalhado por mais de duas décadas em destilarias de uísques, com a ajuda de seus sete filhos e duas filhas, resolveu fundar a destilaria Glennfiddich (que significa “Vale do Veado”, em português) em Dufftown na Escócia. A família Grant rapidamente construiu a destilaria, tijolo por tijolo, em menos de um ano. Na William Grant & Sons, a paixão pela produção do melhor uísque escocês mantém-se a mesma desde o dia de Natal do ano de 1887, quando as primeiras gotas douradas de uísques correram na destilaria de William Grant. Em 1890, a Rainha Vitória concedeu à destilaria uma licença Real para fornecer seu uísque à corte real britânica. Em 1892 ele comprou uma segunda destilaria chamada Balvenie. Numa primeira fase, e até 1898, William Grant vendia o seu uísque de boa qualidade para outras marcas comerciais. Foi então que, a falência do seu principal cliente, a Pattison’s (maior misturadora de uísque da época), obrigou à comercialização da bebida sob uma chancela própria. Nascia assim a marca de uísque Grant’s. Desta data em diante o futuro da destilaria estaria mudado para sempre.
Em 1909 William apontou o genro - Charles Gordon - como seu primeiro vendedor, que partiu em uma viagem de doze meses para visitar vários locais com o objetivo de divulgar e vender o uísque Grant’s. Não era um trabalho fácil, ele vendia as garrafas de uísque de porta em porta, mas Charles era um homem determinado, e depois de 181 tentativas, conseguiu sua primeira venda. Somente após outras 503 tentativas, ele conseguiu concretizar a segunda venda. Além disso, ainda em 1909, os uísques da marca começaram a ser exportados para a Austrália e o Extremo Oriente. Depois disso, muitas outras viagens vieram e a marca Grant’s, sob o comando do filho do fundador - John Grant - também começou a ser exportada para o Canadá. Com isso, as vendas aumentaram depressa e, em 1914, a marca Grant’s já estava sendo comercializada em mais de 30 países ao redor do mundo através de 60 representantes.
Então veio a Primeira Guerra Mundial, que obrigou a destilaria praticamente a cessar a produção, retomada somente em 1919. Nesta época as vendas do uísque eram esporádicas. Durante a Lei Seca (que durou de 1920 a 1933 nos Estados Unidos), a maioria dos proprietários de destilarias fecharam as suas portas, mas não William Grant. Ele literalmente remou contra a maré e aumentou a produção. Ele sabia que os americanos não seriam capaz de resistir a um grande uísque para sempre. Com o início da Segunda Guerra Mundial, mais uma vez a destilaria parou sua produção, sendo utilizada para estocar cevada e servir de guarita para os soldados britânicos. Com o fim do conflito mundial a destilaria se concentrou em popularizar a marca Grant’s pelo mundo afora. Mas um fato tornaria essa história muito mais fácil. Em 1957 surgiu a distinta garrafa triangular do uísque Grant’s, que rapidamente se tornaria um ícone da marca e o faria mais popular e reconhecível no mundo inteiro. Os anos seguintes seriam dedicados a exportação e expansão internacional da marca, fazendo com que a destilaria ganhasse vários importantes prêmios do segmento. E para atender a crescente demanda, em 1963 foi inaugurada a destilaria Girvan - hoje a segunda maior produtora de uísque de cereais do mundo.
O ano de 1979 foi de extrema importância para a marca, afinal Grant’s superou 1 milhão de caixas vendidas dentro do Reino Unido, consolidando-se como um uísque extremamente popular pelos grandes apreciadores da bebida. A linha de produtos da marca também foi ampliada com a introdução de outros uísques como o Grant’s Royal, uma versão envelhecida 12 anos de seu tradicional uísque; além de dois Cask Reserve, o Grant’s Ale Cask Reserve (uísque levemente cremoso envelhecido em barris que previamente eram utilizados para descansar cervejas do tipo Ale) e o Grant’s Sherry Cask Reserve (uísque de paladar rico e levemente frutado envelhecido em barris de xerez), primeiros uísques da mesma marca a adotar métodos de envelhecimento diferentes no mundo.
Nos anos de 1990 a marca introduziu no mercado as primeiras garrafas de Grant’s envelhecido 18 anos. Em 2005 a marca lançou uma campanha global com o slogan “Try a Different Angle” (“Tente um ângulo diferente”, em português), onde a Grant’s convidava seus consumidores à abordarem seu dia a dia por um ângulo diferente, encarando a vida por uma perspectiva totalmente nova, e assim descobrirem experiências mais enriquecedoras, como por exemplo, degustar um excepcional uísque que carrega em seu DNA a tradição de cinco gerações de uma dedicada família. Em dezembro de 2009, com a aposentadoria de David Stewart após 47 anos de serviços prestados, Brian Kinsman assumiu o cargo de Master Blender, sendo o sexto em toda a história de Grant’s.
Nessa época, atenta ao envelhecimento de sua base de clientes, a Grant’s, que detinha mais de 5.5% do mercado global, sendo a quarta maior destilaria escocesa, saiu em busca da fonte da juventude. E sua fórmula consistia em utilizar a tradicional bebida na formulação de drinques e coquetéis para combater a fenomenal expansão da vodca. Com isso, Grant’s esperava conquistar um público mais jovem e se aproximar da marca líder do setor, a Johnnie Walker (conheça essa outra história aqui). O desafio era popularizar a bebida sem abrir mão do requinte e da tradição de uma empresa centenária. Para isso, contou com o francês Ludo Ducrocq, então embaixador global da destilaria, que se inspirava em Charles Gordon para continuar a epopeia.
Em 2010, para comemorar mais de um século de história, a destilaria lançou o Grant’s 25 anos, um blended premium feito com maltes raros de destilarias já extintas, incluindo o primeiro uísque produzido na destilaria de Girvan. Envolto em uma caixa azul com acabamentos feitos à mão, e adornada com uma faixa de metal dourado, o novo uísque apresentava-se numa garrafa de vidro feita por encomenda, desenhada para mostrar perfeitamente sua cor âmbar. A garrafa apresentava uma árvore em relevo que representa as contribuições dos muitos ramos da família Grant’s. O vidro pesado, o relevo tátil, a base profunda e a rolha gravada complementam o charme do produto. Apenas 2.000 garrafas estavam disponíveis para comercialização, vendidas somente em alguns prestigiados aeroportos mundiais. Pouco depois a marca lançou globalmente o Grant’s envelhecido 12 anos.
Em 2014 a marca introduziu o Grant’s Signature, um uísque fácil de beber, desenvolvido para atrair consumidores mais jovens, mas amparado pelo nome e pela notável herança familiar. Em 2018 a marca lançou duas grandes novidades: Grant’s Triple Wood Smoky, primeiro uísque defumado da marca que apresentava um sabor frutado adocicado e notas cítricas, finalizando com fumaça e um “toque de tanino seco”; e Grant’s Rum Cask Finish, uísque envelhecido em barris de carvalho antes de ser amadurecido novamente em antigos barris de rum caribenho, que dão notas de frutas tropicais, banana, baunilha e um toque de especiarias doces. Mais recentemente a marca iniciou o lançamento de produtos, como uísques saborizados, para atrair um público mais jovem, como por exemplo, o Grant’s Summer Orange (2022), que combina seu tradicional uísque escocês com o sabor natural e refrescante de laranja siciliana; e o Grant’s Tropical Fiesta (2024), bebida destilada com baixo teor alcoólico (30%) feita com a infusão de uísque com aromas naturais de abacaxi e manga.
Vale ressaltar que, o principal uísque da marca - Grant’s Standfast - foi introduzido em 1957, em meados da década de 1980 foi renomeado como Grant’s Family Reserve e, em 2018, passou a se chamar Grant’s Triple Wood (refletindo assim os três tipos diferentes de madeira que compõem os barris de envelhecimento do seu uísque, como carvalho virgem, carvalho americano e Bourbon de recarga).
Construída em 1963, a Destilaria Girvan, localizada nas terras baixas da região oeste da Escócia, fora um feito espantoso na época, levando apenas 9 meses para ser edificada. Charles Gordon e 400 habitantes locais trabalharam 24 horas por dia para garantir que uma das destilarias mais modernas do mundo estivesse pronta a tempo do uísque Grant’s ser engarrafado no dia de Natal, data semelhante quando as primeira gotas douradas de uísques correram na destilaria Glenfiddich, em 1887, quando a empresa surgiu. Em 1990 a destilaria, da qual é possível avistar a Ailsa Craig, uma majestosa montanha de granito próxima da praia da baia que leva o mesmo nome da rocha, conquistou sua primeira patente, permitindo assim avançar em seu método único de produção de uísques de cereais.
A Grant’s continua sendo a única produtora de uísque blended a ter seu próprio Stillman (destilador), Cooper (fabrica os barris) e Master Blender (mestre misturador) trabalhando juntos sob o mesmo teto, compartilhando habilidades e conhecimentos especializados de uma geração para a outra. Atualmente, o uísque de grão Girvan é visto como um dos melhores do mundo e está no coração de cada uma das garrafas de Grant’s. A Grant’s foi pioneira ao abrir sua destilaria para visitação pública, na qual é possível acompanhar a produção completa do famoso destilado escocês, desde a fabricação dos barris de carvalho. No final, o visitante tem o privilégio de degustar uísques excepcionais da marca. Vale ressaltar que toda linha de uísque da marca é produzida nessa destilaria.
A equipe da destilaria tem um funcionário mais que especial: Rocco, um cão da raça springer spaniel cujo trabalho é farejar a qualidade dos cascos na tanoaria, onde os barris de madeira são esculpidos à mão utilizando técnicas tradicionais para proteger e aperfeiçoar o uísque Grant’s durante anos. Como a madeira é um material natural e a destilação do uísque é um processo orgânico, Rocco tem um trabalho realmente importante para garantir que tudo seja perfeito à medida que o Grant’s envelhece nos barris de carvalho. Com olfato 40 vezes mais forte do que o de um ser humano, Rocco foi especialmente selecionado e treinado para captar o cheiro de qualquer coisa que não esteja bem à medida que o uísque amadurece. Ao terminar de verificar a qualidade da madeira na tanoaria, Rocco examina o resto da destilaria para se certificar de que tudo está em conformidade.
Grant’s se tornou popular no mundo inteiro, não somente pela qualidade de seu uísque, como também por sua distinta e icônica garrafa triangular. Isto ocorreu em 1957 quando o artista alemão Hans Schlegher, um refugiado do regime nazista, criou a distinta garrafa triangular do uísque Grant’s, que rapidamente se tornaria um ícone da marca e o faria mais popular e reconhecível no mundo inteiro. A criação desta garrafa se deu não somente pela necessidade de diferenciar os uísques Grant’s das demais marcas, que utilizavam garrafas redondas ou quadradas, como também para evitar que rolassem e se quebrassem durante o transporte. Sua forma triangular também fez sucesso na hora de servir o uísque, já que a garrafa de Grant’s era mais fácil de ser segurada.
Em 2002 a garrafa e o rótulo de Grant’s passaram por uma modernização, ganhando novo visual. Um par de caçadores (brasão do clã Grant) e o lema “Stand Fast” (grito de guerra do clã) passaram a serem grafados diretamente no vidro. Outra novidade foram as frases “Est. 1887” (data de fundação da destilaria) e “Independent Family Distillers for Five Generations” (“Destilaria Independente Familiar por Cinco Gerações”). Em 2007 a garrafa ganhou um novo design, mais moderno e dinâmico, porém sem deixar de lado sua forma triangular. O atual design da garrafa foi introduzido em 2018 e incorporou o lema de longa data da marca “Stand Fast” (“Permanecer Firme”, em português).
Ao longo dos anos a identidade visual da marca passou por algumas remodelações acentuadas. Na década de 1980 o logotipo passou a conter a caricatura de William Grant. Após adotar o formato triangular da garrafa, em 2012 a nova identidade visual ganhou uma árvore como símbolo central, que representava as contribuições dos muitos ramos da família Grant. Após passar por mais uma acentuada remodelação em 2015, um novo logotipo foi adotado em 2018. Recentemente, em 2021, esse logotipo foi simplificado. Vale ressaltar que o logotipo de 2018 ainda é utilizado nos rótulos das garrafas.
A atual identidade visual da marca também pode ser aplicada em branco sob um fundo preto, como mostra a imagem abaixo.
Together.
Good Things Start With Three. (2018)
Stand Together. (2014)
Discover a Different Angle. (2010)
Try a Different Angle. (2005)
Our passion. Your pleasure. (2002)
The stuff that dreams are made of. (1986)
As long as you’re up, get me a Grant’s. (1964)
Time Will Tell. (1956)
● Origem: Escócia
● Lançamento: 1898
● Criador: William Grant
● Sede mundial: Bellshill, North Lanarkshire, Escócia
● Proprietário da marca: William Grant & Sons Ltd.
● Capital aberto: Não
● Chairman: Glenn Gordon
● CEO: Søren Hagh
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 180 países
● Presença no Brasil: Sim
● Maiores mercados: Índia, Reino Unido, França e Portugal
● Segmento: Bebidas alcoólicas
● Principais produtos: Uísques
● Concorrentes diretos: Johnnie Walker, Ballantine’s, White Horse, Buchanan’s, Black & White, Cutty Sark, Bell’s, J&B, Dewar’s e William Lawson’s
● Ícones: A garrafa triangular
● Slogan: Together.
● Website: www.grantswhisky.com
A marca no mundo
Grant’s, quarto uísque mais vendido no mundo, é comercializado em mais de 180 países, com forte presença no continente europeu, especialmente no Reino Unido, França e Portugal, além da Índia, seu maior mercado A marca vende anualmente mais de 4.4 milhões de caixas (de 9 litros) de seu tradicional uísque. Isto significa que a cada segundo, 55 doses desse líquido precioso são consumidas em todo o mundo. A Grant’s pertence a William Grant & Sons, também proprietária dos uísques The Famous Grouse (conheça essa história aqui) e Glenfiddich, além do licor Drambuie (conheça essa história aqui) e do gim Hendrick’s.
Você sabia?
● São necessários 198 pares de mãos para produzir o uísque Grant’s, do grão ao copo.
● O lendário ator Humphrey Bogart era um grande fã de Grant’s e costumava ser visto bebendo o uísque nos sets de filmagem.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 28/9/2025
O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding
10 comentários:
Oi... casualmente eu estava navegando e encontrei o Blog.
Bom adoro whisky e com certeza Grant's nunca falta aqui.
É bom saber a procedencia e também o esforço gerado por toda familia na constituição da destilaria.
Abraços e obrigada pela matéria.
Marcelo Rodrigues Felipe....
Bom....tb não vou discordar, adoro Grant's...quando criança sempre via meu querido avô degustar essa marca, agora sou eu quem tem o privilégio..!!!
Toop...
Meu primeiro li como se bebê um whisky aí deguste essa bebida e me senti bem cm o cheiro e cm o malte muito bom
Olá, que bom saber que tomo um dos melhores whisky Escocês, em casa eu dei continuidade ao que meu pai me ensinou a garrafa triangular é marcante e fica gravado na memória, sou cliente de fato, bebemos Grant's com certeza!
Engraçado, navegando na Net achei esse blog, por tentativa é erro, experimentei vários e vários wisks e cheguei a conclusão de que o que meu paladar mais apreciou foi o Grants, hoje só compro dele. A cor é a suavidade do malte são incomparáveis.
Eu adorei, não conhecia mas quando vi em um supermercado atacadista quis logo provar ..comprei e aprovei..nota 1000
Sempre tive um impressao ruim deste uisque... depois descobri que pertence à familia do Gleenfidich(uusque que gosto muito). Agora, estoy curioso para comprá-lo e apreciá-lo. Mas sera que ele foi feito para ser adicionado a drinks ou pode ser bebido com gelo?
Nao saibia que era da familia Glenfiddich... vou experimentar..
Ótima matéria! Alguém tem o contato do representante no Brasil?
Bebia cerveja 🍻 mas namorei com uma garota que adorava vodka aprendi a gostar de bebida destilada e quente mas minhas primeiras experiências com whisky foi ballantine's mas uma vez encontrei uma garrafa linda dentro de uma caixa redonda de Grant's formato daquelas de batata frita americana abri era whisky Grant's hj comprei um vou apreciar e ver o sabor e como cai em meu gosto !!!
Postar um comentário