A marca americana JOHN VARVATOS reflete o estilo casual cosmopolita daqueles homens que gostam de estar na moda com discrição. Isso não significa que suas peças sejam simplistas. Ao contrário, com corte e modelagem diferenciada, as roupas não aparentam seguir as tendências da moda, o que deixa o visual masculino, ora com um toque rebelde, reforçado pela influência roqueira do estilista, ora com ares vintage, recém-saído de um túnel do tempo. O resultado é o equilíbrio entre a atitude rock e a perfeição das formas, que encanta milhões de homens no mundo inteiro e já conquistou um verdadeiro fã clube de respeito que inclui Jude Law, Brad Pitt, John Mayer, Lenny Kravitz e Zac Efron.
A história
O estilista e designer John Varvatos (foto abaixo), cuja família descende do pequeno vilarejo de Poulata na paradisíaca ilha grega de Cefalônia, nasceu em 1955 na cidade de Detroit, estado americano do Michigan. Ralph Lauren foi quem o incentivou a estudar moda e vislumbrou seu grande potencial em 1983, quando passou a trabalhar para a tradicional grife americana. No início de 1990 ele teve contato e trabalhou também na Calvin Klein, chefiando o departamento de criação de roupas masculinas e sendo responsável direto pela criação das cuecas estilo boxer, considerada uma das grandes revoluções do vestuário em todo o século, imortalizada por uma campanha publicitária icônica, estrelada por Mark Wahlberg. Depois de mais uma passagem pela Ralph Lauren em 1995, onde liderou o lançamento da Polo Jeans Company, finalmente em 1999, o estilista resolveu utilizar a experiência adquirida com estes mestres da moda para criar uma marca de moda masculina contemporânea com sua própria assinatura, a qual foi lançada oficialmente em junho de 2000 com a apresentação de sua primeira coleção, que incluía roupas de lã, calças, camisas, gravatas, casacos, blusas e roupas esportivas. A partir daí, a história do estilista americano e de sua marca se resume a prêmios, condecorações e muitos elogios por parte da crítica especializada. As celebridades também adotaram a marca, que passou a vestir astros como Bradley Cooper em eventos badalados.
Poucos meses depois da apresentação de sua primeira coleção, no mês de setembro, o estilista inaugurou uma descolada butique no badalado bairro do Soho, em Nova York. Ainda este ano John recebeu o renomado prêmio Perry Ellis por parte do Council of Fashion Designers of America (CFDA). Ano após ano suas coleções, caracterizadas pela altíssima qualidade das matérias-primas, design especial e o bom gosto e sofisticação em moda urbana, sempre abusando da cor preta e da atmosfera mais sombria e introspectiva, conquistou milhares de fãs, não somente nos Estados Unidos. Aliás, com uma pequena diferença: o vínculo das roupas e acessórios JOHN VARVATOS com o universo do Rock and Roll. Eram jaquetas de couro, botas, jeans batidos e camisetas, que custavam de US$ 300 até US$ 2.500.
Em setembro de 2001 o estilista fechou parceria com a Converse concebendo modelos bem originais, com um ar vintage, que fizeram um enorme sucesso projetando ainda mais a marca americana, que seria repetida até os dias de hoje. Pouco depois, em 2003, a empresa inaugurou uma loja na cidade de Las Vegas. Já 2004 a marca lançou seu primeiro perfume e uma completa linha de produtos masculinos para o cuidado da pele, iniciando assim a diversificação na linha de produtos. No ano seguinte John foi considerado o designer do ano pela CFDA. A diversificação em sua linha de produto continuou em 2006 com o lançamento de uma moderna linha de óculos escuros e do segundo perfume masculino da marca. Em fevereiro de 2006, a marca lançou a John Varvatos U.S.A., uma coleção voltada para um público mais jovem e de menor preço do que a coleção principal, oferecendo jeans, roupas esportivas, roupas sob medida, sapatos e acessórios.
Em agosto de 2008, a marca inaugurou uma loja onde estava localizado o lendário clube de punk rock underground CBGB em Nova York, palco de shows histórico do Iggy Pop, Patti Smith, The Ramones, Blondie, Talking Heads, Elvis Costello e Sex Pistols. A marca fez questão de conservar intacta a maior parte das paredes do icônico clube, recobertas de pôsteres e pichações, além de recriar um pouco do ambiente escuro com madeira, lustres de cristal em estilo vitoriano, cortinas de veludo e teto negro. Ainda neste mesmo ano a marca JOHN VARVATOS resolveu lançar no mercado seu primeiro perfume feminino, além de uma linha de relógios masculinos.
No início de 2012, a JOHN VARVATOS, que pertencia a VF Corporation foi vendida para o fundo de investimento Lion Capital, que nos últimos anos investiu em marcas como La Senza, All Saints e American Apparel. O principal objetivo dos novos proprietários era quintuplicar o tamanho atual da grife, aumentando sua participação no mercado americano e expansão para Europa e Oriente Médio. Pouco depois, em 2014, a marca inaugurou uma enorme loja na cidade de Londres e outra unidade em Bangkok, iniciando assim sua expansão internacional pelo varejo. Em 2015 foi a vez de inaugurar uma loja na cidade de Moscou.
A JOHN VARVATOS tem seu foco em sobreposição de peças, uso de tecidos variados, mescla de formas e referencias militares que reforçam o estilo “rocker chic” da marca. Sempre inovando a cada coleção, seu catálogo mostra que os produtos criados pela marca americana podem ser usados em diversas ocasiões, mantendo sua identidade fortemente na mente de seu público alvo. Homenagens não faltam para John Varvatos. Além de três prêmios CFDA, como designer do ano, designer masculino do ano e um Perry Ellis Awards, John ainda foi eleito o designer do ano pela GQ Magazine em 2007 e teve um modelo Chrysler 300 batizado com seu nome, em 2013.
O marketing
A música é uma das grandes influenciadoras na moda criada por John Varvatos. Segundo o próprio estilista, tudo começou na década de 1970 com uma clássica foto da banda The Stooges, em que os integrantes vestiam jaquetas de motoqueiros, jeans rasgados e óculos Ray-Ban Aviator. Além disso, o badalado estilista americano nasceu na cidade de Detroit, onde importantes influências musicais se desenvolveram, desde o rock do MC5 ao soul do Motown e o punk dos Stooges. Essa influência ficou bastante evidente nas campanhas publicitárias da grife a partir de janeiro de 2005, na verdade obras-primas da fotografia, cujas estrelas eram astros e bandas de rock, como por exemplo, Ryan Adams, Joe Perry, Iggy Pop, Alice Cooper, Perry Farrel (Jane’s Addiction), Chris Cornell (Audioslave), Dave Matthews, The Roots e Velvet Revolver, que expressaram seu estilo eclético em roupas da marca americana.
Em 2012, o estilista nova-iorquino convidou o trio da banda Green Day para o lançamento da sua nova coleção, inspirada na cidade de Nova York e no mais puro espírito do Rock and Roll. Já em 2014, mais uma vez, o estilista trocou os modelos esguios e blasés pela irreverência e a atitude dos integrantes do Kiss, que capricharam na maquiagem para o ensaio da campanha publicitária. Logo depois foi a vez de Ringo Star e, em 2015, os filhos do cantor Bob Marley, Stephen e Ziggy, estrelarem campanhas da marca.
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1999
● Fundador: John Varvatos
● Sede mundial: New York City, New York, Estados Unidos
● Proprietário da marca: John Varvatos Enterprises Inc.
● Capital aberto: Não
● CEO & Presidente: Mark Brashear
● Estilista: John Varvatos
● Faturamento: US$ 300 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 30
● Presença global: + 50 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 200
● Segmento: Moda masculina
● Principais produtos: Roupas, calçados, acessórios e perfumes
● Concorrentes diretos: Hugo Boss, Ralph Lauren, Dolce & Gabbana, Diesel, Paul Smith e Tom Ford
● Website: www.johnvarvatos.com
A marca no mundo
Atualmente, a marca JOHN VARVATOS, uma das maiores referências da moda masculina nova-iorquina e que vende além de roupas, sapatos e linhas de acessórios que incluem cintos, óculos, perfumes, bolsas e cosméticos de luxo para um homem moderno e exigente que gosta de se vestir bem, está presente em mais de 50 países através de renomadas lojas de departamento, lojas multimarcas e comércio online. Além disso, a marca possui 30 lojas próprias localizadas em cidades como Nova York, Las Vegas, Miami, San Francisco, Los Angeles, Dallas, Detroit, Bangkok, Londres, Moscou e Toronto.
Você sabia?
● Multitalentoso, John Varvatos fez questão de aproveitar-se de seu sucesso no mundo da moda, para realizar o sonho de trabalhar com música, lançando em 2009, o “New York Nights… Direct From the Bowery”, um programa de rádio mensal, apresentado por ele mesmo. Seu talento como apresentador foi estendido até a TV, aonde trabalhou como jurado e mentor no programa Fashion Star.
● Sempre dedicado à filantropia, o estilista contribui com projetos como o Save the Music Foundation, que restaura programas de música instrumental nas escolas e com a Stuart House que arrecada fundos para o tratamento de crianças abusadas sexualmente. Isso prova que estar na moda também é ser solidário.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), jornais (O Globo e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 29/1/2018
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