9.5.06

DUREX


Pode parecer um grande absurdo, mas ainda hoje em dia os assuntos sexo, preservativos, gravidez indesejada e doenças sexualmente transmissíveis são um grande tabu em grande parte dos países. E se existe uma marca de preservativos que sabe se comunicar com os jovens, entendê-los e instruí-los quanto à importância da prática do sexo seguro, essa marca é a DUREX. Afinal, com os produtos da marca é só relaxar, aproveitar e experimentar, tudo com total segurança. 

A história 
A marca de preservativos DUREX foi registrada pela primeira vez em 1929 pela empresa britânica London Rubber Company, fundada em 1915 por L.A. Jackson e que inicialmente comercializava preservativos importados e produtos de barbearia, tendo o nome derivado das palavras Durability (durabilidade), Reliability (confiabilidade) e Excellence (excelência), sendo uma das marcas mais antigas de preservativos do mundo. Em 1932 inaugurou uma fábrica na cidade de Hackney, que se especializou na técnica relativamente nova da utilização do látex na produção de preservativos. No ano de 1941, quando estourou a Segunda Guerra Mundial, o fornecimento de preservativos provenientes da Alemanha foi interrompido, razão pela qual a empresa aumentou a sua produção de preservativos para satisfazer a crescente demanda das forças armadas.


Nas décadas seguintes a marca foi responsável por inovações e pioneirismo no segmento de preservativos: em 1953 passou a testar as camisinhas em máquinas automáticas; em 1957 foi a primeira marca a lançar camisinhas lubrificadas na Inglaterra; no ano de 1964 introduziu uma nova forma de vender preservativos, através de máquinas automáticas; em 1969, introduziu a primeira camisinha anatômica; em 1974 colocou no mercado o primeiro preservativo lubrificado com espermicida; e no ano de 1980 as camisinhas começaram a serem vendidas em supermercados, pubs e lojas de conveniência.


Somente nos anos de 1990 a marca DUREX ingressou oficialmente no mercado americano, investindo cerca de US$ 1.7 milhões somente em comerciais e campanhas publicitárias na rede de televisão MTV, competindo com uma de suas maiores rivais, a marca Trojan. Além disso, foi a primeira marca de preservativos a adotar um “selo de qualidade” global como padrão para seus produtos. E esta década foi marcada por grandes novidades na linha de produto da marca: DUREX SELECT, preservativos coloridos e com sabores (tangerina, menta, banana e morango), introduzidos em 1995; e DUREX AVANTI, primeiro preservativo masculino feito de Poliuretano (sem látex), lançado em 1997. Com a chegada do novo milênio foi a vez do mercado japonês ser apresentado à DUREX. Além disso, a marca lançou DUREX Easy-On, um preservativo muito mais fácil de ser colocado devido ao seu formato mais anatômico, garantindo uma melhor aderência. O produto foi desenvolvido após consumidores se queixarem da dificuldade e desconforto na colocação dos preservativos.


Em 2001 ocorreu o lançamento mundial do preservativo DUREX PERFORMA, que continha um lubrificante com Benzocaina, substância que permitia retardar a ejaculação masculina. O slogan do produto era “Longer Lasting Pleasure”. Outra novidade foi o lançamento de um preservativo para atender os dois parceiros, tornando-se assim a primeira marca do segmento a combinar texturas pontilhadas e nervuras em sua forma para maximizar o prazer da experiência sexual. Os anos seguintes foram recheados de novidades: DUREX MAXIMUM, um preservativo 20% maior que a versão normal; e a linha DUREX SENSATION, preservativos mais finos que o normal para conseguir uma sensibilidade maior durante a relação sexual, proporcionando muito mais prazer. Além disso, introduziu uma linha de géis e lubrificantes, para potencializar sensações, proporcionar um pouco de diversão ou apenas completar os níveis naturais de lubrificação. No ano de 2005, em uma atitude ousada, a DUREX estendeu sua marca a uma nova categoria de produtos com o lançamento de uma moderna linha de vibradores, batizada de DUREX PLAY. Além disso, a marca introduziu mais três novos lubrificantes da linha DUREX PLEASUREMAX, proporcionando prazer mais prolongado depois de sua aplicação.


Nos anos seguintes, além de ingressar em novos mercados, a marca continuou inovando no segmento com lançamentos como DUREX AVANTI ULTIMA (2006), um preservativo que não contém látex, ideal para pessoas sensíveis ou com alergia a este tipo de material; DUREX EXTRA LARGE (2009), um preservativo com tamanho bem maior, tanto no comprimento como em largura; e mais recentemente DUREX DELUXE, preservativo de poliuretano extremamente fino que transfere o calor do corpo para proporcionar uma sensação ainda maior. Em julho de 2010 a marca DUREX foi vendida para a Reckitt Benckiser, passando a integrar o enorme portfólio de produtos da tradicional empresa britânica. Recentemente, no início de 2014 a Reckitt Benckiser lançou os preservativos da marca DUREX no mercado brasileiro. Inicialmente a marca disponibilizou aos consumidores brasileiros dez tipos de preservativos e dois lubrificantes. A meta futura prevê comercializar não só preservativos, mas também toda uma linha de produtos ligados a ele, como géis lubrificantes e brinquedos sexuais.


Campanhas que fizeram história 
As campanhas publicitárias e o estilo de comunicação da marca são os principais fatores de seu enorme sucesso. Sua página na internet desempenha um papel chave ao permitir que a marca comunique-se com os jovens de todo o mundo e lhes possa oferecer informação sobre sexo seguro na sua própria linguagem. Com um investimento contínuo em marketing, desenvolvimento e pesquisa, DUREX é reconhecida internacionalmente como a marca mais valorizada em termos de qualidade, segurança e confiabilidade no segmento em que atua. Além disso, a marca trabalha com profissionais de saúde, governos e organizações como a OMS (Organização Mundial de Saúde), a ONUSIDA e o Fundo de população das Nações Unidas para apoiá-los na promoção de uma boa saúde sexual e para a importância da utilização constante do preservativo para prevenir o HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis. Além disso, em 2013, a marca firmou uma parceria com a MTV, que resultou na campanha global “Someone Like Me”, cujo objetivo é revolucionar a educação sexual dos jovens e desenvolver medidas de prevenção e luta contra o HIV.


Em relação às suas campanhas publicitárias, algumas fizeram enorme sucesso, como por exemplo, em 1982 com o lançamento de sua primeira grande campanha com o tema “Closer Encounters”. Em 1987 se tornou a primeira marca de preservativos a anunciar na televisão inglesa com a campanha “Boy Meets Girl”. Em uma de suas ações recentes, realizadas na Grã Bretanha e França, a DUREX, farta de testes feitos em laboratórios com o auxílio de máquinas desprovidas de qualquer sentimento humano, lançou um recrutamento inédito. O anúncio feito na página oficial da marca na internet pedia contribuição de britânicos, irlandeses e franceses, de todas as religiões, raças ou orientação sexual, para usarem os preservativos e lubrificantes da marca, e depois relatarem suas experiências. No primeiro dia de lançamento da ação foram feitas mais de 14 mil inscrições.


A evolução visual 
A identidade visual da marca DUREX passou por algumas modificações no decorrer dos anos. Em 2013, a marca apresentou sua nova identidade visual, que ganhou um formato mais arredondado, reflexos e um degrade de azul.


As embalagens dos produtos também ganharam um novo visual, mais moderno e limpo.


Os slogans 
Love Sex. Durex. (2010) 
Because you don’t know where she’s been. 
For a hundred million reasons. (campanha europeia) 
Get it on. Durex. 
Made to make you last longer. 
Better Shape, Better Sex. 
Once you try it you would never do without it. 
Good news for your sex life, bad news for beds. 
Sexo incrível mexe com você. (2014, Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Inglaterra 
● Lançamento: 1929 
● Criador: London Rubber Company 
● Sede mundial: Slough, Inglaterra 
● Proprietário da marca: Reckitt Benckiser Group plc. 
● Capital aberto: Não 
● Chairman: Adrian Bellamy 
● CEO: Rakesh Kapoor 
● Faturamento: US$ 650 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 90 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Maiores mercados: Estados Unidos, Inglaterra e Europa 
● Segmento: Cuidados pessoais 
● Principais produtos: Preservativos e lubrificantes 
● Concorrentes diretos: Trojan, LifeStyles, Manix, KY, Jontex e Olla 
● Slogan: Love Sex. Durex. 
● Website: www.durexbrasil.com.br 

A marca no mundo 
Os preservativos DUREX são produzidos atualmente pela empresa Reckitt Benckiser, podendo ser encontrados em mais de 90 países ao redor do mundo e líder em mais de 40 mercados (como por exemplo, Áustria, Bélgica, França, Itália e Reino Unido, onde a marca detém mais de 40% de participação), tendo aproximadamente 42% do mercado global em sua categoria. A marca é considerada sinônimo preservativo na Europa e nos Estados Unidos. Suas 17 fábricas espalhadas por oito países produzem mais de 1 bilhão de preservativos todos os anos. 

Você sabia? 
A marca tem uma linha composta por mais de 150 produtos, desde preservativos e lubrificantes até géis estimulantes e vibradores. 
A qualidade dos produtos da marca é tamanha, que cada preservativo DUREX para reter até 40 litros de ar antes de estourar. As amostras também são preenchidas com água, para certificar de que não haverá vazamentos (a marca realiza mensalmente aproximadamente 2 milhões desses testes com água). Além disso, todos os preservativos são testados eletronicamente. Os preservativos Durex foram dermatologicamente testados. Além disso, se uma amostra não passar em qualquer um dos rigorosos testes, todo o lote de até 432 mil preservativos não saem da fábrica. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 4/2/2014

8 comentários:

Anônimo disse...

Porque não tem no Brasil? Obrigado. eros_shop_df@yahoo.com.br

marco disse...

Essa marca tem previsão de presença no Brasil?

Anônimo disse...

Enquanto ela não chega, pq as daqui não fazem preservativos sem latex????

Gabriel Storoli Veraldi disse...

Deve entrar no Brasil no segundo semestre de 2013, na pior das hipoteses começo de 2014.

Anônimo disse...

entre segundo semestre de 2013, e com muito pessismismo começo de 2014, ela estará no mercado brasileiro.
A ideia é ter a marca forte até a Copa.

Anônimo disse...

Já existe preservativo sem látex no Brasil, chama-se Preserv Extra Premium, é de poliuretano, super fino

Anônimo disse...

Preserv Extra Premium com 0,02 mm de espessura, além de ser Poliuretano, é o mais fino do Brasil e um dos mais finos do Mundo.

João Rivera disse...

Não conhecia essa marca aqui no Brasil e estou gostando muito dela. Estou fazendo parte de um projeto de divulgação marca, via marketing boca a boca estou experimentando o produtos. Não sou patrocinado e nem nada, mas eu e minha namorada estamos gostando muito. O gel de massagem deles é fenomenal, ajuda na preliminares e apimenta a relação. Afinal #temqueserincrivel se não é qq coisa! Valeu