26.12.12

PRETORIAN HARD SPORTS


A PRETORIAN é uma marca essencialmente masculina e puramente brasileira. Formada por um conjunto de valores que habita o inconsciente dos homens composto pelo universo das lutas de MMA (Mixed Martial Arts), a marca ganhou destaque dentro das academias e octógonos e recentemente invadiu as ruas com um lifestyle despojado, mas elegante, abrangendo também o público feminino.

A história
O universo das lutas começou a despertar a atenção de Ruy Drever em 2004, quando um amigo o aconselhou a praticar muay thai (boxe tailandês), como antídoto para o estresse do dia-a-dia de executivo. E bastou uma aula para ele ficar completamente apaixonado por lutas. Ruy então mergulhou de cabeça no esporte. Com as finanças seguras devido aos negócios de família no ramo de eletrônicos, o empresário se mudou de seu apartamento para uma casa, onde construiu sua própria academia, e começou a treinar forte. Três anos depois, ele percebeu que, além de melhorar o condicionamento físico, poderia também transformar o esporte em uma fonte de renda, produzindo equipamentos para a prática de MMA. O faro para negócios ele, que nasceu no Uruguai e era formado em sociologia, com mestrado em negócios pela Universidade de Bath, na Inglaterra, adquiriu ao longo dos 12 anos em que atuou na área de marketing em corporações como Souza Cruz, Microsoft, Unilever e UOL. No fim de 2007, o então campeão do UFC Rodrigo Minotauro, na época o principal ícone brasileiro das artes marciais mistas, recebeu uma proposta para que sua imagem estampasse a nova marca de artigos de artes marciais, que ainda não tinha iniciado sua distribuição e a imagem dele seria o grande chamariz para as vendas.


Depois de frequentar lojas de esportes no Brasil, e perceber que os equipamentos de MMA eram de pouca qualidade, o marketing era fraco e os produtos eram caros demais, em 2008 o empresário lançou no mercado a PRETORIAN HARD SPORTS, que com equipamentos de alta qualidade (entre os quais luvas, protetores, aparador de chutes, caneleiras, bandagens e sacos de areia) rapidamente se espalhou pelo país. O nome da nova marca, segundo consta foi sugestão do professor de jiu-jitsu Tiago Cruz e do próprio Rodrigo Minotauro. Em pouco mais de dois anos a PRETORIAN já era uma das marcas mais conhecidas entre os praticantes de MMA (Artes Marciais Mistas, na tradução literal), modalidade oficial de um dos eventos esportivos de maior sucesso nos últimos anos, o UFC.


Em julho de 2011 a badalada Rua Oscar Freire em São Paulo ganhou um inusitado espaço de moda: a primeira loja conceito da marca de artigos esportivos PRETORIAN. O objetivo da marca era, além de pegar carona na popularização de um esporte que movimenta US$ 1 bilhão em termos globais e que não para de angariar adeptos no Brasil, graças à forte presença de brasileiros como Anderson Silva e Rodrigo Minotauro, destaques e mitos nessa modalidade, criar uma marca de moda masculina que fosse referência. Ao se unir ao estilista Alexandre Bucci, referência no segmento de moda masculina e urbanwear, Ruy criou a PTRN, canal de moda da marca de acessórios esportivos PRETORIAN. Uma grife que encara o desafio de compreender a multiplicidade de interesses e agregar os diferentes estilos do homem. As peças PTRN exploram a linha casual chique urbano, com autêntico DNA masculino. Além da coleção de roupas masculina, a PTRN também conta com uma linha de peças para mulheres, com referências no mesmo conceito, mas com um toque feminino e totalmente fashion.


As linhas próprias da marca dividem espaço com acessórios e calçados importados, como os óculos japoneses Black Flys e os coturnos britânicos da Dr. Martens, popularizados pelo movimento punk. Mais que apenas uma loja, a unidade, que ocupa um prédio de 1.000m², dividido em quatro andares, serve como uma plataforma dos principais negócios comandados por Ruy Drever. A loja consumiu investimentos de R$ 2 milhões. Lá, é possível fazer uma tatuagem, adquirir equipamentos para a prática esportiva e até comprar um carro ou moto personalizados, que ficam expostas no térreo. Esses veículos são preparados pela Top Hat Custom Shop, comandado pela dupla Drever/Bucci, que oferece também equipamentos personalizados como capacetes. O segundo andar da loja abriga uma academia particular equipada com ringue e octógono, onde atletas profissionais patrocinados pela marca treinam e os empreendedores recebem seus amigos para praticar o esporte. No último piso, foi montado um moderno lounge para festas e recepções. A meta da empresa é abrir outras duas lojas-conceito: no Rio de Janeiro e em Los Angeles. Está também em seus planos a criação de uma rede de franquias com até 40 pontos de venda já a partir de 2013.


Já no primeiro semestre de 2012, o portfólio de 400 produtos da marca como luvas, equipamentos de treinos e protetores utilizados pelos lutadores passaram a ser comercializados nos Estados Unidos e países da Europa e Ásia como Inglaterra, Alemanha, China, Japão e Coréia do Sul. Junto com as vendas no mercado externo e sua expansão internacional, a PRETORIAN expandiu também seu time de atletas patrocinados, entre eles três dos quatros campeões mundiais brasileiros do UFC, Junior Cigano, José Aldo e Renan Barão. A marca também investe em marketing social, que inclui projetos em favelas no Rio de Janeiro e São Paulo. Além de ajudar crianças carentes, a PRETORIAN investiu recursos financeiros para implantar outro projeto, onde presidiários aprendem lutas, aumentando a possibilidade de obter uma oportunidade ao saírem da cadeia, através de centros de treinamento em presídios.


Atualmente a PRETORIAN leva o conceito Hard Sports como um estilo de vida. Mais do que isso: é a expressão da alma do atleta, do corpo de qualquer pessoa que faz e adora esporte. Mas também é bem-estar, a busca de uma vida mais saudável para qualquer idade e para todos.


Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 2008
● Fundador: Ruy Drever
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Pretorian Hard Sports
● Capital aberto: Não
● CEO: Ruy Drever
● Faturamento: R$ 190 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 1
● Presença global: 10 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 200
● Segmento: Esportivo
● Principais produtos: Equipamentos e roupas para esportes de contato
● Concorrentes diretos: Everlast, Red Nose, Rudel e Bad Boy
● Slogan: Become all you can.
● Website: www.pretorian.com

A marca no mundo
Atualmente a PRETORIAN, marca líder do mercado brasileiro em equipamentos para esportes de contato e exercícios funcionais, oferece uma completa linha de 400 itens, vendidos em quatro mil pontos de venda espalhados pelo Brasil, além de distribuição em outros 9 países. A PRETORIAN ainda é fornecedora oficial de equipamentos para o UFC, maior campeonato de vale-tudo do mundo. Atualmente a marca atua em diversas vertentes: PRETORIAN HARD SPORTS (equipamentos esportivos para lutadores de alta performance), PRETORIAN FIGHTERS (patrocínio e apoio a diversos lutadores), PTRN (grife de moda masculina com estilo urbano e conceito enraizado no autêntico DNA do homem) e PRETORIAN PERFORMANCE (equipamentos de treinamento de performance com foco em qualidade, resistência e na criação de equipamentos e conteúdos inovadores).

Você sabia?
A agenda do UFC de 2013 está fechada e a PRETORIAN já confirmou sua presença em 19 eventos. Isto porque a marca recentemente fechou um acordo inédito de patrocínio com o Ultimate Fighting Championship (UFC). Seu logotipo será estampado na lona e nos corners de 19 eventos oficiais nos Estados Unidos, Europa e Ásia e a PRETORIAN terá espaço nas mídias oficiais. Com o acordo, a marca também pode utilizar o logo do UFC em seu material de marketing.
A empresa conta com uma equipe de engenheiros que atuam no desenvolvimento dos produtos desenvolvidos para lutas, que podem ser utilizados em diversas modalidades, como por exemplo, boxe, caratê, muay thai, jiu-jitsu, entre outros. Sues produtos são pensados para atender os diferentes níveis de utilização, desde atividades recreativas para crianças até treinamento de alto desempenho para atletas profissionais.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 27/12/2012

5 comentários:

Fred Araújo Marketing | Designer disse...

Gostei muito dessa postagem, trabalho no segmento de marketing/publicidade, e fiquei bastante impressionado com a sua pesquisa sobre a marca, vou fazer uma republicação no meu blog pessoal, parabéns!!!

Anônimo disse...

Boa tarde!
Parabéns pelo blog! Muito conteúdo interessante...
Gostaria de aproveitar e sugerir um próximo tema: Mr. Cat.
Tenho muita curiosidade para saber mais sobre o significado do nome e do símbolo utilizado pela marca.
Abraços*

Anônimo disse...

Gostei muito da matéria!! Parabéns =)

Anônimo disse...

Gostei muito da matéria, foi bastante esclarecedora pra mim!! Parabéns =)

RICARDO TINHA disse...

Como faço para entrar em contato,com seu departamento de marketing ? Tenho um trabalho social de boxe e MMA e não tenho apoio a pesar de ter feito alguns dos melhores lutadores de boxe do Rio de Janeiro.Meus atletas deu mais medalhas para o Estado do que qualquer outra equipe no estado nos últimos anos.Obrigado pela atenção, meu face é Ricardo Tinha e o do projeto Comunidade no Esporte para que veja o nosso trabalho.
Att: Treinadorde boxe Ricardo Tinha