10.5.06

CNN


Depois do surgimento da rede de televisão CNN qualquer acontecimento relevante, aconteça onde quer que seja, vira notícia em tempo real. Seus correspondentes espalhados por lugares inimagináveis transformaram o jeito de comunicar acontecimentos e fatos mundiais. Fizeram muito mais: transformaram o jornalismo. Sem medo de contestação, a CNN pode afirmar eternamente que sozinha mudou o cenário das notícias na televisão. Por isso tudo, atualmente a marca virou símbolo da globalização e da notícia ao vivo. 

A história 
A história da mais poderosa rede de televisão do mundo começou quando o empresário Ted Turner, com seu jeito rude e simpático de fazendeiro, ficou surpreso com a falta de notícias nacionais disponíveis no mercado americano. Nesta época os produtores das três principais redes americanas determinavam quando os americanos receberiam suas notícias. Foi pensando nisso que no dia 1º de junho de 1980, exatamente ás 18:00 horas da tarde de um domingo, a empresa Turner Broadcasting System, juntamente com o jornalista americano Reese Schonfeld, lançou um canal de televisão chamado CNN (abreviação de Cable News Network) na cidade de Atlanta, estado da Geórgia. A primeira transmissão do novo canal foi com o casal David Walker e Hart Lois, que eram casados na vida real, após um pronunciamento de Ted Turner, que recitou um poema do escritor Ed Kessler. Resultado de uma fusão de novas tecnologias e da visão apurada de Ted Turner, a nova emissora, que custou US$ 40 milhões para ser implantada e colocada no ar, foi pioneira ao transmitir notícias 24 horas por dia, com reportagens ao vivo e análises, mudando para sempre a maneira de fazer jornalismo. Além disso, foi o primeiro canal exclusivamente jornalístico dos Estados Unidos.


Quando foi inaugurada, a CNN contava com 300 funcionários espalhados em escritórios localizados em 9 cidades, incluindo Londres (Inglaterra) e Roma (Itália). Começou a ser um pouco mais conhecida exatamente seis meses após sua estreia, quando muitos americanos sintonizaram a emissora pela primeira vez para acompanhar as notícias do ex-Beatle John Lenon, que levou um tiro em Nova York. Os fãs, pelo menos aqueles nas 1.7 milhões de casas então capazes de receber o canal de notícias, descobriram que podiam obter atualizações sobre o trágico acontecimento sempre que quisessem. Para aqueles acostumados a receber notícias pela televisão somente quando as principais redes decidiam transmiti-las, aquilo se mostrou uma alegre e viciante descoberta. Porém, isso não foi o suficiente para colocar a CNN no mapa das comunicações. As despesas eram tão altas, que os tetos dos cenários muitas vezes despencavam durante reportagens e jornais ao vivo. Os equipamentos baratos falhavam constantemente. Nessa época a grande maioria dos telespectadores nem sabia da existência da emissora, que chegou a ser ridicularizada pelos críticos como a “Chicken Noodle Network” (Rede Canja de Galinha), em referência ao nome de um prato típico da região de Atlanta.


Mas tudo mudou conforme a CNN melhorou seus equipamentos e recursos técnicos, além de uma série de eventos que levaram a emissora a ter uma boa audiência, como por exemplo, quando em 1981 transmitiu ao vivo os reféns americanos sendo libertados pelos iranianos; ou quando um avião da Air Florida deslizou no gelado rio Potomac em Washington em 1982; ou ainda quando o ônibus espacial Challenger literalmente explodiu sobre o estado da Flórida no dia 28 de janeiro de 1986. A CNN finalmente passava a ser conhecida como a emissora que cobria ao vivo e em tempo real acontecimentos que se desenrolavam em qualquer ponto do mundo, adiantando-se na maior parte das vezes às grandes redes de televisão. Com isso, mais e mais americanos sintonizaram a CNN e muitos descobriram uma fonte confiável de cobertura 24 horas das histórias e acontecimentos sobre os quais todos estavam falando.


A grande afirmação da CNN ocorreu na década de 1990. Isto porque, em janeiro 1991, conseguiu a incrível façanha de colocar nada menos que um quinto da população do mundo sintonizado na emissora. Isso mesmo: única emissora a transmitir ao vivo os intensos bombardeios americanos a Bagdá durante a Guerra do Golfo, com seus intrépidos correspondentes, Peter Arnett e Bernard Shaw, a CNN teve a audiência simultânea de aproximadamente 1 bilhão de pessoas em todos os fusos horários possíveis. A partir de então a CNN virou sinônimo de notícia com sua ampla cobertura em pleno olho do furacão, consolidando-se como uma rede global. E outro motivo para o número de telespectadores aumentar consideravelmente foi a crescente popularidade da TV a cabo nos Estados Unidos nesta década. Um dos momentos mais marcantes da emissora aconteceu em 2001 nos atentados terroristas contra o World Trade Center, quando as câmeras da CNN foram as primeiras a enviar as imagens impressionantes que chocaram o mundo, em um lance de rapidez que fez superar todas as expectativas de audiência e cobertura jornalística. Possuir um jornalista em todo canto do mundo para trazer as notícias o mais rápido possível para uma emissora seria impraticável. Foi pensando nisso que a CNN lançou no dia 2 de agosto de 2006 o iReport, uma iniciativa que permitia tirar vantagem da capacidade de pessoas comuns gerarem notícias. Pouco depois, em março de 2008, a rede social com o mesmo nome foi ao ar, permitindo à audiência publicar conteúdo (vídeo, fotos, áudios e textos) assim que os fatos ocorressem.


Ao longo dos anos, a CNN revolucionou a cobertura jornalística e testemunhou momentos históricos que marcaram a passagem do milênio. Fruto do sucesso expandiu-se em inúmeros novos canais e diversas plataformas como rádio, internet e comunicação móvel. Apesar da CNN INTERNATIONAL passar por um reposicionamento, que contou com o lançamento de seis novos programas em 2009; e a abertura de um novo e moderno centro de produção em Abu Dabi nos Emirados Árabes Unidos, a essa altura a CNN já era sinônimo de notícias e acontecimentos em tempo real.


A linha do tempo 
1982 
Lançamento no dia 1 de janeiro da CNN HEADLINE NEWS, um canal de notícias atualizado a cada 30 minutos, mostrando o que acontecia nos Estados Unidos e no mundo. Nasceu como CNN2 e passou a adotar esse nome somente em 1984. Em 2008 o canal mudou de nome novamente para HLN e está presente em mais de 99 milhões de casas nos Estados Unidos e Canadá. 
Lançamento da CNN RADIO em língua inglesa. Atualmente a rádio é distribuída em quase 10 países, além dos Estados Unidos. 
1985 
Lançamento no dia 1 de janeiro da CNN INTERNATIONAL, primeira televisão internacional 24 horas no ar, vista atualmente por 200 milhões de casas e hotéis em 212 países. O canal está disponível em sete línguas diferentes. 
1987 
Lançamento do CNN ImageSource, o banco de imagens e vídeos do canal americano. Com sede na cidade de Atlanta, explora os arquivos de vídeo e imagens (mais de três milhões de itens) da CNN e de suas afiliadas, que comercializa no mundo inteiro através de redes de televisão, produtoras (principalmente de documentários) e universidades. 
1992 
Lançamento no dia 20 de janeiro da CNN AIRPORT NETWORK, um canal com cobertura exclusiva dos maiores aeroportos americanos, voltado para passageiros e turistas transmitindo notícias, meteorologia e economia. É transmitido para aproximadamente 50 aeroportos americanos, atingindo mais de 400 milhões de viajantes todos os anos. A partir de 2010 o canal foi renomeado para CNN AIRPORT
1993 
Lançamento no dia 29 de março da CNN en ESPAÑOL RADIO, uma emissora de rádio em língua espanhola lançada na Espanha e na América Latina. 
1995 
Lançamento da CNNfn, emissora que transmitia ao vivo notícias do mercado financeiro o dia todo, além de fornecer análises e debates sobre finanças e economia. Teve suas atividades encerradas no ano de 2004 em virtude da baixa audiência. Somente o site CNN MONEY, lançado em 2001, continua no ar. 
Lançamento no dia 30 de agosto do site CNN.COM, que atualmente recebe mais de 50 milhões de visitas diariamente. Posteriormente foram introduzidas as versões: internacional em 1997; japonesa (CNN JAPANESE) em 2000; árabe (CNN ARABIC) em 2002; e mexicana (CNN MÉXICO) em 2010. O site da CNN está entre os 3 mais visitado da internet no segmento de notícias. 
1996 
Lançamento da CNN SPORTS ILLUSTRATED, um canal que continha somente programação esportiva em parceria com a renomada revista Sports Illustrated. O canal foi desativado em 2002 por causa da forte concorrência da ESPNEWS e National Sports Report. 
1997 
Lançamento da CNN en ESPAÑOL, um canal que estreou no dia 17 de março oferecendo notícias e informações em língua espanhola, com foco em um seleto público cujo idioma é o espanhol. Foi a primeira rede independente da CNN produzida com 24 horas de notícias em um idioma que não o inglês, sendo atualmente vista em mais de 31 milhões de casas na América Latina e por uma audiência de 5.3 milhões nos Estados Unidos. 
1999 
Lançamento no dia 11 de outubro da CNN TÜRK, versão turca do canal mais popular do mundo, transmitida exclusivamente na Turquia. 
Lançamento no dia 27 de janeiro do CNN+ (ou CNN Plus) na Espanha, uma sociedade entre a Sogecable e a Turner Broadcasting. 
Lançamento do CNN MOBILE, primeiro serviço a disponibilizar notícias via telefone celular e, posteriormente, aparelhos móveis. Este serviço está disponível através de 38 operadoras de telefonia móvel em mais de 30 países. 
2003 
Lançamento no dia 1 de março da CNNJ, canal que transmite notícias exclusivamente para o Japão. Atualmente o canal está disponível em mais de 6.8 milhões de casas. 
2005 
Lançamento da CNN PIPELINE, que estreou no dia 5 de dezembro transmitindo 24 horas de notícias pela internet. O serviço pago foi encerrado em junho de 2007. 
Lançamento no dia 16 de dezembro da CNN-IBN (Cable News Network-Indian Broadcasting Network), um canal que transmite notícias em inglês para a Índia. O canal está presente em mais de 45 milhões de residências. 
2007 
Lançamento no dia 1 de setembro do CNN HD, canal que transmite a programação normal da emissora em alta definição. 
2008 
Lançamento no dia 4 de dezembro da CNN CHILE, canal baseado na cidade de Santiago que transmite programação exclusiva para o país. 
2012 
Formação da CNN FILMS, uma divisão para produção e distribuição de documentários para televisão.


A sede 
O CNN Center, enorme edifício localizado na cidade de Atlanta, próximo ao Centennial Olympic Park (parque olímpico), é a sede mundial da emissora de televisão e também onde está localizado seu principal estúdio. Construído em 1976, o complexo foi ocupado pela CNN somente em 1987. O prédio ainda abriga um grande átrio, o sofisticado hotel Omni, algumas lojas (incluindo a CNN STORE, que vende artigos interessantes e lembranças relacionadas ao canal de TV) e uma enorme praça de alimentação com mais de 15 restaurantes e cafés. Além disso, diversos artefatos usados durante as transmissões históricas da CNN, como um jipe modificado da guerra do golfo, estão expostos pelo prédio.


É possível fazer uma visita guiada (batizada de Inside CNN), com 55 minutos de duração e ao custo de US$ 15, pelos estúdios da emissora conhecendo as principais tecnologias utilizadas em suas transmissões, os estúdios onde são gravados programas consagrados e os principais segredos de seu sucesso em passar informações em tempo real e de forma realista. É ligado ao ginásio Philips Arena, a casa do time de basquete da NBA Atlanta Hawks. O edifício possui a maior escada rolante sem suporte do sudeste americano com 8 andares de altura, localizada na área central do prédio, de onde é possível avistar o famoso Globo da CNN e as janelas dos escritórios da emissora.


Presença global 
A rede CNN mantém Bureau (como são conhecidos seus escritórios e sedes) em muitas cidades espalhadas pelos 5 continentes. Nos Estados Unidos, além de sua sede mundial em Atlanta, possui escritórios importantes nas cidades de Boston, Chicago, Dallas, Los Angeles, Miami, Nova Orleans, Nova York, São Francisco, Seattle, Columbus, Denver, Houston, Las Vegas, Minneapolis, Orlando, Filadélfia, Phoenix, Raleigh Durham e Washington, D.C. Vários outros escritórios estão espalhados pelo mundo: 
● Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos (sede para o Oriente Médio) 
● Amã, Jordânia 
● Bagdá, Iraque 
● Bangkok, Tailândia 
● Beijing, China  
● Beirute, Líbano 
● Berlim, Alemanha 
● Bogotá, Colômbia 
● British Columbia, Canadá 
● Buenos Aires, Argentina 
● Cairo, Egito 
● Cingapura City, Cingapura 
● Dubai, Emirados Árabes Unidos 
● Frankfurt, Alemanha 
● Havana, Cuba 
● Hong Kong, China (sede para a Ásia) 
● Islamabad, Paquistão 
● Istambul, Turquia 
● Jakarta, Indonésia 
● Jerusalém, Israel 
● Johanesburgo, África do Sul 
● Cabul, Afeganistão 
● Lagos, Nigéria 
● Londres, Inglaterra (sede para a Europa) 
● Madri, Espanha 
● México City, México 
● Moscou, Rússia 
● Nairóbi, Quênia 
● Nova Délhi, Índia 
● Ontário, Canadá 
● Paris, França 
● Quebec, Canadá 
● Rio de Janeiro, Brasil 
● Roma, Itália 
● Santiago, Chile 
● São Paulo, Brasil 
● Seul, Coréia do Sul 
● Sydney, Austrália 
● Tóquio, Japão


A evolução visual 
A identidade da CNN INTERNATIONAL passou por algumas modificações ao longo dos anos. A primeira delas ocorreu em 1992 quando a palavra “international” adotou uma nova tipografia de letra. Depois de novas alterações em 1995 (quando adotou um globo terrestre posicionado no lado direito) e 2006, a CNN apresentou um novo logotipo e slogan de seu canal internacional, conhecido como CNNi, durante a estreia do seu novo programa de entrevistas global “Amanpour”, transmitido ao vivo de Nova York. Com o slogan “Go Beyond Borders” (Muito além das fronteiras), o canal faz referência ao interesse da rede de colocar o telespectador em contato com as notícias ao redor do mundo, onde ela estiver.


Além disso, outros canais da marca também passaram por reformulações em suas identidades visuais, como, por exemplo, o CNN en Español, que ao ser relançado com novos programas, apresentadores e slogan (“Vive la noticia”), adotou um novo logotipo, que manteve a icônica cor vermelha, porém com um til sobre as duas letras “N”, um símbolo que sugeria movimento, a natureza dinâmica das notícias, sendo uma referência ao idioma que une sua audiência. O CNN Airport também adotou uma nova identidade em 2010.
 

Os slogans 
Go Beyond Borders. (2009) 
Be the first to know. (2001) 
The Most Trusted Name in News. 
The Worldwide Leader in News. 
The World’s news leader. 
Vive la noticia. (CNN em Español) 
Está pasando, lo estás viendo. (CNN Chile) 
Whatever it takes. (CNN-IBN) 
News and Views. (HLN)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1 de junho de 1980 
● Fundador: Ted Turner e Reese Schonfeld 
● Sede mundial: Atlanta, Geórgia 
● Proprietário da marca: Cable News Network, Inc. 
● Capital aberto: Não (subsidiária) 
● Presidente: Jeff Zucker 
● Faturamento: US$ 4 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Escritórios (Bureau): 50 
● Presença global: 212 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Audiência: 2 bilhões de pessoas 
● Funcionários: 4.000 
● Segmento: Comunicação 
● Principais produtos: Canal de notícias, rádios, publicações e portal de notícias 
● Concorrentes diretos: Fox News, BBC, MSNBC e Aljazeera 
● Slogan: Go Beyond Borders. 
● Website: www.cnn.com 

A marca no mundo 
Mundialmente a CNN está disponível para aproximadamente 2 bilhões de pessoas em 212 países e territórios por meio de 38 satélites. Somente nos Estados Unidos está disponível em 100 milhões de lares e em mais de 890 mil quartos de hotéis. No mundo, a CNN está disponível em mais de 271 milhões de casas. A rede opera aproximadamente 50 escritórios (Bureau) mundiais, sendo 20 deles nos Estados Unidos, além de contar com 4.000 funcionários. Desde o seu lançamento a CNN cresceu cada vez mais. Hoje, já são mais de 900 afiliadas locais, duas rádios, mais de 12 websites e vários canais de TV a cabo e via satélite. 

Você sabia? 
A CNN é a rede de notícias número 1 do mundo, com 9 dos 10 mais bem classificados programas de notícias na televisão à cabo americana. Atualmente, CNN é o canal de notícias mais visto dos Estados Unidos superando o Fox News. 
Até 1981, a CNN focava notícias nacionais. Esta característica mudou depois que Ted Turner fez uma visita ao ditador cubano Fidel Castro. Ele lhe confidenciou que assistia a CNN porque captava um sinal do sul da Flórida e sugeriu que a rede fosse transmitida para todo o mundo. Turner acabou convencendo Fidel a fazer uma façanha: gravar um comercial promocional sobre o canal. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 31/8/2013

3 comentários:

clebson disse...

oq mais me estranha é saber que a rede globo de televisão fatura 7,5 bilhoes por ano e eles quase 2 bilhoes só sendo que eles saum a maior teevisão do planeta ..pq hein???

Thiago disse...

o fato é que a cnn é um canal fechado!! e não produz conteúdo para venda, ex:novelas e seriados!! a globo é uma emissora aberta e que produz e vende conteúdo!! por isso seu faturamento é maior!!

Anônimo disse...

essa tv me encanta ! : )
eu amo S2 ** a " cnn americana U.S.A " a " cnn international " que e' a cnn Britanica rss a " cnn en Espanhol " da Espanha rs e a " cnn Arabi " mas nao gosto da " cnn Chile " e nem da " cnn Turkia "