30.10.15

SKECHERS®


Quer seja um tênis de alta tecnologia para correr, um confortável chinelo para ficar em casa, um tênis infantil cheio de luzinhas para a criançada brincar a vontade ou uma bota para passear, a americana SKECHERS® oferece calçados para todos os pés. Com esse leque variado, responde às necessidades dos consumidores em todo o mundo, sendo reconhecida por aliar conforto, alta tecnologia, leveza, qualidade e tendências da moda em seus calçados a preços atrativos.  

A história
Tudo começou com Robert Greenberg, um veterano da indústria de calçados que, em 1983, havia fundado a L.A. Gear, empresa que nos anos seguintes se tornou uma das marcas de calçados e tênis mais populares do mercado americano, especialmente devido à febre da aeróbica entre as mulheres mais jovens. Após diversos problemas, incluindo financeiros, ele deixou a empresa e, em 1992, juntamente com seu filho Michael (imagem abaixo), fundou a SKECHERS®, em Manhattan Beach, na ensolarada Califórnia, que inicialmente era apenas uma distribuidora das famosas botas da britânica Dr. Martens (conheça essa outra história aqui). Porém, pouco tempo depois, após desentendimentos com a marca britânica, a empresa resolveu desenvolver e lançar sua própria linha de calçados em 1993. Inicialmente a SKECHERS® vendia botas utilitárias masculinas de cano longo e uma pequena linha de tênis para a prática de skate, esporte bastante praticado no estado da Califórnia.
  

O primeiro calçado de relativo sucesso da marca foi o Chrome Dome, lançado em 1993 como uma bota unissex inspirada pelas tendências da moda grunge da época, com enorme solado e tecido desgastado e desbotado. O sucesso entre o público jovem foi tão grande, que a SKECHERS® passou vender seus produtos em grandes lojas de departamento do país, como por exemplo, a Nordstrom (conheça essa história aqui). Em 1994 a SKECHERS® deu seus primeiros passos para se tornar uma marca internacional com o início da distribuição de seus calçados na Austrália, Nova Zelândia, África do Sul e Japão. No ano seguinte a empresa inaugurou sua primeira loja própria na cidade californiana de Manhattan Beach, ingressando assim no varejo calçadista. Além disso, a marca expandiu-se para o segmentos de roupas casuais masculinas e infantis.
   

Pouco depois, em 1997, além de inaugurar sua primeira loja em Nova York, a SKECHERS® lançou sua linha de calçados infantis para meninas e meninos. Em 1998 lançou, mesmo que de forma tímida, uma linha de tênis masculino para prática esportiva, batizada de SKECHERS® SPORT. A linha feminina seria lançada no ano seguinte. Em 1999 alcançou sucesso mundial com o tênis Energy. Nessa época, a SKECHERS® já havia lançado mais de 900 modelos de calçados. No ano de 2000, com aproximadamente 50 lojas próprias localizadas em cidades turísticas, a marca contratou a primeira celebridade para endossar uma linha de seus produtos: a cantora Britney Spears. O impacto de Spears na SKECHERS® gerou um burburinho entre garotas jovens ao redor do mundo, o que chamou a atenção ainda mais para seus produtos. O ano seguinte foi marcado pelo lançamento do calçado casual Grand Prix (uma espécie de sapatênis) e pela inauguração de lojas próprias em grandes cidades da Europa, como Londres, Düsseldorf e Paris, além de uma unidade em Tóquio.
   

Já em 2002, além de contratar o ator Robert Downey Jr. para promover a marca internacionalmente, a empresa continuou ingressando em novos mercados no continente europeu e lançou a linha SKECHERS® WORK, com calçados voltados para trabalhos profissionais, que exigem segurança, durabilidade e conforto para os pés. No ano de 2003 inaugurou novas lojas na Europa (Madri e Amsterdã) e uma loja conceito em plena Times Square, em Nova York, um dos locais turísticos mais movimentados do mundo.
   

Em 2004, além de lançar a popular linha de calçados Bikers (uma espécie de sapatilha esportiva), iniciou a distribuição direta na Europa através de seis novas subsidiárias e, já no ano seguinte, superou US$ 1 bilhão em faturamento. Pouco depois, em 2007, dando prosseguimento ao seu plano de expansão internacional, a empresa inaugurou sua primeira subsidiária na América Latina, localizada no Brasil. Além disso, a marca lançou o D’Lites, uma versão leve do tênis Energy original, que se transformou em um enorme sucesso. Em 2008, com mais de 200 lojas próprias em funcionamento, a SKECHERS® inaugurou suas primeiras unidades na China. Esse ano também foi marcado pelo lançamento da popular linha infantil Twinkle Toes, calçados com brilho e aplicações de paetês, cheios de estilo e ares lúdicos. O encantamento para as crianças ficava por conta das luzes que acendiam em diversas partes do calçado.
   

Até agosto de 2009 uma empresa de nicho, a SKECHERS® lançaria um calçado que a transformaria mundialmente. Era o Shape-Ups®, um tênis com solado arredondado e super alto que simulava o caminhar na areia da praia e ajudava a tonificar as pernas e o bumbum, além de melhorar a postura com o tempo. Para alardear sua inovação, a SKECHERS® utilizou uma estratégia pouco comum em um mercado dominado por grandes estrelas do esporte. Contratou pseudo-celebridades para endossar suas campanhas publicitárias (que carregavam o slogan “Get in shape without setting foot in a gym”, algo como “Fique em forma sem precisar ir à academia”), como a socialite americana Kim Kardashian e ex-participantes dos reality shows The Bachelor e American Idol. O sucesso foi tamanho, que em 2010, foram vendidos mais de 50 milhões de pares dos tênis “milagrosos”.
   

Em 2011, a empresa criou oficialmente a divisão SKECHERS® PERFORMANCE™, que oferece tênis esportivos que incorporam tecnologias avançadas, sejam elas para caminhar, treinar ou correr. Essa divisão trabalha em parceria com grandes atletas, que trazem experiência, conhecimento e paixão para o processo de criação de produtos inovadores. Além disso, lançou a linha de tênis e roupas esportivas de performance SKECHERS® GOrun, voltada para atletas. No ano de 2012 lançou as linhas de tênis SKECHERS® GOwalk, indicado para caminhadas e de extremo conforto, cujo solado permite interagir com qualquer superfície e induz a uma passada natural, e que obteve um sucesso explosivo; e SKECHERS® GOgolf, calçados para a prática de golfe.
   

Em meados de 2013, a marca inaugurou sua primeira loja em solo brasileiro, localizada na cidade de Brasília, oferecendo as três principais linhas que formam o DNA da SKECHERS®: infantil, casual e performance. Na época, um dos grandes sucessos da marca era a palmilha de espuma viscoelástica Memory Foam, empregada nos calçados esportivos e casuais, e que contorna os pés trazendo sensação de conforto imediato. Essa palmilha tem como característica principal a “memória”. A tecnologia faz com que a espuma se comporte de maneiras diferentes, consoante a temperatura. Quando está fria é mais dura e, à medida que fica mais quente, vai-se tornando mais maleável e suave, adaptando-se à forma do pé.
   

Nessa época a SKECHERS® havia se tornado referência por criar calçados para a prática de corrida com a tecnologia Mid-FootStrike, que induz a pisada com a parte central do pé, promovendo uma passada mais próxima da natural, como se estivesse descalço, o que favorece o desempenho e melhora a postura. Outra novidade da época era o GOrun 2, uma nova geração de calçados de corrida (pesa apenas 190 gramas), projetado com inovadoras tecnologias que promoviam a pisada com o médio pé. Já o modelo GOspeed foi desenvolvido juntamente com o maratonista número 1 dos Estados Unidos - Meb Keflezighi - para que a sensação de impacto na região média do pé seja mínima. Em 2017 ocorreu o lançamento da SKECHERS® STREET, uma linha com foco na tendência athleisure, que combina peças atléticas com casuais.
  

Em 2022 a marca lançou um enorme sucesso: a tecnologia Hands-Free Slip-ins®, tornando mais fácil calçar e tirar os sapatos. A exclusiva tecnologia permite calçar os tênis sem precisar se abaixar ou usar as mãos, simplesmente colocando o pé e deslizando-o para frente. Isso graças à tecnologia Slip-Ins®, aplicada no contraforte (parte da área do calcanhar do sapato), que fornece o suporte necessário para que o pé se encaixe perfeitamente no calçado, sem que a parte traseira amasse ou dobre. Outra tecnologia que complementa o calçado é a Heel Pillow™, um tipo de almofada que garante extremo conforto à parte de trás dos pés e permite que eles fiquem seguros e firmes no lugar. Outra tecnologia de sucesso da marca é a HYPER BURST™, uma espuma na entressola (a parte do tênis que fica entre a palmilha e a sola que entra diretamente em contato com o solo), que se destaca por oferecer um amortecimento simultaneamente macio e responsivo, ideal para corredores que buscam conforto sem perder o desempenho.
    

Em 2023 a SKECHERS® anunciou o ingresso no segmento de futebol e basquete, introduzindo novos calçados, usados ​​e promovidos pelo jogador da seleção inglesa Harry Kane e pelos jogadores da NBA Julius Randle, Terance Mann e Joel Embiid. As primeiras chuteiras da marca seriam lançadas no ano seguinte. Em março de 2025, a SKECHERS® foi adquirida pela 3G Capital, gestora de investimentos dos empresários brasileiros Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira, em um negócio avaliado em mais de US$ 9 bilhões.
   

A comunicação estrelada 
A SKECHERS® segue o mantra “Unseen, Untold, Unsold” (Não visto, Não comentado, Não vendido), que, embora não seja um slogan, orienta a sua estratégia de marketing, focada em tornar a marca e os seus produtos amplamente conhecidos e desejáveis. E para isso, a marca sempre teve uma grande conexão com a cultura jovem, utilizando em suas campanhas publicitárias populares celebridades como o baterista Ringo Starr; as cantoras Demi Lovato, Britney Spears e Christina Aguilera; o ator Robert Downey Jr.; a modelo e atriz Kelly Brook; as apresentadoras Martha Stewart e Brooke Burke; o rapper Snoop Dogg; os lendários jogadores de futebol americano Joe Montana, Joe Namath e Tony Romo; as estrelas do beisebol Pete Rose e Mariano Rivera; a vencedora do The Voice americano Danielle Bradbery; o lendário pugilista Sugar Ray Leonard; entre outros. Além disso, desde 2010, a SKECHERS® tem sido uma anunciante regular do Super Bowl, final do futebol americano profissional e maior palco publicitário do mundo.
  

Em março de 2019, a SKECHERS® lançou uma campanha publicitária comparativa e agressiva - intitulada “Just Blew It” - para destacar o incidente do tênis defeituoso de Zion Williamson com a rival Nike (saiba mais aqui). O anúncio zombava da rival após um incidente em que o tênis Nike usado por Zion Williamson, um então promissor jogador de basquete universitário, rasgou durante um jogo, resultando em uma lesão no seu joelho. O anúncio mostrava uma imagem de um tênis rasgado e a frase “Just Blew It” (algo como “Acabou de Rasgar”), uma paródia do famoso slogan “Just Do It”. A mensagem “We won't split on you” (em tradução livre “Não vamos rasgar em você”) foi adicionada ao anúncio para destacar a durabilidade dos calçados SKECHERS® em contraste com o incidente.
   

Em 2022 a marca voltou a anunciar no Super Bowl com uma campanha estrelada por um dos maiores nomes da música de todos os tempos: Willie Nelson. O lendário artista aparecia em dois comerciais filmados em seu rancho perto de Austin, no estado do Texas: “On the Road” (assista aqui) e “Legalize” (assista aqui). O primeiro filme mostra a famosa música “On the Road” cantada por pessoas comuns e afirma que os consumidores podem voltar a pegar a estrada, seja trabalhando na construção civil, levando o cachorro para passear, correndo ou indo para o escritório. Já o segundo filme oferece uma versão divertida de sua defesa da legalização (mas desta vez, do conforto).
  

Em uma de suas mais recentes campanhas, lançada em 2025 para divulgar o tênis AERO Burst™, a marca resolveu utilizar como protagonistas um bando de zumbis. No filme - intitulado “Scary Fast: Zombies” - um grupo de adolescentes ri à distância, provocando um bando de zumbis preguiçosos por sua lenta caminhada. Mas tudo muda quando os mortos-vivos se deparam com uma loja SKECHERS® e conhecem o novo AERO Burst™. Esse tênis de corrida inovador apresenta um design aerodinâmico que proporciona uma combinação emocionante de velocidade, estilo e conforto para ajudar corredores (vivos ou mortos) a cortar o vento enquanto percorrem quilômetros.


A evolução visual
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. A primeira delas ocorreu em 1998, quando a identidade visual ganhou nova tipografia de letra e o tradicional S foi totalmente estilizado, adquirindo um maior impacto visual. Mais recentemente a marca passou a utilizar como logotipo somente o nome da marca (aplicado em azul-marinho, preto ou azul-claro).
   

A marca também utiliza o popular S estilizado como logotipo em algumas situações (como por exemplo, no ambiente digital) e em seus produtos. O símbolo pode ser usado em três cores: azul-marinho, preto ou azul-claro.
  

Os slogans  
The Comfort Technology Company®. 
Comfort that performs. (2025) 
Go Like Never Before. (2012) 
Look right. Feel right. (2009) 
Right fit. Right now. (2008) 
Rock out with style. (2007) 
Always there for whatever you wear! (2006) 
The shoes that can breathe. (2006)  
From Skechers®. (2006)  
Redefining style! (2003) 
Skechers®, It’s the S. (1992)
  

Dados corporativos  
● Origem: Estados Unidos  
● Fundação: 1992  
● Fundador: Robert e Michael Greenberg  
● Sede mundial: Manhattan Beach, Califórnia, Estados Unidos  
● Proprietário da marca: Skechers USA Inc.  
● Capital aberto: Não (subsidiária da 3G Capital)  
● CEO: Robert Greenberg  
● Presidente: Michael Greenberg  
● Faturamento: US$ 8.97 bilhões (2024)  
● Lucro: US$ 639.5 milhões (2024)   
● Lojas: 5.298  
● Presença global: 180 países  
● Presença no Brasil: Sim  
● Funcionários: 20.100  
● Segmento: Calçados e Moda  
● Principais produtos: Sapatos, tênis, botas e roupas  
● Ícones: O tradicional S estilizado  
● Slogan: The Comfort Technology Company®.  
● Website: www.br.skechers.com  

A marca no mundo  
A SKECHERS® - terceira maior produtora de calçados do mundo - vende sua vasta linha de produtos através de aproximadamente 5.300 lojas próprias (apenas 14 no Brasil), lojas on-line e grandes varejistas mundiais, em mais de 180 países. Nos Estados Unidos é a segunda marca de calçados mais vendida (em 2024 foram comercializadas 297 milhões de unidades), sendo a líder no segmento infantil. A empresa, que faturou US$ 8.97 bilhões em 2024, projeta, desenvolve e comercializa mais de 3.000 modelos de calçados para homens, mulheres e crianças.  

Você sabia?  
● O Centro de Distribuição da empresa em Rancho Belago, na Califórnia, é um dos maiores do mundo, com capacidade para distribuir mais de 100 milhões de calçados todos os anos. 
China e Vietnã são dois dos principais polos de fabricação dos produtos SKECHERS®. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Meio Mensagem e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Interbrand e Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 30/8/2025 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding

22.10.15

HUNTER


De frequentadores de festivais à agricultores, entusiastas de acampamento, membros da realeza e fazendeiros, as botas HUNTER são a escolha certa para atividades ao ar livre e lugares potencialmente cheios de lama e encharcados. Super úteis para usar em dias de chuva e clima mais frio, as tradicionais botas de borracha da britânica HUNTER nasceram no “campo de batalha” e se transformaram em um acessório de moda cultuado por celebridades em muitos países do mundo, entre as quais Kate Moss, Katie Holmes, Angelina Jolie e Jennifer Aniston. Com diversos modelos de botas, estilo casual e bem moderno, a HUNTER se tornou uma das queridinhas do mundo fashion. Afinal, faça chuva, faça sol ou neve, está todo mundo usando. 

A história 
A história da HUNTER começou na Escócia, no ano de 1856, quando o americano Henry Lee Norris e seu sócio, o também americano Spencer Thomas Parmelee, fundou a North British Rubber Company, uma fábrica para a produção de itens de borracha. Norris utilizava uma forma inovadora de trabalhar a borracha que aplicava na fabricação de vários objetos, entre os quais pneus, pentes, bolas de golfe, bolsas de água quente e as tradicionais botas de borracha, ideais para o clima e os difíceis terrenos da Grã Bretanha. A empresa ganhou uma enorme ajuda do exército britânico, que solicitou a produção de resistentes botas para os soldados que atuavam nos terrenos encharcados das trincheiras na Primeira Guerra Mundial. Com isso, a produção cresceu muito - ao todo foram mais de 1.18 milhões de pares de botas) - assim como seu faturamento. A empresa continuou ganhando notoriedade por sua qualidade ao longo das décadas seguintes.
   

Durante a Segunda Guerra Mundial, a empresa novamente voltou boa parte de sua produção para suprir as Forças Armadas Britânicas com suas tradicionais botas. Com o final do conflito, as tradicionais botas de borracha começaram, aos poucos, ganhar enorme popularidade entre homens, mulheres e crianças que viviam em regiões com climas úmidos e chuvosos. As botas de borracha preta também foram adotadas por caçadores, pescadores, trabalhadores rurais e pessoas que faziam atividade ao ar livre, como por exemplo, jardineiros. Claro que o clima do Reino Unido (com índice pluviométrico alto) ajudou as botas de borracha a aumentar sua popularidade. Com isso, uma nova fábrica teve que ser construída.
   

Mas foi no inverno do ano de 1956 que a marca lançou seu modelo mais famoso, a Hunter Original Green Wellington (a bota de cor verde militar), primeira bota ortopédica (mais confortável) feita pela empresa. Também conhecidas como Wellies, abreviatura para Wellington, as botas de montaria (ainda em couro) para uso no campo ganharam esse nome no início do século XIX, quando seu uso foi popularizado entre a nobreza britânica pelo Primeiro Duque de Wellington, Arthur Wellesley. Inicialmente as vendas foram fracas, mas com o passar do tempo o modelo se tornou um verdadeiro sucesso, impulsionando as vendas da marca.
   

As botas HUNTER ganharam ainda mais impulso e popularidade quando receberam o certificado de fornecedor real (Royal Warrants by Appointment) de calçados impermeáveis do Duque de Edimburgo (em 1977) e da Rainha Elizabeth II (em 1986), o que contribuiu para sua fama de material de qualidade e imagem real. No final da década de 1980, a HUNTER ingressou no mercado de roupas impermeáveis para a prática de esportes aquáticos. Nos anos seguintes a HUNTER continuou crescendo no mercado e conquistando novos consumidores. No ano de 2004, para comemorar os 50 anos da Hunter Green Wellington Boot, a marca lançou no mercado uma linha da tradicional bota de borracha em sete cores diferentes. Era o início da transformação das famosas galochas em acessórios de moda. A coleção ainda continha a linha de botas infantis. Nessa época, se tornou uma empresa independente sob seu próprio nome, Hunter Rubber Company.
   

A marca ganhou ainda mais notoriedade no mundo da moda em 2005 quando a bela modelo Kate Moss resolveu aparecer no festival de Glastonbury, um dos mais reconhecidos festivais de música do mundo, com um shorts curto e um par de galochas da HUNTER. Foi um verdadeiro e frenético sucesso no mundo fashion. A partir deste momento, os profissionais de moda começaram a usar as galochas para compor seus visuais para dias chuvosos. Aproveitando a oportunidade a HUNTER iniciou o lançamento de diversos modelos para serem usados nas cidades, baladas, além é óbvio de uma de uma linha especial de galochas para festivais de verão, onde a marca tem forte presença, blindando com estilo os pés da galera contra a lama.
   

Outra novidade foi o lançamento de uma linha de botas que mistura materiais como a borracha e tecidos. A marca também iniciou sua expansão internacional, com a apresentação de suas botas em vários países, como por exemplo, através da inauguração de um showroom na cidade de Nova York. Além disso, realizou parcerias com estilistas e designers consagrados para o lançamento de linhas em edições limitadas, como por exemplo, a galocha prateada assinada por Jimmy Choo (conheça essa história aqui). Nos anos seguintes a HUNTER ampliou sua linha de produtos com o lançamento de chinelos (de borracha), sandálias, botas para montaria, além de meias (fabricadas especialmente para serem usadas em suas galochas, deixando um pedaço para fora na parte superior), guarda-chuva, roupas (casacos e capas de chuva com materiais impermeáveis), bolsas, mochilas e acessórios.
   

Mais recentemente a marca lançou um novo modelo de suas tradicionais galochas de cano alto, a Hunter Tall Tour, feita em uma borracha mais maleável, justamente para poder ser dobrada e levada em malas nas viagens. Em 2014 a HUNTER inaugurou sua primeira flagship store (loja âncora) na badala Regent Street, em Londres. A enorme loja de três andares e 1.600 m² oferece todas as coleções da marca, incluindo calçados, roupas e acessórios, além da linha HUNTER FIELD, que oferece botas e calçados de alto desempenho para atividades ao ar livre. Uma segunda seria inaugurada no distrito de Ginza, em Tóquio, em 2016. Ainda nesse ano, a marca lançou a coleção Core, uma linha de botas à prova de intempéries em uma variedade de cores. No ano de 2021, em colaboração com a Disney (conheça essa história aqui) lançou uma coleção cápsula inspirada no Mickey Mouse, incluindo botas e acessórios como guarda-chuvas, mochilas e capas para celular.
  

As botas da linha Original, as mais clássicas da marca, oferecem as versões Tall (cano mais alto), Gloss (com brilho), Short (cano mais curto), Adjustable (com ajuste na lateral), Back Adjustable (com ajuste na parte de trás), Neoprene (nesse material), Snow (ideal para uso na neve), Huntress (com cano mais largo na panturrilha e mais curta, ideal para mulheres de perna mais curta e grossa), Tour (dobrável) e Tour Canvas (dobrável com cano em tecido). Além de cores diferentes, existem modelos que trazem detalhes com listras, com a bandeira do Reino Unido (conhecida como Union Jack) e até peças em metal. A marca ainda oferece outras linhas de botas, como por exemplo, a Balmoral (com visual mais pesado, parecido com botas de couro, e material mais resistente), a Sandhurst (mais justa, no estilo bota de montaria) e a Argyl (voltada para o trabalho no campo).
   

A linha de botas da HUNTER tem diferentes medidas. Além do tamanho do pé, as botas variam em largura e na altura do cano. O modelo tradicional, a chamado Original Tall, por exemplo, tem o cano bem longo. A bota é feita de um material resistente, possuí design especial, ótima qualidade, solado antiderrapante, além de ser fácil de limpar e proteger os pés do frio e da água. Consideradas as melhores botas de borracha do mundo, os modelos da HUNTER são capazes de proteger os pés das condições mais adversas, sempre em grande estilo e com o maior conforto. E mesmo sem chuva, lama ou poças, usar HUNTER é um estilo descolado.
  

A identidade visual 
A HUNTER utiliza logotipos distintos, que podem conter os brasões reais, indicando ser fornecedora oficial do Duque de Edimburgo e da Rainha Elizabeth II) e outro estampado em seus produtos (que ganha bordas vermelhas). Nas botas esse último logotipo é usado na parte frontal.
  

Dados corporativos 
● Origem: Escócia 
● Fundação: 1856 
● Fundador: Henry Lee Norris e Spencer Thomas Parmelee 
● Sede mundial: Edimburgo, Escócia 
● Proprietário da marca: ABG Hunter LLC 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Chris Stephenson 
● Faturamento: £110 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas:
● Presença global: 40 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 300 
● Segmento: Moda 
● Principais produtos: Botas, galochas, calçados e acessórios 
● Concorrentes diretos: Burberry, Muck Boot Company, Le Chameau, Palladium, Aigle, Chooka, Bogs, Baffin, Ariant, Barbour, Kamik e UGG® 
● Ícones: A galocha em tom verde militar 
● Website: www.hunterboots.com 

A marca no mundo 
Atualmente a linha de produtos da HUNTER, que além das famosas galochas (em diversos modelos, cores e texturas), oferece sapatos e até sandálias, além de itens como capas de chuva, casacos, guarda-chuva, meias para galochas e bolsas, é comercializada em mais de 40 países ao redor do mundo. Os produtos da marca são vendidos através de seu comércio online, badaladas lojas de departamentos e varejistas especializados em calçados, além de lojas própria da HUNTER, localizadas em Londres, Tóquio e Cingapura. Em 2023 a HUNTER foi adquirida pela Authentic Brands Group, proprietária de marcas famosas como Quiksilver (saiba mais aqui), Reebok (conheça essa história aqui), Element, Volcom, Billabong (saiba mais aqui) e Aéropostale (conheça essa outra história aqui). 


Você sabia? 
Até a princesa Diana apareceu desfilando as botas HUNTER minutos antes de seu casamento. 
As botas originais da HUNTER são feitas de borracha vulcanizada com forro de náilon ou malha. Embora sempre evoluindo, a marca permanece fiel à fabricação original em 28 partes, montadas ao longo de três dias. 
Para a limpeza das botas, a marca oferece a Hunter Boots Shine, uma esponja de silicone que dá um acabamento polido imediato, além de um spray específico. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 


Última atualização em 20/9/2024 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding

13.10.15

VIENA


Um cardápio variado e de qualidade, com uma cozinha aberta, farto bufê de saladas e receitas caseiras, rodízio de pizzas, salgados e sanduíches, combinado com uma decoração moderna, ambiente contemporâneo e atendimento eficiente, fazem da rede VIENA uma marca referência no segmento de comida rápida no Brasil. Oferecendo prazer e sabor a cada prato, a rede atende a quem procura uma refeição rápida e saudável, ou quem deseja passar horas aproveitando uma deliciosa refeição com os amigos e família. 

A história 
Tudo começou em 1975 com o jovem economista Roberto Bielawski, que para complementar sua renda, propôs ao pai Artur que investissem em um pequeno empreendimento de comida rápida e acessível para a população, baseando-se em outros estabelecimentos já de sucesso no mercado. O novo empreendimento começou de forma modesta com um pequeno quiosque de apenas 50m² dentro do Conjunto Nacional, edifício emblemático localizado na Avenida Paulista. Para abrir o primeiro quiosque do VIENA ele se inspirou nos sanduíches da lanchonete Ponto Chic, pelos quais seu pai tinha adoração. Os pratos do quiosque eram preparados no apartamento da mãe, ali mesmo no prédio, e desciam pelo elevador. A garagem servia de depósito e, com seu VW Passat, Roberto ia até a cidade de Santos comprar peixes frescos. No início, trabalhava 16 horas por dia no quiosque e chegou a fazer de tudo: atender o balcão, servir e até cozinhar.


Em um ano, apostando no sucesso e popularidade dos shoppings centers no país, foi inaugurado o primeiro restaurante: o VIENA DELICATESSEN, no Shopping Ibirapuera em São Paulo. Como atrativo principal, o novo restaurante oferecia cardápio à la carte com saladas e pratos quentes. E, lógico, os já famosos salgados e sanduíches, entre os quais a deliciosa coxa-creme, uma coxa de frango empanada, com casquinha crocante e massa cremosa, que se tornaria um ícone da rede, vendendo mais de 100 mil unidades por ano. Ao longo dos próximos anos, diversas inovações incrementaram o estilo do VIENA e lhe deram a cara que tem hoje: cozinha aberta, farto bufê de saladas (com mais de dez tipos) e pratos caseiros, rodízio de pizzas (com mais de 20 deliciosos sabores de pizzas salgadas e doces) e giz de cera para rabiscar as toalhas de papel das mesas à vontade.


O crescimento contínuo da rede deveu-se à filosofia que sempre norteou o VIENA: preparar dentro da cozinha de cada restaurante, na hora, uma comida caseira, valorizar a equipe, investir em melhorias e buscar a excelência constantemente. Restaurantes modernos e agradáveis, cardápios variados e um atendimento rápido, simples e simpático tornaram o VIENA referência no segmento de comida rápida no país. A partir de 1994, o VIENA, definitivamente, deixou de ser uma marca, para tornar-se o Grupo Viena. Além disso, nesse período a empresa criou outros conceitos para a marca VIENA. Surgiram então o VIENA CAFÉ (opção ideal para um café rápido, esses quiosques oferecem os tradicionais doces - como tortas de limão e chocolate amargo, bolo de nozes - e salgados como coxinhas, empadas e croquetes), VIENA EXPRESS (oferece a praticidade da alimentação por quilo, sem abrir mão do sabor e qualidade, além de algumas opções de pratos à la carte, massas, grelhados, calzones e pizzas) e V.Café (moderno, refinado, charmoso e descontraído, oferece deliciosas opções de cafés gourmet e bebidas especiais, além de uma enorme variedade de tortas, bolos, salgados, sanduíches e até mesmo vinhos e champanhes). Além disso, inaugurou em 2003 o VIENA KOSHER, que adapta os pratos da rede às características da culinária judaica, localizado dentro do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, um dos principais e mais bem equipados do país.


No dia 27 de novembro de 2007, o Grupo International Meal Company (empresa criada pelo fundo de private equity Advent) adquiriu a rede VIENA, então com mais de 60 lojas, localizadas especialmente em São Paulo e Rio de Janeiro. Nos anos seguintes, além de inaugurar novos restaurantes em cidades como Campinas, Santo André, Santos, Curitiba e Florianópolis, a rede ampliou a diversidade de formatos de suas lojas com o lançamento do VIENA SNACKS, que oferece um novo conceito de lanches rápidos, com um delicioso mix de salgados, lanches, doces e pratos rápidos, e opções de auto-serviço e atendimento em balcão, em ambientes modernos e agradáveis. Além disso, em 2009, pela primeira vez em sua história, a marca veiculou uma campanha nacional na televisão. A campanha “Viena faz bem para você” mostrava a importância da relação que existe entre o cliente e a rede, com uma visão mais voltada para o conceito de felicidade, que podia ser percebido na satisfação dos consumidores quanto ao atendimento, conforto do ambiente e a qualidade no preparo e sabor dos alimentos servidos nos restaurantes. Em 2013 a rede inaugurou sua primeira unidade VIENNA CAFÉ dentro de um aeroporto no país, localizada no aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília.


Hoje em dia, a rede VIENA conta com seis conceitos diferentes de atendimento, que combinam tradição e modernidade, saúde e sabor, praticidade e qualidade em uma receita de sucesso que oferece experiências de consumo diferentes e gostosas a um público cada vez mais amplo e diversificado. Desde uma cozinha caseira, com um conhecido bufê, pratos à la carte, conceito de comida por quilo, sobremesas, lanches, pizzas, salgados e deliciosos cafés, atendem ao gosto de todos. Além disso, o VIENA conquistou o público com verdadeiros clássicos da rede, como por exemplo, a coxa-creme (foto abaixo), a Taça Viena (criada em 1980 é uma combinação de quatro bolas de sorvete de diferentes sabores, salada de frutas, canudos de waffle, três coberturas, farofa, granola, chantilly e suspiros, tudo servido em uma taça), o Bolo de Nozes, o Estrogonofe de Filé, o Spaghetti com Camarão e as Batatas ao Funghi.


A evolução visual 
Mais recentemente a rede VIENA remodelou totalmente seu logotipo. Além de uma nova tipografia de letra, mais fina e sofisticada, a tradicional tulipa de chope (que representa a letra “i”) ganhou um novo design.


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 1975 
● Fundador: Roberto Bielawski 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: International Meal Company Alimentação S.A. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Jaime Cohen Szulc 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 100 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Funcionários: 3.500 
● Segmento: Restaurantes casuais e cafés 
● Principais produtos: Comidas, bebidas, sobremesas e cafés 
● Concorrentes diretos: Ráscal, Galeto’s, Divino Fogão e Fran’s Café 
● Ícones: Coxa-creme, torta de chocolate e estrogonofe de filé mignon 
● Slogan: Faz bem para você. 
● Website: www.viena.com.br 

A marca no Brasil 
Atualmente a rede possui mais de 100 lojas (em diferentes conceitos, desde restaurantes até cafés) em seis estados brasileiros, como São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Brasília e Rio Grande do Sul. Principal rede de restaurantes de refeições rápidas do país, o VIENA atende mais de 1.5 milhões de clientes por mês. 

Você sabia? 
Desde 1999 o VIENA faz parte do Programa de Reposição Florestal da Ecoar Florestal. Em mais de dez anos de participação a rede plantou aproximadamente 13 mil árvores. Das 23 lojas da rede que utilizam lenha na cozinha, 11 já participam do programa. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Exame, Isto é Dinheiro e Época Negócios), jornais (Valor Econômico, Estadão e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 13/10/2015

3.10.15

JACOB'S CREEK


O lema “Aproveite o Vinho e viva o momento” resume com perfeição a ambição da marca australiana JACOB’S CREEK. A filosofia é oferecer uma gama de vinhos de alta qualidade que atendam todas as ocasiões e paladares. Verdadeiro ícone australiano, a marca produz rótulos de personalidade e elegância que conquistaram os melhores conhecedores e apreciadores no mundo inteiro. 

A história 
Para contar a história é preciso voltar ao ano de 1847 quando um imigrante alemão da Baviera, chamado Johann Gramp, plantou os primeiros vinhedos em Jacob’s Creek, região de Barossa Valley, ao sul da Austrália. Isto aconteceu após ele e sua mulher comprarem 30 hectares de terra nesta região australiana, cuja terra era fértil e ideal para o plantio de uva. Gramp tomou essa atitude depois da saudade dos vinhos de sua terra natal. Em vez de mudar seus hábitos, ele decidiu começar o cultivo de uvas e tentar fazer seu próprio vinho. Era uma maneira de se adaptar a um novo país, mas ainda assim permanecer fiel aos seus costumes. Depois de fundar a Gramp & Sons, por volta de 1850 ele lançou suas primeiras garrafas de vinho branco no mercado australiano. Em 1877 seu filho, Gustav, moveu os vinhedos para sua atual localização, apenas dois quilômetros dos originais, e construiu cavas maiores. A adega original de Johann ainda está de pé, uma prova de sua paixão por fazer vinhos de qualidade. Em 1912, a empresa continuou a crescer sob o comando de seus filhos Gustav, Hugo e Fred.


Em 1947 a empresa comemorou um século de existência e excelência na produção de vinhos. Finalmente em 1976, a empresa, agora batizada de Orlando Wines, lançou no mercado a marca JACOB’S CREEK, que pegou emprestado o nome do riacho que atravessa a região onde estão localizados os vinhedos. Os primeiros vinhos da nova marca eram da safra de 1973 e um blend de uvas Shiraz e Cabernet Sauvignon das regiões de Barossa Valey e McLaren Vale, e Malbec de Padthaway. Era um vinho tinto autêntico, credível e acima das expectativas. Assim rapidamente conseguiu conquistar consumidores pela Austrália e se tornar extremamente popular. Já em 1984 os vinhos da marca foram exportados pela primeira vez para o Reino Unido, liderando assim a popularização dos vinhos australianos ao redor do mundo.


O sucesso e a excelência dos vinhos JACOB’S CREEK chamaram a atenção da francesa Pernod Ricard, que no ano de 1989 comprou a vinícola e, através de uma estratégia ambiciosa de internacionalização, tornou possível a exportação para diversos países ao redor do mundo. Em 1998 a marca lançou no mercado seus primeiros vinhos espumantes Chardonnay/Pinot Noir, que se tornariam aclamados pela crítica e pelo público. Pouco depois, em 2000, a marca introduziu no mercado seus novos vinhos de Reserva Especial. Como resultado do cuidado, experiência e excelência na produção, em 2008, JACOB’S CREEK recebeu o título de vinícola mais premiada do mundo. Em 2011, como parte da comemoração dos 35 anos da marca, foi lançada uma nova linha de vinhos brancos refrescantes batizada de COOL HARVEST, cujas uvas são colhidas no período mais fresco da noite para maximizar a retenção de seus aromas tropicais e acidez natural. No ano seguinte, mais uma vez de forma inovadora, a JACOB’S CREEK apresentou ao mercado seu primeiro vinho biodinâmico (cuja extrema preocupação é preservar a singularidade de cada parcela de solo e reduzir a intervenção na fase de vinificação tendo mais cuidado no tratamento das uvas e da terra). O vinho é feito com uvas Shiraz de vinhedos do Vale McLaren e engarrafados de uma de uma maneira única, com poucas semelhanças com os demais vinhos.


Em 2013 a marca lançou dois novos vinhos desenvolvidos em resposta ao crescente interesse dos consumidores: Classic Fiano 2013 e Classic Sangiovese 2012. As novas variedades são o resultado de experimentar o comportamento de variedades de uvas italianas, espanholas e portuguesas em um clima australiano. Nos últimos anos a marca australiana tem investindo constantemente em grandes eventos esportivos para popularizar e aumentar seu reconhecimento mundial, como por exemplo, o patrocínio aos torneios de tênis Aberto da Austrália (Australian Open), Aberto dos Estados Unidos (US Open) e Wimbledon (desde 2011), e ao Jacob’s Creek Open Championship, tradicional torneio de golfe que a marca apoiou entre 2002 e 2007. Além disso, a JACOB’S CREEK contratou no final de 2014 o tenista sérvio Novak Djokovic para ser embaixador mundial da marca. A ligação da marca de vinhos com o tênis é antiga, pois já teve entre seus embaixadores o ex-tenista americano Andre Agassi.


A casa de Jacob’s Creek 
O Centro de Visitantes de JACOB’S CREEK, inaugurado em 2002, é o lar dos vinhos da marca australiana, situado na mais famosa região vinícola do país, Barossa Valley, apenas uma hora do centro da cidade de Adelaide. O centro, que recebe todos os anos mais de 150.000 visitantes, oferece uma experiência de turismo culinário memorável, com uma tentadora combinação de comidas e vinhos, além de vastas e incríveis vistas de vinhedos e montanhas. A magnífica construção apresenta um design ambiental de referência baseado nos princípios de sustentabilidade, reciclagem e conservação de energia.


É possível degustar um relaxante almoço que harmoniza a comida com o vinho no premiado Jacob’s Restaurant. Saborear uma taça de vinho no deck com vista panorâmica dos vinhedos e de Barossa Range. Aprender mais sobre o cultivo de parreiras e sobre a fabricação de vinhos em um passeio no vinhedo. Ou até participar de uma aula de culinária e fazer um agradável piquenique às margens do riacho Jacob’s Creek. O centro de visitantes foi reconhecido como o principal local de enoturismo na Austrália e entrou no Hall da Fama do turismo na Austrália do Sul em 2010, ganhando o título de melhor atração turística principal por três anos consecutivos.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou apenas por uma única remodelação ao longo de sua história. Isto aconteceu no mês de fevereiro de 2014. Além de uma nova tipografia de letra (mais sofisticada), o logotipo apresentou um símbolo (que conta a história da marca através da simbologia), representando de forma estilizada uma taça de vinho, o famoso riacho Jacob’s Creek e as folhas de parreira.


Com a nova identidade visual, a marca também apresentou um novo design para suas garrafas, mais moderno e ao mesmo tempo clássico. O rótulo retrata toda a história e legado da marca com a assinatura “Gramp & Sons”.


Os slogans 
True Character. (2012) 
Add a bit of sparkle to your life. (2007) 
Australia's top drop. (2000)
Jacob’s Creek. Say when.


Dados corporativos 
● Origem: Austrália 
● Lançamento: 1976 
● Criador: Orlando Wines 
● Sede mundial: Rowland Flat, Barossa Valley, Austrália 
● Proprietário da marca: Pernod Ricard S.A. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Jean-Christophe Coutures 
● Faturamento: US$ 497.9 milhões (2014) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 70 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 1.200 
● Segmento: Bebidas alcoólicas 
● Principais produtos: Vinhos e espumantes 
● Concorrentes diretos: Robert Mondavi, Gallo, Concha Y Toro, Blossom Hill, Sutter Home, Lindeman’s e Hardy’s 
● Slogan: True Character. 
● Website: www.jacobscreek.com 

A marca no mundo 
Hoje em dia a JACOB’S CREEK, que vende mais de 8 milhões de caixas por ano, estando entre as marcas de vinhos mais consumida em todo o mundo, exporta seus produtos (mais de 35 diferentes vinhos) para mais de 70 países. É a marca de vinho australiano preferida entre os consumidores em 7 dos 10 principais mercados mundiais. Além disso, é a marca n°1 de vinhos na Austrália e líder na categoria de vinhos australianos em mercados como Reino Unido, Nova Zelândia, Irlanda, Escandinávia e Ásia. A China é seu maior mercado consumidor. Aproximadamente 2 milhões de taças de JACOB’S CREEK são apreciadas em todo o mundo por dia. 

Você sabia? 
Hoje, a vinícola JACOB’S CREEK produz vinhos com as variedades de uvas Shiraz, Sauvignon, Semillon, Riesling, Pinot Noir, Cabernet, Merlot e Chardonnay. 
Desde 1976, os vinhos JACOB’S CREEK já receberam mais de 7.000 prêmios internacionais pela excelência e alta qualidade. 
A marca foi a principal responsável por cunhar a excelente reputação mundial da Austrália como produtora de vinhos excepcionais. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 3/10/2015