20.7.10

PALMOLIVE

Conhecida mais por seus tradicionais sabonetes, a marca PALMOLIVE desenvolve produtos que inspiram o cuidado com a pele e os cabelos, deixando-os macios, hidratados e bonitos. Além disso, a marca cuida muito bem de sua casa com produtos de limpeza que deixam um cheirinho inconfundível no ar.
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A história
A história começou em 1864 quando o visionário Caleb Johnson abriu uma fábrica para produzir sabonetes e velas na cidade de Milwaukee, estado americano do Wisconsin. A partir da introdução no mercado do sabonete em barra branco, a empresa B.J. Johnson Soap Co. cresceu devido a extrema popularidade do produto. Nos anos seguintes a empresa, que havia ficado famosa pela alta qualidade de seus produtos, se tornou uma das principais fabricantes de sabonetes em barras dos Estados Unidos. Em 1894, passou somente a fabricar sabonetes em barra, abandonando a produção de velas. Sua história começou a mudar em 1898, quando Caleb Johnson desenvolveu uma fórmula de um novo sabonete feito à base dos óleos de palmeira (palm) e oliva (olive). Batizou o novo produto de PALMOLIVE (união das palavras em inglês dos dois principais ingredientes do sabonete), que rapidamente se tornou um enorme sucesso entre as famílias americanas. A partir de 1902, a empresa investiu maciçamente em publicidade, o que resultou em elegantes filmes comerciais dos sabonetes PLAMOLIVE, que enfatizavam a pureza de seus ingredientes e os benefícios do produto. Rapidamente o sabonete começou a ser exportado e se tornou o mais vendido do mundo. Em 1916, devido ao enorme sucesso de seu principal produto, a empresa mudou seu nome para PALMOLIVE COMPANY.
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Em 1926, a PALMOLIVE se uniu a PEET BROTHERS, uma próspera fábrica de sabão em pó da cidade de Knasas, para formar uma nova empresa batizada de Palmolive-Peet. Mas a nova denominação não durou muito, apenas dois anos. Em 1928 foi realizada a fusão entre a Colgate e a PALMOLIVE. A nova empresa passou a ser chamada de Colgate-Palmolive Peet Company. Porém isso até a crise de 1929, quando os Peet e B.J. Jonhson saem de cena. A família Colgate assume o controle da empresa, retira o nome dos irmãos Peet, mas resolve manter PALMOLIVE em virtude da popularidade da marca do sabonete. Nesta época, no Brasil, o produto teve extensa comercialização nacional, levando a empresa a inaugurar uma fábrica em São Paulo para a fabricação do sabonete.
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Em 1966, a empresa iniciou a extensão da marca PALMOLIVE para outras categorias de produtos com o lançamento no mercado do lava-louça (a versão líquida seria introduzida somente em 1986), hoje comercializado em mais de 35 países ao redor do mundo. A aquisição de uma fábrica de sabonetes líquidos em 1987 possibilitou a empresa lançar no mercado, nos anos seguinte, uma completa linha dos sabonetes PALMOLIVE na versão líquida. Em 1996 a marca lançou no mercado uma de suas linhas de maior sucesso: PALMOLIVE NATURALS, sabonetes com ingredientes naturais.
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Com a chegada do novo milênio, a marca PALMOLIVE foi estendida a uma completa linha de produtos para o cuidado do corpo. A partir de então novos produtos foram introduzidos no mercado como cremes de barbear (2000); sabonetes em barra transparentes; PALMOLIVE AROMATHERAPHY, uma linha composta por sabonetes (líquido e barra) e xampus com fórmulas exclusivas à base de óleos essenciais naturais e fragrâncias que estimulam os sentidos causando uma sensação de bem-estar e relaxamento, introduzida em 2003; sabonetes líquidos para o banho enriquecidos com extrato de orquídea e óleos de rosa e jasmim, introduzidos em 2004; PALMOLIVE KIDS, uma linha de xampus, condicionadores e cremes para pentear especialmente desenvolvida para crianças a partir de 4 anos, que lavam brincando, deixando os cabelos macios, perfumados e fáceis de pentear; PALMOLIVE FOR MEN, xampu anti-caspa/anti-queda especialmente desenvolvido para homens.
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O ano de 2006 foi marcado por duas grandes novidades: os lançamentos do PALMOLIVE Iluminador, uma linha composta por xampu, condicionador, creme para pentear e creme de tratamento intensivo para reavivar a cor dos cabelos; e PALMOLIVE Nutri-Milk, uma linha elaborada com proteínas do leite e composta por sabonetes hidratantes em barra e versões líquidas para as mãos e corpo. Em 2007 a marca lançou a linha PALMOLIVE Amazônia (inicialmente composta por sabonetes líquidos e em barra), que foi buscar nas riquezas da flora brasileira ingredientes com propriedades nutritivas para melhor cuidar do corpo, como guaraná, andiroba, Castanha do Pará, semente de linhaça e manteiga de cupuaçu. Recentemente, em 2008, a marca lançou, primeiramente no mercado americano, o detergente líquido PALMOLIVE ECO, totalmente livre de fosfato.
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A evolução visual
A identidade visual da marca PALMOLIVE sofreu algumas alterações ao longo dos anos. Na última delas, ocorrida recentemente, o logotipo ganhou cantos arredondados. Essa versão está sendo utilizada primeiramente no mercado americano. Nos demais mercados, o logotipo retangular continua em uso.
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Dados corporativos
● Origem:
Estados Unidos
● Lançamento:
1898
● Criador: Caleb Johnson
● Sede mundial: New York City, New York
● Proprietário da marca: Colgate-Palmolive Company
● Capital aberto: Não
● Chairman, CEO & Presidente:
Ian Cook
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: + 88 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 38.100 (Colgate-Palmolive)
● Segmento: Higiene e limpeza
● Principais produtos: Xampus, sabonetes e produtos de limpeza
● Ícones: Os sabonetes em barra
● Slogan: Cabelos bonitos naturalmente. (xampu Palmolive)
● Website:
www.palmolive.com.br
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A marca no mundo
Atualmente a marca PALMOLIVE, que engloba produtos para o cuidado da pele e cabelos (sabonetes, sabonetes hidratantes, gel para banho, xampus e condicionadores) e limpeza (detergentes e lava-louças), está presente em quase 90 países ao redor do mundo.
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Você sabia?
Hoje em dia, a tradicional linha de sabonetes da marca possui 54 variantes no mundo todo.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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Última atualização em 20/7/2010

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