10.10.06

BÉNÉDICTINE


De cor dourada, delicioso sabor e buquê complexo, a receita dessa delícia, chamada BÉNÉDICTINE, conta com 27 ervas e é guardada em segredo a mais de cinco séculos. Por sua individualidade e tradição, o BÉNÉDICTINE transformou-se em um dos mais famosos licores do mundo, só comparável em personalidade, talvez ao Chartreuse, outro licor de ervas produzido originalmente em mosteiros. 

A história 
O BÉNÉDICTINE é considerado o licor mais antigo do mundo. Sua criação data de 1510 quando o monge beneditino que o inventou, Dom Bernardo Vincelli, habitava um mosteiro na pitoresca cidadezinha litorânea de Fécamp, na Normandia, França. Ele misturou uma enorme variedade de ervas e plantas dos quatro cantos do mundo para criar um elixir medicinal único, destilado no próprio mosteiro. Durante séculos os monges guardaram sigilosamente a receita do delicioso elixir, que fazia enorme sucesso. O local foi saqueado durante a Revolução Francesa em 1789 e a fórmula do delicioso elixir ficou desaparecida até 1863, quando caiu nas mãos de um colecionador de arte religiosa e comerciante de vinhos local, chamado Alexandre Prosper Hubert Le Grand, descendente de um provedor do mosteiro, que encontrou a receita em um velho grimoire (livro de poções e magia) na biblioteca de sua família, e resolveu decifrar a fórmula e retomar sua fabricação com a ajuda de um químico, mantendo a tradição de que somente três pessoas podiam conhecer sua fórmula secreta.


Após várias tentativas, ele conseguiu aperfeiçoar a fórmula original e começou a fabricar novamente o licor, agora batizado de BÉNÉDICTINE em homenagem aos monges beneditinos, lançando-o no mercado em uma garrafa com forma e rótulos facilmente reconhecíveis. Em 1873 já eram produzidas mais de 150 mil garrafas do famoso licor. As letras D.O.M. que aparecem no rótulo da garrafa do licor são abreviatura de DEO OPTIMO MAXIMO (em latim, “para Deus, só o melhor e o maior”). O sucesso do licor era tanto que Alexander resolveu construir um extravagante palácio e um museu de arte para abrigar a destilaria, que foi inaugurado em 1882. Atualmente transformados em atrações turísticas locais e onde o licor é produzido, o Palais Bénédictine, onde é possível fazer uma visita guiada para observar alambiques com mais de 150 anos ainda em uso, a sala dos barris onde o licor é envelhecido e a moderna galeria de arte que contém uma das maiores coleções mundiais de Juan Miró. O museu recebe mais de 150 mil visitantes anualmente.


Nos anos seguintes o licor, que ficou extremamente famoso na França por ser considerado um ótimo digestivo, foi introduzido em muitos outros países do mundo e conquistou enorme popularidade, especialmente entre os lordes e nas forças armadas da Grã Bretanha durante a Primeira Guerra Mundial. Na década de 1930, um dos descendentes de Le Grand ficou impressionado por um coquetel feito pelo barman chefe do famoso Club 21 em Nova York, que misturava o tradicional licor com um pouco de conhaque para torná-lo mais seco. Foi então, que por volta de 1937, a empresa lançou no mercado o B&B (abreviação de Bénédictine e Brandy), que nada mais era que o tradicional licor misturado a conhaque com graduação alcoólica de 43%.


No final dos anos de 1970, mais precisamente em 1977, a empresa lançou o Café Bénédictine, uma mistura do tradicional BÉNÉDICTINE com licor de café. Na década de 1980 o B&B foi divulgado no mercado através de uma campanha publicitária que tinha um slogan provocativo: “Viver bem é a melhor vingança”. Depois de passar pelas mãos da italiana Martini & Rossi, no início da década de 1990 a tradicional marca foi adquirida pela Bacardi Limited, ganhando assim uma melhor distribuição global. A marca ainda produz o BÉNÉDICTINE SINGLE CASK, um variação do tradicional licor, com graduação alcoólica pouco maior (43%), embalado em uma garrafa preta, e que somente é encontrado na loja localizada na sede da empresa na França. O licor BÉNÉDICTINE é composto por 27 ervas, plantas e cascas de árvores, entre as quais se destacam melissa, canela, chá, tomilho, coentro e noz-moscada. A extração das essências aromáticas é feita por complicados processos de maceração e infusão em álcool, em várias etapas e em rígida sequência. A produção de uma garrafa leva três anos, seguidos de quatro outros anos de envelhecimento.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por pequenas remodelações ao longo dos anos.


Dados corporativos 
● Origem: França 
● Lançamento: 1863 
● Criador: Alexandre Le Grand 
● Sede mundial: Fécamp, França 
● Proprietário da marca: Bacardi Limited 
● Capital aberto: Não 
● CEO & Presidente: Michael Dolan 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 90 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Bebidas alcoólicas 
● Principais produtos: Licores 
● Concorrentes diretos: Drambuie, Cointreau, Grand Marnier, Marie Brizard, Frangelico, Licor 43 e Green Chartreuse 
● Ícones: A forma da garrafa 
● Slogan: A zest of eternity. 
● Website: www.benedictinedom.com 

A marca no mundo 
Atualmente o BÉNÉDICTINE, um dos licores mais famosos e sofisticados do mundo, com forte presença especialmente nos países europeus e nos Estados Unidos, é comercializado em mais de 90 países. Aproximadamente 90% de sua produção é exportada. 

Você sabia? 
O BÉNÉDICTINE é o típico licor de fórmula secreta, e inimitável, ainda que os alemães insistam em copiá-lo com uma série de licores chamados diktiner. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek e BusinessWeek), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 24/1/2017

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