A maneira mais fácil e prática de se extrair a rolha de uma boa garrafa de vinho atende por um nome: SCREWPULL. A marca americana, considerada por muitos a melhor do mundo quando o assunto é saca-rolhas, se tornou um ícone no universo dos acessórios para vinho, conhecida pela sua praticidade e eficiência, e continua sendo uma referência em design e inovação em todo o processo de servir um vinho como determina o ritual.
A história
Os saca-rolhas SCREWPULL foram desenvolvidos por Herbert Allen (imagem abaixo), um engenheiro e brilhante inventor, que fez fortuna no estado do Texas desenvolvendo máquinas e aparelhos para indústria do petróleo e para empresas do setor aeroespacial, e que se apaixonou pelo vinho enquanto viajava pela Europa nos anos de 1950. A ideia de inventar um saca-rolhas que abrisse com facilidade uma garrafa veio de sua esposa, depois de várias tentativas frustradas com diferentes saca-rolhas, que além de dificultarem a abertura da garrafa, ainda danificavam as rolhas. Ele começou a trabalhar no projeto em 1975 e, no ano de 1979, lançou no mercado o primeiro saca-rolhas SCREWPULL Modelo Mesa. O novo produto foi inspirado em ferramentas de perfuração para criar um abridor de vinho que removesse sem esforço a rolha sem danificá-la. Seus conhecimentos em tecnologia espacial resultaram na espiral revestida em Teflon®, que deslizava ao penetrar na rolha, sem danificá-la, removendo-a intacta. Corriqueiramente falando, pode-se dizer que a espiral revestida em Teflon® foi o maior avanço em saca-rolhas do século XX.
O saca-rolhas foi um sucesso instantâneo, facilitando a abertura de uma garrafa de vinho por leigos. Pouco depois, Allen desenvolveu os modelos Bolso (prático e simples de usar foi imortalizado por experientes garçons e são considerados os melhores do mundo) e o Lever Model Profissional (voltado para profissionais possui sistema de alavanca). Em 1991 a empresa francesa fabricante das famosas panelas de ferro Le Creuset® (conheça essa outra história aqui), comprou a empresa Hallen Company, fabricante dos saca-rolhas SCREWPULL. Já sob o comando dos novos proprietários, em 1993, ocorreu a ampliação da linha de saca-rolhas com o lançamento de novos modelos.
No ano seguinte, além da inauguração de uma subsidiária na Alemanha, ocorreu o lançamento do cooler para vinho. O ano de 1996 foi marcado por uma grande novidade: o lançamento da linha SCREWPULL IN VINO. Até o final da década a linha SCREWPULL de saca-rolhas e acessórios para vinho sofreu uma grande expansão com a adição de novos produtos. O novo milênio tem início com o lançamento do stopper de metal (rolha). Nos anos seguintes a marca americana não parou de inovar, apresentando um novo design para seus saca-rolhas clássicos, além do lançamento de diversas novidades, como por exemplo, o top de linha Lever Model LM-400 (com um design diferente e um novo e exclusivo sistema de alavanca, que se acomoda melhor ao gargalo, proporcionando mais firmeza), o modelo LM-350 (que torna mais fácil a abertura de qualquer tipo de garrafa de vinho) e a linha para bar “Club” de aço inox 18/10.
Nos anos seguintes a marca lançou uma linha voltada especialmente para enófilas e apreciadoras de vinhos e espumantes: a “So Rose”. A linha apresentava três peças de policarbonato, todas na cor rosa: saca-rolha clássico de mesa; saca-rolha The Champ (para garrafas de espumante) e corta-lacres. Além disso, apresentou o novo modelo 3 em 1, que além de um saca-rolhas do tipo bolso, trazia ainda um corta-cápsula e um abridor de garrafas.
Os saca-rolhas SCREWPULL são feitos em policarbonato e têm a espiral revestida em Teflon®, que perfura a rolha, sem danificá-la. Eles se ajustam a todos os tipos de gargalo e têm grande durabilidade. Abrem garrafas de vinho com o mínimo esforço e muita rapidez. Além de possuírem garantia de até 10 anos. Vale ressaltar que o design elegante do SCREWPULL chamou a atenção e o tornou parte da coleção permanente do Museu de Arte Moderna (MoMa), em Nova York.
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos, mas sempre manteve a tradicional tipografia de letra tão associada à SCREWPULL.
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 1979
● Criador: Herbert Allen
● Sede mundial: Fresnoy-le-Grand, França
● Proprietário da marca: Le Creuset S.A.S.
● Capital aberto: Não
● CEO: Greg Cairo
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 80 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Utensílios domésticos
● Principais produtos: Saca-rolhas, baldes de gelo e coqueteleiras
● Concorrentes diretos: Peugeot, Ghidini, OXO, Pulltaps, Rabbit, Alessi, BarCraft, VacuVin, Cuisinart e Silit
● Ícones: O saca-rolhas clássico
● Slogan: Enjoy Living.
● Website: www.lecreuset.com/kitchen-tools/wine-tools
A marca no mundo
Atualmente a SCREWPULL, uma das mais famosas marcas de saca-rolhas do mundo, comercializa sua completa linha de produtos em mais de 80 países ao redor do mundo. Além dos diversos modelos de saca-rolhas, a linha de produtos da marca é composta por corta-gotas, corta-lacres, coqueteleiras, pinças de gelo, espremedores, dosadores, baldes de gelo, além de acessórios e elegantes estojos para presente, ideais para qualquer ocasião.
Você sabia?
● Apesar de não ser tão presente na mídia com campanhas publicitárias, a marca é reconhecida, especialmente pelos americanos, por populares slogans como “Performance perfected” (2002) e “Enjoy living” (2008).
● A primeira referência a um saca-rolhas foi observada na década de 1680. Mas foi o reverendo britânico Samuel Henshall que recebeu a primeira patente mundial para um saca-rolhas em 1795.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 16/7/2025
O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding
Um comentário:
Parabéns pelo Blog! Consegue reunir uma grande quantidade de informações referente as marcas que se propõe, funcionando como uma boa base, uma introdução para a pesquisa.
Postar um comentário