14.7.09

PINKBERRY

Atualmente uma das mais badaladas redes do setor de alimentação rápida no mercado americano é a descolada e deliciosa PINKBERRY. Vendendo guloseimas feitas de iogurte congelado (textura parecida com sorvete) com vários acompanhamentos saborosos como frutas e doces, em um ambiente com decoração e visual moderno e futurista (mobiliário Phillipe Starck e Le Klint), a marca conseguiu conquistar clientes famosos e celebridades, criando uma experiência que satisfaz os sentidos.
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A história
Tudo começou quando o casal de descendência coreana, Hye Kyung (Shelly) Hwang, uma mulher apaixonada por sorvetes, e seu sócio, o arquiteto Young Lee, tentavam abrir uma pequena casa de chá ao estilo inglês na pacata rua residencial de Huntley Drive em West Hollywood, estado da Califórnia. No entanto, quando a prefeitura local não deu autorização para a abertura da nova casa de chá, os dois resolveram criar um pequeno estabelecimento para vender os famosos iogurtes congelados, que tanto sucesso fizeram na década de 80.
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Inspirados pelas redes coreanas de iogurtes congelados Red Mango e Iceberry, e apostando no apelo natural do produto em uma época onde a preocupação com a saúde, e principalmente com o corpo, tem uma importância cada vez maior na escolha da alimentação, a primeira loja da PINKBERRY foi inaugurada no mês de janeiro de 2005 e abriu as portas com uma receita de sucesso: iogurtes congelados naturais em dois sabores (creme e chá verde) onde o cliente podia escolher acompanhamentos como frutas frescas cortadas na hora (morango, cereja, blueberry, manga, melancia, kiwi, abacaxi, amora, banana, coco ralado, lichia e laranja), doces (gotinhas, raspas e bolachas de chocolate, cereal de granola, amêndoas com mel, frutas secas, canela, folhas de hortelã) e caldas (mel, caramelo e, mais recentemente, suco de romã).
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A possibilidade de personalizar o iogurte congelado, de sabor forte e azedo, porém sem gordura, já que era feito de leite desnatado fresco, usando uma variedade de acompanhamentos e coberturas criativas de alta qualidade, acondicionados em embalagens maravilhosas, em uma loja com ambiente moderno e descolado, fazia pessoas viajarem quilômetros, cruzarem a cidade e esperarem até 30 minutos para saborearem as deliciosas guloseimas da PINKBERRY. Localizada em uma rua onde não havia lugar para estacionar, os quarteirões próximos ficavam congestionado por clientes que queriam conhecer a nova sensação da cidade. Jornais de Los Angeles noticiavam o sucesso da PINKBERRY com a manchete “the taste that launched a thousand parking tickets”, estimando que a prefeitura local estivesse faturando cerca de US$ 150 mil com tickets de estacionamento das pessoas que vinham de longe para saborear a deliciosa sobremesa gelada.
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Com o sucesso da primeira loja, uma segunda unidade foi aberta no mês de setembro de 2006. E com a ajuda de muitas celebridades, entre elas Paris Hilton e Lindsay Lohan, que freqüentemente eram fotografadas nas lojas da rede ou segurando um potinho da marca nas mãos enquanto desfilavam por lugares públicos, a PINKBERRY foi parar nas folhas de várias revistas famosas e virou uma verdadeira mania, não somente pela cidade de Los Angeles, como também por Nova York, onde a empresa decidiu inaugurar sua primeira loja em um bairro de descendentes coreanos localizado em Manhattan. A PINKBERRY foi um sucesso instantâneo entre os moradores da Big Apple, apresentando-os a divina especialidade da casa: iogurte congelado. As novas lojas com ambientes contemporâneos, decorados com cadeiras do designer Philippe Starck, lustres e iluminação de Le Klint, além de utensílios de cozinha da descolada marca Alessi, se tornaram um verdadeiro sucesso entre os descolados do país.
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Em julho de 2007, o sucesso da rede era tanto, que já existiam 21 unidades na região da grande Los Angeles e 4 em Nova York. Em outubro a PINKBERRY recebeu US$ 27.5 milhões de investimentos de uma firma fundada por Howard Schultz, criador da rede Starbucks, para ser utilizado em sua expansão nacional. Nesta época a popularidade da PINKBERRY cresceu ainda mais em virtude da chegada ao mercado americano da Red Mango, uma rede sul-coreana, fazendo com que a rivalidade entre ambas elevassem o iogurte congelado ao patamar das grandes sensações do momento. Essa rivalidade entre elas virou notícia nos grandes jornais do país e incentivou a proliferação de lojas que tomou conta das cidades de Los Angeles e Nova York.
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A partir de 2008, além dos sabores original e chá verde, a PINKBERRY começou a introduzir outras opções sazonais como o iogurte de café (lançado em janeiro como comemoração do terceiro aniversário da rede), o de Pomegranate (no Brasil popularmente conhecido como romã), e coco e maracujá (ambos introduzidos recentemente no dia 26 de junho de 2009). A primeira loja internacional da marca foi inaugurada no final de 2009 no Kuwait, enquanto a primeira dentro de um aeroporto foi inaugurada durante verão americano. A rede inaugurou recentemente novas lojas em Dallas e também avançou além das fronteiras americanas, com unidades em Dubai e franquias assinadas no México.
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O segredo do sucesso
A INOVAÇÃO é a palavra-chave do sucesso da PINKBERRY, conseguiu reinventar o tradicional iogurte congelado. Inspirada pela história do “gelato” italiano e do iogurte congelado europeu, pelo interesse americano pelo sorvete, e pela cultura pop de todo o mundo, a PINKBERRY conseguiu criar uma experiência quase surreal para seus consumidores, que se deliciam com seus iogurtes de US$ 5 sentados em cadeiras Ghost Chairs do famoso designer Philippe Starck que chegam a custar mais de US$ 500, além de lâmpadas e luminárias que passam facilmente de US$ 300. A decoração das lojas está a cargo do arquiteto Young Lee, um dos fundadores da rede, que utiliza cores claras (verde e azul), com forte inspiração no laranja da sofisticada marca francesa de luxo Hermès.
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Outro fator de sucesso é seu cardápio, que além dos tradicionais sabores, apresenta outros sazonais, mais de 22 tipos de acompanhamentos frescos e de alta qualidade, desde frutas até pequenos pedacinhos de bolinhos de arroz (mochi), além de produtos inovadores como o Pinkberry Fruit Parfait (um copo de vidro cheio com setes camadas de granola, frutas picadas e iogurte no sabor original).
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Dados corporativos
● Origem:
Estados Unidos
● Fundação: 2005
● Fundador:
Hye Kyung Hwang e Young Lee
● Sede mundial:
Los Angeles, Califórnia
● Proprietário da marca:
Pinkberry Inc.
● Capital aberto: Não
● CEO: Ron Graves
● Presidente: Hye Kyung (Shelly) Hwang e Young Lee
● Faturamento:
Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Lojas:
+ 80
● Presença global:
4 países
● Presença no Brasil: Não
● Funcionários:
300
● Segmento: Varejo alimentação
● Principais produtos: Iogurtes congelados e acompanhamentos
● Ícones: A decoração moderna de suas lojas
● Slogan: Simply yogurt.
● Website:
www.pinkberry.com
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A marca no mundo
A PINKBERRY atualmente tem mais de 80 lojas espalhadas em sua maioria nos estados da Califórnia (principalmente Los Angeles), Nova York e Texas. Além disso, unidades internacionais estão sendo inauguradas no Dubai, Kuwait e México. Suas lojas chegam a atender diariamente mais de 2.500 pessoas cada uma.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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Última atualização em 17/7/2010

Um comentário:

Sabrina Mata disse...

Sensacional o crescimento e estrategia da marca!