14.6.06

DOLLAR RENT A CAR


A DOLLAR RENT A CAR possui um serviço diferenciado no segmento de locação de automóveis, oferecendo uma diversificada frota com modelos que atendem a necessidade de qualquer pessoa, desde turistas, famílias até viajantes de negócios. Além de um serviço diferenciado e preços competitivos, oferece outros benefícios como aluguel de telefones, GPS e descontos em hotéis, pacotes turísticos e passagens aéreas. Portanto, qualquer viajante que queira um serviço de atendimento de excelente qualidade e sem “surpresas” e incômodos na hora de retirar ou entregar o veículo, a melhor opção é a DOLLAR RENT A CAR.

A história
Tudo começou no ano de 1965 quando o americano de origem italiana Henry J. Caruso resolveu ingressar no segmento de locação de automóvel e fundou uma pequena locadora, chamada inicialmente de “Dollar A Day Rent A Car”, na cidade de Los Angeles, estado americano da Califórnia. A frota inicial da nova locadora era composta por alguns VW Beetle com câmbio manual e sem ar condicionado. A filosofia da nova empresa era oferecer aos clientes o melhor serviço possível do segmento, especialmente no quesito atendimento, combinado com preços de diárias extremamente competitivas.


Após expandir seu negócio para mais cinco localidades, ele resolveu ingressar no lucrativo ramo dos aeroportos. Mas, a presença das três gigantes do mercado, Hertz, Avis e National, em aeroportos praticamente impossibilitou o ingresso nesse nicho. Isso desencadeou uma enorme batalha judicial na década de 70, quando a Federal Trade Commission proibiu qualquer prática ou atividade de impedir pequenas locadoras de atuarem dentro de aeroportos. Com essa decisão favorável, a DOLLAR RENT A CAR começou a se estabelecer nos principais aeroportos de grandes e médias cidades americanas. Nos anos seguintes a empresa cresceu ordenadamente, transformando-se em um empreendimento sólido e seguro dentro do mercado americano, iniciando sua expansão internacional, com forte presença no Canadá, Ilhas do Caribe e países da América Central.


Tudo isso culminou, em agosto de 1990, com a compra da locadora pela então gigante montadora Chrysler, que já era proprietária da Thrifty Car Rental. Pouco depois, em 1994, o escritório central da empresa foi transferido da cidade de Los Angeles para Tulsa no estado de Oklahoma. No final de 1997, a divisão de locação da Chrysler, agora chamada de DOLLAR THRIFTY AUTOMOTIVE GROUP INC., se tornou uma empresa independente com ações negociadas na Bolsa de Valores. Nesta época a DOLLAR RENT A CAR já era uma gigante, possuindo uma frota de 61.336 veículos, faturamento superior a US$ 600 milhões, mais de 250 pontos de locação estabelecidos em aeroportos, subúrbios e centros de grandes cidades, e tendo forte presença em estados onde o turismo era extremamente forte, como por exemplo, a Flórida, Califórnia, Havaí e Nevada. Nos anos seguintes a DOLLAR RENT A CAR, resolveu investir em sua expansão no continente europeu, onde rapidamente a marca se tornou uma das mais populares do segmento de locação de veículos.


Com a chegada do novo milênio a locadora deu continuidade ao seu plano de expansão ingressando em novos mercados; renovando constantemente sua flexível frota, onde todos os veículos possuem airbags e outros itens de segurança; e oferecendo diferenciais como cadeiras para crianças, telefones celulares, GPS, entre outros equipamentos. A DOLLAR RENT A CAR é hoje líder do segmento para turistas latinos que viajam aos Estados Unidos. Além de oferecer uma grande variedade de automóveis em sua frota, conta com um serviço especial que facilita a locação. Com ferramentas como GPS, seguro contra acidentes e programas de assistência, o turista tem cobertura para qualquer tipo de complicação, assim viaja tranquilo por um país desconhecido. Um dos diferenciais da DOLLAR RENT A CAR é o serviço de pagamento de pedágios antecipado, o P24, que permite atravessar todos os postos de pedágio das estradas da Flórida sem a necessidade de parar para fazer o pagamento. A empresa ainda oferece unidades especiais para deficientes físicos, e não é cobrada a taxa para o motorista adicional. Além disso, recentemente a locadora passou a oferecer duas novidades: a proibição de fumar em todos os seus veículos e um aplicativo que permite fazer reservas de celulares.


A evolução visual
A identidade visual da marca passou por algumas modificações ao longo dos anos até adotar as cores azul e amarelo.


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1965
● Fundador: Henry Caruso
● Sede mundial: Tulsa, Oklahoma
● Proprietário da marca: Dollar Thrifty Automotive Group, Inc.
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● CEO & Presidente: Scott Thompson
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 600
● Frota: 90.000 veículos
● Presença global: 61 países
● Presença no Brasil: Não
● Funcionários: 6.000
● Segmento: Automotivo
● Principais produtos: Locação de automóveis
● Concorrentes diretos: Hertz, Alamo, Avis, Budget e Enterprise
● Slogan: Makes Sense.
● Website: www.dollar.com

A marca no mundo
A DOLLAR RENT A CAR é uma das maiores locadoras de veículos do mundo abrangendo mais de 600 pontos de locação (sendo 360 nos Estados Unidos e Canadá) em 61 países, com forte presença também no México, região do Caribe, América Central e América do Sul. A locadora tem uma frota de aproximadamente 90 mil veículos, sendo que boa parte deles está alocada nos Estados Unidos e Canadá.

Você sabia?
Somente na cidade de Orlando na Flórida, a DOLLAR RENT A CAR, possui aproximadamente 45 estações de locação e uma frota superior a 2.000 veículos.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 7/8/2012

Nenhum comentário: