15.5.08

NATHAN'S FAMOUS


Seus hot-dogs viraram uma verdadeira instituição na cidade de Nova York. Desde presidentes, celebridades a milhões de turistas, seus cachorros-quentes se transformaram em atração turística da movimentada e eclética Big Apple. Se você ainda não experimentou um hot-dog da NATHAN’S FAMOUS, então não comeu o melhor e mais aclamado do mundo. Além de saboroso e tradicional, carrega a história e a mística de um dos maiores símbolos alimentícios nova-iorquinos. 

A história 
A história de uma das marcas, que é um verdadeiro orgulho nova-iorquino, começou em 1871 quando o imigrante alemão Charles Feltman abriu uma humilde banca em Coney Island, distrito de Nova York, e vendeu 3.684 unidades de pão com salsicha (o conhecido Hot-Dog) com cobertura de mostarda e chucrute, em seu primeiro ano de trabalho. O sucesso inicial permitiu a ele abrir um restaurante, o Feltman’s German Beer Gardens. Em 1913, ele contratou o imigrante polonês Nathan Handwerker para ajudá-lo no restaurante por um salário de US$ 11 por semana. Após Feltman aumentar o preço do sanduíche de 5 centavos para 10 centavos de dólar, dois clientes famosos do restaurante, o artista Eddie Cantor e o pianista Jimmy Durante, convenceram Nathan a abrir o seu próprio restaurante e continuar vendendo o tradicional cachorro-quente pelo antigo preço.
   

Foi então que, no dia 27 de maio de 1916, Nathan, que não inventou o “hot-dog”, mas trouxe-o ao grande público, com a ajuda de sua mulher Ida, e US$ 300 emprestados, inaugurou o tradicional Nathan’s Famous Frankfurter & Soft Drink Stand, uma pequena barraca na esquina das avenidas Surf e Stillwell, também em Coney Island, localizado a um quarteirão da praia. Sua mulher, Ida, desenvolveu um molho extremamente saboroso a base de alho, além de outros itens como sanduíche de rosbife, hambúrgueres e batatas-frita, que foram adicionados ao cardápio.
   

Além de manter os preços baixos (5 centavos de dólar), para competir com seu ex-patrão (que cobrava 10 centavos de dólar), adotaria na época uma estratégia de marketing inovadora para popularizar o seu restaurante: permitir que os médicos e enfermeiros do hospital de Coney Island comessem cachorros-quente de graça, desde que estivessem devidamente vestidos com o uniforme do hospital, especialmente os aventais brancos. Assim, “atestavam” a salubridade dos sanduíches, especialmente das salsichas, pois na época existia enorme controvérsia sobre a procedência de sua carne. Uma placa com os dizeres “If doctors eat our hot dogs, you know they’re good!” (algo como “Se o médicos comem nossos cachorros-quentes, você sabe que eles são bons”) foi afixada na fachada do estabelecimento.
  

Não demorou muito para a fama dos famosos cachorros-quente se espalharem pela cidade, transformando o restaurante em um ponto de encontro para os apreciadores do sanduíche. Políticos, celebridades, astros esportivos e até mesmo Al Capone, eram frequentemente vistos e fotografados comendo os famosos cachorros-quente em suas visitas a estância balneária de Coney Island. A idolatria dos famosos era tamanha que, em seu testamento, o ator Walter Matthau solicitou que os cachorros-quente da NATHAN’S FAMOUS fossem servidos em seu funeral. Na década de 1920, o restaurante vendia uma média de 75 mil cachorros-quente por semana no verão, além de milhares de litros de cerveja e Coca-Cola (conheça essa outra história aqui). Em 1933, a marca realizou uma nova ação impactante para comemorar o fim da Lei Seca nos Estados Unidos servindo copos de cerveja de graça. No final desta década, em 1939, o NATHAN’S era tão famoso (em inglês “famous”) que o presidente americano Franklin Delano Roosevelt serviu seus famosos cachorros-quente para o rei e a rainha da Inglaterra durante uma recepção.
   

Em 1946 foi inaugurado o famoso “clam bar”, um enorme balcão onde as pessoas podiam comer mariscos e ostras frescas em pé, ampliando assim seu cardápio. Um segundo restaurante foi inaugurado somente em 1955, localizado em Long Beach Road, Oceanside, também em Nova York, seguido por um terceiro em Yonkers, inaugurado em 1965. A década também foi marcada pela introdução no cardápio de um dos itens mais populares da rede durante anos: as pernas de rã empanadas e fritas, servidas com limão e um molho especial. No final desta década, um dos mais ardorosos fãs da marca era Nelson Rockefeller, então governador de Nova York, que dizia “Nenhum candidato teria esperança de ser eleito em qualquer estado do país sem ser fotografado saboreando um cachorro-quente do Nathan’s Famous”.
  

Em 1970, a empresa abriu pela primeira vez seu capital na Bolsa de Valores. A ação foi necessária para financiar a inauguração do quarto restaurante localizado na badalada Times Square. Pouco depois, em 1971, a rede inaugurou seu primeiro restaurante dentro de um shopping center no Brooklyn, Nova York. Ainda nesta década, a empresa sob o comando de Murray, filho do fundador, começou a inaugurar unidades em outros estados como Nova Jersey e Connecticut. Em 1985, a NATHAN’S FAMOUS deu início ao sistema de licenciamento de marca através de pacotes de salsichas e outros produtos da rede (hoje englobam também pães para hot-dog, mostarda, pepinos, chucrute e até salsichas empanadas e batatas-fritas congeladas) para serem comercializados no varejo, como por exemplo, em supermercados, mercearias e lojas de conveniência da cidade de Nova York, o que ampliaria o reconhecimento da marca nos Estados Unidos. Essa estratégia deu tão certo, que as salsichas da marca comercializadas em supermercados e mercearias da região de Nova York são, há mais de cinco anos, as campeãs de vendas. A família Handwerker vendeu a rede de restaurantes (eram aproximadamente 40 unidades) em 1987, quando começou a abertura, através do sistema de franquia, de inúmeros restaurantes na cidade de Nova York e região.
   

No início da década seguinte, em 1991, o NATHAN’S FAMOUS inaugurou seu primeiro quiosque dentro de um aeroporto, localizado no movimentando JFK em Nova York, dando assim a oportunidade de mais turistas experimentarem seus deliciosos e clássicos hot-dogs. O enorme sucesso fez com que a empresa abrisse, pela segunda vez, seu capital na Bolsa de Valores em 1993. Sob o comando de Wayne Norbitz, a empresa começou a diversificar a forma de vender seus produtos, focando-se em pontos-de-venda e acordos de licenciamento em aeroportos, centros comerciais de compras, lojas de departamentos e arenas esportivas. Omo por exemplo, em 1994, quando inaugurou seu primeiro restaurante dentro da rede varejista The Home Depot (conheça essa outra história aqui).
   

Em 1998, a rede inovou mais uma vez ao lançar o Nathan’s Branded-Product Program, um programa que permitia a comerciantes e outros estabelecimentos alimentares venderem os produtos NATHAN’S FAMOUS sem pagar royalties. A grande vantagem deste programa foi permitir que outras redes de restaurantes comprassem os produtos da marca, em especial cachorros-quente e as tradicionais batatas-frita, e vendessem como parte de seu cardápio. Em 1999, a empresa adquiriu duas pequenas redes de restaurantes de alimentação rápida: Kenny Rogers Roasters (vendida em 2008) e Miami Subs (vendida em 2007). Com mais de 100 lojas na época, essas duas redes se tornariam parceiras estratégicas dos produtos NATHAN’S FAMNOUS na década seguinte, que, hoje em dia, são também vendidos dentro de outras redes de restaurantes. Nesse mesmo ano a marca inaugurou seu primeiro ponto-de-venda no Oriente Médio, onde hoje em dia possui unidades nos Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita.
   

A NATHAN’S FAMOUS lançou sua página na internet em 2000 e pouco depois, em 2004, iniciou a venda produtos da marca como camisetas, bonés, canecas, bolas de golfe, jaquetas, e itens alimentícios como as famosas salsichas - disponíveis em diversas versões - e mostardas. Nos anos seguintes a marca se espalhou por todos os estados americanos, estando presente em centenas de milhares de pontos-de-venda. No dia 29 de outubro de 2012, a loja original em Coney Island fechou pela primeira vez em sua história devido à passagem do enorme e devastador furacão Sandy. O estabelecimento sofreu grandes avarias, mas foi reformado e reaberto na primavera de 2013 para alegria dos milhões de fãs.
   

Em 2014, como mais uma estratégia de marketing, a rede lançou o Mobile Tour, onde duas carretas rodavam mais de 2.000 milhas para levar a milhares de pessoas o ambiente da loja original em Coney Island. Pouco depois, em 2016, a NATHAN’S FAMOUS completou 100 anos da primeira venda de cachorro-quente. E para comemorar a histórica data em grande estilo, o restaurante original de Coney Island vendeu no dia 28 de maio cada cachorro-quente com o mesmo preço de há 100 anos. Apenas 5 centavos de dólar.
  

Mesmo em meio à pandemia de COVID-19, em abril de 2021, a rede americana iniciou as atividades no mercado brasileiro oferecendo seus conhecidos hot-dogs por meio de aplicativos de entrega, em uma operação piloto inicialmente na cidade de São Paulo. Além de seus clássicos hot-dogs, a NATHAN’S, especialmente pensando no paladar dos brasileiros, introduziu um hot-dog adaptado no cardápio, que continha requeijão Catupiry e bacon. Inicialmente o atendimento só por meio de entregas facilitou um pouco o início da operação da marca americana, pois o mercado de delivery estava em alta nessa época devido à pandemia. Seguindo o padrão americano, a salsicha produzida no Brasil é 100% (cujo blend é mantido em segredo, assim como o tempero, que vem da única fábrica do mundo que sabe a receita) e grelhada (para formar uma película brilhante), oferecendo o sabor inconfundível do “The Flavour of New York”. Hoje em dia, em São Paulo já são duas lojas físicas e três pontos de delivery, além de unidades em Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
  

Hoje em dia, o NATHAN’S FAMOUS é o cachorro-quente mais famoso do mundo, com restaurantes em diversos países, produtos em todos os supermercados da América, milhões de ávidos fãs e até ações negociadas na bolsa Nasdaq. Além disso, por meio de estratégias inovadoras de pontos de distribuição, os produtos NATHAN’S são comercializados em seus restaurantes (próprios e franqueados) e em um amplo espectro de outros serviços de alimentação e ambientes de varejo. E sim, o restaurante original de Coney Island ainda está lá na esquina das antigas avenidas Surf e Stillwell (a partir de setembro de 2016, essa esquina recebeu o nome de “Nathan e Ida Handwerker Way” em homenagem aos fundadores da rede e para comemorar o 100º aniversário do restaurante).
   

O irresistível cardápio 
Os hot-dogs são as grandes estrelas do cardápio da rede americana NATHAN’S FAMOUS. Os hot-dogs são tão icônicos que em 1968 a marca resolveu lançar a primeira edição do livro The Nathan’s Famous Hot Dog Cookbook, com 150 receitas para fazer deliciosos cachorros-quente. Os complementos vão desde a mistura básica de catchup e mostarda até a combinação de molho de chili com queijo ou queijo cheddar e bacon picado. Já a salsicha é feita de carne 100% bovina (conhecida como “franks”) e grelada. O mais popular dos hot-dogs é o clássico Coney Island, que leva, além do pão e da salsicha, mostarda e chucrute (conserva de repolho) com receita única.
   

Com o famoso e extraordinário sabor exclusivo espalhado em seu vasto cardápio, a NATHAN’S vai muito além dos deliciosos e populares hot-dogs. Por exemplo, outra estrela do cardápio é a batata Crinkle Cut Fries (com corte especial em formato de zigue-zague), que podem ser acompanhadas de queijo ou bacon. Mas essas crocantes batatas-frita não seriam um ícone do segmento de alimentação rápida sem os tradicionais garfos vermelhos que as acompanham. Durante décadas, a NATHAN’S utilizou minúsculos garfos de madeira que ajudavam a cravar as deliciosas batatas da marca. Mas tudo mudou em 1975, quando o Departamento de Saúde Americano ordenou que a rede parasse de usá-los, pois podiam causar ferimentos devidos as farpas da madeira. Foi então que saíram de cena os garfos de madeira e entre os garfos de plástico vermelho (Red Fork), que se tornariam um verdadeiro ícone da marca americana.
  

Outros itens tradicionais da NATHAN’S são o Corn Dog (salsicha empanada na massa de milho), introduzido em 1988; e a famosa limonada fresca (introduzida em 1995). O cardápio da NATHAN’S foi renovado em 2019, cujo objetivo era dar uma identidade única visualmente. Junto a essa nova identidade veio uma linha atualizada de hambúrgueres com carne Angus fresca, deliciosos sanduíches de frango, anéis de cebola empanados e fritos, frango grelhado, tiras de peito ou asinhas de frango empanadas e uma variedade de deliciosos milk-shakes, disponíveis em vários sabores. Uma curiosidade: NATHAN’S FAMOUS serve Coca-Cola (conheça essa outra história aqui) desde 1916, sendo atualmente a mais antiga parceira da marca de refrigerantes no segmento.
  

A mascote 
Em 1992, a rede resolveu criar uma mascote como parte do programa de alimentação infantil da marca. Surgia então o personagem NATHAN’S FRANKSTER, inicialmente um simpático cachorro-quente animado vestido com gravata borboleta verde, avental e chapéu de cozinheiro e atualmente apenas um divertido hot-dog (com direito a braços, pernas e vestindo um boné), que participa de vários eventos e inaugurações de lojas da marca.
   

A competição 
A competição tem suas origens na comemoração de 4 de julho, em Coney Island, ao sul do bairro do Brooklyn, no ano de 1916. Segundo dizem, a história começou com quatro imigrantes europeus que fizeram uma aposta: quem comesse mais cachorros-quente do NATHAN’S FAMOUS, seria o mais patriótico, ou seja, mais americano. O vencedor foi James Mullen, um imigrante irlandês, que comeu 13 cachorros quentes em 10 minutos.
  

A primeira competição oficial - batizada de NATHAN’S HOT DOG EATING CONTEST (“A Competição Mundial de Devoradores de Cachorro-Quente do Nathan’s”, em tradução livre) - aconteceu no dia 4 de julho de 1972. O vencedor foi Jason Schechter, que comeu 14 cachorros-quente em 3½ minutos. Desde então a competição se tornou um verdadeiro ritual, patrocinada com todo orgulho pela NATHAN’S FAMOUS. Na disputa de 2007, o americano Joey Chesnut, um californiano de 102 quilos, estabeleceu um novo recorde ao comer nada mais nada menos do que 66 cachorros-quentes em 12 minutos, e consagrou sua vitória sobre o hexa-campeão, o japonês Takeru Kobayashi, diante de um público, estimado pela polícia, de 50 mil espectadores. Em 2008, o californiano se sagrou bicampeão ao comer 59 cachorros-quentes em 10 minutos. E, em 2010, repetiu a dose conquistando seu quarto título seguido, comendo 54 cachorros-quentes em apenas 10 minutos. Somente em 2011 foi criada a competição feminina, tendo como vencedora Sonya Thomas. A edição de 2021 teve um novo recorde: Joey Chestnut, novamente, foi capaz de comer 76 cachorros-quente nos 10 minutos de prova. Em 2022, Joey Chestnut ganhou novamente ao comer 63 cachorros-quente.
  

Hoje em dia esse campeonato, realizado todos os anos em frente à primeira loja da rede NATHAN’S FAMOUS em Coney Island e transmitido nacionalmente pela rede ESPN (conheça essa outra história aqui), é considerado a Copa do Mundo da alimentação competitiva, além de ser o campeonato mundial de comilança de cachorro-quente do IFOCE (International Federation of Competitive Eating), e uma ferramenta poderosa de marketing para a marca NATHAN’S FAMOUS. Ao vencedor da competição: US$ 20.000 e o “cinturão mostarda”.
  

A identidade visual 
O tradicional logotipo da marca não sofreu alteração desde seu lançamento. Mas ele pode ser aplicado de maneiras diferentes (como mostra a imagem abaixo), especialmente nas fachadas das lojas.
   

A marca também utiliza um ícone em sua comunicação (um coração verde com o tradicional N da marca), especialmente nos ambientes digitais e em algumas embalagens.
  

Os slogans 
Get Along Famously. (2020) 
America’s Favorite Hot Dog. (1997) 
More Than Just the Best Hot Dog. (1972) 
From a Hot-Dog to a National Habit. (anos de 1950) 
The Flavor of New York. 
World famous frankfurters since 1916.
  

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 27 de maio de 1916 
● Fundador: Nathan e Ida Handwerker 
● Sede mundial: Jericho, New York, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Nathan’s Famous Inc. 
● Capital aberto: Sim (1993) 
● Chairman: Howard Lorber 
● CEO: Eric Gatoff 
● Presidente: Wayne Norbitz 
● Faturamento: US$ 114.8 milhões (2022) 
● Lucro: US$ 13.5 milhões (2022) 
● Valor de mercado: US$ 288 milhões (janeiro/2023) 
● Restaurantes: 355 
● Presença global: 15 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 13.000 (incluindo franqueados) 
● Segmento: Alimentação rápida 
● Principais produtos: Cachorros-quente, hambúrgueres e batatas-frita 
● Concorrentes diretos: Caspers, Gray’s Papaya, Shake Shack, McDonald’s, Burger King, Sonic Drive-In, Dairy Queen e Oscar Mayer 
● Ícones: O cachorro-quente 
● Slogan: Get Along Famously. 
● Website: www.nathansfamous.com 

A marca no mundo 
A NATHAN’S FAMOUS conta atualmente com mais de 246 restaurantes e pontos de venda (incluindo lojas, quiosques e food trucks) localizados em 23 estados americanos e mais 109 unidades em 15 países como Canadá, México, Reino Unido, Irlanda, República Dominicana, Panamá, Emirados Árabes Unidos, Espanha e mais recentemente no Brasil. Do total de lojas da rede, aproximadamente 150 unidades trabalham apenas no sistema de delivery. Além disso, a marca vende seus produtos (pacotes de salsichas, empanados de salsicha, mostardas, entre outros itens) em 50 estados americanos através de 79 mil pontos-de-venda como lojas de supermercados, mercearias e outros restaurantes, inclusive máquinas automáticas; incluindo pontos-de-venda localizados em arenas esportivas, aeroportos, hotéis, centros de convenções, hospitais, cassinos, bases militares, parques de diversão, universidades e lojas de conveniências. Em 2022, a rede vendeu mais de 700 milhões de seus famosos cachorros-quentes. 

Você sabia? 
Durante os ataques terroristas de 2001 a rede teve uma unidade completamente destruída. 
A atriz Clara Bow, que fez enorme sucesso na era do cinema mudo, trabalhou antes da fama como garçonete no NATHAN’S FAMOUS. Cary Grant também trabalhou no NATHAN’S FAMOUS como cozinheiro de batatas-frita antes de partir para Hollywood para seguir carreira no cinema. 
A primeira e mais conhecida origem do hot-dog faz referência a um açougueiro da cidade de Frankfurt que, no ano de 1852, decidiu batizar as salsichas por ele produzidas com o nome da raça de seu cão de estimação, Dachshund. Já a segunda remete a um imigrante alemão, Charles Feltman, que levou a salsicha Dachshund para os Estados Unidos no ano de 1880, e lá criou um sanduíche quente, com pão alongado, salsicha, e algumas alternativas de molho, com o prevalecimento da mostarda. E a terceira é do ano de 1904, na cidade de Saint Louis, onde um fabricante e vendedor de salsichas, para que sua legião de clientes não queimasse as mãos, decidiu embalar a salsicha em um pão. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), jornais (New York Daily News), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 23/1/2023 

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