18.3.12

SKY

A SKY transformou a TV por assinatura em uma vasta fonte de diversão, conteúdo e entretenimento ao alcance de um controle remoto. Sempre oferecendo alta tecnologia e uma grande variedade de canais, que agradam toda a família, transformou a telinha da televisão em um mundo aberto para o conhecimento e diversão à qualquer hora.

A história
Tudo começou no dia 25 de julho de 1996 quando a tradicional empresa britânica British Sky Broadcasting (BSkyB) juntamente com a News Corporation (conglomerado de mídia do australiano Rupert Murdoch), a Liberty Media (conglomerado de mídia americano) e o Grupo Televisa (principal e mais influente rede de televisão mexicana), resolveram fundar uma empresa para ingressar no segmento de TV por assinatura no México. Exatamente no dia 15 de dezembro foi lançada oficialmente a SKY, marca pertencente a empresa britânica, que iria oferecer canais por assinatura via satélite. Praticamente ao mesmo tempo, a SKY, através de uma associação com as Organizações Globo, também foi lançada no mercado brasileiro, sendo a primeira empresa de TV por assinatura do país via satélite pelo sistema digital DTH (Direct to Home) em banda Ku. A recepção se dava através de uma pequena antena parabólica e de um decodificador digital, cujas funções dependiam de um cartão de acesso.


A partir de maio de 2000 a SKY foi estendida para outros países da América Latina, sendo lançada na Argentina (onde encerrou suas operações em 2002 devido a grave crise econômica do país) e Colômbia. Nos anos seguintes, boa parte de suas operações na América Latina foram renomeadas DirecTV, com exceção do México e do Brasil, que após a fusão com a própria DirecTV no final de 2005, resolveram manter a marca SKY. Com isso, no Brasil a SKY passou a ter uma base superior a 1.5 milhões de assinantes. A partir de 2007, a SKY México começou expandir os serviços de TV paga via satélite para América Central e Caribe, incluindo países como Costa Rica, República Dominicana, Nicarágua, Guatemala, Panamá, El Salvador e Honduras.


A empresa lançou no Brasil no dia 4 de julho de 2008 um serviço pré-pago, pelo qual o cliente adquiria um decodificador e recarregava conforme o número de dias que desejasse assistir. Em 2009, a SKY foi a primeira empresa do segmento no Brasil a disponibilizar canais em alta definição. E para comunicar esta grande novidade e seus atributos de seu novo serviço, batizado de SKY HDTV, a empresa escolheu como garota-propaganda a modelo Gisele Bündchen, que passou a estrelar as campanhas publicitárias como o novo posicionamento da marca, cujo slogan é HDTV é isso. Recentemente, em dezembro de 2011, a SKY iniciou os serviços de Internet 4G, inicialmente somente para Brasília. Em outra novidade recente, a operadora lançou em 15 de fevereiro de 2012 o SKY ONLINE, um serviço onde apenas os usuários da TV por assinatura podem assistir a filmes pelo computador através da compra ou aluguel.


Além disso, a operadora oferece aos brasileiros outros serviços, como por exemplo, o CINE SKY (conhecido anteriormente como SKY Premiere), um conjunto de canais onde os assinantes podem assistir aos filmes adquiridos pelo sistema PPV (pay-per-view); e o SKY On Demand, um recurso exclusivo que disponibiliza filmes, shows e outras atrações, todas em alta definição (HD), que ficam armazenadas no equipamento SKY HDTV Plus. Durante todos esses, a SKY foi pioneira no lançamento de todos os principais recursos que transformaram a televisão brasileira, trazendo ao país serviços inéditos, como por exemplo, a TV digital, a interatividade, o DVR (SKY+) e a maior quantidade de conteúdos em alta definição.


A evolução visual
No Brasil, a identidade visual da marca passou por grandes remodelações ao longo dos anos, adquirindo muito mais personalidade.


A identidade visual da marca SKY pode ser aplicada de duas formas diferentes.


Em outros países a SKY utiliza uma identidade visual diferente do Mercado brasileiro, como pode ser visto na imagem abaixo.


Dados corporativos
● Origem:
México/Brasil
● Fundação:
25 de julho de 1996
● Fundador:
BSkyB, News Corporation, Liberty Media e Televisa
● Sede mundial:
Cidade do México, México e Santana de Parnaíba, Brasil
● Proprietário da marca:
DIRECTV Group
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● CEO (Brasil):
Luís Eduardo Baptista Pinto da Rocha
● Faturamento:
Não divulgado
● Lucro:
Não divulgado
● Assinantes: + 3.4 milhões (Brasil)
● Presença global:
+ 10 países
● Presença no Brasil:
Sim
● Funcionários:
1.000
● Segmento:
Operadora de TV por assinatura
● Principais produtos:
Canais a cabo e internet banda larga
● Concorrentes diretos:
NET e TVA
● Slogan:
HDTV é isso.
● Website: www.skytv.com.br

A marca no mundo
Hoje em dia a SKY, uma subsidiária da DIRECTV Latin America e maior operadora de TV por assinatura via satélite em alta definição da América Latina, está presente em mais de 10 países, entre os quais Brasil e México, além da região da América Central e Caribe. No Brasil a SKY oferece mais de 250 canais, incluindo rádios e eventos pay-per-view, tendo uma base de assinantes superior a 3.4 milhões. Já a SKY HDTV conta com mais de 800 mil clientes em apenas 3 anos de existência com 39 canais em HD sendo a maior oferta em canais em alta definição do mercado brasileiro.

Você sabia?
A marca SKY é de propriedade da British Sky Broadcasting Group plc, usada pela Sky Brasil mediante licença exclusiva.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 18/3/2012

Nenhum comentário: