Ela é a mais antiga companhia aérea em operação e possuí designação Real. Seus aviões inconfundíveis, pintados nas cores azul e branco, são vistos nos céus das maiores cidades do mundo. Seu serviço de bordo é um dos mais tradicionais do setor. E ficou conhecida por oferece, principalmente aos passageiros da Primeira Classe, mimos exclusivos. Essa é a melhor definição da KLM ROYAL DUTCH AIRLINES, uma das companhias aéreas mais respeitadas e tradicionais do planeta.
A história
A empresa aérea KLM (abreviação de Koninklijke Luchtvaart Maatschappij voor Nederland en Koloniën, ou para simplificar, Companhia Real de Aviação para Holanda e suas Colônias em português) foi fundada no dia 7 de outubro de 1919 por Albert Plesman, um piloto que serviu à Força Aérea de seu país, sendo atualmente a mais antiga do mundo operando sob o mesmo nome. A companhia aérea recebeu o título de Linha Aérea “Real” concedido pela rainha Guilhermina antes mesmo de entrar em operação. Pioneira como operadora regular de um serviço de transporte de passageiros, realizou seu primeiro voo comercial no dia 17 de maio de 1920 ligando as cidades de Amsterdã à Londres na Inglaterra, utilizando um avião arrendado modelo De Havilland DH-16 e pilotado por Jerry Shaw, com a presença de dois jornalistas britânicos a bordo. Rotas para as cidades de Hamburgo e Copenhagen foram inauguradas logo depois. No primeiro ano de operações a companhia holandesa transportou 440 passageiros e 22 toneladas de cargas, que incluíam desde malotes de jornais, quadros até tulipas e abelhas.
Já em 1921, a empresa inaugurou na cidade de Amsterdã seu primeiro escritório de venda. O primeiro voo intercontinental da KLM, que tinha como destino as Índias Orientais Holandesas, aconteceu no dia 1 de outubro de 1924, quando uma aeronave modelo Fokker F-VII, partiu da cidade de Amsterdã com destino a Batavia (hoje Indonésia). Cinco anos mais tarde, a KLM passou a oferecer voos regulares para o Extremo Oriente, possuindo naquela época a mais extensa rota regular do mundo (incluindo cidades como Roterdã, Bruxelas, Paris, Londres, Bremen, Copenhagen e Malmö), utilizando diversos modelos de aviões da Fokker. Em 1934, a KLM se tornaria uma das primeiras empresas a operar a aeronave Douglas DC-2 em um voo de Londres para Melbourne, e, em 1937, a primeira empresa europeia a receber o Douglas DC-3.
Ainda nesta década, começou a voar para as Índias Ocidentais. A partir de Curaçao, para onde em 1934 a companhia aérea tinha realizado o seu primeiro voo transatlântico, a KLM ampliou suas atividades no norte da América do Sul oferecendo destinos para a Colômbia, Venezuela, Barbados, Trinidad e as Guianas. Estes voos foram mantidos mesmo durante a Segunda Guerra Mundial, e posteriormente ampliados para a cidade de Miami, além de Cuba. Depois do término do conflito mundial, o aeroporto de Schiphol, em Amsterdã, onde estava baseada a KLM, teve que ser totalmente reconstruído em 1945. O responsável pela reconstrução das instalações foi o próprio fundador da KLM, Albert Plesman. As ligações com o Extremo Oriente recomeçaram no outono desse mesmo ano, e em maio de 1946, a KLM foi a primeira companhia aérea europeia a retomar as rotas para os Estados Unidos, com voos comerciais para Nova York no dia 21 de maio. Não demorou muito para que destinos na América do Sul, África do Sul e Austrália fossem incluídos em sua malha aérea.
Nesta década, os cuidados com a segurança já eram uma prioridade para a companhia aérea, que utilizava o slogan “Viajar pela KLM é seguro, porque voar é natural para os Holandeses”. No dia 1 de novembro de 1958 a KLM inaugurou a rota Amsterdã/Tóquio, via Polo Norte, utilizando uma aeronave Douglas DC-7. Cada membro da tripulação desta nova rota possuía um kit de sobrevivência que incluía uma carabina para se proteger, em caso de queda da aeronave, contra os ursos polares. Esta época foi marcada pela entrada em serviço das aeronaves Vickers Viscount 803 e Lockheed Electra II. O mês de outubro de 1965 ficou marcado na história da KLM: foi neste mês que a companhia aérea holandesa ingressou na era dos aviões a jato, passando a contar em sua frota com aeronaves Douglas DC-8.
Nos anos seguintes a empresa foi crescendo com a aquisição de pequenas companhias aéreas regionais holandesas. Já nos anos de 1980, iniciou uma agressiva estratégia de desenvolvimento global com o estabelecimento de uma estreita aliança, que duraria longos 21 anos, com a companhia aérea americana Northwest Airlines em 1989, ano em que a KLM colocou em operação o Boeing 747-400, uma das aeronaves mais avançadas da época. No ano seguinte, pela primeira vez em sua história a KLM transportou mais de 16 milhões de passageiros em um único ano. Em 1991 passou a oferecer aos seus clientes o programa de fidelidade Flying Dutchman, o primeiro do gênero na Europa. Foi também neste mesmo ano que a empresa criou a KLM CITYHOPPER, uma companhia aérea regional resultante da fusão entre a NLM CityHopper e NetherLines. Outra novidade da década foi o lançamento, em 1994, da sua nova classe executiva, batizada de World Business Class.
Em 1996 adquiriu 25% da Kenya Airways, e, em 1997, comprou 100% da Air UK, rebatizada como KLM UK (mais tarde seria incorporada pela KLM CITYHOPPER, que atualmente possui 55 aeronaves e voa para mais de 45 destinos no continente europeu). No final desta década, em dezembro de 1999, a KLM foi a primeira companhia aérea do mundo a receber uma certificação de qualidade ISO 14001 pelo seu sistema de proteção ambiental. Nesta época, a empresa possuía uma frota de quase 120 aviões, e, juntamente com seus parceiros comerciais, fazia ligações para mais de 500 cidades no mundo. Apesar do grande crescimento e do gigantismo atingido pela KLM, com a chegada do novo milênio as crescentes dificuldades financeiras foram aumentando, e consequentemente os prejuízos também.
Mesmo com o ingresso da KLM na SkyTeam, uma das mais importantes alianças comerciais no setor aéreo, a situação não melhorou. Sua administração não tinha outra escapatória a não ser buscar uma parceira estratégica na Europa ou até mesmo uma possível venda da empresa. Após longas e difíceis negociações com a British Airways, o conselho administrativo da KLM decidiu no dia 30 de setembro de 2003 a venda do controle acionário da empresa para a poderosa Air France, criando assim o grupo Air France/KLM, um dos maiores do mundo no segmento da aviação comercial. O acordo definitivo fechado no dia 4 de maio de 2004, garantiu que as duas tradicionais companhias aéreas continuassem operando de forma separada, mantendo suas identidades visuais. No ano seguinte, pela primeira vez na história da aviação, duas companhias aéreas (KLM e AIR FRANCE) lançaram um mesmo programa fidelidade, batizado de Flying Blue, que atualmente conta com mais de 21 milhões de membros. Em 2008, a KLM adquiriu a companhia aérea Martinair, que atualmente serve como seu braço cargueiro.
Uma das mais recentes ações de pioneirismo da companhia aérea holandesa envolveu o Brasil. Isto porque, no dia 19 de Junho de 2012, a KLM efetuou o primeiro voo transatlântico da história com utilização parcial de biocombustível, tendo como destino a cidade do Rio de Janeiro. Com isso, a companhia aérea aponta para uma nova possibilidade no futuro da aviação, onde fontes de energias renováveis possam reduzir custos operacionais, além de minimizar a emissão de poluentes. Isto é apenas mais um feito notável na história do “Flying Dutchman” ou “Holandês Voador”, como se auto-intitula a KLM.
A mais antiga do mundo
No ano de 2009, a KLM ROYAL DUTCH AIRLINES celebrou seu aniversário de 90 anos em grande estilo. As comemorações incluíram um logotipo comemorativo com o slogan “90 anos de inspiração”, apresentação de novos uniformes criados por Mart Visser, tarifas especiais por tempo limitado, além de vários eventos, como por exemplo, o Celebration Flight (onde em janeiro, duas aeronaves, uma das quais pintada com o logotipo utilizado pela empresa nos anos de 1960, realizaram uma viagem pelas doze províncias holandesas), o KLM OPEN (torneio de golfe realizado em agosto que reuniu grandes nomes do esporte), o Tour of Inspiration (onde de setembro a novembro, um caminhão caracterizado percorreu 29 cidades europeias apresentando os produtos e serviços da companhia aérea), o Open House (as instalações da KLM foram abertas para seus funcionários e familiares) e o Luchtdoop (onde funcionários holandeses aposentados escolheram 90 idosos do país que nunca tiveram a chance de fazer uma viagem de avião. O voo aconteceu em junho e um dos passageiros a bordo tinha 99 anos).
A empresa também recebeu uma homenagem do Keukenhof, famoso parque de flores da Holanda, que batizou uma nova espécie de tulipa de KLM. No Brasil, diversas ações comemorativas, que começaram no dia 7 de outubro, data oficial de aniversário da empresa, incluíram a Celebration Fare (tarifa comemorativa da KLM para a Europa, incluindo vários destinos a partir de US$ 690) e o concurso cultural “KLM 90 Anos”, que tinha como tema “O que Inspira sua Jornada?”, onde a KLM convidava os participantes a postarem um foto que simbolizasse a inspiração para sua viagem dos sonhos, concorrendo assim a ela.
A evolução visual
O logotipo da KLM passou por algumas mudanças durante sua história. O logotipo original, formado pela tradicional coroa, pelas iniciais KLM e por um par de asas, passou por algumas mudanças até 1950. Em 1958 a companhia adotou uma identidade visual mais sóbria, na cor vermelha e com apenas a coroa como símbolo. Foi somente em 1961 que a marca adotou um logotipo semelhante ao atual. Mas com uma diferença: tinha duas colorações de azul. Em 1991 o logotipo passou a conter somente um tom de azul mais claro. A última modificação ocorreu em 2011, quando a inscrição “Royal Dutch Airlines” foi acrescentada.
As pinturas de seus aviões também acompanharam a evolução visual da marca KLM, como pode ser visto na imagem abaixo.
Os slogans
Journeys of Inspiration. (2004/2011)
A journey full of inspiration. (2009)
Bridging the World. (1994)
Fly KLM. (1946)
The Reliable airline.
The businessman travels, sends, and receives by KLM. (década de 1920)
Dados corporativos
● Origem: Holanda
● Fundação: 7 de outubro de 1919
● Fundador: Albert Plesman
● Sede mundial: Amsterdã, Holanda
● Proprietário da marca: Air France KLM S.A.
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman: Kees Storm
● CEO: Camiel Eurlings
● Faturamento: €9.5 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Frota: 118 aeronaves
● Destinos: 136
● Hub principal: Aeroporto Internacional de Amsterdã (Schiphol)
● Programa de milhagem: Flying Blue
● Passageiros transportados: 29 milhões (estimado)
● Presença global: + 70 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 33.000
● Segmento: Aviação
● Principais produtos: Aviação comercial e cargueira
● Concorrentes diretos: Lufthansa, British Airways, Alitalia, TAP e Iberia
● Slogan: Journeys of Inspiration.
● Website: www.klm.com
A marca no mundo
Servindo 136 destinos em mais de 70 países com uma frota de 118 aeronaves (que não inclui suas subsidiárias) e 33.000 funcionários de 70 nacionalidades diferentes, a KLM, juntamente com suas subsidiárias (KLM Cityhopper e Transavia Airlines) transporta em média mais de 29 milhões de passageiros por ano. Para o Brasil, onde a companhia aérea está presente há mais de 65 anos, a KLM opera um voo diário a partir de Amsterdã para São Paulo, e cinco por semana do Rio de Janeiro. Outras cidades brasileiras são servidas através de acordos (code-share) com a Gol Transportes Aéreos. A empresa possui ainda uma das mais renomadas companhias aéreas cargueiras do mundo: a KLM CARGO (que também inclui a subsidiária Martinair).
Você sabia?
● Em 2012 e 2013 a KLM conquistou o prêmio de “Best Airline Staff Service” na Europa, concedido no World Airline Awards.
● Desde 1952 a KLM presenteia os passageiros da Primeira Classe com pequenas esculturas de porcelana azul Delft que reproduzem as antigas e típicas casas holandesas. A cada ano um novo modelo é lançado, e cada peça vem repleta do típico gim Bols Jonge Jenever. Todo ano, no dia 7 de outubro, quando a KLM comemora seu aniversário de fundação, uma nova casa é introduzida como mimo para seus passageiros.
● Em 27 de março de 1977, dois aviões Boeing 474, da Pan Am e da KLM, colidem na pista de aterrissagem do aeroporto de Santa Cruz de Tenerife, nas Ilhas Canárias, na Espanha, matando 572 pessoas, entre passageiros e tripulantes. Esse seria o maior desastre aéreo da história.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 7/4/2014
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