9.11.18

SPACEX


SpaceX. Guarde este nome. Considerada uma das empresas mais inovadoras do mundo, seu maior objetivo é explorar cada vez mais o universo e, no futuro, promover a colonização em outros planetas. O principal alvo é Marte. Com projetos cada vez maiores, ambiciosos e desafiadores, a empresa tem se mostrado um gigante no segmento aeroespacial. E para muitos céticos a SpaceX está trilhando um caminho ascendente. 

A história 
Tudo começou quando o visionário e empreendedor sul-africano Elon Musk (foto abaixo), também criador da montadora de carros elétricos Tesla e co-fundador do PayPal, idealizou o conceito da Mars Oasis. Esse projeto inicialmente previa a instalação de uma estufa experimental em Marte para o cultivo de plantas. Para dar prosseguimento a ideia, considerada por muitos um devaneio, ele foi à Rússia comprar um míssil balístico intercontinental (como era comum) e transformá-lo em um veículo lançador, com preços acessíveis. Sem sucesso. No voo de volta para os Estados Unidos Musk teve outra ideia: Porque comprar foguetes se eu posso construí-los? Segundo suas contas e projeções, ele poderia superar as tradicionais empresas de lançamento que atuavam no mercado ao criar um foguete de tamanho modesto que daria conta de atender a maior parte da demanda por lançamentos - basicamente satélites de pequeno porte e cargas destinadas à pesquisa. Com a ajuda de Tom Mueller, um engenheiro e atual diretor técnico da empresa, Elon Musk fundou a SpaceX (derivado do nome da empresa, Space Exploration Technologies Corporation) no dia 6 de maio de 2002, cuja primeira instalação estava localizada na cidade de El Segundo, no sul da Califórnia. Nos anos seguintes, com o desenvolvimento e a construção de foguetes próprios e o desenvolvimento de parte dos softwares necessários, Musk conseguiu economizar até 10 vezes no valor de lançamento dos veículos aeroespaciais.


Apresentado no dia 24 de março de 2006, o Falcon 1 (referência à nave Millenium Falcon, do filme Star Wars) foi o primeiro foguete de lançamento produzido pela SpaceX. O veículo aeroespacial foi criado para o lançamento de satélites na órbita da Terra. Após três testes fracassados (incluindo explosões) e problemáticos durante o lançamento, no dia 28 de setembro de 2008, o Falcon 1 fez história ao se tornar o primeiro foguete de combustão líquida produzido por uma empresa privada a atingir a órbita da Terra. O foguete carregava 163 quilos. Apesar do sucesso no lançamento, a empresa precisava de clientes. A salvação - ao menos para a SpaceX - veio no mês de dezembro de 2008, quando Musk ouviu rumores de que a NASA estava preparando o primeiro contrato de lançamentos que substituiriam o histórico ônibus espacial. A boa notícia chegou no dia 23 de dezembro, quando a NASA concedeu um contrato de US$ 1.6 bilhão a SpaceX, para realizar 12 voos até a Estação Espacial Internacional (conhecida como EEI). Esse modelo de foguete foi descontinuado em 2009.


O primeiro foguete da SpaceX foi substituído pelo modelo Falcon 9, lançado em 2010 e que marcou uma grande evolução na construção de veículos aeroespaciais. Seu design se manteve o mesmo do Falcon 1, mas em uma versão maior, com 70 metros de altura e 3,7 de diâmetro. O primeiro estágio do Falcon 9 contava com nove motores Merlin, propulsores desenvolvidos pela própria SpaceX. Em baixa órbita, o Falcon 9 tinha capacidade para carregar 22.8000 kg de carga. Já em órbita geoestacionária, o foguete carregava até 8.300 kg. Ainda em 2010, o Falcon 9 foi o responsável por levar a nave espacial Dragon ao espaço. A Dragon, também criada pela empresa, passou a ser utilizada principalmente para missões de reabastecimento da Estação Espacial Internacional. Além dos suprimentos, a Dragon pode transportar até 7 tripulantes. Em dezembro de 2015 a SpaceX conseguiu um feito inédito com o Falcon 9 realizando um pouso controlado em Terra, sem que houvesse danificação de suas estruturas. O foguete foi recuperado, reutilizado e lançado novamente pela empresa em 2017. A reutilização de foguetes é uma das grandes inovações da SpaceX. Investindo em tecnologia para o pouso em Terra desses foguetes a empresa economiza milhões, e os clientes também.


A grande estrela da constelação da SpaceX é o Falcon Heavy, considerado o maior foguete em operação no momento. Constituído de três módulos do Falcon 9, esse monstro colossal tem 70 metros de altura por 3,6 de diâmetro. O gigante é capaz de carregar até 17 toneladas de carga para fora do planeta Terra. Seus 27 motores são capazes de gerar um impulso de 23 mil kilonewtons (o equivalente a 18 aviões modelo Boeing 747), algo pouco a mais do que o dobro da capacidade do Delta IV Heavy (o até então foguete mais poderoso da atualidade, operado pela United Launch Alliance). O lançamento do Falcon Heavy ocorreu no dia 6 de fevereiro de 2018, com enorme sucesso e repercussão mundial. Claro, com a ajuda de uma grande jogada de marketing. A razão: o foguete levou para o espaço um carro da montadora Tesla (modelo roadster vermelho). Dentro do veículo foi colocado um boneco vestido de astronauta (com traje espacial Starman), além de uma placa com a frase “Feito na Terra por humanos”. E tudo isso com Space Oddity, de David Bowie, como trilha sonora, para deixar o momento histórico ainda mais emocionante. A façanha foi completada pelo retorno de dois dos três estágios do foguete à plataforma, pousando quase que simultaneamente, dando ares cinematográficos à transmissão, que foi feita ao vivo para o mundo todo. O veículo seguiu em direção à órbita de Marte, passando pelo Cinturão de Asteroides.


Após lançar um carro ao espaço, a SpaceX queria ir além. A empresa planeja lançar aproximadamente 12 mil satélites na órbita da Terra para criar uma rede de internet mundial. Chamado de Starlink, o ambicioso projeto já deu seus primeiros passos. No dia 21 de fevereiro de 2018, a SpaceX lançou um Falcon 9 com 2 satélites Starlink, conhecidos como Tintin-A e Tintin-B. Até 2024, a empresa pretende lançar mais de 4 mil satélites desse ambicioso projeto. Para instalar todos os satélites, a SpaceX gastará aproximadamente US$ 10 bilhões. Além disso, a empresa também lançou no mesmo foguete o satélite espanhol PAZ. Esse satélite conta com um radar que poderá passar informações meteorológicas e cobrirá necessidades governamentais e comerciais a nível mundial.


Aliando custos reduzidos de construir seus próprios foguetes com as facilidades e barateamento proporcionados pelo reuso deles, a SpaceX consegue cobrar um preço bastante inferior aos concorrentes e, com isso, cada vez mais abocanha uma fatia maior do mercado de exploração espacial, que gira em torno de US$ 200 bilhões por ano. Com a ascensão da empresa, Elon Musk mostra que é possível atingir grandes objetivos em direção à exploração do espaço. Afinal, desde o primeiro foguete - Falcon 1 - passando pelo Falcon 9 até chegar no Falcon Heavy, a empresa americana vem evoluindo em um ritmo frenético e com pioneirismo. A SpaceX foi a primeira a realizar um pouso controlado em Terra, primeira empresa privada a enviar uma nave para a EEI e a reutilizar seus foguetes, ampliando assim as possibilidades de explorar o espaço contando com a economia gerada pelos foguetes reutilizáveis.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 6 de maio de 2002 
● Fundador: Elon Musk 
● Sede mundial: Hawthorne, Califórnia, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Space Exploration Technologies Corp. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Elon Musk 
● Presidente: Gwynne Shotwell 
● Faturamento: US$ 2 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: Não (presente somente nos Estados Unidos) 
● Funcionários: 7.000 
● Segmento: Aeroespacial 
● Principais produtos: Foguetes, naves espaciais e motores propulsores 
● Concorrentes diretos: NASA, United Launch Alliance, Arianespace, Orbital ATK, Stratolaunch Systems e Blue Origin 
● Ícones: Os foguetes Falcon 
● Website: www.spacex.com 

A marca nos Estados Unidos 
Atualmente a SpaceX, considerada a maior empresa aeroespacial privada do mundo, produz foguetes, naves espaciais, motores propulsores e plataformas. Até meados de 2018 a empresa já acumulava 60 lançamentos com enorme sucesso. Para realizar lançamentos de seus foguetes, a SpaceX conta com três bases: Cabo Canaveral (Flórida), Centro Espacial John F. Kennedy (da NASA) e Base da Força Área de Vandenberg (Califórnia). Em 2017 a empresa realizou 18 lançamentos, detendo 65% do mercado comercial de lançamentos. 

Você sabia? 
Cada missão com o foguete Falcon Heavy custa aproximadamente US$ 90 milhões. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Valor Econômico, Folha e Estadão), sites de tecnologia (Canal Tech), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 10/11/2018  

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