6.8.12

ALE


Os postos de serviço da rede ALE estão espalhados por todo Brasil, fazendo parte do dia a dia de milhões de pessoas. Modernos, limpos e acolhedores, esses postos oferecem produtos de alta qualidade e confiança, múltiplos serviços e estão sempre prontos para surpreender o consumidor com um atendimento de alto nível. Hoje em dia, a ALE é uma empresa que abastece o mercado de combustíveis e de novas ideias, sempre pronta para avançar e facilitar a vida dos brasileiros.

A história
Tudo começou em 1996 no interior de Minas Gerais quando o Grupo Asamar, que tem suas origens em 1932, fundou a ALE COMBUSTÍVEIS para inicialmente atuar como distribuidora de gasolina e diesel. Na época, o grupo atuava nos segmentos de transporte, cimento e mineração, que demandavam grandes volumes de óleo diesel. A empresa iniciou suas atividades, atendendo, a partir de um espaço alugado na base da Petrobras, em Betim (região metropolitana de Belo Horizonte), as empresas Ela Transportes, Central Beton e Concreto Mineração. Pouco depois, em 1997, quando apenas a Petrobras (BR), Ipiranga, Shell, Esso e Texaco atuavam no mercado, o governo autorizou os postos de combustíveis a se manterem vinculados a uma distribuidora ou atuarem de forma independente, como “bandeira branca”. Isto permitiu a entrada de pequenas redes de postos, abrindo espaço para a criação de distribuidoras menores e ampliando a concorrência. E foi com este cenário que a ALE inaugurou seu primeiro posto de serviço no mês de janeiro de 1998 na cidade de Belo Horizonte (MG).


Nos anos seguintes, todo o esforço da ALE concentrou-se em aumentar sua rede de postos, o que demandou elevados investimentos em imagem e capital de giro, além da construção de bases de armazenagem de derivados. Neste período inúmeros postos da ALE forma inaugurados em cidades do interior ou periferia dos grandes centros, nos estados de Minas Gerias, Rio de Janeiro, Goiás, Distrito Federal, Espírito Santo, São Paulo, Paraná e Bahia. A empresa entrou para a história como pioneira na distribuição do biodiesel (B2) no país, em março de 2005. A história começaria a tomar novos rumos exatamente no dia 5 de abril de 2006, quando foi anunciada a fusão da distribuidora mineira ALE Combustíveis com a potiguar Satélite Distribuidora de Petróleo (maior distribuidora do nordeste fundada em 1996 por Marcelo Alecrim).


Nos últimos anos, a empresa deu grandes e importantes passos. No final de 2007, depois de realizar pesquisas de opinião e desenvolvimento de branding, a empresa optou pela ALE como marca única para seus 1.100 postos, que integravam sua rede revendedora no país. Em 2008 concluiu a aquisição da distribuidora catarinense Polipetro (que contava com 130 postos de combustível localizados em 110 cidades de Santa Catarina e do Paraná) e da multinacional espanhola Repsol no Brasil (que possuía 327 postos, ingressando assim na região sul do país). Em 2009 firmou parceria com o WalMart e lançou a sua loja virtual, batizada de ALE COMPRAS. Além disso, tornou-se parceira da Chevron para distribuição de óleos, graxas e lubrificantes e da tradicional fabricante de produtos automotivos Bardahl. Em 2011 a ALE passou a ser fornecedora de produtos asfálticos, através da nova fábrica, localizada em Ponta Grossa no Paraná. Além disso, a Bunge, um gigante do setor de alimentos e etanol, estreou no varejo de combustíveis ao adquirir por R$ 1.2 bilhões 50% da ALE. Esses novos negócios fortalecem a marca ALE e possibilitam que a empresa leve cada vez mais adiante a missão de valorizar as características de cada região em que está presente.


Em todos os postos da rede espalhados pelo Brasil, além de diesel com adição de 5% de biodiesel (B5), gasolina e álcool comum, o consumidor encontra combustíveis especiais e de alta qualidade (ALEPREMIUM, ALEPLUS, DIESELPLUS e GÁS NATURAL). Além de oferecer produtos de alta qualidade, a empresa se preocupa com os serviços oferecidos aos clientes e vizinhos de seus postos. A Academia Corporativa, por exemplo, promove o desenvolvimento profissional de frentistas e isso se reflete no atendimento especial que o consumidor recebe. As lojas de conveniência (chamadas “Entreposto”, cuja primeira unidade foi inaugurada em 2000 e atualmente conta com mais 150 lojas), o programa de qualidade, promoções especiais e o cartão ALE são outros serviços que a empresa oferece para facilitar a vida de seus milhões de consumidores. Seja para encher o tanque, fazer um lanche ou comprar produtos de conveniência, os postos da rede ALE são uma excelente alternativa para consumidores exigentes.


O ícone da marca
Um sorriso irresistível, que é a cara da marca ALE, agitou a capital do Rio Grande do Norte em outubro de 2008. Lá, o maior boneco de posto do mundo atraiu a todos que passaram pela BR 101, pertinho do aeroporto. Foi impossível não se encantar pelo João Grandão com seus mais de 30m de altura e 24m de largura, tão alto quanto o Cristo Redentor. O bonecão foi criado para homenagear Natal e comunicar, de uma forma diferente, a mudança dos postos SAT para ALE na capital potiguar. Um balonista profissional foi contratado para construir o bonecão de dimensões gigantes. Ele o desenhou a partir de uma estrutura de sustentação feita sobre uma biruta inflável. Foi também escavada uma fundação para servir como base do bonecão que ficou preso por 16 parafusos e 12 tirantes de cabo de aço. Para torná-lo uma verdadeira atração turística, a ALE criou cartões postais, adesivos e até um concurso para a escolha do nome da divertida atração. A partir de então, o simpático boneco se tornou mascote da marca, estando presente (em tamanho menor) em algumas inaugurações de novos postos da rede.


A evolução visual
Recentemente a identidade visual da marca foi modificada, adquirindo um efeito 3D e ganhando mais destaque aos olhos dos consumidores.


Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 1996
● Fundador: Grupo Asamar
● Sede mundial: Natal, Rio Grande do Norte, Brasil
● Proprietário da marca: AleSat Combustíveis S.A.
● Capital aberto: Não
● Presidente do conselho: Sérgio Cavalieri
● CEO: Marcelo Alecrim
● Faturamento: R$ 7.8 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Postos de serviço: 1.800
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários: 12.000
● Segmento: Energia e petróleo 
● Principais produtos: Postos de serviços e combustíveis
● Concorrentes diretos: Shell, Petrobras e Ipiranga
● Ícones: O famoso “Bonecão de Posto”
● Slogan: Perto para você ir longe.
● Website: www.ale.com.br

A marca no mundo
Atualmente, a marca ALE faz parte da vida de milhões de brasileiros através de uma rede composta por mais de 1.800 postos espalhados por 22 estados do país, gerando mais de 12.000 empregos diretos e indiretos. A empresa, 4ª maior distribuidora de combustíveis do Brasil, possui 46 bases de operação em atividade e frota própria de aproximadamente 250 caminhões, vendendo todos os meses mais de 350 milhões de litros de combustível.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios, Exame e Veja), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 6/8/2012

Nenhum comentário: