29.5.06

ROTO-ROOTER


Desenvolver e oferecer serviços de limpeza técnica industrial, desentupimentos e destinação de resíduos com a mais alta tecnologia e voltados para trabalhos em prol do meio ambiente, objetivando exceder a satisfação dos clientes é a principal missão da ROTO-ROOTER.

A história
Samuel Oscar Blanc era um vendedor de produtos de eixos flexíveis (como cabo para velocímetros). Como ele costumava ter sempre em mãos alguns eixos e cabos, quando os drenos ou esgotos de seus amigos entupiam, estes o procuravam. No final dos anos de 1920, após passar um dia inteiro ajudando ao seu filho (Milton) desentupir um dreno fortemente entupido em seu apartamento Samuel concluiu que devia haver uma melhor forma para desentupir canos. Com esta motivação, em 1933, ele criou uma engenhoca de aparência estranha e curiosa utilizando madeira, partes de um vagão, transmissão e um motor de 1/6 cv de uma máquina de lavar Maytag assim como outras partes elétricas, rodas de patins e cabo de aço de 3/8" de espessura, desenvolvendo assim uma máquina que manteria girando o cabo de aço flexível. Ao anexar uma combinação de lâminas especiais ou de “facas” afiadas na frente do cabo giratório, ele conseguia manusear o cabo para cortar obstruções dentro dos canos. A nova máquina rotativa (“Roto”) era tão eficiente em cortar raízes (“Roots”) do interior das tubulações, que a esposa de Samuel, a Sra. Lettie, batizou aquela geringonça de “Máquina Roto-Rooter” (Roto-Rooter Machine).


Desempregado durante a Grande Depressão que assolou os Estados Unidos no início da década de 30, Samuel resolveu fabricar e vender seu invento. Cada uma dessas máquinas era vendida por US$ 250. Finalmente, em 1935, ele fundou a ROTO-ROOTER na cidade de Des Moines, estado americano do Iowa, prestando serviços de limpeza (como secagem de carpetes e tapetes) e de desentupimento de encanamento. Foi uma revolução. Afinal, a ROTO-ROOTER garantia os resultados de seus serviços sem ter que escavar ou quebrar nada. Inicialmente a empresa atendia as regiões nordeste e meio-oeste do país. Neste mesmo ano surgiram as franquias da marca, especializadas no desentupimento de tubulações. As primeiras propagandas da marca eram feitas em seus próprios veículos de serviços que sustentavam o slogan: “Roto-Rooter’s patented cutting blades slice through roots and cut them away...Razor-Kleen!”.


Nos anos seguintes a empresa se expandiu internacionalmente, começando pelo mercado canadense, e posteriormente países da Ásia, Europa e América do Sul. Em 1980 a família Blanc vendeu a empresa para a Chemed Corporation, localizada na cidade de Cincinnati. Foi nesta década que os técnicos da ROTO-ROOTER começaram a dar garantia por escrito pelos serviços prestados, e muitos de seus franqueados começaram a oferecer serviços de emergência 24 horas por dia. Nesta época a empresa prestava uma infinidade de serviços residenciais como a instalação, reparo e recolocação de esgotos e drenos, chuveiros, cubas, encanamentos, máquinas de lavar louça, calefatores de água e tanques.


No Brasil a empresa está presente em Rio de Janeiro (onde se instalou em 1952), São Paulo (desde 1972), Paraná (1974), Espírito Santo (2010) e Maranhão (2011), executando desentupimentos residenciais, industriais e comerciais, limpeza técnica industrial e a destinação de resíduos. Mais recentemente, a empresa lançou na América do Norte, o programa ROTOGreen, que previne, detecta e conserta vazamentos e canos, além da utilização de produtos ecológicos, promovendo assim um consumo mais consciente da água e evitando contaminação de rios, lagos e oceanos, deixando também os ambientes (banheiros e cozinha) residenciais e até mesmo industriais livres de contaminação. Atualmente a ROTO-ROOTER possui equipamentos próprios e exclusivos de alta tecnologia, e uma equipe especializada e treinada para a realização de serviços de qualidade superior, além de ser pioneira e a única empresa no segmento com certificado para realização dos serviços e destinação dos resíduos.


O famoso jingle
Na América do Norte dificilmente alguém não conheça a ROTO-ROOTER e seu pegajoso (nos ouvidos) jingle. Criado em 1954, foi com esse jingle que a marca ficou extremamente conhecida: “Call Roto-Rooter, that’s the name, and away go troubles down the drain”, imortalizado na inconfundível voz de Tom Fouts. Acompanhe abaixo a letra original do jingle:

Roto-Rooter is quick first aid/for clogs, sewers and stopped up drains
The wonderful Roto-Rooter machine/twists and turns and shaves lines clean
Call Roto-Rooter, that's the name/and away go troubles down the drain
Roto-Rooter/Roto-Rooter
Call Roto-Rooter, you will see/how quick your drains are trouble free

Jingle este que mais tarde ganharia sua versão em português, não menos famosa: “Não se preocupe, não demora. Chame Roto-Rooter este é o nome. E a sujeira descerá pelo cano”.


A evolução visual
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos, ganhando uma nova tipologia de letra e adotando as cores azul e vermelho.

Os slogans
Roto-Rooter, that’s the name, and away go troubles down the drain.
Roto-Rooter’s patented cutting blades slice through roots and cut them away...Razor-Kleen! 
Chamou, Desentupiu. (Brasil)


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1935
● Fundador: Samuel Blanc
● Sede mundial: Cincinnati, Ohio
● Proprietário da marca: Chemed Corporation
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman: Kevin J. McNamar
● CEO: Spencer Lee
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Franquias: + 600 (somente América do Norte)
● Presença global: 75 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 3.000
● Segmento: Serviços de manutenção
● Principais produtos: Desentupimento e lavagens de fossas
● Concorrentes diretos: ServiceMaster, Unicco Service, Lennox e Ecolab
● Ícones: A garantia por escrito
● Slogan: Roto-Rooter, that’s the name, and away go troubles down the drain.
● Website: www.rotorooter.com

A marca no mundo
A ROTO-ROOTER, maior desentupidora da América do Norte, está presente em através de 110 filiais e 500 franquias, servindo aproximadamente 90% da população americana e 40% do mercado canadense. Há franquias estabelecidas em mercado importantes como Japão, Filipinas, México, Reino Unido, Hong Kong, China, Indonésia e Singapura, além do Brasil. A empresa também fabrica ferramentas, máquinas e produtos para a indústria de limpeza e desentupimento.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 23/11/2012

Nenhum comentário: