18.4.11

DRURY'S

Quem disse que para fazer sucesso um uísque tem que ser um legítimo escocês. Primeiro malte uísque produzido no país, a marca DRURY’S, um clássico uísque com inspiração escocesa, está associada à história da bebida no Brasil. Há mais de cinco décadas, seu agradável sabor e sua qualidade são aprovados e apreciados por milhões de consumidores brasileiros.

A história
Sua história começa na década de 1950, quando Mário Amato, na ocasião proprietário de uma fábrica de cortiças, juntou-se a um dos seus melhores clientes, Alberto Bildner, para concretizar um grande sonho: produzir no Brasil um uísque de qualidade, a partir de maltes escoceses. Nesta época a importação de uísques era difícil e extremamente cara. Os dois visionários trouxeram maltes da Escócia para então começar a produzir DRURY’S, que até hoje segue o mesmo processo. Inicialmente, o produto não foi feito para ser comercializado, o objetivo era presentear clientes e amigos no final de ano. Mas com o sucesso do uísque, a comercialização foi um caminho natural.


Alguns anos depois, a fábrica ficou pequena demais para a produção do uísque e Mário Amato, que depois ficaria famoso como presidente da FIESP, comprou uma pequena destilaria em Sorocaba, interior de São Paulo, onde DRURY’S é produzido até hoje. Então, em 1959 foi lançado oficialmente em São Paulo o primeiro uísque produzido no Brasil. No começo, DRURY’S era vendido de porta em porta, oferecido a amigos e promovido junto a armazéns e supermercados. Em seguida, vieram os famosos patrocínios e transmissões esportivas. Consolidava-se, então, a trajetória de sucesso do produto e da marca. A combinação eclética de tradição, matéria-prima de qualidade e destreza na comunicação resultaram na construção de uma marca com forte personalidade, que se tornou extremamente popular na mente dos brasileiros.


A Campari do Brasil, subsidiária de um dos principais grupos globais no setor de bebidas alcoólicas, adquiriu a marca em 2001, e desde então, passou a produzir e comercializar DRURY’S, dando continuidade ao sucesso da marca entre os consumidores brasileiros. Em 2009, para celebrar sua presença no mercado há 50 anos, a marca lançou uma edição especial limitada comemorativa. A empresa criou uma sofisticada roupagem para a garrafa do produto, que foi envolvida por um material PET ecológico e reciclável, em tons dourados, onde todos os elementos e ícones da marca estavam presentes. A campanha comemorativa possuía um slogan criado especialmente para a data, “Drury’s, 50 anos entre amigos”. Além disso, uma embalagem especial para presente, também comemorativa aos 50 anos, foi disponibilizada para a garrafa regular.


Ainda hoje DRURY’S é produzido seguindo os mesmos passos do uísque preparado na Escócia, com maltes importados, envelhecidos em barris de carvalho e uma cuidadosa seleção de destilados nacionais. O produto mantém o mesmo sabor e a qualidade de sempre.


A evolução da garrafa
A garrafa do tradicional uísque DRURY’S passou por algumas alterações ao longo dos anos, adquirindo uma imagem mais moderna e sofisticada. A mais recente delas ocorreu em 2008, quando um rótulo dourado foi adaptado ao novo formato retangular da garrafa. O logotipo também passou por uma discreta renovação, cujo objetivo era conferir um ar moderno ao design da garrafa.


Os slogans
Quando a vida te trata bem, retribua. (2010)
Drury’s, 50 anos entre amigos. (2009)
Drury’s, prove esta amizade. (2008)
Ninguém é líder por acaso.
O dia hoje está para Drury’s.


Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Lançamento: 1959
● Criador: Mário Amato e Alberto Bildner
● Sede mundial: Sorocaba, São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Gruppo Campari
● Capital aberto: Não
● Presidente: Paolo Perego (Campari do Brasil)
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários: 100
● Segmento: Bebidas Alcoólicas
● Principais produtos: Uísques
● Slogan: Drury’s. Quando a vida te trata bem, retribua.

A marca no Brasil
Hoje em dia o uísque DRURY’S é comercializado nas mais importantes regiões do país, com forte presença no sul, onde a marca é extremamente popular.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame, Veja e Época Negócios),jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 18/4/2011

2 comentários:

Anônimo disse...

Viva o Drury's!!!!! \o/

CELSO-R. P. DA SILVEIRA disse...

EXEMPLO DE PRODUTO HONESTO, SEGURO E TRADICIONAL. É O UÍSQUE ¨OFICIAL¨ A BORDO DO MEU BARCO, ¨GALLANTE BELLE¨, AQUI EM PELOTAS-RS E JÁ PROPICIOU MUITOS E AGRADÁVEIS MOMENTOS EM HORAS FELIZES JUNTO A MEUS AMIGOS. GUARDEI NA ESTANTE A BELÍSSIMA GARRAFA COMEMORATIVA DOS 50 ANOS. VALEU, DRURY'S!