Há mais de um século, o ABBOTT LABORATORIES tem como principal missão desenvolver as melhores soluções para promover a saúde. Por isso, traduz a ciência em contribuições duradouras para a saúde em produtos que envolvem a vida das pessoas - do nascimento até a maturidade.
A história
Wallace Calvin Abbott (imagem abaixo) era um tipo incomum de homem: reunia qualidades como talento médico, espírito científico e veia empreendedora. Acreditava que, se produzisse medicamentos, conseguiria contribuir ainda mais para melhorar a saúde de seus pacientes. Movido por essa ideia, em 1888 começou a fabricar pílulas à base de alcalóide extraído de plantas medicinais vendidas em sua farmácia, chamada People’s Drug Store. O seu improvisado laboratório era a cozinha do apartamento em que morava nas cercanias da cidade de Chicago, no estado americano de Illinois. Em seu primeiro ano as vendas totalizaram US$ 2.000. Em 1894, com a procura pelas pílulas superando sua capacidade pessoal de produção, resolveu construir um laboratório em um modesto galpão de subúrbio e o batizou de Abbott Alkaloidal Company. Em 1906, a pequena empresa formou sua primeira equipe de vendas, composta por sete pessoas. No ano seguinte, a jovem empresa montou um escritório de vendas em Londres, o primeiro fora dos Estados Unidos.
Pouco depois, em 1910, o catálogo da empresa já possuía 700 produtos. Nesta época, a empresa se expandiu inaugurando subsidiárias e escritórios de vendas em Nova York, San Francisco, Seattle, Toronto e também na Índia. O empreendimento ia muito bem, mas, convencido por um professor de medicina de que o futuro caminhava na direção da química, ele deslocou o objeto de suas investigações e pesquisas para os sintéticos, uma área com tremendo potencial de crescimento na época. Em 1915, como reflexo do envolvimento com o novo tipo de pesquisa, a empresa mudou de nome para ABBOTT LABORATORIES. Tem início então um período de grande crescimento, caracterizado por constantes buscas científicas. Em 1916, a empresa produziu seu primeiro medicamento sintético. Desenvolvido pelo químico britânico Henry Dakin, o antisséptico Chlorazene foi largamente utilizado no tratamento de soldados feridos na primeira Guerra Mundial.
O Dr. Wallace Abbott faleceu em 1921, aos 63 anos. Após sua morte, o empreendimento ganhou vulto, enorme projeção no mercado farmacêutico norte-americano e acabou despertando o interesse dos investidores. Até que, em 1929, a empresa abriu seu capital com enorme sucesso, oferecendo US$ 20 mil em ações na Bolsa de Valores de Chicago. Os recursos provenientes da estratégia impulsionaram o crescimento da companhia que, em 1931, instalou no Canadá sua primeira filial fora dos Estados Unidos. Era o começo de uma bem sucedida expansão pelo mundo afora. Graças à liderança na área de vitaminas e soluções intravenosas, a expansão da empresa continuou mesmo no auge da Grande Depressão Americana. A ABBOTT foi uma das poucas grandes organizações industriais americanas a apresentar um balaço mais sólido em 1932. Ainda nesta década, em 1935, a empresa lançou o Pentathol®, um dos anestésicos de indução mais amplamente usados no mundo. Nas duas décadas seguintes a ABBOTT revolucionou o mercado com lançamentos inovadores como o primeiro conjunto de administração intravenosa totalmente descartável e uma nova solução de proteína para a alimentação intravenosa. Em 1964, a empresa se tornou líder na área de nutrição após a aquisição da M&R Dietetics, com sua popular fórmula infantil Similac. Os anos de 1970 e 1980 foram marcados pela descoberta e lançamento da primeira bomba eletrônica de aplicação de drogas da empresa e do primeiro dispositivo de analgesia controlado pelo paciente.
Nos últimos anos, adaptando-se ao ambiente das rápidas mudanças e à intensa competitividade do século 21, a ABBOTT começou a remodelar o seu negócio, para maior diversificação e crescimento. Não foi a primeira vez em sua existência que a empresa mudou de estratégia comercial, mas nenhuma outra foi maior ou tão bem-sucedida como a que a levou a adquirir treze empresas no prazo de cinco anos, entre 2001 e 2006. A maior dessas transações - e de toda a sua história - ocorreu no ano de 2001 quando incorporou as operações da Knoll, braço farmacêutico mundial da Basf, que lhe deu a liderança mundial em desenvolvimento e produção de medicamentos biológicos. Com o intuito de expandir a atuação para a área de produtos médicos, na sequência adquiriu a Vysis, que produzia testes para monitoramento do câncer recorrente da bexiga; a Spinal Concepts, uma empresa inovadora da área de implantes para coluna; a Spine Next, de dispositivos para cirurgia da coluna; a ZonePerfect Nutritional e a EAS, ambas do segmento nutricional; a TheraSense, líder na área de glicemia; e a i-STAT Corp., do mercado de diagnóstico rápido.
Adquiriu também a área de stents cardiovasculares da Biocompatibles International, as linhas de produtos cirúrgicos para vasos periféricos e coronarianos da Jomed’s e a linha vascular da Guidant que, combinada aos negócios já existentes nessa área, formou uma unidade com posição de liderança mundial em produtos vasculares. Além disso, adquiriu a Kos Pharmaceutical, que fortaleceu ainda mais seu negócio de produtos farmacêuticos. Em 2004, a ABBOTT separou sua divisão de produtos para hospital em uma nova empresa chamada Hospira. Em 2009, um de seus anos mais estrategicamente ativos, a ABBOTT realizou uma série de aquisições ao longo de toda a sua base de negócios, incluindo a entrada em um novo segmento, os de cuidados com a visão, com a criação da Abbott Medical Optics. Em 2013, a empresa tornou seu negócio biofarmacêutico baseado em pesquisa em uma empresa independente, batizada de AbbVie. No ano de 2017, adquiriu a St. Jude Medical e se tornou líder em dispositivos médicos, oferecendo mais inovação e conhecimento na área cardiovascular, bem como em diabetes e neuromodulação.
Nas questões de saúde, os cuidados médicos não se limitam ao tratamento com terapias farmacêuticas. Há um desafio imposto pela prática da moderna medicina que leva as indústrias a avançar sempre mais em direção a instrumentos que complementam o atendimento às necessidades da saúde. Tal realidade tem levado a ABBOTT a conduzir seus negócios nos segmentos de produtos farmacêuticos, nos quais realiza pesquisas e desenvolve medicamentos, e de produtos médicos, em qual também pesquisa, projeta e fabrica três categorias de produtos: nutricionais, testes e equipamentos para diagnósticos, e dispositivos médicos e cirúrgicos. Essa escolha revela a preocupação da ABBOTT em combinar produtos em linhas completas de modo a oferecer equipamentos para diagnosticar doenças, recursos para tratá-las e produtos nutricionais para complementar a dieta dos pacientes.
Atualmente a ABBOTT oferece um extenso e excepcional portfólio com produtos nutricionais vendidos diretamente ao consumidor, como a fórmula infantil Pediasure e a bebida Ensure; revolucionários equipamentos para o sistema cardiovascular e coluna; sistemas avançados de equipamentos e testes diagnósticos para doenças infecciosas, câncer, diabetes e doenças genéticas. Além disso, a ABBOTT coloca a disposição dos médicos e pacientes soluções inovadoras como o Kaletra, tratamento contra o HIV; a Sibutramina, primeiro sacietógino para tratamento de obesidade; e o Simdax, um medicamento que inaugurou uma nova fase no tratamento da insuficiência cardíaca. Nos hospitais, empresa tem forte presença com anestésicos inalatórios como o medicamento Sevorane e sedativos Precedex. O negócio de diagnósticos in vitro da empresa realiza imunoensaios e exames de sangue. Seus exames médicos e sistemas de instrumentos de diagnóstico são utilizados em todo o mundo por hospitais, laboratórios, bancos de sangue e consultórios médicos para diagnosticar e monitorar doenças como HIV, hepatite, câncer, insuficiência cardíaca e distúrbios metabólicos, além de avaliar outros indicadores de saúde. Já a divisão Abbott Point-of-Care fabrica produtos de diagnóstico para análise de sangue que fornecem informações de diagnósticos aos profissionais de saúde no ponto de atendimento ao paciente. A Abbott também fornece testes cardíacos nos pronto-socorros para o departamento de emergência dos Estados Unidos.
A linha do tempo
1922
● Desenvolvimento do BUTYN, um anestésico que marcou o início de uma longa tradição da empresa no segmento de anestesia.
1930
● Lançamento do NEMBUTAL, um analgésico que se tornaria um dos produtos de maior sucesso da ABBOTT.
1932
● Lançamento do HALIVER OIL e VIOSTEROL, fazendo com que a ABBOTT se tornasse líder no segmento de vitaminas e iniciasse um caminho de sucesso na área de nutrição.
1936
● Lançamento do PENTATHOL®, um dos anestésicos mais utilizados do mundo.
1941
● A ABBOTT foi uma das cinco empresas escolhidas pelo Governo Americano para iniciar o desenvolvimento e produção em larga escala da Penicilina.
1945
● Lançamento do TRIDIONE, o primeiro de muitos medicamentos para o tratamento da epilepsia que a empresa desenvolveria.
1952
● Lançamento do ERYTHROCIN, um dos mais famosos antibióticos introduzidos pela ABBOTT.
1958
● Lançamento do adoçante SUCARYL.
1972
● Dois lançamentos importantes na área de diagnóstico: o analisador químico do sangue ABA-100c e o teste de radioimunoensaio para a detecção de hepatite B (AUSRIA). Rapidamente, a empresa se tornou líder mundial na área de diagnósticos.
1973
● Lançamento do ENSURE, primeiro produto nutricional para uso adulto da ABBOTT.
1983
● Lançamento do DEPAKOTE, um novo tratamento para epilepsia, que no futuro iria ser utilizado para o tratamento da bipolaridade.
1985
● Desenvolvimento do primeiro teste de sangue para detectar o vírus do HIV. A tecnologia ajudou a garantir a segurança do abastecimento nos bancos de sangue e foi a primeira vitória médica contra o que parecia ser, até então, uma ameaça invencível.
1987
● Lançamento do HYTRIN, uma nova droga cardiovascular para o tratamento da hipertensão.
1988
● Lançamento do SIMILAC SPECIAL CARE, primeira fórmula infantil fortificada com ferro para bebês prematuros.
● Lançamento do PEDIASURE, alimento nutricionalmente completo para Nutrição Enteral ou Oral. Pode ser usado como nutrição total ou como suplemento nutricional para reforçar os hábitos regulares de alimentação.
1990
● Lançamento do BIAXIN, um dos antibióticos de maior sucesso da empresa.
1994
● Lançamento do SEVOFLURANE, um dos primeiros anestésicos universais.
1998
● Lançamento da linha GLUCERNA, composta por cerais, shakes e barrinhas formulados especialmente para diabéticos e pessoas com restrições dietéticas.
2000
● Lançamento do KALETRA, um dos mais modernos tratamentos contra o HIV.
2002
● Lançamento do HUMIRA, um medicamento para tratamento de artrite reumatóide, que se tornaria o produto mais bem sucedido na história da empresa. O produto hoje pertence ao portfólio da AbbVie.
2006
● Lançamento do stent farmacológico XIENCE V, dispositivo que abriu caminho para uma nova geração de tratamentos para doenças coronarianas.
2015
● Lançamento de lentes intraoculares para pessoas com catarata. As lentes TECNIS MULTIFOCAL IOLs são consideradas revolucionárias por restaurar, de modo personalizado, a visão dos pacientes.
2016
● Lançamento no Brasil do FreeStyle® Libre, Sistema Flash de Monitoramento da Glicose, que traz resultados de glicose em tempo real para o melhor controle do diabetes; e do Ensure® Plus Advance, suplemento nutricional voltado para a saúde muscular.
A evolução visual
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. Somente em 1959 ocorreu a introdução de uma nova imagem corporativa representada pelo tradicional A estilizado, símbolo que é utilizado até os dias de hoje. O atual logotipo da empresa foi adotado em 1986.
Os slogans
Life, To the fullest.
A Promise for Life.
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1888
● Fundador: Wallace Calvin Abbott
● Sede mundial: Lake Bluff, Illinois, Estados Unidos
● Proprietário da marca: Abbott Laboratories
● Capital aberto: Sim (1929)
● Chairman & CEO: Miles White
● Faturamento: US$ 27.3 bilhões (2017)
● Lucro: US$ 477 milhões (2017)
● Valor de mercado: US$ 117.7 bilhões (agosto/2018)
● Presença global: 150 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 99.000
● Segmento: Farmacêutico
● Principais produtos: Medicamentos, dispositivos médicos, diagnósticos e produtos nutricionais
● Concorrentes diretos: Pfizer, Novartis, Eli Lilly, Merck, Boehringer Ingelheim, Roche, Ranbaxy, Lupin e Sun Pharma
● Slogan: Life, To the fullest.
● Website: www.abbottbrasil.com.br
A marca no Brasil
No Brasil, as operações da ABBOTT começaram em 1937, no Rio de Janeiro, como um escritório de importação e revenda de produtos. Seis anos depois, transferiu-se para São Paulo e deu início à produção dos primeiros medicamentos em solo brasileiro. No final da década, a empresa já dispunha de uma linha de 53 produtos em comercialização no mercado. Em seguida, a empresa lançou produtos provenientes de pesquisas próprias, incluindo-se farmacêuticos e hospitalares, entre os quais, os anestésicos. Com a expansão dos negócios, a empresa inaugurou sua fábrica em São Paulo, em 1952, em uma área de 20.000 m² no bairro do Brooklin. Nos anos seguintes, a ABBOTT sempre esteve entre as empresas de destaque do mercado farmacêutico brasileiro com uma linha de produtos muito conhecida, tais como Sucaryl (adoçante), Selsun (xampu anti-caspa), Pantomicina (antibiótico) e Pedialyte (soro de reidratação oral).
Em novembro de 2000, licenciou marcas e vendeu alguns produtos, entre eles o Magnopyrol, à Farmasa Laboratórios Americano de Farmacoterapia, laboratório nacional que adquiriu em novembro de 2001 a fábrica da empresa localizada em São Paulo. Com isso, a produção foi novamente transferida para o Rio de Janeiro, no bairro de Jacarepaguá. A fábrica, de 25.000 m² erguidos sobre terreno de 72.000 m², atende ao mercado brasileiro e às exportações da empresa. A ABBOTT Brasil está entre as dez maiores indústrias farmacêuticas, em valores, em operação no país, desempenho que reflete os esforços e o comprometimento de seus aproximadamente 1.400 profissionais, que atuam nas áreas de administração, fábrica e força de vendas de suas divisões de negócios: Farmacêutica, Cuidados com Diabetes, Vascular, Nutricionais e Diagnósticos Moleculares.
A marca no mundo
Atualmente a ABBOTT, que se capacitou para oferecer soluções integradas para algumas das condições médicas de maior prevalência no mundo como a AIDS, o câncer e a diabetes, possui mais de 100 instalações em todo o mundo, 99 mil funcionários e comercializa produtos em mais de 150 países. Mais de 5 mil cientistas em todo o mundo estão comprometidos em desenvolver tecnologias inovadoras nas áreas terapêuticas chaves para a empresa: diabetes, controle da dor, infecções respiratórias, AIDS, saúde do homem e da mulher e pediatria. Esse compromisso com o progresso da ciência médica significa um investimento de mais de US$ 1 bilhão por ano para pesquisa e desenvolvimento.
Você sabia?
● Desde que se tornou companhia pública, em 1929, seu desempenho financeiro está classificado entre os melhores do mundo, colocando-a em altas posições nos rankings das principais publicações em negócios. A ABBOTT também é reconhecida desde 1984 como uma das “Companhias Mais Admiradas da América” pela revista Fortune.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), jornais (Folha e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 3/9/2018
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