20.6.06

COORS


A maioria dos especialistas diz que uma excelente cerveja depende em boa parte da pureza da água com que é fabricada. E foi em função dessa máxima que a cerveja COORS se tornou uma das mais populares e vendidas dos Estados Unidos, sendo presença constante em churrascos, festas, arenas esportivas, eventos e principalmente nas geladeiras de milhares de lares Americanos há mais de um século. 

A história 
Tudo começou quando Adolph Herman Joseph Coors, um jovem imigrante alemão de apenas 26 anos de idade, que após adquirir a fórmula de uma cerveja Pilsner de um imigrante checo chamado William Silhan, fundou juntamente com Jacob Schueler a cervejaria The Golden Brewery no dia 14 de novembro de 1873 na cidade de Golden, estado americano do Colorado, próximo às belas montanhas rochosas. A localização foi influenciada pela excepcional qualidade da água da região montanhosa, sendo um dos grandes sucessos de qualquer boa cerveja. No ano seguinte, em abril, a pequena cervejaria lançou no mercado a tradicional COORS ORIGINAL, uma cerveja com graduação alcoólica de 5%, que rapidamente ficou conhecida no mercado como “Banquet Beer”. Não demorou muito para a nova cerveja se tornar popular na região, especialmente entre os mineiros, que após um dia intenso de trabalho gostavam de relaxar degustando uma COORS. Em apenas um ano a empresa já começava a dar lucro, muito em virtude do excelente trabalho realizado por Adolph.


Em 1880 Adolph se tornou o único dono da cervejaria. Nesta época a empresa produzia cerca de 3.500 barris de cerveja. Dez anos mais tarde a produção tinha aumentado para 17.600 barris. Em 1916 começou a proibição da venda de bebidas alcoólicas no estado do Colorado e durante longos 18 anos, Adolph e seus três filhos tiveram que usar a criatividade para manter a empresa em funcionamento. Vendiam comidas, utensílios para cozinha, leite maltado, além é claro de cerveja sem álcool. Com o fim do período da Proibição em 1933, a cervejaria, agora controlada por Adolph Jr., voltou a produzir seu principal produto, fechando o ano com 136 mil barris. Antes do período da proibição a cerveja COORS era distribuída em poucos mercados, como Denver, São Francisco, Wyoming e Novo México. Com o fim deste período, a empresa resolveu entrar em onze novos mercados, dando início ao processo de expansão nacional da marca. Foi nesta época que a cerveja ganhou o slogan que a acompanharia por quase 50 anos: “Brewed with Pure Rocky Mountain Spring Water” (em português “Produzida com água pura das montanhas rochosas”).


Em 1936 a cerveja adicionou oficialmente ao seu nome a frase BANQUET BEER, derivada do período em que os mineiros realizavam festas, ao fim de dias árduos de trabalhos, batizadas de Banquet (em português, banquete), regadas a muita cerveja COORS. Com o início da Segunda Guerra Mundial a cervejaria voltou sua produção para suprir o exército americano. Com o final da batalha em 1945, voltou a fabricar cerveja para a população civil, alcançando 300 mil barris por ano. Durante a próxima década, a produção continuou crescendo, rompendo a barreira de 1 milhão de barris em 1955.


Pouco depois, em 1959, liderada por Bill Coors, a empresa introduziu no mercado as primeiras latas de alumínio, que continham instruções de abertura, revolucionando o modo como a cerveja era embalada. Foi também neste ano que a cervejaria lançou um programa de reciclagem inédito, onde pagava um centavo de dólar para quem devolvesse as latas de alumínio. O sucesso das latas de alumínio de cor amarela, apelidadas carinhosamente pelos consumidores de “Yellow Belly”, incrementou ainda mais a venda da cerveja COORS no mercado americano. Nas décadas de 1960 e 1970 a marca continuou crescendo e se expandindo, conquistando assim novos e importantes mercados. Apesar disso, sua distribuição continuava muito limitada, apenas 16 estados, fazendo com que milhares de pessoas viajassem aos estados do oeste americano para comprar a cerveja. Foi na década de 1970 que a empresa começou a expandir sua linha de produto com lançamentos inovadores. Isto resultou em 1978 na introdução da COORS LIGHT, uma cerveja mais leve e com menos teor alcoólico. Depois que a cervejaria começou a vender a versão Light nas famosas latas cinzas, as vendas dispararam e a cervejaria começou a ganhar cada vez mais participação de mercado.


No ano de 1985, inaugurou uma nova fábrica na região de Virginia Valley, comprando outra unidade, em 1990, na cidade de Memphis, estado americano do Tennessee. Nesta década, sob o comando da quarta geração da família, a cervejaria se tornou a terceira maior dos Estados Unidos, além de iniciar sua expansão internacional, disponibilizando seus produtos no Japão, Canadá, Irlanda, Inglaterra e outros países. Foi nesta década que a cerveja atingiu total distribuição nacional, estando presente em 50 estados americanos. Isto aconteceu em 1991, quando o estado de Indiana passou a contar com a distribuição da cerveja COORS. No início de 2005, ocorreu a fusão entre a COORS com a Molson, maior cervejaria do Canadá, criando assim um novo gigante no setor cervejeiro da América do Norte, a Molson Coors Brewing Company. E pouco depois, uma joint-venture, somente para o mercado americano, com a tradicional cervejaria MILLER, formou a MillerCoors.


Desde que Bill Coors introduziu a lata de alumínio, no final da década de 1950, as inovações em termos de bebida e os aprimoramentos das embalagens têm sido o grande diferencial da marca COORS, cujo objetivo é sempre entregar a cerveja mais gelada e fresquinha para seus consumidores. Entre outras recentes inovações apresentadas pela marca estão: lata e garrafa com tecnologia de refrigeração ativada (as montanhas no rótulo ficam azuis quando a cerveja está pronta para o consumo); lata com ampla boca respiradoura (o primeiro respiradouro com uma ampla abertura que entrega uma experiência de consumo homogênea); eSuper Cold Draft, um inovador sistema que entrega a cerveja gelada; e a caixa refrigeradora de garrafas plásticas, primeira embalagem refrigeradora pronta para gelar.


A linha do tempo 
1935 
Para ganhar espaço no armazenamento e transporte a COORS introduziu a garrafa STUBBY, mais bojuda e baixa que as versões normais. Essa garrafa se tornaria um dos ícones da marca. 
1936 
Lançamento da cerveja em lata. 
1978 
Lançamento da cerveja COORS LIGHT, com graduação alcoólica menor (4.2%) e menos calorias que a versão original. A cerveja ficou conhecida como Silver Bullet em virtude de sua lata cinza, sendo atualmente a segunda mais vendida no mercado americano e nona no mundo.
1990 
Lançamento da COORS EXTRA GOLD, cerveja mais encorpada e com uma coloração dourada forte. Atualmente a cerveja possui distribuição limitada, sendo mais vendida na Europa. 
1991 
Lançamento da COORS DRY, uma cerveja Premium. 
1997 
Lançamento da COORS NON-ALCOHOLIC, uma cerveja sem álcool. 
2004 
A famosa palavra “Banquet” retorna na identidade visual de suas embalagens e no nome de sua cerveja original (COORS BANQUET). 
2007 
Lançamento do rótulo que muda de cor (as tradicionais montanhas em alto relevo ficam azul) quando a cerveja está gelada e pronta para o consumo. 
2012 
Lançamento da COORS LIGHT ICED T, sua tradicional cerveja de baixo teor alcoólico com a refrescância e o sabor do Ice Tea.


A evolução de um ícone 
A tradicional lata amarela da COORS, popularmente conhecida como Yellow Belly, surgiu em 1959 com uma inovação: era feita toda em alumínio. No decorrer dos anos, este verdadeiro ícone da marca passou por diversas remodelações. A última ocorreu em 2007.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por uma única grande remodelação. Antes batizada de COORS ORIGINAL, em 2004 a principal cerveja da marca adotou oficialmente o nome de COORS BANQUET, que já tinha sido utilizado décadas antes. Além dessa mudança foi acrescentada ao logotipo a imagem das montanhas rochosas do Colorado ao fundo.


Os slogans 
The legend since 1873. (2008) 
The Banquet Beer. (2007) 
Turn it loose. 
Brewed with Pure Rocky Mountain Spring Water. (década de 1930) 
The Coldest Tasting Beer In The World. (COORS LIGHT) 
The Silver Bullet. (2007, COORS LIGHT)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 14 de novembro de 1873 
● Fundador: Adolph Coors e Jacob Schueler 
● Sede mundial: Golden, Colorado 
● Proprietário da marca: Molson Coors Brewing Company 
● Capital aberto: Não (subsidiária) 
● Chairman: Andrew Molson 
● CEO: Peter Swinburn 
● Faturamento: US$ 3.8 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 30 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Segmento: Cervejarias 
● Principais produtos: Cervejas 
● Concorrentes diretos: Budweiser, Miller, Michelob, Bush Beer, Bud Light e Miller Light 
● Ícones: A lata amarela 
● Slogan: The legend since 1873. 
● Website: www.coors.com 

A marca no mundo 
As cervejas COORS estão disponíveis nos Estados Unidos e em mais de 30 países ao redor do mundo, incluindo mercados como América Latina, Caribe, Europa e Ásia, produzindo mais de 40 milhões de barris anualmente, com vendas em torno de US$ 3.8 bilhões. A COORS LIGHT, cerveja de baixo teor alcoólico, é a segunda mais consumida do mercado americano. 

Você sabia? 
A cervejaria principal da empresa, localizada em Golden no estado do Colorado, é a maior do mundo, com produção diária de aproximadamente 6 milhões de litros. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek e BusinessWeek), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas)

Última atualização em 14/4/2014

Nenhum comentário: