8.4.09

LOCALIZA


A marca LOCALIZA é associada à qualidade e excelência em aluguel de carros com serviços diferenciados e uma frota de veículos nova e moderna. Com visão moderna, convida os consumidores a repensarem e a construírem um novo significado para a mobilidade. Porque, para a marca, mobilidade tem tudo a ver com liberdade. É poder chegar aonde você quer da maneira mais prática e segura possível. Eles adoram essa liberdade, mas também entendem que ela possui diferentes significados para cada um. Por isso, sua missão é oferecer aos consumidores a melhor opção para cada trajeto. Afinal, há mais de quatro décadas a marca cuida do caminho de milhões de pessoas, com o veículo ideal para cada tipo de roteiro. 

A história 
Tudo começou assim: o ano era 1968. A cidade era Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais. Ao realizar o pagamento da locação de um carro para a construtora onde trabalhava como office boy, um jovem adolescente de 17 anos observa, com enorme interesse, tabelas de preços dispostas no balcão da loja. De volta ao escritório, começa a fazer contas. Multiplica o aluguel diário de um veículo por 365 e pensa: “Aí está um grande negócio”. Neste dia, o jovem projeta um singelo sonho: ficar rico alugando carros. A partir de então nunca mais deixou de ler tudo o que encontrava sobre o assunto e observar o movimento das locadoras de automóveis locais. O protagonista desta história, verdadeira, é José Salim Mattar Junior, filho de libaneses, que conseguiu não só realizar seu sonho, abrindo uma empresa de locação de carros, como também transformou a pequena loja no centro de Belo Horizonte na maior empresa do setor no país. Foi então, que no dia 17 de maio de 1973, ele, juntamente com seu irmão Eugênio e os irmãos Antônio Cláudio e Flávio Resende, fundaram a LOCALIZA RENT A CAR, com uma pequena frota de seis fuscas usados e financiados.


O momento não era propício à investimentos em automóveis. Era o período do primeiro choque do petróleo, o da Guerra dos Seis Dias de Israel com os países árabes, quando explodiram os preços dos combustíveis. Porém, a LOCALIZA sempre encontrou, nos períodos de crise, boas oportunidades para crescer e alavancar seus negócios. A estratégia adotada desde então foi de qualidade total, bons serviços e diferenciação. A expansão da empresa teve início em 1979, época em que já realizava pesquisas junto a seus clientes e monitoramento da concorrência, com amplo conhecimento de seu mercado de atuação. Assim, estrategicamente a empresa decidiu comprar concorrentes ao invés de instalar suas próprias locadoras de carros em outras cidades, pois, além de evitar dificuldades operacionais de instalação e equipes, adquiria o negócio pronto com frota e cadastro de clientes - o maior patrimônio da locação de veículos na época, pois ainda era restrito o número de usuários deste serviço.


A primeira aquisição foi na cidade de Vitória, onde comprou a empresa de locações líder, com frota e cadastro de clientes. A LOCALIZA iniciou imediatamente suas operações na capital capixaba e, em seis meses, obteve resultado operacional. Ao contrário da concorrência, que optava por concentrar suas atividades nas regiões sul e sudeste do país, a LOCALIZA decidiu enfrentar o desafio do nordeste que vivia o início de um expressivo aumento no setor de turismo e, em menos de três anos, foram adquiridas sete empresas de locação de automóveis em Salvador, Aracajú, Maceió, Recife, Fortaleza, Natal e Belém. Ao mesmo tempo, a empresa instalava sua locadora própria no Rio de Janeiro. Em São Paulo também foram compradas duas empresas, iniciando seu posicionamento no importante e vital mercado paulista.


Em 1981, já era a maior empresa de aluguel de automóveis no Brasil por número de agência, volume de locação, frota e presença nos aeroportos. Quando veio a crise da dívida externa em 1983, como o capital era escasso e o custo elevado, apostou no sistema de franquia, criando assim a Localiza System, empresa franqueadora da marca LOCALIZA RENT A CAR. A empresa iniciou suas atividades neste segmento em 1985 com o licenciamento das seis primeiras unidades franqueadas no Brasil. Neste momento, ao lado da tendência de globalização da economia mundial, a LOCALIZA implantou, após um ano inteiro de estudos, o projeto de associação a uma rede mundial de locação. O projeto concretizou-se com o contrato assinado com a americana National Car Rental, na época maior empresa de aluguel de carros do mundo, em número de pontos de venda e a terceira maior em faturamento. O acordo com a empresa nada custou, com a LOCALIZA associando a marca National ao seu nome, mantendo a cor verde - a mesma da empresa americana, e adotando dois traços paralelos e inclinados no logotipo. A National entrou no mercado brasileiro, como desejava, através de uma grande rede, e a LOCALIZA via atendida mais uma necessidade de seus clientes: o acesso à rede internacional de locação de automóveis, com presença em mais de 130 países. Para ser fechado o acordo entre as duas empresas, a LOCALIZA teve de comprar mais uma locadora de veículos que usava e detinha o nome National no Brasil. Ela estava localizada na Avenida Paulista.


No final desta década, a LOCALIZA, em pouco mais de 15 anos, alcançou uma frota de 7.200 carros - a maior da América Latina - uma carteira de 246 mil clientes cadastrados e 173 agências em todo o Brasil. Em 1990, com o desdobramento da crise gerada pelo Plano Collor o mercado de carros usados despencou. Até então a LOCALIZA vendia seus carros em leilões e através de trocas em concessionárias. Isso era uma fragilidade que impactava os resultados e a competitividade da empresa. Então, decidiu adotar a estratégia de vender seus carros seminovos diretamente aos consumidores finais. Pouco depois, em 1992, iniciou um processo próprio de internacionalização, com a abertura de agências na Argentina, país vizinho e com afinidades culturais. Era uma forma de contornar as dificuldades vividas pelo mercado interno e experimentar uma expansão internacional e validar seu know-how.


Pouco depois, em 1997, adotou a estratégia de capitalizar a empresa e fez uma operação de private equity com o DLJ Merchant Banking, na qual um fundo administrado pelo banco americano adquiriu 33.3% das ações da LOCALIZA por US$ 50 milhões. Esta parceria com um banco internacional permitiu à empresa ter acesso direto ao mercado financeiro internacional, tornando-se mais competitiva e possibilitando altas taxas de crescimento. Em 1999, criou a divisão de aluguel de frota, então denominada Total Fleet (atual LOCALIZA GESTÃO DE FROTAS), pioneira neste segmento no Brasil. A nova divisão alugava uma frota de mais de 22.667 carros atendendo grandes empresas. No dia 23 de março de 2005 a LOCALIZA se tornou a primeira locadora a abrir o capital na Bolsa de Valores no país, possibilitando assim um novo período de crescimento nos anos seguintes. Antevendo a demanda do setor com eventos de grande porte, como por exemplo, a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e a Olimpíada em 2016, a empresa investiu na modernização e ampliação de sua frota. Mais recentemente, em dezembro de 2016, para combater a concorrência, a LOCALIZA fechou um acordo de longo prazo com a The Hertz Corporation, uma das maiores empresas de aluguel de carros do mundo, para formação de uma parceria estratégica que abrange o uso da marca combinada “Localiza Hertz” no Brasil e a utilização, pela Hertz, da marca LOCALIZA nos principais aeroportos que atendem viajantes brasileiros nos Estados Unidos e Europa, bem como a troca de reservas, intercâmbio de executivos, tecnologia e informação. Como parte do acordo a empresa brasileira adquiriu a Hertz Brasil.


Nos últimos anos, a empresa viu seu reinado no mercado brasileiro ameaçado por todos os lados, através de aplicativos e fortes concorrentes. E resolveu investir em tecnologia. Dentre as soluções para trazer agilidade e comodidade, destaque para o Localiza Way, um gadget que oferece GPS, rede wi-fi, música via Spotify e conexão direta com a Assistência a Clientes; o autoatendimento Localiza Express, que garante mais agilidade aos clientes no processo de retirada dos carros nas agências; o Mobile checkout, que possibilita o encerramento do contrato com rapidez; além de um aplicativo para reservas, upgrades de carros e acompanhamento do trajeto da van. Também é possível abrir um contrato utilizando o “Cheguei”, um pré-atendimento que permite ao cliente agilizar ainda mais o processo de retirada do carro. A empresa também possui um grupo de carros de luxo denominado Localiza Prime, com os modelos BMW 320i e Volvo S60, por exemplo. O último lançamento da marca é o Localiza Fast, uma tecnologia inédita na América Latina para agilizar a retirada do veículo sem passar pelo balcão de atendimento: o cliente só precisa de um aplicativo no celular para abrir a porta do carro e em menos de um minuto sai dirigindo.


O modelo de negócio 
A empresa opera uma plataforma de negócios absolutamente sinérgicos: 
LOCALIZA ALUGUEL DE CARROS: essa divisão é responsável pelo aluguel de veículos em agências localizadas nos aeroportos e fora deles. Oferece aluguel diário, semanal e mensal, seja para quem vai viajar com a família ou com amigos, para dar mais mobilidade aos funcionários de empresas ou mesmo para quem precisa de um carro reserva. A divisão vende os carros depois de 12 a 18 meses de uso. 
LOCALIZA GESTÃO DE FROTAS: essa divisão aluga carros através de contratos de longo prazo (períodos de 24 a 36 meses) para pessoas jurídicas. A frota dessa divisão é adequada às necessidades e solicitações dos seus clientes, sendo, portanto, mais diversificada em modelos, cores e marcas que a frota da divisão de aluguel de carros comum. Em resumo, cuida de todo o ciclo de vida de frota das empresas, desde a compra e distribuição, gerenciamento e manutenção, até venda e renovação. Geralmente a venda dos carros ocorre no término do contrato celebrado com o cliente. Hoje, gerencia uma frota de 36.080 veículos nas 956 empresas que escolheram a LOCALIZA para facilitar a mobilidade de suas equipes. 
LOCALIZA FRANCHISING: Essa divisão, através de suas controladas são franqueadoras da marca LOCALIZA no Brasil e em outros 7 países na América Latina (Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, Equador, Paraguai e Uruguai). 
LOCALIZA SEMINOVOS: como consequência das divisões de aluguel de carros e de frotas e, em função da renovação de sua frota, realiza o processo de intermediação da venda dos carros usados da empresa após determinado tempo de uso. O objetivo da venda de carros usados é permitir à empresa ter menores custos de depreciação econômica se comparados às alternativas de venda para intermediários ou em leilões. Essa divisão tem capacidade de venda de até 80 mil carros por ano.


O segredo do sucesso 
Muito do sucesso da LOCALIZA pode ser creditado à clara visão de cliente, tanto interno quanto externo. Se alguém tem algum problema, diversas ações são realizadas para minimizar a má experiência. A empresa conta com frota, nova (média de seis meses) e diversificada, Serviço de Assistência ao Cliente e Central de Reservas 24 horas (nacional e internacional), atendentes alegres e simpáticas, constantes pesquisas de satisfação, programas de qualidade e de fidelidade, agilidade nas operações de aluguel de devolução de carros totalmente informatizadas, e, principalmente, competitividade nos preços. Entre as práticas do atendimento telefônico está a ligação gratuita, o atendimento próprio e personalizado, sem utilização de atendentes “robôs”. Para entender o cliente sempre da melhor forma possível, há um espelho na frente das operadoras para que elas percebam quando estão mudando de feição. Com isso, elas retocam o batom e estão sempre se penteando como se fosse auxiliar o cliente cara a cara.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. Depois de adotar o símbolo (em amarelo) do desenho estilizado de uma estrada, a mais recente delas ocorreu em 2014, com a apresentação de um logotipo que manteve o símbolo (agora posicionado do lado direito do nome) e uma nova tipografia de letra.


A nova identidade visual englobou todas as unidades de negócio da empresa em uma só marca. As cores escolhidas foram verde para aluguel, laranja para seminovos e azul para gestão de frotas.


Os slogans 
Cuida do seu caminho. (2014) 
Localiza. Vai com você. (2011) 
Onde é fácil alugar um carro. 
Sinal verde para você alugar um carro. (Localiza/National)


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 17 de maio de 1973 
● Fundador: José Salim Mattar Jr., Eugênio Pacelli Mattar, Antônio Claudio e Flávio Resende 
● Sede mundial: Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil 
● Proprietário da marca: Localiza Rent A Car S.A. 
● Capital aberto: Sim (2005) 
● Presidente do conselho: José Salim Mattar 
● CEO: Eugênio Mattar 
● Faturamento: R$ 4.43 bilhões (2016) 
● Lucro: R$ 409.3 milhões (2016) 
● Valor de mercado: R$ 11.6 bilhões (agosto/2017) 
● Valor da marca: R$ 376 milhões (2016) 
● Agências: 579 
● Frota: 143.131 automóveis 
● Presença global: 7 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 7.800 
● Segmento: Locação de automóveis 
● Principais produtos: Locação de carros e vans, gestão de frotas e vendas de automóveis 
● Concorrentes diretos: Unidas, Movida, Locamerica, Avis, Uber, Cabify e Easy 
● Slogan: Cuida do seu caminho. 
● Website: www.localiza.com 

O valor 
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca LOCALIZA está avaliada em R$ 376 milhões, ocupando a posição de número 25 no ranking das marcas mais valiosas do Brasil. 

A marca no mundo 
A LOCALIZA, maior empresa do setor na América do Sul e líder de mercado no Brasil, possui mais de 570 agências em 7 países (Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Paraguai, Chile e Uruguai) operando uma frota superior a 143.000 veículos (nova e diversificada, com idade média de 6 meses), estando presente em 402 cidades (do Brasil e do exterior) e 6.4 milhões de clientes cadastrados. A empresa possui mais de 100 agências em aeroportos brasileiros. A empresa possui um programa fidelidade próprio (batizado de LOCALIZA FIDELIDADE) como parte do processo de consolidar o relacionamento com os clientes. O programa é um importante canal de comunicação, relacionamento e fidelização, contando com mais de 3 milhões de clientes cadastrados e já tendo distribuído aproximadamente 1.8 milhões de diárias grátis e upgrades. 

Você sabia? 
Atualmente, as pesquisas de satisfação dos clientes na divisão de aluguel de carros, “Fale Fácil”, revelam um índice de satisfação de 96% (de muito bom a excelente). 
A LOCALIZA oferece aluguel de carros de diversas categorias, como por exemplo, econômicos, intermediários, executivos, utilitários, blindados. E ainda é possível contar com comodidades como locação com motorista, cadeiras de bebês e GPS, tarifas e pacotes especiais de aluguel. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 9/8/2017

Nenhum comentário: