22.4.13

TRIPADVISOR


Quer saber se um determinado hotel em São Paulo é bom? Se vale a pena comer em tal restaurante em Nova York? Se um museu em Paris é um bom programa? Ou mesmo se um famoso ponto turístico de Cingapura é uma tremenda roubada? O TripAdvisor surgiu justamente com essa missão: ajudar milhões de pessoas ao redor do mundo a planejar e vivenciar uma viagem perfeita através de dicas e recomendações de pessoas que já estiveram no destino escolhido. Em pouco mais de uma década se transformou em um recurso imprescindível e definitivo para pessoas que buscam desfrutar de momentos inesquecíveis durante uma viagem.

A história
Tudo começou em 1999 quando Steve Kaufer e sua mulher, Caroline, resolveram fazer uma viagem turística para Cancun. Após voltarem de uma agência de turismo com panfletos e preços de três opções de hotéis (econômico, moderado e luxuoso) para se hospedarem, eles recorreram a Internet para aprofundar as pesquisas e decidir qual a melhor escolha baseada no que outras pessoas tinham a dizer sobre esses estabelecimentos. E rapidamente descobriram que os sites mostravam basicamente as mesmas fotos e descrições. Diante dessa enorme frustração, Steve, que era engenheiro de computação formado pela tradicional Universidade de Harvard, reuniu alguns amigos, entre os quais Langley Steinert, Nick Shanny e Thomas Palka, levantou dinheiro (aproximadamente US$ 1.3 milhões) com alguns investidores, e no mês de fevereiro de 2000 fundou a TripAdvisor (algo como Conselheiro de Viagens).


A ideia era criar um site que não seguisse o modelo de guia de viagens tradicional para adotar uma postura mais informal. Nele, os próprios internautas poderiam comentar os serviços de hotéis, companhias áreas, locadoras de automóveis, restaurantes, museus e atrações turísticas, dentre outros locais que um turista com certeza iria precisar em algum momento de sua viagem. Depois de meses de um árduo trabalho, o site foi ao ar no mês de outubro deste mesmo ano. A coruja estilizada de seu logotipo tinha uma explicação: na história da humanidade, as corujas simbolizam o conhecimento e a sabedoria (muitas vezes retratadas como grandes conselheiras). E era justamente isso a missão do TripAdvisor.


O novo empreendimento foi uma revolução na forma como as pessoas planejavam viagens, possibilitando-lhes acesso a opiniões, recomendações e dicas de provedores de hospedagem (hotéis), companhias aéreas, restaurantes e atrações turísticas em todo o mundo feitas por outros consumidores. Inicialmente o TripAdvisor foi um sucesso e teve boa aceitação. Mas aí ocorreram os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, criando um verdadeiro pânico das pessoas em viajar. Para superar este período difícil, a empresa resolveu vender espaços publicitários para grandes agências de turismo, como por exemplo, Expedia e Travelocity. Nos anos seguintes, com o rendimento gerado por cliques nos anúncios o TripAdvisor não somente conseguiu reverter a situação difícil como começou a ganhar dinheiro. E isto chamou a atenção de grandes investidores. Em 2004, como única forma de crescer, Steve vendeu a empresa para a InterActive Corporation (também proprietária da Expedia), mas continuou no comando dos negócios.


Com a entrada de novos proprietários e investidores o TripAdvisor iniciou o lançamento de sites locais em vários idiomas, como por exemplo em 2009, quando estreou na China (Daodao.com), em língua portuguesa, em sueco e holandês. No final de 2011, o maior site mundial de viagens iniciou sua trajetória como uma empresa independente ao abrir capital na bolsa de valores. Mais recentemente, em 2012, a empresa lançou um novo serviço batizado de TripAdvisor Trip Friends, onde através da rede social Facebook é possível pedir dicas e conselhos a amigos e parentes sobre o melhor ou determinado lugar para viajar. A nova aplicação permite aos membros da rede que estão planejando fazer uma viagem identificar amigos que já visitaram o local escolhido, através do programa Cities I’ve Visited do próprio Facebook. O TripAdvisor agora conta com contribuições de usuários de todos os países do mundo. Os viajantes escolheram três razões para escrever reviews de hotéis: Eu me sinto bem em dividir experiências com outros viajantes; eu quis dividir uma boa experiência com outros viajantes; e eu sinto que sou parte de uma comunidade no TripAdvisor.


Um vasto e precioso conteúdo de opiniões
Hoje em dia o TripAdvisor oferece inúmeros tópicos e temas que contam com milhões de opiniões, dicas e recomendações:
Reviews at a Glance – Permite que viajantes analisem de maneira rápida os comentários de uma propriedade (hotel) com pelo menos 50 reviews.
Mobile City Guides – Oferece acesso pelo smartphone à informações detalhadas sobre destinos, incluindo opiniões sobre hotéis, restaurantes e passeios, assim como sugestão de itinerários. É sincronizado com o conteúdo atualizado do TripAdvisor apresentando aos usuários as opiniões mais recentes.
Calculadora Aluguel de Temporada – Oferece uma maneira fácil de comparar opções de hospedagem, como os valores de aluguel de temporada e os custos de um hotel com base no número de adultos e crianças em seu grupo de viagem, oo o número de noites.
TripAdvisor Flights with Fees Estimator - oferece aos viajantes a maior lista de voos com as melhores ofertas disponíveis.
Restaurantes – Mais de 1.1 milhões de restaurantes em 24 mil destinos e mais de 2 milhões de avaliações e comentários, assim como mapas, filtros e formas fáceis para fazer reservas. Os viajantes podem classificar e pesquisar restaurantes por preço, tipo de cozinha e por meio do ícone “recomendado para”.
Guias rápidos – Oferece aos viajantes um guia rápido para download e impressão que lista os hotéis, restaurantes e atrações com as melhores classificações, em mais de 13 mil dos mais populares destinos do mundo.
Fóruns – Permite aos membros fazer perguntas e partilhar suas opiniões, conselhos e experiências em discussões interativas.
Vídeos – Torna mais fácil a postagem de vídeos para viajantes e para os comerciantes que pretendem mostrar suas propriedades, apresentando seus vídeos gratuitamente.
Mapas – Recurso que possibilita encontrar o hotel perfeito, ao preço certo, exatamente no local correto, de maneira fácil.
Fotos Amadoras – As mais de 16 milhões de fotos amadoras publicadas por viajantes fornecem uma visão dos bastidores de hotéis, restaurantes e atrações em todo o mundo.
Índice de Popularidade de Hotel – Ranking baseado em uma série de fatores, como qualidade, atualização do conteúdo no site e hospitalidade.
Check Rates – Compara preços e disponibilidade de hotéis em diferentes sites com apenas um clique.
TripWatch – Oferece alertas de e-mail personalizados em destinos, restaurantes e atrações selecionados pelo viajante.


Os slogans
World’s most trusted travel advice. (2010)
Get the truth. Then go.
The world’s largest travel site.
O maior site de viagens do mundo. (Brasil)


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 2000
● Fundador: Stephen Kaufer e Langley Steinert
● Sede mundial: Newton, Massachusetts
● Proprietário da marca: TripAdvisor, Inc.
● Capital aberto: Sim (2011)
● CEO & Presidente: Stephen Kaufer
● Faturamento: US$ 763 milhões (2012)
● Lucro: US$ 194.1 milhões (2012)
● Valor de mercado: US$ 7.3 bilhões (abril/2013)
● Membros: 47 milhões
● Presença global: 188 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 1.600
● Segmento: Turismo
● Principais produtos: Recomendação de hotéis, restaurantes e passeios
● Concorrentes diretos: Expedia, Orbitz, HomeAway e Priceline.com
● Ícones: A coruja de seu logotipo
● Slogan: World’s most trusted travel advice.
● Website: www.tripadvisor.com

A marca no mundo
Atualmente o TripAdvisor está presente com sites locais em mais de 30 países (como Estados Unidos, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Espanha, Inglaterra, China e Brasil), disponíveis em 21 idiomas diferentes, fornecendo informações, recomendações e dicas confiáveis que acrescentam uma enorme perspectiva para qualquer planejamento e decisão de viagem. Com mais de 216 milhões de visitantes de 188 países por mês, 47 milhões de membros ativos e mais de 100 milhões de avaliações e opiniões, o TripAdvisor se transformou no site de turismo mais visitado no mundo. O site também inclui o TripAdvisor for Business, um setor que se dedica a divulgar à indústria turística ao acesso de milhões de visitantes mensais. Com uma média superior a 60 contribuições de usuários por minuto, o TripAdvisor oferece mais de 100 milhões de reviews e opiniões e 16 milhões de fotografias amadoras sobre 2.2 milhões de propriedades em 116 mil destinos ao redor do mundo.

Você sabia?
O TripAdvisor conta com reviews de restaurantes em 99% de todos os países do mundo, exceto na Somália e nas Ilhas Marshall. O site oferece reviews de atrações em 98% de países no mundo, exceto Sudão do Sul, Nauru e Guiné Equatorial.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 22/4/2013

Nenhum comentário: