1.12.14

SUNGLASS HUT


A SUNGLASS HUT é uma verdadeira autoridade em óculos de sol. Qualquer uma de suas lojas, além de um atendimento personalizado e preocupado em oferecer a melhor proteção aos olhos, é o destino para as principais marcas, tendências, estilos exclusivos e serviço completo de óculos de sol. Como mesmo gosta de se definir, a SUNGLASS HUT não vende simplesmente óculos escuros, mas oferece uma consultoria de imagem. 

A história 
Tudo começou em 1971 quando o optometrista Sanford L. Ziff e sua mulher, Helen, abriram um pequeno e acanhado quiosque no shopping center Dadeland Mall na cidade de Miami, estado da Flórida, para vender óculos escuros. Ele resolveu abrir este pequeno negócio, pois tinha certeza que as pessoas poderiam se beneficiar de óculos de proteção para o intenso sol da Flórida, enquanto ele poderia capitalizar sobre a popularidade de óculos de sol como um acessório de moda. A SUNGLASS HUT nasceu com a filosofia de proporcionar aos consumidores uma experiência de compra divertida e inovadora por meio de um atendimento personalizado e especializado. Os clientes eram orientados a reinventar sua relação com este acessório tão importante para a expressão e complemento de seu estilo, mas sem deixar de lado a preocupação com a proteção e a saúde dos olhos.


O sucesso do empreendimento foi tanto que o Dr. Sanford inaugurou várias lojas da SUNGLASS HUT pela ensolarada Miami, cidade mais que perfeita para vender óculos escuros. Em 1986 a rede inaugurou sua centésima loja e alcançou faturamento de US$ 24 milhões. Foi neste momento que Sanford resolver vender por US$ 35 milhões 75% da empresa para um fundo de investimento. E a ideia por trás da venda era simples: dinheiro para acelerar a expansão da rede. Com isso, nos anos seguintes a rede se expandiu para outras cidades americanas e, em 1991, a família Ziff vendeu o restante de sua participação na empresa. Pouco depois, em 1993, a SUNGLASS HUT abriu se capital na Bolsa de Valores e, no ano seguinte, iniciou a venda por catálogo, além de iniciar um projeto-piloto para vender óculos escuros de prescrição, que seria abandonada pouco tempo depois. A empresa também acelerou a inauguração de novas lojas, incluindo unidades em aeroportos e até mesmo dentro de grandes lojas de departamento.


Em 1996 a rede já detinha 30% do mercado americano neste segmento. Nesta época a empresa resolveu expandir sua linha de produtos e passou a vender também relógios, incluindo a inauguração de lojas chamadas Watch Station, que mais tarde seria vendida para a Fossil. Em 1998 a marca lançou seu comércio eletrônico, dando a possibilidade aos consumidores de comprarem óculos de sol pela internet. O enorme sucesso chamou a atenção de grandes grupos do segmento e, em 2001, a SUNGLASS HUT foi comprada pela Luxottica, líder mundial em óculos premium, de luxo e esportivos, por aproximadamente US$ 653 milhões e passou a fazer parte da divisão de varejo da empresa italiana. Nesta época a SUNGLASS HUT tinha mais de 1.800 lojas, a grande maioria localizada nos Estados Unidos e Canadá.


Nos anos seguintes a Luxottica reposicionou a marca no mercado (adotou uma postura fashion), remodelou as lojas da rede e foi aos poucos mudando o mix de produto ao incrementá-lo com grifes famosas, como por exemplo, Ray-Ban, Vogue, Bvlgari, Tiffany & Co., Versace, Burberry, Dolce & Gabbana, Ralph Lauren, Prada, Giorgio Armani, DKNY e Persol, muitas das quais de propriedade da própria empresa italiana. A SUNGLASS HUT também intensificou seu processo de expansão com a inauguração de lojas em vários países do Oriente Médio e da Ásia. Como parte de seu plano de expansão internacional, a SUNGLASS HUT, além de ingressar do mercado mexicano, desembarcou no Brasil no mês de abril de 2011 com a inauguração de sua primeira loja na ensolarada cidade do Rio de Janeiro. Dois anos depois já eram quase 30 unidades espalhadas pelo território brasileiro.


Hoje em dia, as lojas da rede SUNGLASS HUT oferecem atendimento especializado para quem busca um par de óculos de sol de qualidade. Muito mais que um acessório de moda, os óculos precisam ser pensados para cada tipo de pessoa, seja na questão estética ou na funcionalidade. O tipo e a cor da lente, por exemplo, são muito importantes na hora da escolha, dependendo do estilo de vida que se leva. Por isso a rede quer saber se o cliente passa muito tempo em frente ao computador, na praia ou em um ambiente nublado, pois essas informações fazem toda a diferença na hora de escolher a lente e o modelo certo para cada pessoa.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por uma radical remodelação em 2008, como parte de sua primeira campanha global batizada de Put Them On. O antigo logotipo, que possuía um sol colorido, foi aposentado. Já o novo logotipo adotado ganhou visual mais limpo e totalmente moderno com tipografia de letra arredondada e letras minúsculas. O tradicional sol se tornou apenas um círculo, que pode ser aplicado em diversas cores como preta, cinza e até mesmo branca.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1971 
● Fundador: Sanford L. Ziff 
● Sede mundial: Mason, Ohio, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Sunglass Hut International, Inc. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Luxottica Group SpA) 
● CEO: Massimo Vian 
● Faturamento: US$ 1 bilhão (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 2.700 
● Presença global: 25 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 3.700 
● Segmento: Varejo (ótica) 
● Principais produtos: Óculos de sol e acessórios 
● Concorrentes diretos: Visionworks, Walmart Vision Centers e Chilli Beans (Brasil) 
● Website: www.sunglasshut.com.br 

A marca no mundo
Atualmente a SUNGLASS HUT tem aproximadamente 2.700 lojas instaladas em mais de 25 países da América do Norte (seu maior mercado), Europa, Oceania, Oriente Médio, Ásia, Caribe e América Latina, incluindo o Brasil, onde a rede já possui 45 unidades em funcionamento. O faturamento estimado da rede é superior a US$ 1 bilhão anualmente. 

Você sabia? 
Em 2010 a rede instalou dentro de suas lojas o Social Sun, que nada mais são do que pequenos quiosques onde os clientes se fotografam experimentando óculos e postam as fotos nas redes sociais, como por exemplo, o Facebook, ou as enviam por e-mail. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 1/12/2014

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