24.5.10

CLEAN & CLEAR


Para limpeza, tonificação e tratamento, a linha de cuidados com a pele CLEAN & CLEAR controla a oleosidade, previne e trata a acne, mantendo a pele sempre limpa, bonita e saudável. Por isso, a marca se tornou extremamente popular entre as adolescentes que vivem lutando contra as indesejáveis espinhas no rosto. 

A história 
A tradicional marca foi originalmente desenvolvida em 1957 pela empresa americana de cosmético Revlon, e lançada no mercado como uma linha de produtos para os cuidados de peles sensíveis. O nome CLEAN & CLEAR foi baseado nos produtos que não continham em sua formulação fragrâncias e não deixavam resíduos depois de serem aplicados. A linha inicialmente continhas xampus, condicionadores e produtos para o rosto. Após mais de três décadas como uma pequena marca escondida no portfólio de produtos da Revlon, a empresa resolveu vender a CLEAN & CLEAR para a Johnson & Johnson em 1991, para direcionar seu foco no segmento de maquiagens. A nova proprietária resolveu relançar a marca no mercado em 1994 com um novo posicionamento, contendo produtos para o controle da acne (sabonetes e cremes) e direcionar suas campanhas publicitárias voltadas para um público adolescente, especialmente garotas, que nesta época da vida enfrentam enorme desconforto com espinhas no rosto. E como esse público queria produtos mais eficazes e que funcionassem de forma mais rápida, a marca lançou uma linha anti-acne com foco na rapidez que o produto trata a acne, que é em questão de horas.


A marca adotou o slogan “Clean and Clear and Under Control” e foi posicionada com preços mais acessíveis que a Neutrogena, outra marca de cuidados com a pele da Johnson & Johnson. Nos anos seguintes a marca CLEAN & CLEAR foi introduzida em vários países ao redor do mundo, incluindo o Brasil (em 1995), e teve sua linha de produtos ampliadas para também atingir um público mais velho, através de eficientes produtos de limpeza, tonificação e tratamento facial como sabonete facial (etapa de limpeza), adstringente (etapa de tonificação, que remove resíduos e impurezas da pele, ajudando a combater a oleosidade sem precisar enxaguar) e hidratante facial (etapa de tratamento), que atendiam todas as necessidades diárias da pele. Além disso, após identificar em pesquisas que cada vez mais crianças e pré-adolescentes começavam a usar algum tipo de maquiagem diariamente, para irem inclusive à escola, não apenas para sair, a marca desenvolveu produtos de limpeza, que estão dentro deste novo hábito, como removedores de maquiagem e papéis de limpeza facial.


Atualmente a linha CLEAN & CLEAR é composta por aproximadamente 60 produtos entre os quais: sabonete líquido facial (limpa profunda e eficazmente a pele, pois contém um ingrediente que ajuda no combate das bactérias causadoras da acne), sabonete facial (limpa a pele e previne o aparecimento de espinhas), adstringente limpeza profunda (eficiente no combate a oleosidade, evitando o acúmulo de resíduos como sujeira e células mortas nos poros), hidratante facial anti-acne (hidrata e ajuda a prevenir a acne sem deixar resíduos oleosos na pele), gel secativo (possui ação secativa que ajuda no tratamento das espinhas de maneira rápida e eficiente), loção removedora de maquiagem (remove sujeira, oleosidade e maquiagem, inclusive de longa duração), tônico efeito gelado (exclusiva fórmula com a tecnologia ActivCool, que limpa e esfria instantaneamente a pele, ajudando a fechar os poros e deixando-a limpa, macia e uniforme), folhas anti-brilho (remove instantaneamente o excesso de oleosidade e brilho do rosto, sem estragar a maquiagem e sem a necessidade de utilização de água), gel de limpeza refrescante (fórmula não oleosa que remove o excesso de sujeira, maquiagem e oleosidade ao mesmo tempo em que seu ingrediente ativo, o ácido salicílico, ajuda a prevenir a formação de cravos e espinhas), gel anti-acne de ação rápida (com Acelera Complex, que ajuda a eliminar espinhas bem mais rápido), adstringente anti-cravos (desenvolvido especialmente com ácido salicílico, que ajuda a remover a camada de impurezas e oleosidade que causam o cravo), sabonete esfoliante anti-cravos (especialmente formulado para prevenir cravo), creme de limpeza facial Deep Action (remove a sujeira, oleosidade e maquiagem do rosto em uma só etapa, sem a necessidade de enxaguar) e sabonete líquido microesfoliante (possui microesferas que promovem leve esfoliação da pele, removendo o excesso de oleosidade, sujeira e células mortas que podem obstruir os poros, levando à formação de cravos e espinhas).


Além desses produtos, a CLEAN & CLEAR lançou recentemente a linha Energy Morning composta por adstringente (exclusiva fórmula com extrato de fruta cítrica e Ginseng que limpa profundamente os poros, removendo o excesso de oleosidade e impurezas sem ressecar), hidratante facial (exclusiva fórmula com extrato de fruta cítrica e Ginseng que combina agentes não oleosos com pequenas partículas iluminadoras, que deixam a pele naturalmente hidratada e com uma aparência saudável, promovendo o equilíbrio e ajudando a hidratar as partes secas da área do rosto sem deixar a sensação de pele oleosa) e gel de limpeza facial (contém microesferas nutritivas, que dissolvem suavemente, liberando vitaminas e uma fragrância cítrica refrescante, removendo ainda as impurezas e oleosidade acumuladas durante a noite, deixando a pele limpa e energizada).


A evolução visual 
O logotipo da marca CLEAN & CLEAR passou por algumas modificações ao longo dos anos, sendo, que na última delas, adquiriu um formato mais arredondado e moderno, com uma nova tipografia de letra.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1957 
● Criador: Revlon 
● Sede mundial: New Brunswick, New Jersey 
● Proprietário da marca: Johnson & Johnson Inc
● Capital aberto: Não 
● Chairman: William C. Weldon 
● CEO: Alex Gorsky 
● Faturamento: US$ 1 bilhão (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 50 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Cosméticos 
 ● Principais produtos: Produtos dermatológicos para limpeza facial e acne 
● Concorrentes diretos: Asepxia, Nivea e Avon 
● Ícones: Os sabonetes anti-acne 
● Slogan: Clean and Clear and Under Control. 
● Website: www.cleanandclear.com 

A marca no mundo 
Atualmente a completa linha de produtos da marca CLEAN & CLEAR, uma das mais conceituadas do segmento, é comercializada em aproximadamente 50 países ao redor do mundo, estando disponíveis em farmácias e grandes varejistas especializados. A marca é uma das mais importantes do enorme portfólio da Johnson & Johnson, com faturamento anual superior a US$ 1 bilhão. Estados Unidos e Reino Unido são dois importantes mercados para a marca. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 6/8/2013

Um comentário:

Harielly Vicente disse...

ótimos comentários. Este produto é perfeito. Comentei sobre ele no meu blog também, confira! Forte abraço.