18.7.12

FOX SPORTS


Em sua programação é possível assistir emocionantes jogos de futebol americano, grandes clássicos do futebol mundial, disputadas partidas da principal liga americana de beisebol, corridas frenéticas da NASCAR, os mais talentosos golfistas em ação e incríveis combates de luta livre do WWE. Não, não sintonize na ESPN, assista a tudo isso e muito mais no FOX SPORTS, que ousou desafiar a mais tradicional mídia esportiva americana pela preferência de milhares de fãs ao redor do mundo. 

A história 
Tudo começou em 1994 quando a News Corporation, conglomerado de mídia e proprietário de vários canais de TV, através do tradicional canal FOX, adquiriu os direitos de transmissão, por um período de quatros anos no valor de US$ 1.58 bilhões, dos jogos de futebol americano da NFL, principal e mais poderosa liga profissional dos Estados Unidos. Com os direitos de transmissão do mais popular esporte americano em mãos a empresa resolveu lançar no dia 12 de agosto um canal de TV por assinatura com programação exclusivamente esportiva, 24 horas por dia. O novo canal foi batizado de FOX SPORTS e tinha como objetivo entreter o enorme público americano aficionado por esportes. Não demorou muito para o novo canal alcançar expressivos índices de audiência com a transmissão dos emocionantes jogos de futebol americano. Com o objetivo de aumentar sua audiência, atrair novos espectadores e preencher ainda mais sua grade de programação, o canal adquiriu os direitos de transmissão dos jogos profissionais de hóquei no gelo (NHL), ainda em 1994.


Em 1995 o canal foi lançado na Austrália, terra natal de Rupert Murdoch, fundador da News Corporation. Além disso, foi introduzido em vários países da América Latina. A versão do canal em espanhol (conhecida atualmente como FOX DEPORTES e que está presente em mais de 21 milhões de casas nos Estados Unidos) foi lançada em 1996, mesmo ano em que o canal adquiriu os direitos de transmissão da MLB, principal liga americana de beisebol profissional. Nos anos seguintes o FOX SPORTS, além de montar uma competente equipe de narradores, jornalistas e comentaristas, foi introduzido em muitos países ao redor do mundo, especialmente latino-americanos. Com a chegada do novo milênio, o canal resolveu expandir ainda mais seu alcance ao lançar, no dia 28 de agosto de 2000, a FOX SPORTS RADIO, uma emissora de rádio especializada em programas e transmissões esportivas, disponível inicialmente no mercado americano e canadense. Além disso, garantiu a partir de 2001 os direitos de transmissão de corridas da NASCAR, categoria mais popular do automobilismo americano. Ainda este ano, o canal lançou o Foxsports.com, um portal com notícias, estatísticas, placares e vídeos para os fãs de esportes. Hoje em dia, o portal recebe mais de 70 milhões de visitantes únicos todos os meses.


Em setembro de 2004 foi lançado o FOX COLLEGE SPORTS (FCS), um canal exclusivamente dedicado as principais ligas americanas universitárias, cujo principal objetivo era atingir um público mais jovem. Nos anos seguintes, além de lançar a versão em alta definição (HD), o FOX SPORTS investiu bilhões de dólares na compra dos direitos de transmissões de grandes eventos esportivos, como por exemplo, Fórmula 1 (2007); Liga dos Campeões da UEFA (2010), que marcou o primeiro grande torneio de futebol transmitido pelo canal; Liga Inglesa de Futebol (2011); as lutas do UFC (2011); e os jogos de beisebol da MLB (2014). Mais recentemente o canal expandiu seu conteúdo para plataformas móveis e redes sociais, além de apostar nas transmissões das corridas da Fórmula E (carros elétricos) e jogos do campeonato argentino. Até 2018, a rede ainda contava com o FOX SPORTS REGIONAL NETWORKS, ou simplesmente FOX SPORTS NET (conhecido popularmente como FSN), uma rede de 22 canais regionais disponíveis somente nos Estados Unidos, que foi vendida para a The Walt Disney Company, mas que terá que vendê-la de acordo com as autoridades regulatórias.


Após muita polêmica e intermináveis discussões com as principais operadoras de TV a cabo, o FOX SPORTS foi finalmente lançado no Brasil no dia 5 de fevereiro de 2012. A primeira transmissão do canal no país foi uma partida de futevôlei: o Desafio Fox Sports de Futevôlei (exclusivo) na praia de Copacabana no Rio de Janeiro, onde os jogadores disputavam o título de “Rei da Rede”. O FOX SPORTS chegou com enorme força ao Brasil, incluindo os direitos de transmissão de eventos como a Copa Sul-Americana, Copa Libertadores da América, Campeonato Inglês, Brasil Open (tênis), ATP (principais torneios de tênis do mundo), NASCAR e Campeonato Italiano, anteriormente transmitido pela ESPN Brasil. E não demorou muito para se tornar o segundo canal esportivo mais assistido da TV paga no horário nobre, ficando atrás apenas do SPORTV. O sucesso foi tanto, que no início de 2014, foi lançado no Brasil o FOX SPORTS 2. Nos anos seguintes o canal aumentou ainda mais sua audiência com programas exclusivos e novos direitos de transmissões de importantes eventos esportivos.


A evolução visual 
A identidade visual do FOX SPORTS passou por grandes reformulações ao longo dos anos. O tradicional logotipo oval foi adotado a partir de 1999 e simplificado em 2001.


Em 2010, o logotipo ganhou um efeito 3D e, pouco depois, em 2012, tons de cores mais sóbrias e claras.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 12 de agosto de 1994 
● Criador: News Corporation 
● Sede mundial: Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Fox Networks Group 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Eric Shanks 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Assinantes: + 180 milhões 
● Presença global: 75 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 2.500 
● Segmento: Canal de TV a cabo 
● Principais produtos: Transmissões de ventos, programas esportivos e documentários 
● Concorrentes diretos: ESPN, CBS Sports, NBC Sports, Sky Sports e SPORTV (Brasil) 
● Slogan: Torcemos Juntos! 
● Website: www.foxsports.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente o FOX SPORTS e seus diversos canais esportivos estão presentes em mais de 75 países ao redor do mundo, com forte presença na América do Norte, Caribe, América Latina e Austrália. Segundo dados da empresa o canal possui mais de 180 milhões de assinantes no mundo. Somente nos Estados Unidos, o FOX SPORTS é capaz de atingir aproximadamente 100 milhões de telespectadores em uma única semana. 

Você sabia? 
Desde seu lançamento o FOX SPORTS conquistou mais de 90 Sports Emmy Awards pela excelência na produção de transmissões, programas e documentários. 
O canal adquiriu os direitos de transmissão da Copa do Mundo de Futebol da FIFA de 2018 e 2022. 
No trágico acidente aéreo que vitimou a equipe brasileira da Chapecoense no dia 29 de novembro de 2016 na cidade de Medelín, na Colômbia, o FOX SPORTS Brasil perdeu seis jornalistas e comentaristas: Mário Sérgio, Paulo Júlio Clement, Deva Pascovicci, Victorino Chermont, Rodrigo Santana e Lilacio Júnior. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 26/7/2018

Nenhum comentário: