8.4.09

LOCALIZA RENT A CAR

A marca LOCALIZA é associada à qualidade e excelência em aluguel de carros com serviços diferenciados e uma frota de veículos nova e moderna. Mas o segredo de seu sucesso é o foco total no cliente, prestando serviços de qualidade a qualquer hora, em 365 dias por ano.

A história
Tudo começou assim: o ano era 1968. A cidade era Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais. Ao realizar o pagamento da locação de um carro para a construtora onde trabalhava como office boy, um jovem adolescente de 17 anos observa, com enorme interesse, tabelas de preços dispostas no balcão da loja. De volta ao escritório, começa a fazer contas. Multiplica o aluguel de um veículo de um dia por 365 e pensa: “Aí está um grande negócio”. Neste dia, o jovem projeta um singelo sonho: ficar rico alugando carros. A partir de então nunca mais deixou de ler tudo o que encontrava sobre o assunto e observar o movimento das locadoras de automóveis locais. O protagonista desta história, verdadeira, é José Salim Mattar Junior, filho de libaneses, que conseguiu não só realizar seu sonho, abrindo uma empresa de locação de carros, como também transformou a pequena loja no centro de Belo Horizonte na maior empresa do país, no setor. Foi então, que no mês de maio de 1973, ele, juntamente com seu irmão Eugênio e os irmãos Antônio Cláudio e Flávio Resende, fundaram a LOCALIZA RENT A CAR, com uma pequena frota de seis fuscas usados e comprados a crédito.


O momento não aconselhava investimentos em automóveis. Era o período do primeiro choque do petróleo, o da Guerra dos Seis Dias de Israel com os países árabes, quando explodiram os preços dos combustíveis. Porém, a LOCALIZA sempre encontrou, nos períodos de crise, boas oportunidades para crescer e alavancar seus negócios. A estratégia adotada desde então foi de qualidade total, bons serviços e diferenciação. A expansão da empresa teve início em 1979, época em que já realiza pesquisas junto a seus clientes e monitoramento da concorrência, com amplo conhecimento de seu mercado de atuação. Assim, estrategicamente a empresa decidiu comprar ao invés de instalar suas próprias locadoras de carros em outras cidades, pois, além de evitar dificuldades operacionais de instalação e equipes, adquiria o negócio pronto com frota e cadastro de clientes - o maior patrimônio da locação de veículos na época, pois ainda era restrito o número de usuários deste serviço.


A primeira aquisição foi em Vitória, onde comprou a empresa de locações líder da cidade, com frota e cadastro de clientes. A LOCALIZA iniciou imediatamente suas operações na capital capixaba e, em seis meses, obtém resultado operacional. Ao contrário da concorrência, que optava por concentrar suas atividades nas regiões sul e sudeste do país, a LOCALIZA decidiu enfrentar o desafio do nordeste que vivia o início de um expressivo aumento turístico e, em menos de três anos, foram compradas sete empresas de locação de automóveis em Salvador, Aracajú, Maceió, Recife, Fortaleza, Natal e Belém. Ao mesmo tempo, a empresa instalava sua locadora própria no Rio de Janeiro. Em São Paulo também foram compradas duas empresas, iniciando seu posicionamento no importante e vital mercado paulista.


Em 1981, já era a maior empresa de aluguel de carros no Brasil por número de agência, volume de locação, frota e presença nos aeroportos. Quando veio a crise da dívida externa em 1983, como o capital era escasso e o custo elevado, apostou no sistema de franquia, criando assim a Localiza System, empresa franqueadora da marca LOCALIZA RENT A CAR. A empresa iniciou suas atividades neste segmento com o licenciamento das seis primeiras empresas franqueadas no Brasil. Em 1984, ao lado da tendência da globalização da economia mundial, levam a LOCALIZA a implantar, após um ano inteiro de estudos, o projeto de associação a uma rede mundial de locação. O projeto concretiza-se com o contrato assinado com a americana National Car Rental, na época maior rede de aluguel de carros do mundo, em número de pontos de venda e a terceira maior em faturamento. O acordo com a empresa nada custou, com a LOCALIZA associando a marca National ao seu nome, mantendo a cor verde - a mesma da empresa americana, e adotando dois traços paralelos e inclinados no logotipo. A National entrou no mercado brasileiro, como desejava, através de uma grande rede, e a LOCALIZA via atendida mais uma necessidade de seus clientes: o acesso à rede internacional de locação de automóveis, com presença em mais de 130 países. Para ser fechado o acordo entre as duas empresas, a LOCALIZA teve de comprar mais uma locadora de veículos que usava e detinha o nome National no Brasil. Ela ficava na Avenida Paulista - em São Paulo, próximo ao local onde hoje é a Agência Paulista, criada há dois anos.


No final desta década, a LOCALIZA, em pouco mais de 15 anos, alcançou uma frota de 7.200 carros - a maior frota de veículos Fiat, General Motors e Vokswagem da América Latina - uma carteira de 246 mil clientes cadastrados e 173 agências em todo o Brasil. Em 1990, com o desdobramento da crise gerada pelo Plano Collor o mercado de carros usados despencou. Até então a LOCALIZA vendia seus carros em leilões e através de trocas em concessionárias. Isso era uma fragilidade que impactava os resultados e a competitividade da empresa. Então, decidiu adotar a estratégia de vender seus carros “semi-novos” diretamente aos consumidores finais, a partir de 1991. No ano seguinte, começou um processo próprio de internacionalização, com a abertura de agências na Argentina, país vizinho e com afinidades culturais. Era uma forma de contornar as dificuldades vividas pelo mercado interno e experimentar uma expansão internacional e validar seu know-how.


Pouco depois, em 1997, adotou a estratégia de capitalizar a empresa e fez uma operação de private equity com o DLJ Merchant Banking, na qual um fundo administrado pelo banco americano (hoje Credit Suisse First Boston) adquiriu 33,3% das ações da LOCALIZA por US$ 50 milhões. Esta parceria com um banco internacional permitiu à LOCALIZA ter acesso direto ao mercado financeiro internacional, tornando-se mais competitiva e possibilitando altas taxas de crescimento. No ano seguinte, transformou sua divisão de aluguel de frota em uma empresa, então denominada TOTAL FLEET, pioneira neste segmento no Brasil. A nova divisão alugava uma frota de mais de 22.667 carros atendendo grandes empresas. Em 2005 a LOCALIZA se tornou a primeira locadora de carros a abrir o capital no país, possibilitando assim um novo período de crescimento nos anos seguintes. Antevendo a demanda do setor com eventos de grande porte, como por exemplo, a como a Copa de 2014 e a Olimpíada em 2016, a empresa anunciou recentemente um pedido de compra de 100.000 veículos para renovação e aumento de sua frota, totalizando um investimento de R$ 2.7 bilhões. Com isso, novos modelos de carros serão incorporados em sua frota, entre os quais Ford Fusion, Renault Fluence e Peugeot 408.


O modelo de negócio
A LOCALIZA opera uma plataforma de negócios absolutamente sinérgicos:
LOCALIZA RENTA A CAR (aluguel de carros): A empresa aluga carros em agências localizadas nos aeroportos e fora deles. Os aluguéis são realizados para executivos e indivíduos em viagens de negócios ou lazer, para pessoas jurídicas, bem como para companhias seguradoras e montadoras, que oferecem carros reserva a seus clientes em caso de sinistros ou avarias mecânicas durante o período da apólice (replacement) ou da garantia, respectivamente. A frota da divisão de aluguel de carros consiste principalmente de carros compactos 1.0 bi-combustível, em linha com a demanda e com a produção das montadoras no Brasil. A venda dos carros ocorre em geral após 12 meses de uso no aluguel.
TOTAL FLEET (aluguel de frotas): Essa divisão aluga carros através de contratos de longo prazo (períodos de 12 a 48 meses) para pessoas jurídicas. A frota dessa divisão é adequada às necessidades e solicitações dos seus clientes, sendo, portanto, mais diversificada em modelos, cores e marcas que a frota da divisão de aluguel de carros comum. A venda dos carros ocorre no término do contrato celebrado com o cliente. Essa divisão possui atualmente uma frota de 28.950 automóveis.
FRANCHISING (franquia): Essa divisão, através de suas controladas são franqueadoras da marca LOCALIZA no Brasil e em outros 7 países na América Latina (Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai).
VENDA DE CARROS USADOS: Como conseqüência das divisões de aluguel de carros e de frotas e, em função da renovação de sua frota, a controlada da empresa denominada Prime realiza o processo de intermediação da venda dos carros usados da empresa e sua subsidiária Total Fleet ao término do período de utilização nos negócios de aluguel de carros e de frotas. O objetivo da venda de carros usados é permitir à empresa ter menores custos de depreciação econômica se comparados às alternativas de venda para intermediários ou em leilões. Atualmente a divisão conta com 56 agências espalhadas estrategicamente em todo território nacional e vende 78.5% dos veículos para o consumidor final.


O segredo do sucesso
Muito do sucesso da LOCALIZA pode ser creditado à clara visão de cliente, tanto interno quanto externo. Se alguém tem algum problema, diversas ações são realizadas para minimizar a má experiência. A empresa conta com frota, nova (média de seis meses) e diversificada, Serviço de Assistência ao Cliente e Central de Reservas 24 horas, atendentes alegres e simpáticas, constantes pesquisas de satisfação, programas de qualidade e de fidelidade, agilidade nas operações de aluguel de devolução de carros totalmente informatizadas, e, principalmente, competitividade nos preços. Entre as práticas do atendimento telefônico está a ligação gratuita, o atendimento próprio e personalizado, sem utilização de atendentes “robôs”. Para entender o cliente sempre da melhor forma possível, há um espelho na frente das operadoras para que elas percebam quando estão mudando de feição. Com isso, elas retocam o batom e estão sempre se penteando como se fosse auxiliar o cliente cara a cara.


Os slogans
Localiza. Vai com você.
Onde é fácil alugar um carro.
Sinal verde para você alugar um carro.
(Localiza/National)
Solução em aluguel de frotas. (Total Fleet)


Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 1973
● Fundador:
José Salim Mattar Jr., Eugênio Pacelli Mattar, Antônio Claudio e Flávio Resende
● Sede mundial:
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
● Proprietário da marca:
Localiza Rent A Car S.A.
● Capital aberto: Sim (2005)
● Presidente executivo: José Salim Mattar
● Vice-Presidente: Eugênio Pacelli Mattar
● Faturamento: R$ 2.49 bilhões (2010)
● Lucro: R$ 255.9 milhões (2010)
● Valor de mercado: R$ 4.9 bilhões (agosto/2011)
● Agências: 467
● Frota: 103.517 automóveis
● Presença global: 8 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 4.748
● Segmento: Automotivo
● Principais produtos: Locação e vendas de automóveis
● Principais concorrentes:
Unidas, Master, LocarAlpha, Avis e Hertz
● Slogan:
Localiza. Vai com você.
● Website: www.localiza.com

A marca no mundo
A LOCALIZA RENT A CAR, maior empresa do segmento na América Latina, possui mais de 465 agências em 8 países (Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai) operando uma frota de 103.500 veículos (nova e diversificada, com idade média de 6 meses), estando presente em 315 cidades (Brasil e exterior). A empresa possui quase 100 agências em aeroportos brasileiros. A LOCALIZA possui um Programa Fidelidade próprio como parte do processo de consolidar o relacionamento com os clientes. O programa é um importante canal de comunicação, relacionamento e fidelização, contando com mais de 2 milhões de clientes cadastrados e já tendo distribuído aproximadamente 185 mil diárias grátis.

Você sabia?
Atualmente, as pesquisas de satisfação dos clientes na divisão de aluguel de carros, “Fale Fácil”, revelam um índice de satisfação de 96% (de muito bom a excelente).
A LOCALIZA compra mais de 2% de todos os carros novos vendidos no país.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 21/8/2011

Nenhum comentário: