12.5.06

HARD ROCK CAFÉ

Antes de ser o primeiro e mais famoso restaurante temático e centro de entretenimento do mundo, o HARD ROCK CAFÉ é uma verdadeira instituição do Rock'n Roll. De Chicago a Dublin, de Nova York a Estocolmo, de São Paulo a Londres, é um deleite para os aficionados e amantes do melhor Rock.
-
A história
O primeiro HARD ROCK CAFÉ abriu suas portas ao público em 14 de junho de 1971 em Londres na Inglaterra. Fundado por Isaac Tigrett e Peter Morton, dois empreendedores americanos amantes da música, que decidiram abrir um espaço onde pudessem guardar relíquias do rock, hobby que os aproximou, se tornou um enorme sucesso rapidamente, atraindo clientes que além de amantes do Rock'n Roll, procuravam um ambiente descontraído, com preços acessíveis e cheio de pessoas bonitas. O local escolhido ficava na área londrina de Piccadilly, próximo ao Parque Hyde (mais especificamente, uma parte do parque conhecida como Hyde Park Corner). O imóvel era amplo, pois fora uma concessionária Rolls-Royce anteriormente.
-
-
Embora fosse decorado inicialmente com produtos do Rock'n Roll americano, foi rapidamente sendo incorporado na decoração pertences do rock mundial na medida em que foi crescendo e seus fundadores passaram a receber ofertas de pertences de lendas do rock inglês e de outras partes do mundo. A coleção teve início quando uma guitarra autografada doada por Eric Clapton, que era freqüentador assíduo do restaurante, foi pendurada casualmente na parede do primeiro HARD ROCK CAFÉ. Algumas semanas depois, uma guitarra foi enviada por Pete Towsend, da banda The Who, com a seguinte nota: “A minha é melhor! Com Amor, Pete” (Mine's better! Love, Pete.)
-
-
A coleção conta atualmente com mais de 70.000 itens, catalogados que foram adquiridos em leilões, doados ou comprados dos próprios artistas. Mais que um restaurante, onde as relíquias do rock ocupavam as paredes, o HARD ROCK acabou por se transformar num estilo. Os jovens vestiram a camisa do HARD ROCK CAFÉ, que foi uma das primeiras armas de marketing de quem dispunha de poucos recursos para a compra de espaço na mídia. Essas camisetas viraram febre, todos queriam tê-las e a rede começou posteriormente a vendê-las assim como os pins (bottons), uma mania entre viajantes jovens. Daí para casacos e uma infinidade de outros produtos, foi uma conseqüência. O HARD ROCK CAFÉ começou sua expansão global em 1982, quando Tigrett e Morton concordaram em desenvolver seus próprios HARD ROCK em várias partes do mundo. Morton abriu casas em Los Angeles, San Francisco, Chicago e Houston. Tigrett em New York, Dallas, Boston, Washington, Orlando, Paris e Berlim. Em 1990, o Rank Group adquiriu o HARD ROCK CAFÉ e acelerou sua expansão mundial, tornando-se um das marcas mais conhecidas do mundo. Também levou a marca e o estilo do HARD ROCK para outros negócios abrindo a rede Hard Rock Hotel & Casino em várias localidades exóticas do mundo como em Bali, Las Vegas (inaugurado em 1976), Pattaya, Orlando, Hollywood, Chicago e Tampa.
-
-
No dia 7 de dezembro de 2006, a tribo dos índios Seminoles, originária do estado da Flórida, ganhou destaque no noticiário econômico mundial ao comprar por US$ 965 milhões a rede de restaurantes e cassinos HARD ROCK CAFÉ. Os índios ficaram com as 124 restaurantes, quatro hotéis, dois hotéis-cassino, duas casas de shows e participações em mais três outros hotéis. A tribo dos Seminoles já operava um hotel e um cassino da rede HARD ROCK nas cidades de Tampa e Hollywood (Flórida). A venda não incluiu o hotel da rede em Las Vegas, vendido em maio para o grupo Morgans Hotel, de Nova York, por US$ 770 milhões, nem as lojas controladas pelo co-fundador da rede Peter Morton. Recentemente a rede divulgou a intenção de inaugurar seu primeiro parque temático em um investimento de US$ 400 milhões. A inauguração está prevista para meados de 2008 na cidade de Myrtle Beach em South Carolina.
-
-
Evolução global
Acompanhe ano a ano a abertura de unidades do HARD ROCK CAFÉ, nas principais cidades do mundo.
1971: Londres
1978: Toronto
1983: Tokyo (Roppongi)
1984: San Francisco
1985: Stockholm
1986: Chicago, Houston
1987: Cancun, Honolulu, New Orleans
1988: La Jolla (Southern California)
1989: Sydney, Acapulco, Boston, Toronto (Skydome)
1990: Washington D.C., Montreal, Puerto Vallarta (México), Singapore, Las Vegas (at Hard Rock Hotel), Maui
1991: Paris, Kuala Lumpur, Bangkok, Orlando (Universal Studios)
1992: Berlin, Jakarta, Osaka, Tijuana, Atlanta
1993: Bali, Mexico City, San Juan, Miami
1994: Beijing, Hong Kong, Cozumel, Madrid, Nashville
1995: Buenos Aires, Melbourne, Copenhagen, Cabo San Lucas (México), Makati (Filipinas), Myrtle Beach, Phoenix, San Antonio
1996: Surfers Paradise, Niagara Falls (Canadá), Otawa, Beirut, Atlantic City, Hollywood (California), Key West, Niagara Falls (Estados Unidos)
1997: Bahrain, Nagoya, Yokohama, Barcelona, Dubai, Baltimore, Memphis, Sacramento
1998: Sharm El Sheikh (Egito), Guam, Rome, Guadalajara, Edinburgh, Cleveland, Denver, St. Louis, Kona, Lake Tahoe, Philadelphia, Salt Lake City, San Diego, Saipin (Mariana Islands)
1999: Amsterdam, Gatlinburg, Indianapolis
2000: Cayman Islands, Manchester, Fukuoka, Malta, Rio de Janeiro
2001: Bogotá, Cairo, Osaka (Universal Studios), Pattaya (Indonésia)
2002: Leeds, Nottingham, Munich, Tokyo (Uyeno-Eki), Minneapolis, Pittsburgh
2003: Cologne, Detroit, Nassau, Lisbon, Moscow, Cardiff
2004: Hurghada (Egito), Athens, Dublin, Kuwait, Panamá, Gothenburg, Foxwoods, Hollywood (Flórida), Louisville, Destin (Estados Unidos)
2005: Oslo, Gran Canária (Espanha), Belo Horizonte, New York, Caracas
2006: Santo Domingo, Mumbai, Ocho Rios (Jamaica), Narita, Margarita (Venezuela)
2007: Punta Cana, Warsaw, Bengaluru (Índia), Ilhas Fiji, Cartagena, Biloxi (Estados Unidos), Boston
2008: Mallorca, Seoul, Singapore (Aeroporto), Aruba, Bucharest
2009: Venice (Itália), Praga, Phuket (Tailândia), Krakow (Polônia), Pune, New Delhi e Hyderabad (Índia), New York (Yankee Stadium), Penang (Malásia), Marbella, Ho Chi Minh City (Vietnã), Dallas, Las vegas
2010: Berlim, Costa Maya (México), Krakow (Polônia), Santosa Island (Cingapura), Hollywood, Seattle
-
-
O parque
O HARD ROCK PARK, inaugurado oficialmente no dia 2 de junho de 2008, em Myrtle Beach, na ensolarada Carolina do Sul, com um mega show da banda Eagles, tinha aproximadamente 140 acres, com montanhas-russas, shows com fogos de artifícios, parquinhos para crianças, restaurantes, cafés e lojas, além de um anfiteatro multimídia, e, claro, um sistema de som ultra-moderno projetado especificamente para o local. O investimento do grupo HARD ROCK passou dos US$ 400 milhões.
-
-
As atrações do parque estavam divididas em seis áreas distintas, denominadas Rock Environs (em português algo como “ambiente roqueiro”), que celebram a cultura, o estilo de vida, as lendas e a irreverência do rock: All Access Entry Plaza, com praças amigáveis, espaços públicos e lojas combinando os estilos armazém e missões (sul da Califórnia); Rock & Roll Heaven, um oásis do rock, que explora os sentimentos contidos por trás da música (as influências, as lendas e as vibrações do gênero); British Invasion, onde imperam o ritmo e o sotaque britânicos; Lost in the 70's, que recria as condições de convergência entre a música britânica e americana, para o mundo punk, disco e glam que dominaram a década de 70; Born in the USA, que presta homenagem a todos os estilos do rock americano; e Cool Country, que expressa este gênero americano respeitado por sua grande popularidade, principalmente no sul do país. A música era o tema central de montanhas-russas e demais atrações do parque. Por exemplo, em Maximum RPM, os visitantes estavam a bordo de um carro conversível que fazia uma viagem musical no tempo até a década de 80. Midnight Rider era uma montanha-russa com o sotaque do rock sulista numa viagem que tinha como cenário uma serraria abandonada; e a Led Zeppelin - The Ride possuía curvas e loopings radicais ao som da canção “Whole Lotta Love”.
-
-
Dentre as áreas dedicadas às crianças menores, ganhavam destaque a Reggae River Falls, uma área temática aquática inspirada no cenário cultural jamaicano e Garage Jam, uma área de brincadeiras com bolas de espuma. Os restaurantes do complexo apresentavam uma diversificada oferta, incluindo o Carnaby Street Café, onde a ambientação dos anos 60 ganhava um toque britânico. As lojas também tinham decoração especial, como a Mainstreet Gas & Gifts, cuja ambientação recriava um velho posto de gasolina convertido numa loja de surfe.
-
-
Os criadores do HARD ROCK PARK realizaram uma “turnê promocional” por seis cidades americanas para divulgar a atração e coletar objetos para decorar o novo parque. A turnê, iniciada no dia 9 de abril, por Nova York, foi designada “The Hard Rock Park Road to Myrtle Beach Tour”, funcionou como uma exposição itinerante intitulada em referência ao Magical Mistery Tour Bus dos Beatles, que representa a primeira peça de memorabilia doada ao parque pela Hard Rock International, empresa do grupo HARD ROCK, conhecido por seus cafés e restaurantes em todo o mundo. Os itens doados incluíam uma parede do lendário CBGB (doado pelo restaurante de Nova York) e uma capa matizada usada no palco por Elvis Presley, oferecida pelo HRC de Memphis. Todos estes itens estavam exibidos com destaque no novo parque. Mas, um ano após sua inauguração o parque foi fechado e vendido as novos proprietários, que mudaram seu nome para Freestyle Music Park. O divertido parque utilizava o slogan “Where Rock Comes to Play”.
- -
-
O marketing
Os produtos HARD ROCK, maior ferramenta de marketing da marca, tiveram um início modesto em 1973, com as camisetas sendo vendidas, retiradas de uma caixa guardada debaixo da mesa do caixa. Em 1987, a confusão causada pelas pessoas querendo comprar as camisetas forçaram a abertura de um quiosque com os produtos HARD ROCK na esquina da Old Park Lane com a Piccadily em Londres. Um ano depois, ainda mais espaço foi necessário para aumentar sua linha de produtos, o que levou à abertura de uma loja em 1988, no 18º aniversário do HARD ROCK. Atualmente, existem mais de 200 produtos da grife, como chaveiros, pins, camisetas, camisas jeans e pólo, jaquetas de couro e jeans, óculos, carteiras, sungas, biquínis, maiôs, relógios, copos, moletons, entre outros itens, todos com o característico logotipo da marca.
-
-
O logotipo
A notoriedade do HARD ROCK pode ter tido início com seus hambúrgueres, mas após os seus 30 anos de história, ele é agora igualmente conhecido pelo seu logotipo. Desenhado por um renomado artista gráfico, Alan Aldridge, que foi também responsável pela capa do álbum “Illustrated Lyrics” dos Beatles e por outras capas de álbuns clássicos, o logotipo do HARD ROCK é visto desde Beijing até Nova York em suas famosas camisetas, uma das mais vendidas e mais cobiçadas do mundo.
-

-
As relíquias
Para manter o clima de peças originais em todos os restaurantes, o que é um atrativo também para turistas, a rede conta com o suporte de um verdadeiro caçador de relíquias. Don Bernstine é o homem que visita astros do rock do passado e vai ao camarim dos atuais fazendo oferta por tudo aquilo que possa dar vida e emprestar à rede o glamour do rock. Ele é figurinha conhecida nos leilões de casas tradicionais como a Christies. E já chegou a pagar US$ 24 mil por um casaco que Jimi Hendrix usou no palco e até US$ 13 mil por uma letra de música datilografada por Bob Dylan. Desde os primeiros astros da década de 50, como Bill Haley e Elvis Presley, passando pelos destaques dos anos 60, como Beatles e Rolling Stones, até os heróis atuais, como Pearl Jam, Nirvana e Sheryl Crow, todas as épocas estão representadas. Da mesma forma, desde as antigas e raras até as amassadas e inúteis, a coleção de guitarras é impressionante. Amigos e roqueiros de todo o mundo doaram seus discos e CDs de ouro e platina, fazendo da coleção do HARD ROCK a primeira, mundialmente, no gênero. São essas relíquias, além do preço sempre em conta de bebida e comida, que transformaram a marca HARD ROCK também numa lenda do Rock'n Roll e um estilo vida.
-
-
Dados corporativos
● Origem:
Inglaterra
● Fundação: 14
de junho de 1971
● Fundador: Isaac Tigrett e Peter Morton
● Sede mundial: Orlando, Flórida
● Proprietário da marca:
Seminole Tribe of Florida, Inc.
● Capital aberto:
Não (subsidiária)
● CEO & Presidente:
Hamish Dodds
● Faturamento: US$ 500 milhões (estimado)
● Lucro:
US$ 70 milhões (estimado)
● Restaurantes:
136
● Presença global: 53 países
● Presença no Brasil:
Sim (2 restaurantes)
● Funcionários:
3.800
● Outros negócios:
Restaurante temático
● Principais produtos:
Comida tipicamente americana e suvenires
● Outros negócios:
Hard Rock Hotel e Hard Rock Live
● Ícones: A decoração de seus restaurantes
● Slogan:
Love All, Serve All.
● Website:
www.hardrock.com
-
A marca no mundo
Com 136 HARD ROCK CAFÉ espalhados por 53 países, transformou-se num fenômeno verdadeiramente global. A rede conta ainda com mais 11 HARD ROCK HOTEL, localizados nos Estados Unidos, Indonésia e Tailândia; e três HARD ROCK LIVE, arenas para shows e apresentações esportivas, localizadas em Orlando, Biloxi e Hollywood (Flórida). Somente nos Estados Unidos estão localizadas 50 unidades. O maior restaurante da rede está localizado na cidade de Orlando na Flórida.
-
Você sabia?
Ao longo destes anos, mais de 100 milhões de pessoas tiveram a oportunidade de viver excelentes momentos neste que se tornou um ícone do entretenimento universal. As filas para entrada no HARD ROCK já se tornaram famosas, até mesmo em Londres, 39 anos após sua inauguração.
-
-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 24/7/2010

Um comentário:

Carina Rezende disse...

gostaria de saber onde compro os produtos pela internet?/?
meu email, carinarezende30@hotmail.com