Suas bolas rolam com autoridade em quadras de futsal e em campos de futebol, quicam em quadras de basquete e handebol, e chegam até a boiar em piscinas de pólo aquático. Suas luvas garantem a segurança de muitos goleiros e as chuteiras adornam os pés de muitos craques. A marca PENALTY definitivamente é a patrocinadora oficial do esporte brasileiro. Afinal, escreve sua história por meio do apoio incondicional ao esporte, investindo constantemente em inovação, tecnologia e design, para garantir performance e qualidade superior para milhões de atletas.
A história
As origens da maior marca brasileira de materiais esportivos teve início na década de 1930, logo após um período de grande crise mundial. O comerciante de origem libanesa Sarhan Tuma Estefano, cheio de coragem e determinação, abriu em São Paulo, já então principal centro financeiro do Brasil, uma modesta oficina de costura com a esposa, Assibe. Porém, no momento em que as vendas começaram a crescer, ele faleceu. A viúva, com seis filhos para criar, se uniu a seus irmãos - Ibrahin e Sarhan Curi - para seguir com a iniciativa. A união consolidou-se a partir da década de 1940, com o desenvolvimento da indústria têxtil no Brasil. Em 1945, os filhos de Assibe, Eduardo e Victorio Estefano, ainda jovens, mas com muita fibra e espírito empreendedor, compraram a parte dos tios e fundaram oficialmente a Malharia Cambuci S/A, uma confecção de artigos de vestuário masculinos e femininos, localizada no bairro do Cambuci, em São Paulo.
Em 1968, a segunda geração de irmãos - Eduardo Filho, Ricardo e Roberto Estefano - assumem a gestão da empresa e mudam seu rumo, apostando no novo e promissor mercado esportivo. Com isso, em 1970, a empresa modernizou sua fábrica, redefiniu sua linha de produtos e criou a marca PENALTY, lançando no mercado brasileiro produtos para a prática do futebol, além de roupas para exercícios físicos e ao ar livre. Em 1973 a empresa transferiu sua produção para a cidade de São Roque, no interior de São Paulo, em um complexo de fábricas criado para atender a todo o mercado brasileiro. Inicialmente comercializando só camisas, pouco depois a empresa passou a fabricar meias de futebol e, em seguida, calções, oferecendo assim uma linha completa de vestuário para a prática do esporte. Em seguida, a PENALTY fechou seu primeiro grande contrato de fornecimento de material esportivo com o São Paulo Futebol Clube, o que gerou grande visibilidade para a nova marca.
Nesta época, a explosão de consumo de produtos esportivos favoreceu um crescimento vigoroso da marca PENALTY, que acompanhou a demanda e atendeu as expectativas dos praticantes de esportes. Em 1976 inaugurou sua primeira fábrica de bolas em São Roque, uma das mais modernas da época. A qualidade de suas bolas foi confirmada quando a Confederação Brasileira de Vôlei concedeu o primeiro selo de garantia de qualidade para as bolas produzidas pela PENALTY. Em 1979, a marca fechou importante parceria com a Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS), que acabara de ser criada. Com a marca estampada na camisa da seleção, a PENALTY passou a ser conhecida em outros países, rompendo fronteiras tupiniquins e alcançando contatos fundamentais na progressão da marca. Por mais de 20 anos, constantes investimentos na modalidade firmaria a PENALTY como uma “marca de profissional” (slogan usado pela marca nos anos de 1980 e 1990), intimamente ligada ao universo do futebol, em suas diversas modalidades. Começava aí a internacionalização da marca PENALTY.
No início dos anos de 1980 a marca iniciou a produção de calçados esportivos, e antes da metade desta década, já era a maior fabricante brasileira de bolas para a prática de futebol, futsal, basquete, vôlei e handebol. Neste período, adquiriu os direitos de fabricação de calçados da marca Asics (conheça essa outra história aqui) e raquetes e bolas de tênis da Wilson (saiba mais aqui) e Doonay, absorvendo, a partir daí, experiência e tecnologia suficientes que permitiram a marca PENALTY evoluir seus produtos no mais alto padrão internacional.
Em 1990, passou a distribuir seus produtos no mercado japonês e, seguindo a estratégia de internacionalização, a PENALTY consolidou sua presença na América do Sul, sobretudo, por investimentos em clubes argentinos e chilenos, tornando-se a marca oficial das principais federações e confederações nas diversas modalidades esportivas que atua até hoje. Como resultado desses altos investimentos, a marca mostrou-se “pé quente” e conquistou o bicampeonato da Copa Libertadores da América e do Mundial Interclubes com o São Paulo Futebol Clube, em 1992 e 1993, respectivamente. Pouco depois, em 1995, foi a vez de ser campeã da Copa Libertadores da América com o Grêmio, e vice no Mundial Interclubes. Além disso, foi pentacampeã mundial (1982, 1985, 1989, 1992, 1996) com a Seleção Brasileira de Futsal, tornando a modalidade cada vez mais prestigiada em todo o mundo.
Ainda na década de 1990, a explosão do consumo de material esportivo estimulou a empresa a investir cada vez mais no crescimento da marca PENALTY. Por outro lado, a abertura do mercado brasileiro às importações provocou a entrada de inúmeras marcas esportivas internacionais, tornando o consumidor mais exigente. Esses acontecimentos foram encarados como um desafio. Em três estados brasileiros (São Paulo, Bahia e Paraíba), modernas fábricas foram inauguradas, linhas de produtos ampliadas, novas tecnologias desenvolvidas em bolas, calçados, vestuários, equipamentos e acessórios, além de aplicar estratégicos investimentos no setor esportivo, assinando contratos com as federações de futebol da Argentina, Bolívia, Uruguai e Paraguai. Com isso, a empresa manteve sua competitividade no mercado nacional e firmou-se no mercado internacional, levando a marca PENALTY para mais de 10 países de toda a América, Ásia e Europa. Além disso, em 1999, a PENALTY firmou contrato com a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para o fornecimento de uniformes dos árbitros.
Com o início do novo milênio a PENALTY se consolidou nos esportes coletivos com o patrocínio de grandes equipes de basquete e handebol, além de patrocinar atletas de ponta, como por exemplo, o jogador de basquete Anderson Varejão, o ginasta Diego Hypólito e o jogador de futsal Schumacher. Aliás, um grande feito da marca brasileira foi patrocinar jogadores com relevância mundial. Na época do Barcelona de Pep Guardiola, por exemplo, o goleiro Victor Valdes (imagem abaixo), titular da equipe e reserva na seleção espanhola, utilizava luvas e chuteiras da PENALTY. Outra atleta notável que a marca patrocinou foi a melhor jogadora de futsal da história, a brasileira Amandinha, eleita 8 vezes melhor jogadora do mundo. Além, é claro, de patrocinar o maior jogador da história do futsal, o craque Falcão.
A PENALTY também investiu no fornecimento de material esportivo para equipes de futebol como Vasco, Remo, Vitória, Náutico, Ceara, Portuguesa, Santa Cruz, Corinthians, Santos, Fluminense, Botafogo, Atlético Mineiro, Grêmio, Cruzeiro e São Paulo. Atualmente a PENALTY mantém sua forte ligação com o esporte, patrocinando competições como os principais estaduais brasileiros e equipes de diversas modalidades, incluindo o Magnus Futsal e o Bauru Basket. Além disso, é a fornecedora oficial das bolas da liga de basquete do Brasil (NBB), da Confederação Brasileira de Futsal e da Federação Paulista de Volleyball (FPV).
Em 2018, a marca lançou a linha Ecoknit, que utiliza garrafas PET retiradas do meio ambiente para a produção de produtos sustentáveis. Desde o lançamento da linha, a marca já produziu mais de 1 milhão de produtos sustentáveis. Em cinco décadas de trajetória, a PENALTY fez história com produtos inovadores para a prática esportiva com bola. Porém, em 2020, ano em que completou 50 anos de uma rica história, a marca deu seus primeiros passos em direção a um novo mercado - o fitness - com o lançamento da linha Essencial, que oferece vestuário completo para o público feminino, como por exemplo, leggings, shorts, saias, tops, regatas e camisetas.
A PENALTY é a marca do esporte brasileiro. Nascida nas quadras e nos campos, acompanha gerações de atletas, torcedores e apaixonados por esporte, sempre próxima, verdadeira e impossível de ignorar. É a única grande marca nacional com legado sólido em esportes coletivos, reconhecida por sua tradição, autenticidade e brasilidade. E sua história é feita de conquistas e inovação, oferecendo produtos de alta performance e confiabilidade, que entregam valor real a quem usa, vestindo e equipando profissionais e amadores em todo o país. Mais do que jogar, quem usa PENALTY se joga.
1975
● Lançamento de sua linha de meias esportivas.
1997
● Lançamento da revolucionária bola de futebol WORLD, que possuía menos costuras (apenas 12 gomos arredondados, ao invés dos tradicionais gomos hexagonais e pentagonais), além de maior impermeabilidade e desempenho, proporcionando assim mais velocidade nos chutes.
● A linha de bolas para futebol AMÉRICA’S conquista o selo de aprovação da FIFA se tornando a única bola brasileira para jogos internacionais.
1998
● Modernização de toda linha de luvas, calções, camisas de goleiros e uniformes de concentração e oficial.
1999
● Lançamento da bola PENALTY STAR, com design inovador e aprovação da FIFA.
2000
● Lançamento da bola PENALTY STAR FUEGO, desenvolvida especialmente para a Copa América disputada na Colômbia.
● Lançamento das tecnologias ATF (Anatomical Tecno Flex), Duo Soft (tecido altamente tecnológico) e Memo Tech (consolidando ainda mais a qualidade das meias PENALTY).
2003
● Lançamento da nova linha de luvas para goleiros desenvolvidas para serem usadas em situações particulares, como por exemplo, o modelo Delta (ideal para campos secos), o Acqua Safe (ideal para campos molhados) e o Protec (para condições intermediárias do campo).
2004
● Lançamento da chuteira SAGA com tecnologia Molix e Aracnun (esta última especialmente para goleiros).
● Lançamento do TITAN, primeiro calçado da PENALTY para a prática do handebol.
● Lançamento da bola de futsal MAX 1000, que diminuía em 13% o impacto com o pé do atleta na hora do chute.
● Lançamento da bola PENAYLTY PRECISION, fabricada com “pequenas cavidades” que proporcionavam mais precisão na hora do chute.
2008
● Lançamento da nova linha de produtos profissionais para futebol SNIPER, desenvolvida para os atletas que buscavam um produto que auxiliasse no contato com a bola e que facilitasse os toques e lançamentos.
● Lançamento da BOLA 8, com menor atrito, graças à pequena quantidade de gomos e junções. O produto contava com a tecnologia Termotec, desenvolvida pela marca e que garantia 0% de absorção de água. A revolucionária bola trazia uma série de benefícios graças ao seu design. Afinal, com apenas oito gomos, as tradicionais tinham 32, a bola da Copa do Mundo tinha 14, o atrito era bem menor. Com isso, a bola era mais rápida em razão da resistência menor ao ar; menos contundente por ter poucas regiões de junções dos gomos, e um melhor balanceamento, fazendo com que mantivesse a sua trajetória no ar.
● Lançamento da coleção RUNNING, composta por seis modelos de calçados para a prática de corrida, além de uma linha de confecção, composta por camiseta, calção, boné e meias. Entre os modelos de tênis, o destaque era o Flash, ideal para uso diário e prática de caminhadas, pois possuía solado que proporcionava mais conforto através de amortecimento e canal de ventilação na planta do pé.
2009
● Lançamento da linha de Futsal PENALTY MAX, resultado de um trabalho intensivo de pesquisas em centros de tecnologia, que buscou tendências de design mundial para levar aos praticantes da modalidade produtos modernos, tecnológicos, que proporcionassem conforto e melhorassem o desempenho.
2011
● Lançamento da bola 8 S11 Pró, que contava com a aprovação da FIFA e das principais federações do Brasil, sendo personalizada especialmente para as finais de 15 campeonatos estaduais.
2018
● Lançamento da S11 Ecoknit, primeira bola profissional do mundo com pegada ecológica, que utiliza materiais reciclados e sustentáveis em sua produção. Cada unidade da bola é feita com cerca de 4,5 garrafas PET retiradas do meio ambiente.
2021
● Lançamento do Max 1000 Ecoknit, primeiro calçado nacional de futsal feito com tecido obtido a partir da reciclagem de garrafas PET.
Antes de chegar ao consumidor final, bolas, calçados, vestuários e acessórios são desenvolvidos com as melhores matérias-prima e com tecnologias avançadas criadas exclusivamente para a necessidade de cada segmento. Todos os produtos são testados em laboratórios próprios e, principalmente, por atletas profissionais, o que garante que cada componente ofereça tudo o que ele precisa: design, conforto, resistência, precisão e durabilidade. Ideal para a prática esportiva em geral, seja ela profissional ou de fim de semana. A preocupação de entender às necessidades dos esportistas e a política de manter grandes parcerias com clubes, atletas profissionais, seleções, federações e confederações consolidam a fórmula de sucesso da marca PENALTY.
Vale ressaltar que a PENALTY é uma verdadeira especialista no mercado de bolas, sendo a única marca aprovada por todas as Federações e Confederações mais importantes do mundo, oferecendo bolas para diversas modalidades, como futebol (campo, society e salão), vôlei (quadra e praia), basquete, handebol, futevôlei, beach soccer, rúgbi e pólo aquático.
No decorrer de sua história, a PENALTY utilizou diferentes logotipos. Inicialmente todo em preto, nos anos de 1980 o logotipo ganhou um símbolo e novas variações de cores (como vermelho ou azul). Na década de 1990, a identidade visual foi completamente reformulada, ganhando um novo símbolo. Em 2011 o logotipo passaria por outra remodelação acentuada com a adoção de um novo símbolo (mais fluído) e nova tipografia de letra. O atual logotipo da marca foi apresentado em 2024 com uma tipografia de letra semelhante à utilizada nos anos de 2000.
Se joga! (2025)
Junta que dá jogo. (2023)
Bola é Penalty. (2018)
Liga o melhor do esporte. (2017)
Ginga Brasil. (2011)
O Brasil não se explica. Se sente! (2009)
Qual é o seu jogo? (2008)
Patrocinadora oficial do seu jogo. (2007)
Obsessão por esporte. (2002)
Marca de profissional. (anos de 1980)
Penalty, a marca do craque. (anos de 1980)
● Origem: Brasil
● Lançamento: 1970
● Criador: Eduardo, Ricardo e Roberto Estefano
● Sede mundial: São Roque, São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Cambuci S/A
● Capital aberto: Não
● CEO: Alexandre Schuler
● Faturamento: R$ 400 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 15 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Material esportivo
● Principais produtos: Calçados, roupas, bolas e acessórios esportivos
● Concorrentes diretos: Topper, Rainha, Poker, Nike, Adidas, Puma, Umbro, Kappa, Mizuno, Asics, Mikasa e Uhlsport
● Ícones: As bolas
● Slogan: Se joga!
● Website: www.penalty.com.br
A marca no mundo
A PENALTY, maior fabricante de artigos para prática de futebol do Brasil e líder absoluta em bolas, comercializa seus produtos - calçados, vestuário, bolas e acessórios para esportes coletivos como futebol, vôlei, basquete, handebol e futsal - em mais de 8 mil pontos de venda espalhados pelo Brasil. Além disso, a marca distribuiu seus produtos em mais de 15 países da África, América do Sul e Central, Ásia e Europa, como por exemplo, Argentina, Chile, Paraguai, Portugal, Espanha, Moçambique, Japão e Nova Zelândia. A PENALTY tem a segunda maior fábrica de bolas das Américas, que por sua vez, como poucas no mundo, produz bolas certificadas pelas principais entidades reguladoras tais como FIFA (futebol), FIVB (vôlei), FIBA (basquete) e IHF (handebol).
Você sabia?
● No decorrer de sua história, a PENALTY sempre buscou desenvolver produtos diferentes daquilo que existia no mercado. Como por exemplo, uma camisa de futebol com um tecido furadinho ou as meias de náilon, mais leves que as feitas de algodão, que encharcavam e se tornavam pesadas quando chovia.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Isto é Dinheiro, Época Negócios e Exame), jornais (Meio Mensagem, Estadão e Folha), sites especializados em marketing esportivo, sites de Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 2/10/2025
O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding
3 comentários:
Muito Obrigado pelo post !
dei uma rapida passada pelo blog e tem mto conteudo!!!
E conteudos bons!
parabens pelas pesquisas e informações repassadas!
com ctz um blog de referencia
abs
Belíssima história da Penalty,existem vários comentários de que toda fabricação estava sendo feita apenas no Paraguai e que essa marca brasileira havia optado em empregar somente os paraguaios,deixando muitos brasileiros sem emprego,mas por tudo que li aqui,isso é apenas especulação
Postar um comentário