28.3.10

SPOLETO


Massas frescas, cheirinho de molhos, temperos a gosto e manuseio de panelas com extrema habilidade. Quem vê uma refeição sendo preparada em qualquer um dos restaurantes da rede SPOLETO talvez não imagine que o cozinheiro foi cuidadosamente treinado, até mesmo com técnicas de teatro, para encantar o cliente. A rede de comida italiana SPOLETO escreveu sua história pautada na arte. A arte de cozinhar, a arte de atender, a arte de servir e a arte de encantar ao cliente. Como não poderia deixar de ser, o SPOLETO seguiu a tradição artística da cidade italiana que dá nome à rede. Coração brasileiro, paixão à italiana. Assim é a SPOLETO. 

A história 
A história tem início em fevereiro de 1999 na cidade do Rio de Janeiro, fruto de uma forte amizade de infância e muito trabalho de Eduardo Ourivio e Mário Chady. Após oito anos atuando juntos no ramo de varejo alimentício, os dois perceberam uma grande necessidade por parte das pessoas que se alimentavam fora de casa: uma refeição saborosa, rápida e de alta qualidade, servida através de um ótimo atendimento que as deixassem à vontade. Nascia, assim, o inovador conceito do SPOLETO onde o cliente era o chef de cozinha e, como em casa, tinha a liberdade de escolher entre 11 tipos de massas, 34 ingredientes e cinco tipos de molhos e criar suas próprias receitas. Uma inovação que possibilitou a união da qualidade de um restaurante com a rapidez de um fast-food. O nome do estabelecimento especializado em comida italiana no formato de alimentação rápida instalado em um complexo de pequenos restaurantes existente em Ipanema foi inspirado na cidade de Spoleto, localizada no centro da Itália, na bela região da Úmbria.


A iniciativa foi um sucesso: em pouco tempo, começaram a se formar filas de clientes querendo experimentar. Com isso, nesse mesmo ano foram inaugurados mais quatro restaurantes, um deles no Shopping Rio Sul. O sucesso dos primeiros restaurantes estava ancorado em uma fórmula inovadora, onde o cliente escolhia a massa que desejava e cada um dos ingredientes do molho, e, do outro lado do balcão, um treinado chef, com arte e simpatia, transformava o atendimento em um verdadeiro espetáculo culinário se diferenciando do padronizado atendimento encontrado nas redes instaladas em praças de alimentação. Após dois anos estudando e aprimorando a operação e o mix de produtos do restaurante, Eduardo e Mário se dedicaram a um novo desafio: levar este modo diferenciado de refeição a um maior número de pessoas, através do sistema de franquia.


No ano seguinte o número de restaurantes saltou de 29 para 49 unidades, incluindo lojas em São Paulo. Após quatro anos de expansão, em 2003, a rede contava com 75 restaurantes e alcançava posicionamento nacional. No ano seguinte a rede lançou a linha de pratos “Allegro” especialmente desenvolvida para o Dia das Mães e assinada pelo artista Sérgio Maurício Manon. Neste ano, foi realizada a 1ª edição do Campeonato de Malabarismo, dando início a uma tradição onde cozinheiros de toda a rede praticam suas técnicas para se aperfeiçoarem e conseguirem avançar às finais da competição. O ano de 2005 foi de extrema importância para o SPOLETO, marcado pelo início da expansão internacional da rede com a inauguração dos primeiros dois restaurantes no México.


O sucesso internacional que a rede alcançou no mercado mexicano resultou, em 2007, na inauguração das primeiras unidades do SPOLETO na capital espanhola (a marca sairia do país anos depois). Também neste ano, o SPOLETO investiu em outros segmentos além dos modelos de restaurantes implantados em ruas e shoppings, com unidades inauguradas em hipermercados, aeroportos (como de Brasília, Belo Horizonte, Maceió, Rio de Janeiro e Salvador), terminais rodoviários e centros comerciais. Além disso, lançou o SPOLETO MIO, uma linha composta por seis opções de massas frescas recheadas acondicionadas em bandejas, quatro molhos e oito receitas de ingredientes exclusivas, em embalagens individuais e prontas para consumo: bastava misturar e levar ao fogão ou forno microondas. Desde abril de 2008 as unidades da rede possuem um cardápio em braile para atender aos deficientes visuais.


Nos anos seguintes a rede resolveu apostar em pratos mais leves como saldas para o verão, além de incluir o primeiro sanduíche de seu cardápio, o Pane Romano, lançado antes nos restaurantes mexicanos da rede, e lançar o polpettone (uma deliciosa almôndega grande e recheada de queijo). Em 2011 a rede começou a apostar no conceito Store in Store, no qual duas marcas, neste caso SPOLETO e Domino’s Pizza, conviviam harmonicamente em um mesmo ambiente. Além disso, introduziu um novo formato de loja: SPOLETO 21, restaurantes sustentáveis, que reduzem o consumo de gás (através da adoção do fogão elétrico com tecnologia de indução), adotam um novo sistema para a lavagem de utensílios (economizando mais água), eliminam o uso de produtos de limpeza nocivos ao meio ambiente, tratam o lixo e reduz o número de empregados, proporcionando assim o aumento dos salários com a participação nos resultados.


Outras novidades da rede foram a realização do Festival do Gnocchi (com molhos e preços especiais para o tradicional prato da culinária italiana) e a adição de novos itens no cardápio, como por exemplo, novos pratos á base de carne, como Almôndegas do Chef e o Spezzatino, inspirado nos picadinhos italianos que são tradicionais durante o inverno na região norte do país. E, já que cozinhar é uma arte, a rede desenvolve continuamente linhas de pratos de porcelana assinadas por artistas, além de exposições de fotos.


O SPOLETO ingressou em uma nova fase de sua história no mês de março de 2015 com a inauguração do primeiro restaurante da rede nos Estados Unidos, localizado na cidade de Orlando. Na unidade americana foi adotado o estilo fast-casual (tem as vantagens do fast-food, como preços baixos e refeições preparadas na hora, com a qualidade do atendimento convencional, mesmo sem garçons). O novo modelo foi batizado de SPOLETO MINHA COZINHA ITALIANA. O desejo desse novo conceito é sofisticar o cardápio sem perder características como velocidade e o bom custo-benefício. A partir de 2017 o SPOLETO iniciou um trabalho de reposicionamento da marca e lojas com base nas experiências dos restaurantes dos Estados Unidos. Com o novo conceito chamado de “Minha Cozinha Italiana”, a rede promoveu a mudança da arquitetura das lojas, a presença de chefs nas cozinhas, novos pratos e receitas (como risotos) e uma aproximação maior da marca com a culinária italiana. A primeira loja no novo modelo foi inaugurada em um shopping de Belo Horizonte em 2018 e a conversão de todas as demais está prevista até 2021. Um dos novos pratos que surgiu com o novo conceito da rede foi a Focaccia, tradicional pão italiano, nos sabores mussarela com ingredientes ou Nutella e morango, que se uniu às massas secas importadas da Itália e às massas artesanais de fabricação própria, feitas com Grano Duro italiano.


Em 2019 a rede lançou o conceito MINHA COZINHA ITALIANA TRATTORIA, que integra principalmente tecnologia (autoatendimento), cardápio exclusivo e elevação da oferta gastronômica no ambiente de culinária rápida. Em tempos de isolamento social devido a pandemia em virtude do Corona vírus, o SPOLETO resolveu novamente se reinventar e lançou o MERCATO SPOLETO, uma linha de ingredientes (azeite, vinho, presunto cru, camarão, tiras de frango), molhos (cinco opções) e massas (gnocchi, ravioli e lasanha) para o consumidor preparar e cozinhar em casa receitas exclusivas da rede. O cliente pode escolher a quantidade de cada produto e comprar cada item individual como massas, molhos, proteínas, condimentos e bebidas. Perfeito para quem gosta de escolher os ingredientes de forma selecionada, cozinhar e se divertir como chef. Outra novidade lançada em 2020 foi o cannoli, doce da origem siciliana, uma massa neutra crocante em formato de tubo com recheio cremoso. O melhor da culinária italiana do jeito brasileiro de ser inovador. Assim é o SPOLETO.


O pequeno chef 
O projeto PICCOLO CHEF (que em português significa literalmente “Pequeno Chef”) nasceu da vontade que todos, crianças ou não, temos em bisbilhotar, perguntar e conhecer tudo. Quem não se lembra da visita à fábrica da Coca-Cola? Ou mesmo não viu o filme “A Fantástica Fábrica de Chocolate?” Hoje o SPOLETO possui uma fábrica digna de ser visitada por todos. Lá, são fabricadas as massas com recheio e todos os molhos, além do risoto e da lasanha. A fábrica localizada em Vargem Pequena está instalada em local bastante aprazível e cercado por imensas áreas verdes. Ao chegarem, as crianças assistem a uma animação em vídeo, que conta a história das massas, a história do SPOLETO e fala também do rigoroso controle de qualidade e do cuidado contra as bactérias que a empresa adota. Depois, visitam a fábrica e observam os processos de produção, embalagem, armazenamento e limpeza, e conhecem através de um passeio o mundo das massas SPOLETO.


Além de tudo isso, a criançada aprende como se faz uma massa de verdade, e pode colocar seus conhecimentos em prática, literalmente botando a mão na massa, misturando ingredientes e cortando nos formatos mais clássicos, na adorada “Dinâmica da Massa” e levam para casa um certificado de Pequeno Chef. Há também uma demonstração fantástica de malabarismo com cozinheiros especialmente treinados, que fazem um verdadeiro show com pratos, frigideiras, e, porque não, com o próprio macarrão. A 1ª visita foi realizada em maio de 2008 e, desde então, muitas escolas vêm se mostrando interessadas em participar do projeto. A duração da programação é de 4 horas e o transporte é de responsabilidade da escola.


A marca também conquistou uma legião de fãs mirins através da OFICINA PICCOLO CHEF, realizada por diversos shoppings pelo país onde a garotada vestia o avental, colocava o chapéu de chef para aprender a preparar deliciosas massas, desde a história das massas até os processos de produção, dos ingredientes ao corte na máquina. As oficinas contavam com apresentação de vídeo, orientação dos monitores, caracterização das crianças e criação das massas.


A evolução visual 
Ao longo dos anos o logotipo da marca SPOLETO passou por inúmeras modificações. Em 2009, quando a rede comemorou dez anos de atuação no mercado, apresentou uma nova identidade visual que passou a contar com uma frigideira estilizada como ícone, inserida na última letra O do nome SPOLETO, além de uma nova tipografia de letra. Há poucos anos atrás o logotipo ganhou apenas uma modernização.


Os slogans 
Minha Cozinha Italiana. (2017) 
Crie Bons Momentos Aqui. (2012) 
Aqui você é o Chef.


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 1999 
● Fundador: Eduardo Ourivio e Mário Chady 
● Sede mundial: Rio de Janeiro, Brasil 
● Proprietário da marca: Grupo Trigo 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Antônio Moreira Leite 
● Faturamento: R$ 500 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Restaurantes: 355 
● Presença global: 2 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 3.500 (incluindo franqueados) 
● Segmento: Alimentação rápida 
● Principais produtos: Massas, risotos, lasanhas e almôndegas 
● Concorrentes diretos: Bonaparte, Ragazzo, All Parmegiana, Rizzo Gourmet, Spedini e Tomatzo 
● Ícones: A frigideira de seu logotipo 
● Slogan: Minha Cozinha Italiana. 
● Website: www.spoleto.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente a rede de alimentação rápida SPOLETO possui mais de 350 restaurantes no Brasil, espalhados por 24 estados mais o Distrito Federal, além de 5 unidades nos Estados Unidos. Hoje o SPOLETO vende mais de 1.3 milhões de pratos da massa por mês e nos dias 29 (Dia do Gnocchi), a média de venda diária aumenta em 30%. A rede pertence ao Grupo Trigo, também proprietário da Koni Store (temakeria). 

Você sabia? 
O SPOLETO foi o primeiro restaurante a utilizar pratos de louça em praças de alimentação. 
O principal fornecedor de massas secas do SPOLETO é um dos produtores mais tradicionais de massas na Itália, a La Molisana, com mais de 100 anos de história. 
Na fábrica da empresa em Volta Redonda (RJ) são produzidos molhos, massas recheadas, risotos e polpettones. A fábrica produz todo ano aproximadamente 3 milhões de quilos de molhos, 1.6 milhões de unidades de massas recheadas, 475 mil lasanhas e 7 toneladas de risotos. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios, Veja e Exame), jornais (Valor Econômico, Estadão e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 7/7/2020

2 comentários:

Anônimo disse...

Por favor, como se chama o "processo" de identificar um produto pelo nome de uma marca específica? Exemplo: Bombril no lugar de palha de aço; Maizena como amido de milho etc. Obrigado.

Silvia Zampar disse...

O que já ouvi falar é que a marca virou uma metáfora, significando todo o gênero de produto a que se assemelha (como "comprar Bombril", para qualquer tipo de palha de aço); ou mesmo como uma metáfora qualquer (ela é bombril, tem mil e uma utilidades).
Aliás, sempre que ouvi a esse respeito, os profissionais não consideram bom quando uma marca vira sinônimo de um produto, ou metáfora, pois ao mesmo tempo que lembramos dela, torna-se banal, ou seja, tanto faz comprar Bombril ou qualquer outra, que já não tem importância).