9.5.06

DUREX®


Pode parecer um grande absurdo, mas ainda hoje os assuntos sexo, preservativos, gravidez indesejada e doenças sexualmente transmissíveis são um tabu em grande parte dos países. E se existe uma marca de preservativos que sabe se comunicar com os jovens, entendê-los e instruí-los quanto à importância da prática do sexo seguro, é a DUREX®. Afinal, com os produtos da marca é só relaxar, aproveitar e experimentar, tudo com total segurança. 

A história 
A marca de preservativos DUREX® foi registrada pela primeira vez em 1929 pela empresa britânica London Rubber Company, fundada em 1915 por L.A. Jackson e que inicialmente comercializava preservativos importados e produtos de barbearia. O nome DUREX® era um acrônimo para Durability (durabilidade), Reliability (confiabilidade) e Excellence (excelência), sendo uma das marcas mais antigas de preservativos do mundo. A empresa se beneficiou de uma decisão da Igreja da Inglaterra que permitia aos casais usarem métodos contraceptivos. Com isso, em 1932, a empresa resolveu iniciar a produção de preservativos com marca própria (DUREX®) ao inaugurar uma fábrica na cidade de Hackney, que se especializou na técnica relativamente nova da utilização do látex na produção de preservativos. No ano de 1941, quando estourou a Segunda Guerra Mundial, o fornecimento de preservativos provenientes da Alemanha foi interrompido, razão pela qual a empresa aumentou a sua produção de preservativos para satisfazer a crescente demanda das forças armadas.
   

Nas décadas seguintes DUREX® foi responsável por inovações e pioneirismo no segmento de preservativos: em 1953 passou a testar as camisinhas em máquinas automáticas; em 1957 foi a primeira marca a lançar camisinhas lubrificadas na Inglaterra; no ano de 1964 introduziu uma nova forma de vender preservativos, através de máquinas automáticas; em 1969, introduziu a primeira camisinha anatômica do mundo; em 1974 colocou no mercado o primeiro preservativo lubrificado com espermicida; e no ano de 1980 passou a vender camisinhas em canais nada tradicionais para a época, como por exemplo, supermercados, lojas de conveniência e até pubs.
   

Somente na década de 1990 a marca DUREX® ingressou oficialmente no mercado americano, investindo cerca de US$ 1.7 milhões somente em comerciais e campanhas publicitárias na rede de televisão MTV (conheça essa outra história aqui), competindo com uma de suas maiores rivais, a marca Trojan. Além disso, DUREX® foi a primeira marca de preservativos a adotar um “selo de qualidade” global como padrão para seus produtos. Esta década foi marcada ainda por grandes novidades como DUREX® SELECT, preservativos coloridos e com sabores (como tangerina, menta, banana e morango), introduzidos em 1995; e DUREX® AVANTI, primeiro preservativo masculino feito de material antialérgico - poliuretano sintético (sem látex) -, lançado em 1997. Além disso, DUREX® foi a primeira marca de preservativos a lançar um site, em 1996.
   

Com a chegada do novo milênio foi a vez do mercado japonês ser apresentado à DUREX®. Além disso, a marca lançou DUREX® Easy-On, um preservativo muito mais fácil de ser colocado devido ao seu formato mais anatômico, garantindo uma melhor aderência. O produto foi desenvolvido após consumidores se queixarem da dificuldade e desconforto na colocação dos preservativos. Já em 2001 ocorreu o lançamento mundial do preservativo DUREX® PERFORMA, que continha um lubrificante com Benzocaina, substância que permitia retardar a ejaculação masculina, sendo divulgado com o slogan “Longer Lasting Pleasure”. Outra novidade foi o lançamento de um preservativo para atender aos dois parceiros, tornando-se assim a primeira marca do segmento a combinar texturas pontilhadas e nervuras em sua forma para maximizar a simulação para ambos.
   

Os anos seguintes foram repletos de novidades: DUREX® MAXIMUM, um preservativo 20% maior que a versão normal; e a linha DUREX® SENSATION, preservativos mais finos que o normal, proporcionando assim uma maior sensibilidade durante a relação sexual e muito mais prazer. Além disso, em 2003 introduziu uma linha de géis e lubrificantes para potencializar sensações, proporcionar um pouco de diversão ou apenas completar os níveis naturais de lubrificação. No ano de 2005, em uma atitude ousada, a DUREX® estendeu sua marca a uma nova categoria de produtos com o lançamento de uma moderna linha de vibradores, batizada de DUREX® PLAY®. Além disso, a marca introduziu mais três novos lubrificantes da linha DUREX® PLEASUREMAX, proporcionando prazer mais prolongado depois de sua aplicação.
   

Nos anos seguintes, além de ingressar em novos mercados, a marca continuou inovando no segmento com lançamentos como DUREX® AVANTI ULTIMA (2006), um preservativo que não contém látex, ideal para pessoas sensíveis ou com alergia a este tipo de material; DUREX® EXTRA LARGE (2009), um preservativo com tamanho bem maior, tanto no comprimento como em largura; e DUREX® DELUXE, preservativo de poliuretano extremamente fino que transferia o calor do corpo para proporcionar uma sensação ainda maior. Em julho de 2010 a marca DUREX® foi vendida para a Reckitt Benckiser (saiba mais aqui), passando a integrar o enorme portfólio de produtos da tradicional empresa britânica. Pouco depois, no início de 2014, a empresa lançou a marca DUREX® no mercado brasileiro, inicialmente disponibilizando dez tipos de preservativos e dois lubrificantes. Em 2016, voltou a inovar ao lançar DUREX® INVISIBLE, preservativo mais fino já desenvolvido pela marca, projetado para maximizar a sensibilidade onde ela é mais necessária, garantindo assim que os casais tenham sempre uma experiência prazerosa.
  

No período mais crítico da pandemia, com milhões de pessoas enclausuradas em casa, a marca relatou crescimento significativo nas vendas, com aumento de 30% em 2021, em meio a um forte desempenho no segmento de preservativos. A mais recente novidade da marca, lançada em 2025, e a DUREX® INTENSITY, seu primeiro preservativo premium sem látex, feito com o revolucionário material BodyFeel, projetado para uma transferência superior de calor corporal, aumentando assim a sensação natural e a intimidade como nunca antes. Por isso, há mais de 90 anos, DUREX® está constantemente inovando com novos produtos que melhoram a experiência sexual, se esforçando para melhorar o bem-estar íntimo, sendo uma aliada na criação de um mundo mais inclusivo e diverso.
  

A qualidade e segurança 
A qualidade e segurança dos produtos da marca é tamanha, que cada preservativo pode reter até 40 litros de ar antes de estourar. As amostras também são preenchidas com água, para certificar de que não haverá vazamentos (a marca realiza mensalmente mais de 2 milhões desses testes). Além disso, todos os preservativos são testados eletronicamente. Os preservativos DUREX® são dermatologicamente testados e se uma amostra não passar em qualquer um dos rigorosos testes, todo o lote - de até 432 mil preservativos - é descartado.
  

Comunicação polêmica e ousada 
O estilo de comunicação da marca é o principal fator de seu enorme sucesso. Por exemplo, sua página na internet desempenha um papel fundamental ao permitir que DUREX® comunique-se com os jovens de todo o mundo e lhes possa oferecer informação sobre sexo seguro em seu próprio linguajar. Com um investimento contínuo em marketing, desenvolvimento e pesquisa, DUREX® é reconhecida internacionalmente como a marca mais valorizada em termos de qualidade, segurança e confiabilidade no segmento em que atua. Além disso, a marca trabalha com profissionais de saúde, governos e organizações, como a OMS (Organização Mundial de Saúde), para apoiá-los na promoção de uma boa saúde sexual e para a importância da utilização constante do preservativo para prevenir o HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis. Por exemplo, em 2013, a marca firmou uma parceria com a MTV, que resultou na campanha global “Someone Like Me”, cujo objetivo era revolucionar a educação sexual dos jovens e desenvolver medidas de prevenção e luta contra o HIV.
  

Em relação às suas campanhas publicitárias, DUREX® sempre foi criativa, inteligente e com uma boa pitada de humor e, em alguns casos, polêmica (com comerciais banidos de determinados mercados). E isto começou em 1970, quando a DUREX® foi a primeira marca de preservativos do mundo a anunciar em muitos países. Com isso, no final desta década, em 1979, lançou sua primeira grande campanha publicitária com o tema “Closer Encounters”, sendo uma das primeiras a promover os aspectos prazerosos dos preservativos. Em 1987 se tornou a primeira marca de preservativos a anunciar na televisão inglesa com a campanha “Boy Meets Girl”. Pouco depois, em ações realizadas no Reino Unido e França, a DUREX®, farta de testes feitos em laboratórios com o auxílio de máquinas desprovidas de qualquer sentimento humano, lançou um recrutamento inédito. O anúncio feito na página oficial da marca na internet pedia contribuição de britânicos, irlandeses e franceses, de todas as religiões, raças ou orientação sexual, para usarem os preservativos e lubrificantes da marca, e depois relatarem suas experiências. No primeiro dia de lançamento da ação foram feitas mais de 14 mil inscrições. Já em 2001 a marca lançou o antológico comercial “Square” (assista aqui).
  

Nos anos seguintes, DUREX® continuou dando uma verdadeira aula de comunicação em seu segmento. Anúncios espirituosos, bem humorados e até maliciosos, arrancam aquele sorriso de canto de boca do consumidor. Talvez o maior exemplo disso seja esse comercial, criado pela agência belga Duvall Guillaume em 2002, para anunciar os preservativos da marca com sabores de frutas. Um filme simples, criativo e malicioso, mostrando que o assunto “preservativos” pode muito bem deixar de lado o caráter sério e formal. Já em 2003, na África do Sul, para comemorar o Dia dos Pais, a marca lançou um anúncio simples, objetivo e provocativo que dizia “To all those who use our competitors products. Happy Father's Day.” (algo como “A todos que utilizam os produtos dos nossos concorrentes. Feliz Dia dos Pais”).


Já em 2005, para divulgar sua linha de gel lubrificante, a agência italiana da McCann-Erickson resolveu criar uma campanha maliciosa, mas ao mesmo tempo inteligente. A começar pelo slogan “Enjoy the other side” (algo como “Aproveite o outro lado”), uma clara e maliciosa alusão ao sexo anal, onde o lubrificante, muitas vezes, é amplamente utilizado. Mas como comunicar isso sem ser explícito e vulgar? Utilizando a criatividade. Para isso foram criados três anúncios impressos utilizando objetos que podem ser encontrados em qualquer lar do mundo como uma geladeira, uma televisão e um gabinete, todos virados de costas, com o slogan do produto. A campanha contava ainda com um comercial para televisão (assista aqui).
  

O posicionamento contínuo da DUREX® para confrontar tabus, estigmas e convenções sexuais prejudiciais, promovendo uma visão mais inclusiva e positiva da intimidade, resultou na campanha “Challenge the Norms”, lançada no início de 2020. A campanha buscava “normalizar o sexo de qualidade para todos”, incentivando o diálogo aberto sobre realidades sexuais e defendendo práticas sexuais mais seguras e uma melhor saúde sexual. Como continuação dessa campanha, no final de 2020, após os lockdowns devido a pandemia, DUREX® ousou ao lançar o slogan “Let's not go back to normal” (“Não vamos voltar ao normal”, em português). Essa segunda fase da campanha tinha como objetivo lembrar às pessoas que “normal” não era bom o suficiente e incentivava uma abordagem mais autêntica e positiva em relação ao sexo.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca DUREX® passou por algumas remodelações no decorrer dos anos. Somente em 1990, a marca adotou a tradicional cor azul e apresentou sua atual tipografia de letra, em um logotipo retangular com bordas arredondas. Em 2013, a marca apresentou nova identidade visual, que ganhou um formato ovalado, reflexos e um degrade de azul (herdados do logotipo anterior). Já em 2020, o logotipo foi modernizado, perdendo os efeitos e degrade, além de adotar um novo tom único de azul. Em 2022, DUREX® apresentou um novo logotipo (especialmente para ser aplicado nas embalagens dos produtos), que possuía os traços da letra X estendidos. Já em suas campanhas e como logotipo principal, a marca manteve o tradicional formato ovalado, só que em um tom de azul bem mais escuro. O logotipo da marca também pode ser aplicado sem o contorno oval.
  

Os slogans 
Love is a matter of choice. (2024, Hong Kong) 
Explorers Wanted. (2024, Índia) 
Nothing Feels Better. (2022, Canadá) 
#MySexMyWay. (2021, Reino Unido) 
Let’s not go back to normal. (2020) 
Good Sex. Liberated. (2019) 
You Decide. Use a Condom. (2019) 
Make Love A Safe Place. (2018) 
Let’s Make Love. Safely. (2016) 
Sexo incrível mexe com você. (2014, Brasil) 
The Liberating Side of Being Together. (2013, USA) 
Protect Yourself. (2013) 
Love Sex. Durex®. (2010) 
Use condom that makes you feel like. (2009) 
Get it on. (2008) 
Good news for your sex life, bad news for beds. (2005) 
Feeling is Everything. (2001) 
For a hundred million reasons. (2001)
  

Dados corporativos 
● Origem: Inglaterra 
● Lançamento: 1932 
● Criador: London Rubber Company 
● Sede mundial: Slough, Inglaterra 
● Proprietário da marca: Reckitt Benckiser Group plc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Kris Licht 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 150 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Cuidados pessoais 
● Principais produtos: Preservativos e lubrificantes 
● Concorrentes diretos: Trojan, LifeStyles, Skyn, EXS, MyONE®, Manix, Karex, Pasante, Epic, Jontex, Olla e K-Y® 
● Slogan: Love is a matter of choice. 
● Website: www.durex.co.uk

A marca no mundo 
Os produtos DUREX® (incluindo preservativos, lubrificantes, géis estimulantes e vibradores) são comercializados em mais de 150 países ao redor do mundo. No segmento de preservativos a marca é líder em mais de 40 desses mercados, especialmente na Europa, América Latina e em grande parte da Ásia, incluindo a China. Por isso, DUREX® é a marca de preservativos mais vendida do mundo, alcançando 40% de participação de mercado e vendendo 3 bilhões de preservativos todos os anos. A marca é considerada sinônimo de preservativo na Europa. 


Você sabia? 
Embora DUREX® não fosse patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos, a marca forneceu 150.000 preservativos gratuitos para mais de 10.000 atletas que competiram nas Olimpíadas de Verão de 2012 em Londres. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek e Exame), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Interbrand e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 


Última atualização em 6/10/2025 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding

8 comentários:

Anônimo disse...

Porque não tem no Brasil? Obrigado. eros_shop_df@yahoo.com.br

MMC REPRESENTAÇÕES disse...

Essa marca tem previsão de presença no Brasil?

Anônimo disse...

Enquanto ela não chega, pq as daqui não fazem preservativos sem latex????

Gabriel Storoli Veraldi disse...

Deve entrar no Brasil no segundo semestre de 2013, na pior das hipoteses começo de 2014.

Anônimo disse...

entre segundo semestre de 2013, e com muito pessismismo começo de 2014, ela estará no mercado brasileiro.
A ideia é ter a marca forte até a Copa.

Anônimo disse...

Já existe preservativo sem látex no Brasil, chama-se Preserv Extra Premium, é de poliuretano, super fino

Anônimo disse...

Preserv Extra Premium com 0,02 mm de espessura, além de ser Poliuretano, é o mais fino do Brasil e um dos mais finos do Mundo.

João Rivera disse...

Não conhecia essa marca aqui no Brasil e estou gostando muito dela. Estou fazendo parte de um projeto de divulgação marca, via marketing boca a boca estou experimentando o produtos. Não sou patrocinado e nem nada, mas eu e minha namorada estamos gostando muito. O gel de massagem deles é fenomenal, ajuda na preliminares e apimenta a relação. Afinal #temqueserincrivel se não é qq coisa! Valeu