16.5.06

FORTUNE


A lendária FORTUNE é uma marca poderosa e não somente uma revista de negócios. Conhecida pelo seu incomparável acesso e influência entre executivos tomadores de decisão e empresas mais poderosas do planeta, a revista americana significa literalmente “negócios”. 

A história 
O ano: 1929. O cenário: a terrível quebra da Bolsa de Valores de Nova York. O futuro: uma devastadora dificuldade econômica para a economia americana, período que ficaria conhecido como “A Grande Depressão”. Foi em meio a esse verdadeiro caos econômico que Henry Robinson Luce (foto abaixo), co-criador da tradicional revista Time em 1923, resolveu lançar no mercado uma revista que tratava de negócios, sucesso profissional e dinheiro. Apenas quatro meses depois da dramática quebra da Bolsa de Valores, em fevereiro de 1930, era lançada no mercado a revista FORTUNE (um nome ousado para o cenário pessimista da época), claramente voltada para a elite americana.


Mesmo custando caro para época (a primeira edição, com 184 páginas, era vendida a US$ 1; já a assinatura anual tinha um custo de US$ 10), a revista estreou tendo 30.000 assinantes e trazia na capa Fortuna (foto abaixo), a deusa romana da sorte. O conteúdo da primeira edição continha matérias sobre a indústria de embalagem de carne e vidro, do icônico Biltmore Hotel (localizado na ensolarada Miami, no estado da Flórida) e de Arthur Curtis James, um dos homens mais ricos do mundo na época. FORTUNE foi a primeira revista americana especializada em negócios, e, enquanto a maioria das revistas do segmento eram um amontoado de gráficos e estatísticas em branco e preto, ela chegou ao mercado com um novo formato (maior), organização gráfica e impressão de qualidade em papel especial. Durante o período da Grande Depressão Americana, a revista construiu uma reputação pela consciência social, amparada pelas fotografias coloridas de Walker Evans e Margaret Bourke-White, e por uma jovem equipe talentosa de escritores e jornalista que incluía James Agee, Archibald MacLeish, John Kenneth Galbraith e Alfred Kazin.


Rapidamente a revista FORTUNE, que ganhou enorme importância para a empresa Time, conquistou credibilidade entre os mais abastados americanos por sua abordagem inteligente e crítica e, em 1937, já atingia uma circulação mensal de 460 mil exemplares. Até o final desta década a revista começou a se tornar leitura obrigatória para os principais executivos e investidores de Wall Street, o que lhe garantiu uma posição de destaque e credibilidade no segmento. Em 1955, no mês de julho, a revista começou a publicar suas famosas listas (chamadas pelos americanos de rankings) das maiores empresas do país. A primeira delas, batizada de FORTUNE 500, trazia as quinhentas maiores empresas americanas (em relação ao faturamento), privadas ou com capital aberto nas Bolsas de Valores.


Com a popularidade de suas listas crescendo, nos anos seguintes várias outras seriam publicadas, como por exemplo, FORTUNE 1000 (as mil maiores empresas americanas); FORTUNE GLOBAL 500 (maiores empresas do mundo); FORTUNE 100 Best Companies To Work For (as 100 melhores empresas para se trabalhar); FORTUNE America’s Most Admired Companies (as empresas mais admiradas dos Estados Unidos); FORTUNE Global Most Admired Company (as empresas mais admiradas do mundo); FORTUNE 100 Fastest-Growing Companies (as cem empresas de mais rápido crescimento); The 50 Most Powerful Women in Business (as 50 mulheres mais influentes no mundo dos negócios); e FORTUNE 40 Under 40 (que lista os 40 homens e mulheres de negócios, com menos de 40 anos, mais influentes). Essas listas deram ainda mais credibilidade para a revista, atraindo mais leitores e aumentando o faturamento com publicidade em suas páginas.


Até 1977 a revista FORTUNE era mensal, mas, a partir do mês de janeiro de 1978 começou a ser publicada duas vezes por mês. Em 1986, Marshall Loeb assumiu como editor chefe da revista, na qual permaneceu até 1994. Durante este período ele expandiu o foco tradicional da revista em negócios e economia com a introdução de gráficos e tabelas, assim como a adição de artigos em tópicos que tratavam de assuntos como a vida de altos executivos e a influência dos negócios em áreas sociais como escolas públicas e a pobreza. Nos últimos anos a revista lançou edições locais na China, Turquia, Grécia, Coréia do Sul, Indonésia e, mais recentemente, na Índia. Além disso, a marca apostou pesado nas mídias digitais para ampliar ainda mais sua influência no mundo dos negócios. No final de 2017, o grupo norte-americano de mídia Meredith Corporation comprou a Time Inc., editora das revistas People, Sports Illustrated e FORTUNE, em um acordo de US$ 1.84 bilhões.


A linha do tempo 
1955 
Lançamento da primeira edição da FORTUNE 500, que lista as quinhentas maiores empresas americanas em relação ao faturamento. Na primeira edição da lista as maiores empresas eram General Motors, Exxon Mobil, U.S. Steel, GE, Esmark, Chrysler, Armour, Gulf Oil, Mobil e DuPont
1983 
Lançamento da primeira edição da FORTUNE America’s Most Admired Companies. Na primeira edição as empresa mais admiradas eram IBM, Hewlett-Packard, Johnson & Johnson, Eastman Kodak, Merck, AT&T, Digital Equipment, SmithKline Beckman, GE e General Mills
1995 
Lançamento da primeira edição FORTUNE GLOBAL 500, que lista as 500 maiores empresas do mundo. 
1998 
Lançamento da primeira edição da FORTUNE 100 Best Companies To Work For, que publica as 100 melhores empresas para se trabalhar na América. 
Lançamento da primeira edição da The 50 Most Powerful Women in Business, que lista as 50 mulheres mais influentes no mundo dos negócios. 
2004 
Lançamento da primeira edição da FORTUNE 1000, que lista as mil maiores empresas americanas em faturamento. 
2009 
Lançamento da primeira edição da FORTUNE 40 under 40, que lista os jovens líderes mais influentes do ano. A lista inclui executivos de empresas, figuras políticas, esportistas, estilistas e outros que têm menos de 40 anos. 
2015 
Lançamento da primeira edição da FORTUNE CHANGE THE WORLD, que destaca as 50 empresas que enfrentam os desafios da sociedade como parte de sua estratégia de negócio.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por dez alterações ao longo dos anos. Mais recentemente, no final de 2016, o logotipo ganhou uma nova tipografia de letra, mais limpa e moderna.


Na imagem abaixo é possível observar como ficou o novo design de capa com o novo logotipo.


Os slogans 
Never compromise. 
Every Fortune Tells The Story. 
For the men in charge of change. 
Inside the mind of management.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1930 
● Criador: Henry Luce 
● Sede mundial: New York City, New York, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Meredith Corporation 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Allan Murray 
● Editor chefe: Clifton Leaf 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Leitores: 2 milhões 
● Presença global: 100 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 600 
● Segmento: Mídia 
● Principais produtos: Revistas de economia e negócios 
● Concorrentes diretos: Forbes, Bloomberg Businessweek, Business Insider, Fast Company, Wired e The Economist 
● Ícones: Os rankings das maiores empresas do mundo 
● Slogan: Never compromise. 
● Website: www.fortune.com 

A marca no mundo 
Atualmente a revista FORTUNE, com circulação de aproximadamente 1.2 milhões de exemplares mensalmente, tem uma audiência média superior a 2 milhões de leitores com edições publicadas nas Américas, Europa e Ásia. A revista ainda licencia publicações nacionais na China, Turquia, Coréia do Sul, Indonésia e Índia. Somente sua página da internet recebe mais de 17 milhões de visitantes únicos por mês. 

Você sabia? 
A divisão FORTUNE LIVE MEDIA amplia a missão editorial da revista para cenários ao vivo, realizando uma ampla gama de conferências anuais para executivos, incluindo o Fórum Global da Fortune, o Fórum de Inovação da Fortune e o Encontro das Mulheres Mais Poderosas. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 31/7/2018

2 comentários:

Lincoln Rodrigues disse...

Gostei do post. Só uma alteração. Onde diz que a revista passa a ser publicada duas vezes por mês, está erroneamente colocado entre parênteses (bimestral). Abraço,

Mundo das Marcas disse...

Obrigado Lincoln por nos avisar. Equipe Mundo das Marcas.