9.6.06

KINDER OVO


Deliciosas e nutritivas barras do mais puro chocolate com recheio ao leite e pequenos ovos de chocolate cujo interior é recheado com surpresas incríveis e colecionáveis é a receita de sucesso da marca KINDER, que oferece guloseimas irresistíveis para proporcionar uma divertida e saborosa refeição para milhões de crianças no mundo todo. Mas não são somente crianças se deliciam com seus produtos. Enquanto muitas delas se fartam com o chocolate, colecionadores, muitos deles marmanjos, fazem a festa com as figuras surpresas contidas no recipiente de plástico amarelo dentro de um pequeno ovo. 

A história 
Tudo começou graças à visão empresarial da família Ferrero, em especial a de Michele, filho do fundador, que nos tempos de crise no final da década de 1960, teve a brilhante ideia de criar um chocolate com mais leite, sem corantes ou conservantes e em pequenas porções, para assim agradar as crianças com o sabor e conquistar as mães com um produto de qualidade para oferecerem aos filhos. Exatamente no dia 14 de outubro de 1968 a empresa lançou no mercado italiano e alemão (com o nome de Kinder Schokolade) a marca de chocolates KINDER, que em alemão significa “criança”. Porém, ao contrário do que se pode pensar, o primeiro KINDER nem era um ovo, como a marca ficou mais conhecida no mundo. Era uma pequena barra de chocolate, gostosa e nutritiva com recheio de leite, desenvolvida pela subsidiária alemã da empresa. E ainda era vendida em pequenas porções (barrinhas) embaladas individualmente e fáceis de controlar. O novo produto foi divulgado com o slogan “Mais leite e menos cacau” (em inglês “More milk and less cocoa”). Logo depois o delicioso chocolate, que se transformou em um sucesso entre os italianos, foi introduzido na França e depois no resto da Europa.


Porém, foi somente em 1974 que surgiu a brilhante ideia de transformar o KINDER em um pequeno ovo de chocolate, um produto que estivesse ligado à Páscoa, com forte valor emocional para as crianças, e que literalmente mantivesse a magia da data em todos os dias do ano. A ideia original, criada por Michele Ferrero e William Salice, era de que as crianças ao abrirem o ovinho tivessem um momento mágico e de diversão todos os dias do ano. O principal diferencial do produto era um brinquedo (uma espécie de surpresa para as crianças) que vinha dentro de uma cápsula plástica amarela (a cor representa a gema de um ovo de verdade) no pequeno ovo de chocolate e podia ser colecionável. Assim, o produto realizava três desejos de uma só vez: chocolate, brinquedo e a magia de uma surpresa. Lançado com o nome de KINDER SORPRESA, o delicioso e nutritivo ovinho foi posicionado no mercado como um produto saudável, rico em energia e carboidratos. O tamanho do ovo continha a quantidade apropriada de chocolate para o consumo de uma criança. O KINDER OVO logo se espalhou por toda a Europa, chegando ao Canadá em 1975 com o nome de KINDER SURPRISE. Neste mesmo ano surgiram os brinquedos feitos de metal dentro do ovo. E as novidades não pararam: em 1976 a marca lançou as barras de chocolate ao leite com pequenos pedaços de cinco tipos de cereais (conhecidas como KINDER COUNTRY).


Uma das surpresas mais famosas de KINDER OVO foi lançada na Alemanha em 1980 com bonequinhos dos personagens do popular desenho animado Smurfs, sendo a primeira série pintada à mão. O resultado foi um verdadeiro sucesso no mundo todo. Pouco depois, em 1981, a marca lançou a tradicional barra de chocolate em tamanho médio, especialmente desenvolvida para crianças mais velhas. Em 1985 mais uma novidade em um novo segmento de mercado: KINDER DÉLICE, um bolo macio e irresistível recheado com leite e uma fina cobertura de chocolate, um lanche que agradou a mães e filhos. A primeira diversificação de produtos da linha KINDER OVO ocorreu em 1989 com o lançamento do KINDER EASTER EGG (um ovo de páscoa com uma surpresa gigante), conhecido no Brasil de KINDER MAXI, que se tornou um enorme sucesso e virou líder no mercado italiano. Em 1990, a empresa introduziu mais uma novidade: KINDER BUENO, um delicioso chocolate, com duas crocantes barrinhas de wafer, cobertas com chocolate ao leite e com um cremoso e delicioso recheio de leite e avelãs. O produto fez tanto sucesso, que anos mais tarde ganharia a versão com chocolate branco. Ainda neste ano foi lançado no mercado um snack delicioso: KINDER TRANCHE AU LAIT, um recheio de leite cremoso entre duas delicadas fatias finas de pão de ló com gotas de mel.


Em 1991, a marca lançou o KINDER SCHOKO-BONS, pequenos bombons em formas de ovo de chocolate ao leite, com recheio de avelã e chocolate branco. Esta década também iniciou com a introdução de uma nova maneira de saborear KINDER. Isto porque, em 1992, a marca lançou no mercado o KINDER PINGUI, uma deliciosa sobremesa gelada que combina um perfeito recheio de leite cremoso entre duas finas camadas de chocolate. No Brasil, a empresa italiana desembarcou oficialmente em 1994 com o lançamento do KINDER OVO, produzido na Argentina, e desde então conquistou milhões de pequenos brasileiros com seu sabor delicioso, além de encantar com os brinquedos, produzidos em um material de alta qualidade, resistentes, coloridos, com adesivos e encaixes perfeitos. Produzido para ser vendido em países de clima frio, o KINDER OVO não é comercializado nos meses de verão em muitos mercados. E para suprir essa lacuna, a marca lançou no mercado em 2001 o KINDER JOY (na Itália conhecido como KINDER MERENDERO), um ovo de plástico, onde de um lado encontra-se o brinquedo, e do outro existe um delicioso creme à base de cacau/avelã e leite com duas bolinhas crocantes. O produto se tornou um verdadeiro sucesso entre as crianças.


Pouco depois, em 2002, lançou o KINDER HAPPY HIPPO, um biscoito crocante em forma de hipopótamo com recheio de creme duplo. O produto está disponível atualmente em dois sabores diferentes, avelã e cacau. Nos últimos anos a marca inovou ao introduzir grandes novidades, como por exemplo, o KINDER OVO MENINOS (cor azul), com divertidas surpresas desenhadas especialmente para eles; KINDER OVO MENINAS (cor rosa), com divertidas surpresas desenhadas especialmente para elas; e KINDER OVO NATOONS, com surpresas que estimulam o carinho pelos animais e o desenvolvimento afetivo das crianças. Também lançou a edição limitada do KINDER BUENO com chocolate amargo e a versão em miniatura (embalada individualmente) de sua tradicional barra de chocolate.


Apesar de ser a segunda marca de chocolate mais popular do mundo, KINDER somente foi lançada nos Estados Unidos em 2018. Ainda este ano, a marca resolveu ampliar seu portfólio para outra categoria, ao lançar na França, Alemanha, Suíça e Áustria, em parceria com a Unilever, três tipos de sorvetes KINDER BUENO: palito (sabor leite com cobertura de chocolate), sandwich (um sanduíche de sorvete com bolacha sabor chocolate e recheio de leite) e cone (casquinha de bolacha e recheio com leite, chocolate e avelã). A marca ainda oferece produtos sazonais como KINDER CHRISTMAS, espécie de ovo de 150 gramas, em forma de bola, comercializado especialmente na época do Natal; e KINDER OVO MAGIC, um ovo de páscoa com o delicioso chocolate KINDER e com surpresas de pelúcia.


A fabricação dos ovinhos 
Apesar de ser um produto simples, KINDER OVO exige muito cuidado em sua fabricação, passando por inúmeros processos e rígido controle de qualidade. Na fábrica, primeiro são misturadas as surpresas, e somente depois o chocolate: primeiro o recheio de leite que fica por dentro do ovinho, e depois o chocolate ao leite que fica por fora. 
Parte externa: feita de chocolate ao leite 45%, açúcar, leite integral em pó, manteiga de cacau, massa de cacau, emulsificante lecitina de soja e aromatizante. 
Parte interna: leite integral em pó, açúcar, gorduras vegetais, emulsificante lecitina de soja e aromatizante. 
As surpresas: antes de ser inserida dentro do KINDER OVO, cada uma é submetida a um rigoroso teste de qualidade. Destacam-se dois tipos de surpresa, as de montar e as já montadas e pintadas à mão, especialmente as das séries especiais.


Desde o lançamento do principal produto da marca, KINDER OVO, foram lançadas mais de 16.000 surpresas originais e diferentes no mundo inteiro. No Brasil saíram aproximadamente 2.000 e a cada ano mais 100 surpresas diferentes são introduzidas dentro dos ovinhos. Todas as surpresas contidas nos ovinhos são numeradas. Por exemplo: K 98 n 30, neste caso um patinho com filhote, onde a letra “K” representa a marca KINDER; 98 o ano em que foi lançada a peça; e “n” é o número da peça fabricada no ano (são aproximadamente 130 por ano). Este número pode ser encontrado em relevo na peça e/ou na instrução que a acompanha. Essas surpresas incentivam a troca e a coleção, fazendo do KINDER OVO um produto universal e divertido, especialmente quando utilizam personagens famosos como Asterix, Star Wars, Smurfs ou Os Simpsons. Mais recentemente, a marca pediu desculpas publicamente por causa de um brinquedo - distribuído como brinde do KINDER OVO em alguns países - que causou polêmica entre seus consumidores. O brinde em questão, um boneco na forma da mascote (Kinderino) segurava três balões, cada um deles com uma letra K, formando o termo “KKK”. Muitos pais viram ali uma referência a Ku Klux Klan, organização formada por supremacistas brancos, e obviamente não gostaram nada da associação. Em nota oficial, a marca disse: “inicialmente, (a mascote) foi desenhada com um balão com um K. No entanto, mais 2 foram adicionados para oferecer uma estrutura mais robusta, já que a segurança e a qualidade de seus brinquedos são da maior importância.


A divertida mascote 
O principal produto da marca tem como mascote e porta-voz (em inglês, spokesman) um divertido e animado ovinho chamado KINDERINO, com seu inseparável boné vermelho. Ele é o responsável por divertir, animar e ensinar milhões de crianças no mundo inteiro através de brincadeiras e jogos. Com o passar do tempo ele ganhou novos amigos: a personagem Kinderina e o cachorrinho Kãoderino.


A tradicional embalagem 
A embalagem das barrinhas de chocolate KINDER evoluiu ao longo dos anos, mas sempre manteve a fotografia de uma sorridente criança. A criança mais famosa foi o alemão Günter Euringer, filho de uma funcionária de uma agência de publicidade, levado pela mãe a uma sessão fotográfica, pela qual lhe pagaram na época 300 marcos (aproximadamente €150). Ele apareceu nas embalagens do produto de 1973 até 2005.


O nome 
Os ovinhos da KINDER têm diferentes nomes no mundo inteiro, sendo chamados de KINDER SURPRISE EGGS (em países de língua inglesa), KINDER ÜBERRASCHUNG (Alemanha), KINDER MEGLEPETÉS (países do leste-europeu), KINDER NIESPODZIANKA (Polônia), KINDER OVO (no Brasil), KINDER SURPRESA (Portugal) ou até mesmo KINDER SORPRESA (Itália, Espanha e países de língua espanhola) e KINDEROVERRASKELSE (Suécia e Noruega). Mesmo com essas diferenças de nomes, no mundo inteiro o produto é conhecido como OVINHO KINDER.


Os slogans 
A little, a lot. (2019) 
Made of Happy. (2018) 
A treat for the imagination. (2015, KINDER OVO) 
Invented for kids, Approved by mums. (2012) 
Where will your next egg take you? 
Play, Discover, Learn. (1974) 
Pensado para crianças. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Itália 
● Lançamento: 14 de outubro de 1968 
● Criador: Michele Ferrero 
● Sede mundial: Alba, Piedemonte, Itália 
● Proprietário da marca: Ferrero S.p.A. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Lapo Civiletti 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 170 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Confeitos 
● Principais produtos: Chocolates, ovos e biscoitos 
● Concorrentes diretos: Milka, Cadbury, Twix, Kit Kat, Snickers, Hershey’s e Lacta 
● Mascote: Kinderino 
● Ícones: As cores branca e laranja 
● Slogan: A little, a lot. 
● Website: www.kinder.com/br/pt/ 

A marca no mundo 
A marca KINDER, uma das mais importantes e valiosas da empresa italiana Ferrero, pode ser encontrada em mais de 170 países ao redor do mundo, oferecendo uma linha de 22 deliciosos produtos. Seu principal produto vende diariamente mais de 5 milhões de ovinhos no mundo, isto equivale a mais ou menos 2 bilhões de ovos por ano (desde seu lançamento em 1974, KINDER OVO já vendeu mais de 30 bilhões de unidades). Os maiores mercados da marca são Alemanha, França e Itália. A KINDER é a segunda maior marca de chocolate do mundo. 

Você sabia? 
O desejo pelo KINDER OVO o transformou em artigo de contrabando nos Estados Unidos, onde a venda do produto é ilegal devido a uma lei de 1938 que não permite a comercialização de objetos dentro de alimentos. 
Na Alemanha calcula-se que existam mais de 300 mil colecionadores das surpresas de KINDER OVO, que frequentam feiras especializadas e sites da internet. Os brinquedos produzidos lá são considerados os melhores pelos fãs do produto, pois possuem maior qualidade e variedade. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem, Estadão e Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 2/11/2019

14 comentários:

trofa disse...

será que há alguem que colecione os bonecos dos ovos kinder em portugal. se sim aqui fica o meu email para quem quiser comunicar.tenho vários. compro e troco.

trofa disse...

ah o email é alexisobtusus@hotmail.com

Anônimo disse...

TENHO 1.043 MINIATURAS KINDER EQUERO VENDELAS COMO FAÇO

Anônimo disse...

quanto vc quer vender cada um?

Thablyta disse...

meu nome é thalita e amo miniaturas de madeira, vc tem alguma? se tiver diga-me o valor, que podemos contactar: thalita_dance@yahoo.com.br
Faz muitos anos que eu não vejo uma de madeira. Aguardo a resposta!

ponto1 disse...

Meu nome é Ivan Duarte trabalho na rede Ipiranga de Combustivel e queria uma visita do representante da empresa para que possa efetuar algumas compras do produto ..tenho 2 lojas no posto .. meu email é automokm@hotmail.com e tel. 11 44119202

Anônimo disse...

Gostaria de saber onde encontro os ovos kinder ovo para a páscoa moro no Rj, Sou fã da Kinder mas so encontro os ovinhos pequenos, e quero o grandão....Moro no bairro de Campo grande. Aguardo resposta...

daybraga disse...

Preciso saber quantos bonecos é que formam a coleção completa dos simpsons. E se alguem tiver a coleção e estiver interessado (a) em vender., por favor responda para daybraga1@bol.com.br.

toninho disse...

Estou procurando o boneco Spartacco quem tiver me avise via email antoniorgon@hotmail.com

Lucia Cristina Pires Proença disse...

Meu nome é Lucia Cristina Pires Proença e a idéia de colocar brinquedos montáveis dentro de ovos de Páscoa pequenos para que crianças carentes pudessem ter acessos também a brinquedos que lembrariam os Legos dos anos 90, foi minha. Porém não sabia como colocar isso em prática, então passei a idéia para um amigo chamado Luiz de Oliveira Matarazzo!!

Paulo disse...

tenho bonecos da kinder para trocar e vender colecçoes recentes completas o meu emeill e r.j.paulo@iol.pt

Anônimo disse...

Tá bom minha amiga , então vc inventou o kinder ovo? Faça -me o favor!
cada uma....

Maria Elvira disse...

Meu nome é Maria Elvira sou esperantina -PI eu acho que os ovinhos kinder joy são um maximo principalmente para mim que sou uma criança tenho apenas 10 anos de idade , eu acho que as crianças carentes não tem acesso aos ovinhos kinder joy as vezes eles não compram por que não tem dinherio , eu de vez enqunto compro os ovinhos eu não tenho dinherio todo dia mas mesmo assim eu adoro os ovinhos kinder joy

Capas para Facebook disse...

Kinder Ovo é uma das maiores invenções do ser humano com certeza! Capas para Facebook | Anjinhas | Capinhas para Celular