18.7.06

NIKON


Câmeras fotográficas, lentes, flashes, filtros, binóculos, microscópios e instrumentos de medida. Quando o assunto é imagem e ótica, a japonesa NIKON é especialista em desenvolver produtos que proporcionem a máxima qualidade diante do olho humano, melhorando assim a experiência de imagem e auxiliando na obtenção dos mais incríveis resultados. A NIKON atingiu um nível de excelência ótica sem paralelo, com milhões de consumidores e clientes profissionais fiéis, conquistando status de marca de qualidade superior que continua sendo uma potência no segmento de equipamentos ótico e fotográfico.

A história
A história da NIKON começou no dia 25 de julho de 1917 na cidade de Tóquio quando três das maiores produtoras óticas japonesas resolveram se unir para formar a Nippon Kogahu Kōgyō Kabushikigaisha (Corporação de Indústrias Óticas Japonesas), inicialmente para produzir vidro de precisão ótica. Na época, muitos técnicos alemães, sempre talentosos e competentes nessa área, foram trazidos para desenvolver as áreas de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. No ano seguinte teve início a produção de binóculos, além da realização de pesquisas nessa área. Em 1921 foi introduzido no mercado a prisma binocular pequena chamada de MIKRON 4x ou 6x. Quatro anos depois a empresa introduziu o microscópio JOICO, que possuía lentes objetivas intercambiáveis. O nome NIKKOR foi adotado como marca para as lentes fotográficas objetivas produzidas pela empresa em 1932. Depois vieram os telescópios e equipamentos de medidas.


Durante a Segunda Guerra Mundial a produção da empresa foi completamente paralisada, voltando com suas atividades somente em 1945, quando já produzia câmeras fotográficas, microscópios, binóculos, lentes oftalmológicas, equipamentos de vigilância e instrumentos de precisão e medida. O nome NIKON foi adotado oficialmente no ano de 1946 para uma linha de pequenas câmeras de 35mm com lentes destacáveis e intercambiáveis produzidas pela empresa. O nome derivou da junção de Nippon Kōgaku (que significa “ótica japonesa”) e Ikon, as famosas lentes fotográficas produzidas pela alemã Zeiss. No ano seguinte foi lançada no mercado a NIKON I, primeira câmera fotográfica a levar oficialmente a marca NIKON.


Em 1950 o tradicional jornal The New York Times fez uma reportagem mostrando a superioridade tecnológica das câmeras NIKON, apresentando definitivamente o produto para o público americano e fazendo com que a marca se tornasse sinônimo de excelência em seu segmento. Pouco depois, em 1952, a empresa criou o NIKKOR CLUB tendo como principal objetivo promover a cultura fotográfica. No ano de 1959 foi introduzida a NIKON F, primeira câmera da empresa com SLR (Single Lens Reflex, onde o foco é feito através da objetiva), que dominou o mercado por quase 15 anos e rapidamente se tornou a preferida de fotógrafos profissionais e amadores mais exigentes.


A NIKON deu seguimento ao sucesso da NIKON F com muitos outros produtos aclamados pela crítica, como as câmeras compactas, as câmeras subaquáticas NIKONOS (introduzidas no mercado em 1963) e as câmeras SLRs manuais e de focagem automática. Na década de 60 e 70, suas câmeras, principalmente as da série F, foram largamente adotadas por muitos profissionais da área de fotojornalismo, fazendo com que o nome NIKON se tornasse sinônimo de excelência e conquistasse sólida reputação. No início da década de 80, em 1983, a empresa lançou a primeira câmera compacta com foco automático. O nome da empresa foi oficialmente trocado para NIKON CORPORATION em 1988.


A NIKONOS RS, primeira câmera a prova d’água com foco automático foi introduzida no mercado em 1992. Outra novidade foi o lançamento em 1997 da linha de câmeras digitais com preços acessíveis, batizada de COOLPIX 100. Durante esta década a empresa desenvolveu tecnologia de ponta, sendo apontada pelos grandes fotógrafos como uma das marcas preferidas na arte de fotografar. O universo das máquinas digitais SLR na história da NIKON começou com a D1, lançada oficialmente em 15 de Junho de 1999, mas só com o aparecimento dos modelos mais acessíveis, como por exemplo, D50, D40 e D70, foi possível constatar uma massificação deste formato de máquina. Nos últimos anos, acompanhando a evolução das câmeras digitais, a NIKON não ficou parada e manteve a reconhecida qualidade dos seus produtos tanto no segmento de câmeras para uso doméstico como as voltadas para o mercado profissional com os modernos modelos SLR.


O marketing
Desde 1969 a empresa é responsável pela organização do NIKON PHOTO CONTEST INTERNATIONAL, concurso que reúne fotógrafos de todo o mundo (profissionais e amadores) promovendo a expansão e enriquecimento da cultura fotográfica, assim como o posicionamento e o conceito da marca japonesa. O concurso, que a cada ano tem um tema específico, atrai mais de 280.000 fotógrafos de 102 países diferentes, gerando uma média de 1.19 milhões de fotografias.


Em 2010, a marca japonesa lançou uma enorme campanha de marketing denominada “I AM NIKON”, que tinha como objetivo melhorar o posicionamento no segmento de câmeras compactas, especialmente no continente europeu. Isto porque, a marca NIKON sempre foi frequentemente associada com fotografia profissional e câmeras de alto desempenho. Para transmitir uma imagem mais acessível de suas câmeras compactas digitais, a NIKON buscou mostrar esse posicionamento através da perspectiva de seus consumidores.


Com uma série de filmes geniais, a campanha surgiu para dar um novo posicionamento para a marca, de que os momentos de todas as descobertas devem ser documentados em fotos, reforçando assim o conceito “at the heart of the image” utilizado pela NIKON. Seja nos primeiros passos de um bebê ou na primeira vez que experimentamos uma pimenta forte, os vídeos brincam com frases que começam com “I am…”. O conceito da campanha é totalmente centrado no registro dos momentos importantes ou casuais e memórias capturadas e eternizadas em uma fotografia. Graças ao enorme sucesso da campanha, que contou com a participação de Robbie Williams, a marca ganhou reconhecimento em 12 países europeu, aumentando assim as vendas e se tornando mais próxima e acessível ao consumidor comum. No Brasil a campanha foi lançada com o slogan “EU SOU NIKON”.


A evolução visual
A marca alterou sua identidade visual algumas vezes ao longo dos anos. A atual identidade visual da marca NIKON foi introduzida em 2003, com uma pequena modificação de seu logotipo. A tradicional cor amarela e a tipologia da letra foram mantidas, mas o logotipo ganhou traços brancos.


Os slogans
At the heart of the image. (2003)
If the picture matters, the camera matters.
The trusted name in Optics.


Dados corporativos
● Origem: Japão
● Fundação: 25 de julho de 1917
● Fundador: Três das maiores produtoras óticas japonesas
● Sede mundial: Tóquio, Japão
● Proprietário da marca: Nikon Corporation
● Capital aberto: Sim
● Chairman & CEO: Michio Karyia
● Presidente: Makoto Kimura
● Faturamento: US$ 11.7 bilhões (2011)
● Lucro: US$ 757.9 milhões (2011)
● Valor de mercado: US$ 11.3 bilhões (julho/2012)
● Presença global: 100 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 24.350
● Segmento: Ótico
● Principais produtos: Máquinas fotográficas, acessórios, lentes e binóculos
● Concorrentes diretos: Leica, Canon, Pentax, Fujifilm, Sony e Casio
● Slogan: At the heart of the image.
● Website: www.nikon.com

A marca no mundo
A NIKON, uma empresa do grupo Mitsubishi, comercializa sua ampla linha de produtos em mais de 100 países ao redor do mundo. A empresa ficou conhecida pelos seus produtos voltados para área de imagem, que correspondem a mais de 60% de suas vendas, tendo em seu portfólio também equipamentos de medida e precisão. Além disso, a NIKON é a única empresa produtora de microscópios a fabricar suas próprias lentes, assegurando assim a garantia da mais alta qualidade durante o processo.

Você sabia?
A marca é pronunciada de várias maneiras diferentes no mundo, enquanto no Japão se fala “nikon”, nos Estados Unidos se diz “naɪkɒn”.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 27/7/2012

4 comentários:

Douglas Oliveira disse...

A grande sacada de ter uma Nikon é que você pode usar lentes de uma Nikon da década de 60 numa câmera atual... A maioria dos demais fabricantes mudou o encaixe das lentes pelo menos uma vez durante sua história, o que não aconteceu com a Nikon.

Antonio Tadeu Guimaraes Guimaraes disse...

Exatamente porisso sou nikomaniaco ha cerca de 50 anos , sou fiel a marca como ela tem consideracao pelos seus usuarios , minha Nikon Df usa as mesmas lentes da minha Nikon F sem nenhuma adaptacao . Esse compromisso de respeito da Nikon com seus usuarios e que me faz ser fiel a marca ha cerca de 50 anos , alem de uma qualidade excelente em tudo que faz .

Anônimo disse...

A câmera Nikon não é a única a produzir as próprias lentes. Pesquise por favor, quem produz as lentes da Leica. Obrigado.

Julimar Gomes disse...

Tá em duvida na escolha de marcas, escolha Nikon.