29.5.06

BARDAHL


O esforço para que o seu carro apresente sempre o melhor desempenho possível mereceu um reconhecimento inquestionável: a preferência do consumidor pela BARDAHL tornou-a líder absoluta no competitivo mercado de aditivos. E esse esforço é traduzido com perfeição no slogan “Tudo anda bem com Bardahl”.

A história
A BARDHAHL foi fundada como uma pequena empresa química no dia 12 de setembro de 1939 pelo imigrante norueguês Ole Bardahl que chegou aos Estados Unidos com apenas US$ 32 nos bolsos no início da década de 1920. A pequena fábrica estava localizada na comunidade de imigrantes noruegueses, suecos e finlandeses de Ballard, na cidade de Seattle, estado de Washington. Rapidamente Ole Bardahl, que era um grande apaixonado por automóveis, teve a visão do enorme potencial de mercado do aditivo para óleo. Poucos poderiam prever, mas nessa pequena empresa estava o embrião de uma revolução na indústria automobilística. Insatisfeito com o desempenho dos motores da época resolveu aplicar seus conhecimentos de química fina e mecânica na busca de novas soluções tecnológicas. Ao se debruçar sobre o capô, ou melhor, problema, concluiu que a lubrificação oferecida pelos óleos utilizados no “carter” era insuficiente para atender às necessidades do motor.


Essa deficiência causava um estrangulamento do desempenho: como não conseguiam reduzir o atrito entre as partes móveis do motor, os óleos eram incapazes de prevenir que o movimento dos pistões, com o tempo, alargasse a circunferência das camisas, o que provocava a redução da compressão e o consequente aumento do gasto de combustível e perda de potência. Depois de intermináveis pesquisas e experiências, Ole produziu um novo produto, minuciosamente desenvolvido para criar uma película protetora nas superfícies metálicas que diminuía o atrito, dessa forma aumentando a vida útil do óleo lubrificante e diminuindo o desgaste das peças. Surgiu assim o aditivo para óleo BARDAHL.


Nos primeiros anos de existência a empresa registrou vendas abaixo do esperado. As vendas em seu primeiro ano totalizaram meros US$ 188, e a Segunda Guerra Mundial manteve o crescimento em um patamar baixo, devido às restrições impostas pelo conflito. Mas o conflito mundial serviu como estratégia de marketing para a empresa. Afinal, a eficiência do aditivo BARDAHL fez com que os aviões utilizados pela Força Aérea Americana passassem por manutenção após 1.500 horas, e não 800 horas como acontecia antes. Era uma eficiência e tanto. Após o fim do conflito a história começou a mudar, e o produto se tornou campeão de vendas, em 1947, faturando aproximadamente US$ 220 mil, fazendo com que a empresa crescesse num ritmo acelerado. Somente deste momento em diante a novidade foi rapidamente incorporada aos hábitos de manutenção dos amantes de automóveis como uma efetiva e econômica maneira de economizar combustível, prolongar a vida e maximizar a força de seus motores. Em 1952, a marca já se consolidava com a terceira do mercado americano em seu segmento, e passou a exportar seus principais produtos, o aditivo para lubrificante e o aditivo para gasolina, para outros países.


Novos produtos com a tecnologia BARDAHL foram surgindo e se espalhando por todo o mundo. Era a hora certa para que o “Detetive Bardahl” passasse a oferecer sua proteção também no Brasil. Foi então que BARDAHL desembarcou oficialmente em terras brasileiras no ano de 1954. Nas décadas seguintes a empresa desenvolveu produtos específicos que atendiam as necessidades de cada tipo de motor, levando também em consideração o clima de cada lugar. Além disso, a BARDAHL se expandiu internacionalmente e ganhou popularidade devido ao seu relacionamento estreito com várias categorias do automobilismo mundial. Um trabalho incansável de quase oito décadas transformou a marca BARDAHL em sinônimo de qualidade, tecnologia e eficiência em lubrificantes de última geração que atende e supera todas as exigências das principais montadoras do mundo.


A ligação com os esportes
A marca sempre manteve uma forte ligação com as competições automobilísticas, que começou entre as décadas de 40 e 50 nos Estados Unidos. O senhor Bardahl era um competidor de respeito nas corridas de carros, assim como nos negócios. Sentiu que os motores com maior compressão eram bons campos de teste para seus produtos. Por isso a empresa patrocinava carros, aviões de corridas e até lanchas velozes. Na tradicional prova das 500 Milhas de Indianápolis, a BARDAHL passou a ser uma presença constante. Desde 1957 a BARDAHL marcou presença também nos campeonatos norte-americanos de motonáutica. A lancha Miss Bardahl (foto abaixo) se tornou uma lenda nas competições de velocidade sobre a água, vencendo diversos torneios e estabelecendo inúmeros recordes mundiais.


No Brasil a BARDAHL fez parte da história gloriosa do automobilismo do país. Com seu apoio decisivo a pilotos como Chico Landi e Emerson Fittipaldi, no automobilismo, e Denísio Casarini, no motociclismo, a marca construiu uma tradição que vem desde a criação, em 1956, da mais importante prova nacional, as Mil Milhas de Interlagos, até as categorias que hoje abrigam os novos talentos. Hoje em dia a BARDAHL patrocina equipes e está totalmente envolvida com a STOCK CAR, principal categoria do automobilismo brasileiro.


Uma turma divertida
Os famosos personagens BARDAHL, que formavam uma gangue de maus sujeitos responsáveis por acabar com o motor de qualquer automóvel, nasceram nos anos de 1950 criados pela produtora americana Miller, Mackay, Hoeck & Hartung. Segundo consta essa turminha foi inspirada na série “Dragnet”, extremamente popular entre os americanos na década anterior. E para combater essa gangue barra-pesada foi criado o famoso Detetive Bardahl. Os personagens ganharam vida em desenho animado e em branco e preto, já que a TV não tinha cores ainda. Não demorou muito para serem conhecidos do público americano e tornarem a marca BARDAHL mais popular ainda.


No Brasil essa gangue chegou apenas em 1957, com o nome de Turminha Brava, formada por Chico Válvula Presa, Carvãozinho, Antônio Sujo e Zé dos Anéis Presos, e durante anos ficou conhecida por boa parte da população brasileira. No começo dos anos 60 a turma ganhou uma aliada brasileira, a estonteante Clarimunda, capaz de desviar a atenção do Detetive Bardahl e também dos motoristas. Já na década de 80, mais um novo mau elemento integrou a turma, o Kidsgaste, que atacava os motores a álcool. Uma grande mudança no jeito de utilizar a Turminha Brava na propaganda aconteceu no começo dos anos 90. O Detetive Bardahl, que também era desenho, ganhou vida e começou a aparecer em carne e osso na televisão e nas revistas.


De acordo com o estilo de moda dos anos 90, o detetive deixou de lado sua capa preta tradicional para vestir um amarelo vivo. Afinal, amarelo e preto são as cores da BARDAHL. O detetive e sua indefectível capa, bem ao estilo Armani, estrelou uma série de filmes onde aparecia sozinho. Mas Detetive Bardahl que se preza precisa de inimigos bem maus. E a velha turma voltou. Agora eles se chamavam Motor Gang, como nos Estados Unidos. Essa turma da pesada era composta por Motor Killer, Crazy Water, Drag Car, Kid Smoke e Bad Oil. Para assistir essa turminha em ação clique no ícone abaixo.

 

A evolução visual
No Brasil a identidade visual da marca passou por algumas acentuadas modificações, até incorporar ao nome a palavra “Promax”, empresa responsável pela fabricação dos produtos da marca no país.


Os slogans
A World Without Friction.
A Name You Can Trust.
Everything runs better with BARDAHL.
Tudo anda bem com BARDAHL. (Brasil)


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 12 de setembro de 1939
● Fundador: Ole Bardahl
● Sede mundial: Seattle, Washington
● Proprietário da marca: Bardahl Manufacturing Corporation
● Capital aberto: Não
● Chairman: Evelyn Bardahl McNeil
● CEO: Hugh McNeil
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 80 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 4.000
● Segmento: Automotivo
● Principais produtos: Aditivos e lubrificantes
● Concorrentes diretos: STP, Valvoline, Militec e Lubrax
● Ícones: O detetive Bardahl
● Slogan: Tudo anda bem com BARDAHL.
● Website: www.bardahl.com.br

A marca no Brasil
O primeiro produto BARDAHL, aditivo de gasolina e óleo, chegou ao Brasil em 1953 e foi adquirido pela empresa Rubens Moreira, do Rio Grande do Sul, antes mesmo do nascimento da indústria automobilística nacional. Em 1954 foi criada oficialmente a BARDAHL LUBRIFICANTES DE SÃO PAULO, distribuidora dos produtos da marca para todo o Estado de São Paulo. Logo seus diretores perceberam que o potencial do mercado justificava a construção de uma fábrica. O local escolhido para receber tal investimento foi um distante e quase abandonado bairro da cidade de São Paulo da década de 50: o Morumbi. Em 1957, começava a funcionar a única fabricante dos produtos BARDAHL no Brasil, que eliminava a necessidade de importação dos produtos. Neste mesmo ano, começam a surgir os primeiros carros fabricados no país. A BARDAHL participou deste momento prestando auxílio e assessoria na busca de soluções adaptadas para a nossa realidade.


Naturalmente, a marca contribuiu, a seu modo, para esse surto de progresso, inaugurando uma nova fábrica, mais ampla e moderna, em 1962. Pouco depois, em 1966, deixou de trabalhar apenas com os mesmos produtos da matriz norte-americana e, para isso, criou uma nova razão social: Promax Produtos Máximos S/A. Sempre respeitando a filosofia de investir em infraestrutura, em 1978, a empresa parte em busca de novos espaços e muda-se para Cajamar, a 40 km da capital paulista.


Os laboratórios da Promax Bardahl no Brasil jamais param de desenvolver pesquisas, tanto para aprimorar as fórmulas atuais como para criar novos produtos. Exemplo disso aconteceu em 1968 com o lançamento do Maxoil Long Life, que introduziu no mercado nacional o conceito long life; e o Bardahl B12, introduzido em 1979 e hoje o principal aditivo da linha automotiva da marca. Mas talvez o maior exemplo desse trabalho de adaptação às particularidades do clima e condições locais foi o desafio lançado pelo governo federal na década de 70, com a criação do Programa Nacional do Álcool. Devido às características desse combustível, que exige mais dos componentes metálicos do motor, a empresa imediatamente lançou-se a uma extensiva pesquisa para buscar formas de diminuir o processo de corrosão provocado pelo álcool. O resultado foi o Proal, aditivo aprovado e recomendado pela Ford e Volkswagen. Mais recentemente, em 2004, a empresa lançou o Bardahl Flex (desenvolvido especialmente para motores flex) e das linhas Moto, Agrícola e Náutica.


A marca no mundo
A marca BARDAHL está presente em todos os continentes, possuindo mais de 7 fábricas e vendendo seus produtos em mais de 80 países. Sua linha de produtos composta por aproximadamente 400 itens é embalada em 16 línguas diferentes. A empresa fabrica óleos e aditivos para as linhas: automotiva, náutica, agrícola e motocicleta.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 14/12/2012

3 comentários:

KK disse...

Quando eu era criança, via as comerciais e nos jornais as propagandas da Bardhal e achava um barato.

ana disse...

Achei muito interessante e merecido este histórico da Bardahl. Realmente é uma marca que está presente há muito tempo no nosso meio e continua viva, com certeza pela ótima qualidade de seus produtos!Parabéns pelo blog!

Anônimo disse...

ola muito boa esta postagem, já viram o blog da Bardahl?
http://bardahlbr.blogspot.com.br/