20.7.10

PALMOLIVE


Conhecida mais por seus tradicionais sabonetes, a marca PALMOLIVE desenvolve produtos que inspiram o cuidado com a pele e os cabelos, deixando-os macios, hidratados e bonitos. Além disso, a marca cuida muito bem de sua casa com produtos de limpeza que deixam um cheirinho inconfundível no ar e as louças sempre brilhando. 

A história 
A história começou em 1864 quando o visionário Caleb Johnson abriu uma fábrica para produzir sabonetes e velas na cidade de Milwaukee, estado americano do Wisconsin. A partir da introdução no mercado do sabonete em barra branco, a empresa B.J. Johnson Soap Co. cresceu devido a extrema popularidade do produto. Nos anos seguintes a empresa, que havia ficado famosa pela alta qualidade de seus produtos, se tornou uma das principais fabricantes de sabonetes em barras do mercado americano. O sucesso de seu principal produto era tanto, que em 1894 passou somente a fabricar sabonetes em barra, abandonando a produção de velas. Sua história começou a mudar em 1898, quando Caleb Johnson desenvolveu uma fórmula de um novo sabonete feito à base dos óleos de palmeira (palm) e oliva (olive). Batizou o novo produto de PALMOLIVE (união das palavras em inglês dos dois principais ingredientes do sabonete), que rapidamente se tornou um enorme sucesso entre as famílias americanas. A partir de 1902, a empresa investiu maciçamente em publicidade, o que resultou em elegantes filmes comerciais dos sabonetes PLAMOLIVE, que enfatizavam a pureza de seus ingredientes e os benefícios do produto para a pele. Rapidamente o sabonete começou a ser exportado para vários países e se tornou o mais vendido do mundo. Em 1916, devido ao enorme sucesso de seu principal produto, a empresa mudou seu nome para PALMOLIVE COMPANY.


Em 1926, a PALMOLIVE se uniu a PEET BROTHERS, uma próspera fábrica de sabão em pó da cidade de Kansas, para formar uma nova empresa batizada de Palmolive-Peet. Mas a nova denominação não durou muito, apenas dois anos. Em 1928 foi realizada a fusão entre a Colgate (tradicional fabricante de pasta de dente) e a PALMOLIVE. A nova empresa passou a ser chamada de Colgate-Palmolive Peet Company. Porém isso até a crise de 1929, quando os Peet e B.J. Jonhson saíram de cena. A família Colgate assumiu então o controle da empresa, retirando o nome dos irmãos Peet (em 1953), mas resolvendo manter PALMOLIVE em virtude da popularidade da marca do sabonete. Ainda na década de 1920, no Brasil, o produto teve extensa comercialização nacional, levando a empresa a inaugurar uma fábrica em São Paulo para a fabricação do sabonete.


Em 1949, a marca introduziu no mercado uma versão maior e mais econômica de seu sabonete em barra, para ser especialmente utilizado em banheiras. Em 1966, a empresa iniciou a extensão da marca PALMOLIVE para outras categorias de produtos com o lançamento no mercado do detergente para lavar louça, hoje comercializado em mais de 35 países ao redor do mundo. O produto foi um sucesso imediato, pois fazia mais espuma e limpava sem deixar praticamente nenhum resíduo. Além disso, em 1967 a PALMOLIVE foi responsável pelo início de uma das campanhas mais longevas da história da publicidade, que se estendeu até 1991. A atriz Jan Miner interpretava o papel icônico da manicure Madge em uma série de comerciais de televisão para os detergentes da marca, onde ela trabalhava em um salão de beleza e mergulhava as unhas das clientes na água com detergente PALMOLIVE. O slogan da campanha era “Palmolive softens hands while you do the dishes” (algo como “Palmolive suaviza as mãos, enquanto você lava louça”). Na campanha, veiculada em vários países, a personagem ganhou outros nomes, como por exemplo, na França, (Françoise), na Alemanha, Suíça e Áustria (Tilly) e na Finlândia (como Marissa). Os tempos estavam mudando e com ele a forma como as pessoas lavavam louças. Um boom nas vendas de máquinas de lavar louça inspirou, em 1986, a criação do PALMOLIVE AUTOMATIC DISHWASHING LIQUID.


A aquisição de uma fábrica de sabonetes líquidos em 1987 possibilitou a empresa lançar no mercado, nos anos seguintes, uma completa linha dos sabonetes PALMOLIVE na versão líquida. Em 1996 a marca lançou no mercado uma de suas linhas de maior sucesso: PALMOLIVE NATURALS, sabonetes com ingredientes naturais. Com a chegada do novo milênio, a marca PALMOLIVE foi estendida a uma completa linha de produtos para o cuidado do corpo. A partir de então novos produtos foram introduzidos no mercado como cremes de barbear (2000); sabonetes em barra transparentes; PALMOLIVE AROMATHERAPHY, uma linha composta por sabonetes (líquido e barra) e xampus com fórmulas exclusivas à base de óleos essenciais naturais e fragrâncias que estimulam os sentidos causando uma sensação de bem-estar e relaxamento, introduzida em 2003; sabonetes líquidos para o banho enriquecidos com extrato de orquídea e óleos de rosa e jasmim, introduzidos em 2004; PALMOLIVE KIDS, uma linha de xampus, condicionadores e cremes para pentear especialmente desenvolvida para crianças a partir de 4 anos, que lavavam brincando, deixando os cabelos macios, perfumados e fáceis de pentear; e PALMOLIVE FOR MEN, xampu anti-caspa/anti-queda especialmente desenvolvido para homens.


O ano de 2006 foi marcado por duas grandes novidades: os lançamentos do PALMOLIVE ILUMINADOR, uma linha composta por xampu, condicionador, creme para pentear e creme de tratamento intensivo para reavivar a cor dos cabelos; e PALMOLIVE NUTRI-MILK, uma linha elaborada com proteínas do leite e composta por sabonetes hidratantes em barra e versões líquidas para as mãos e corpo. Em 2007 a marca lançou a linha PALMOLIVE AMAZÔNIA (inicialmente composta por sabonetes líquidos e em barra), que foi buscar nas riquezas da flora brasileira ingredientes com propriedades nutritivas para melhor cuidar do corpo, como guaraná, andiroba, Castanha do Pará, semente de linhaça e manteiga de cupuaçu. Pouco depois, em 2008, a marca lançou, inicialmente no mercado americano, o detergente líquido PALMOLIVE ECO, totalmente livre de fosfato.


Mais recentemente, no mercado americano, onde por incrível que pareça, a marca somente comercializa sua linha de detergentes líquidos, foi lançado o ULTRA PALMOLIVE BABY, um detergente de última geração cuja fórmula (hipoalergênica, sem aromas pesados e corantes) foi especificamente desenvolvida para limpar delicadamente mamadeiras, chupetas, brinquedos e utensílios de bebês e crianças. A linha de detergentes líquidos vendida no mercado americano conta com inúmeras versões, como por exemplo, original, antibactericida, concentrado (lançado em 1994), Oxy (para lavar as louças mais difíceis) e até com agentes hidratantes para as mãos (introduzido em 2013).


A evolução visual 
A identidade visual da marca PALMOLIVE sofreu algumas alterações ao longo dos anos. Na última delas, ocorrida anos atrás, o logotipo ganhou uma nova tipografia de letra, um novo tom de verde e um retângulo com detalhes em cinza.


Já a linha de detergentes líquidos tem uma identidade visual diferente (cujo símbolo é uma mão levantando uma taça de cristal), que também evoluiu ao longo dos anos.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1898 
● Criador: Caleb Johnson 
● Sede mundial: New York City, New York, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Colgate-Palmolive Company 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Ian Cook 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: + 88 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Cuidados e higiene 
● Principais produtos: Sabonetes, xampus e detergentes líquidos 
● Concorrentes diretos: Nivea, Lux, Dove, Rexona, Garnier, Pantene, Seda e Sunlight 
● Ícones: Os sabonetes em barra 
● Website: www.palmolive.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente a marca PALMOLIVE, que engloba produtos para o cuidado da pele e cabelos (sabonetes, sabonetes hidratantes, gel para banho, xampus e condicionadores) e limpeza (detergentes e lava-louças), está presente em quase 90 países ao redor do mundo. 

Você sabia? 
Hoje em dia, a tradicional linha de sabonetes da marca possui 54 variantes no mundo todo. 
A partir de 1985 as mãos que apareciam no rótulo dos detergentes da marca eram da modelo Elizabeth Barbour. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e EmbalagemMarca), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 22/3/2015

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